top of page

Odontologia integrada: o que é, quais os benefícios e como implementar na sua clínica

Atualizado: 17 de mai. de 2023

A odontologia integrada é um formato de gerir clínicas que vem ganhando cada vez mais espaço no mercado, ela consiste em uma equipe de dentistas especializados em diferentes áreas que trabalham juntos para entregar mais qualidade nos atendimentos.


Odontologia integrada. Equipe de dentistas integrados trabalhando felizes.
Maximize seus lucros e aumente a qualidade da sua clínica com a odontologia integrada.

Mais do que nunca, as pessoas buscam praticidade e qualidade nos produtos e serviços que consomem, um exemplo é o uso de celular, segundo o IBGE, no Brasil, são mais de 155 milhões de pessoas utilizando um dispositivo móvel. As possibilidades de uso são infinitas e tudo na palma da mão.

Como prestador de serviço, é importante proporcionar uma experiência de encantamento para o cliente. Quando você consegue oferecer praticidade e acessibilidade dentro da própria clínica, já estará metade do caminho rumo a oferecer uma experiência desse tipo.


Essa é uma das formas de adquirir mais pacientes e se destacar num mercado que cresce ano após ano. Para se ter noção, estima-se que o mercado de odontologia movimente 181 bilhões de reais, apenas em 2023, a informação é da empresa irlandesa Research and Markets. Portanto, vale a pena oferecer o melhor serviço para um mercado que está crescendo tanto.


A odontologia integrada é uma tendência que vem ganhando espaço no mercado e é uma ótima oportunidade para crescer neste meio. Porém, ainda gera muitas dúvidas nos profissionais dentistas.


Confira este blog que vai te explicar tudo sobre a odontologia integrada e os benefícios que tanto você quanto seus pacientes podem ter com esse modelo de clínica.


Neste blog você verá:



O que é odontologia integrada?


Este formato de atendimento busca oferecer aos pacientes todos os tratamentos necessários em uma única clínica odontológica, sejam procedimentos voltados para a saúde bucal ou para questões estéticas, garantindo que ele não precisará se deslocar para diferentes consultórios.


Para isso, são necessários profissionais capacitados em diferentes áreas, unidos em equipes multidisciplinares, trabalhando de forma colaborativa. Assim, todas as etapas de um tratamento serão realizadas na sua clínica.


A maior rede de clínicas do Brasil, a OdontoCompany trabalha no formato de odontologia integrada, pois com uma equipe de diversos profissionais conseguem atender uma quantidade maior de pacientes e com isso, os lucros também aumentam.


Como a odontologia integrada funciona?


Em relação aos procedimentos realizados, a odontologia integrada oferece as mesmas opções, mas o que diferencia é que estes tratamentos são realizados em conjunto por profissionais da odontologia de áreas distintas.


Diferentemente das abordagens tradicionais, em que um dentista que atua sozinho direcionaria um paciente a um especialista, uma clínica que trabalha com a odontologia integrada teria este profissional no mesmo local, possibilitando um planejamento completo do tratamento ali mesmo.


O processo em uma clínica odontológica integrada começa com uma conversa para entender as dores e desejos do paciente, após isso, é feita uma análise minuciosa do paciente e a realização dos exames necessários para, de fato, identificar os problemas que ele enfrenta.


Com base nestas informações, cada fase do tratamento é executada por um profissional especializado na área, que trabalha juntamente de outros dentistas integrados.


Observando da perspectiva de um dentista, os procedimentos, quando realizados em equipe, fortalecem e engajam ainda mais o trabalho em uma clínica odontológica, pois permite que todos compreendam a importância do trabalho de cada um. Além de possibilitar a entrega de um tratamento de forma sincronizada e eficiente para o paciente.


Quais são os principais benefícios para o paciente?


Um paciente satisfeito e contente com a sua clínica é garantia de que ele retornará futuramente, uma forma de alcançar essa fidelização é entregar o máximo de benefícios a ele. Confira algumas das vantagens que os pacientes possuem sendo clientes de uma clínica de odontologia integrada e como você pode explicar esses benefícios:


Mais qualidade no diagnóstico e plano de tratamento


Atualmente, o uso de tecnologias sofisticadas é imprescindível para ter uma clínica de sucesso, por meio destas ferramentas, em harmonia com a odontologia integrada, você consegue proporcionar uma avaliação mais completa e abrangente do caso do paciente.


Isto porque quem está avaliando o caso e desenvolvendo um plano de tratamento, não é apenas um dentista, mas sim um grupo de profissionais analisando e pensando de forma unida nas melhores opções para o paciente.


Trabalhando de forma unificada e utilizando ferramentas tecnológicas nos tratamentos, é possível obter maior precisão e previsibilidade de um procedimento a ser realizado.


Atendimento mais completo e personalizado


A odontologia integrada trabalha a ideia de conseguir realizar todos os procedimentos na sua clínica. Ao oferecer essa gama de serviços em um só lugar, os seus pacientes recebem um atendimento mais pessoal, personalizado e aprofundado.


Ou seja, você pode levar em conta outras partes da odontologia e não apenas a saúde bucal, como por exemplo a estética. Além disso, essa modalidade possibilita respeitar as preferências, o histórico clínico e o perfil psicológico de cada paciente, criando uma relação de confiança e satisfação entre vocês.


Economia de tempo


Outro benefício que a odontologia integrada tem para os seus pacientes, e ocasionalmente sua clínica, é a economia de tempo com deslocamentos desnecessários.


Como dito anteriormente, o uso de tecnologias avançadas com um grupo de dentistas integrados pode reduzir o número de consultas e procedimentos necessários para alcançar o resultado desejado, gerando maior satisfação e praticidade ao paciente.


Flexibilização no pagamento


A condição financeira das pessoas devem ser respeitadas e levadas em conta na hora de aprovar um orçamento. Oferecendo outras formas de pagamento, no lugar do pagamento única e exclusivamente à vista, o seu paciente pode escolher a opção que melhor se encaixa no seu planejamento financeiro e que não vai prejudicá-lo a longo prazo ou até mesmo fazê-lo desistir no meio de um tratamento.


Uma excelente sugestão é oferecer planos de recorrência, que consistem em vender tratamentos ou serviços através de uma assinatura, com cobrança automática e recorrente, sem necessidade de uma autorização mensal constante.


Ao contrário do parcelamento, essa cobrança é definida como compra única, mas com valor dividido em várias vezes.


Agilidade no tratamento


Se tratando de uma clínica odontológica integrada, a realização de um determinado tratamento será ainda mais rápida e assertiva, afinal, haverá um profissional especializado presente para cada tipo de procedimento. Além de evitar deslocamentos desnecessários, o tempo de espera é menor, o que acaba melhorando a experiência do paciente.


Maior satisfação e confiança do paciente


Frequentando uma clínica odontológica integrada que ofereça conveniência e praticidade, de forma que não obrigue o paciente a se deslocar desnecessariamente, com profissionais atenciosos e capacitados que transmitem confiança e conhecimento, além de um planejamento e execução humanizados, permitirão que o paciente usufrua realmente de uma experiência de encantamento e desenvolva plena confiança na clínica.


Um resultado que satisfaça as expectativas do paciente, vai melhorar a sua autoestima e qualidade de vida. Porém, tudo fica ainda melhor quando se recebe uma experiência inesquecível.


Quais são os principais benefícios para a clínica?


Os benefícios de uma clínica de odontologia integrada não se restringem somente aos pacientes, os profissionais e gestores também tem muito a ganhar em vários sentidos, confira alguns desses benefícios:


Maior independência


Um dos, se não o maior benefício da odontologia integrada é a independência que a sua clínica pode ter. Oferecendo diversos tratamentos em um único lugar você adquire maior autonomia e flexibilidade para fazer um planejamento eficaz e executar os procedimentos de forma padronizada com segurança e qualidade.


Tendo uma clínica integrada, você pode se desprender e passar a não depender de terceiros ou encaminhar pacientes para outras clínicas, desta forma, evita até mesmo o retrabalho ou serviços mal executados.


Fidelização do paciente


Entregar um atendimento de qualidade, humanizado, com profissionais capacitados que respeitem seus pacientes e entendam suas dores, são peças chaves para conquistá-los e fidelizá-los. Juntando tudo isso à praticidade e facilidade do acesso aos procedimentos, um paciente sairá muito mais satisfeito com a experiência que teve em sua clínica, que trabalha com a odontologia integrada do que com outra clínica que não oferece essa modalidade de atendimento.


Um relatório da Nielsen, mostrou que 92% das pessoas confiam plenamente nas recomendações de familiares e amigos, inclusive, mais do que em qualquer outra forma de publicidade nos meios de comunicação.


Em contrapartida, um estudo nomeado “Experiência é tudo - Descubra o que realmente importa para o seu cliente” apontou que 47% das pessoas no Brasil dizem que deixariam de comprar de uma empresa caso passassem por uma experiência negativa ou frustrante.


Essas pesquisas mostram que quando você oferece uma experiência de encantamento aos seus pacientes, certamente você colherá frutos disso, pois as indicações e recomendações boca a boca serão essenciais para aumentar o seu faturamento. Além de servir para também fidelizar esses pacientes, garantindo que eles retornarão frequentemente à sua clínica.


Aumento da lucratividade da clínica


Possuindo uma gama de tratamentos na sua clínica, os pacientes terão mais opções de procedimentos para realizar, ainda tendo a vantagem de terem tudo isso disponível em um único local, sem precisarem se deslocar desnecessariamente.


Diretamente relacionado com o tópico anterior, quanto mais pacientes fidelizar, maior será a lucratividade da sua clínica. Afinal, após saírem satisfeitos com a experiência que tiveram, sabendo da possibilidade de realizar um novo procedimento, seja estético ou de prevenção, as chances de retornarem são grandes.


Praticidade


Uma equipe de profissionais que trabalha de forma unificada possui ainda mais força, pois a comunicação se torna mais fluida, favorecendo o compartilhamento de informações a respeito de tratamentos e possíveis exigências de determinados pacientes.


Isso torna o atendimento e planejamento mais simples e prático, pois extinguindo os gargalos de comunicação e com as informações unificadas em um software odontológico, os profissionais poderiam solucionar qualquer dúvida por lá.


Assim, estariam trabalhando para a melhora da experiência do paciente enquanto permitiriam uma gestão mais eficiente e otimizada.


Redução de custos


Trabalhando com a odontologia integrada, a sua clínica também pode reduzir gastos de diversas formas, além de economizar tempo e recursos com procedimentos que seriam evitados caso fossem diagnosticados quando eram apenas o princípio de um problema.


A primeira maneira seria por meio de uma utilização mais eficiente e otimizada dos recursos, evitando desperdícios e até mesmo negociando valores com fornecedores ou laboratórios por conta da alta demanda de serviços realizados em uma clínica de odontologia integrada.


Por meio de um diagnóstico completo e detalhado de profissionais dentistas de diferentes áreas, como acontece numa clínica integrada, realizado de forma precoce, também é possível obter redução de custos. Isto porque fazer intervenções, quando um problema se encontra em estágio avançado, é algo que demanda mais tempo e recursos de uma clínica, que poderiam ser utilizados para outros atendimentos.


Melhoria na gestão e planejamento dos tratamentos


Uma equipe multidisciplinar que trabalhe de forma coordenada e planejada é essencial para ter uma gestão eficiente e, assim, facilitar a jornada para ter uma clínica odontológica lucrativa.


A integração viabiliza uma coordenação harmônica entre os profissionais envolvidos no procedimento de um paciente, de forma que facilita a criação de um plano de tratamento que leve em consideração as especialidades de cada dentista.


Como implementar a odontologia integrada na sua clínica?


Iniciar uma clínica desta modalidade é preciso muito preparo e conhecimento, são diversos desafios que incluem desde selecionar os profissionais ideais para cada área da sua clínica, definição de tratamentos que serão oferecidos até a forma de tributação que sua clínica de odontologia integrada vai se enquadrar. Confira abaixo algumas etapas para facilitar a implementação deste modelo na sua clínica.


Busque inspirações


Entrar neste mercado tão amplo às cegas será complicado, busque mais informações sobre ele, o que será necessário para solucionar os problemas dos seus pacientes, o público-alvo e o montante a ser investido.

Dialogar com profissionais que já estão na área e estudar cases de sucesso pode servir como uma ótima base para planejar a sua clínica de odontologia integrada. Evite limitar-se ao nacional, procure sugestões e cases de sucesso também em sites internacionais.


Faça bom proveito da tecnologia


É essencial que você tenha equipamentos inteligentes e de qualidade disponíveis, são eles que permitirão um atendimento personalizado, planejamento eficaz e tratamentos assertivos e de alto nível.


Utilizar prontuários em papel, assinaturas manuais, agendamento de consultas via telefone e inúmeros outros processos burocráticos vão tornar impossível você crescer e ter uma clínica de odontologia integrada. Busque soluções digitais, um software odontológico vai ser vital para você crescer.


Tenha uma equipe engajada e especializada


Uma equipe especializada vai facilitar todo esse processo. Contar com uma CRC, auxiliar ou secretária, que, além de qualificada, esteja “vestindo a camisa” da clínica, fará toda a diferença para que a odontologia integrada funcione como negócio para você.


Mas para isso, é preciso buscar profissionais no mercado dispostos a trabalhar em uma clínica de odontologia integrada.


É fundamental analisar as hard e soft skills de cada pessoa para que haja harmonia no dia a dia.


  • Hard skills: são as habilidades técnicas, como a formação acadêmica, experiência na área odontológica, habilidades técnicas específicas em procedimentos dentários, entre outras.


  • Soft skills: são as habilidades comportamentais, como comunicação, empatia, resiliência, proatividade, trabalho em equipe, flexibilidade, pensamento crítico e solução de problemas.


Um profissional que tenha excelentes hard skills, mas não é “maleável” e não possui boas soft skills pode ser prejudicial para o ambiente da clínica. Analise os pontos fortes e fracos que cada profissional possui e como isso influenciará no andamento de uma clínica odontológica integrada.


Baseado nos profissionais selecionados, opte por processos simplificados e dinâmicos, é preciso ter tudo isso de forma estruturada para evitar erros ou gargalos na sua clínica. Cada profissional envolvido no processo deve ter bem definido suas funções e o que não é permitido.


Foque em capacitar estes profissionais, é fundamental que eles estejam atualizados sobre técnicas ou procedimentos nas áreas que atuam. Estes treinamentos devem acontecer com constância, pois desta maneira será possível garantir que todos os dentistas estejam integrados.


E sem a comunicação dificilmente haverá avanços. Você e sua equipe precisam estar sempre se comunicando sobre tudo que envolve a clínica. As informações a respeito de um paciente devem ser compartilhadas de forma clara e precisa, pois isso certificará que todos estão trabalhando com o mesmo objetivo.


Como um software odontológico facilita esse processo


A implementação deste modelo de clínica pode ser mais simples com o auxílio de boas ferramentas, como é o caso de um Software Odontológico completo, que seja fácil e interativo de utilizar na sua clínica.


Ele pode auxiliar na unificação, gestão e organização de dados importantes para ter uma clínica de odontologia integrada. Algumas informações importantes que um software pode organizar e facilitar sua visualização são: o histórico do paciente, diagnósticos, exames, tratamentos já realizados e outros materiais que envolvem a parte financeira e contábil da clínica.


Um software odontológico permite integrar todos esses dados de modo que todos os profissionais presentes na clínica possam consultá-los rapidamente, caso necessário.


Utilizando ferramentas que um bom software odontológico possua como o agendamento por sala, profissional e equipamentos, você fornece segurança e otimiza o tempo dos profissionais, pois inibe conflitos de horários. Problema este que é comum em clínicas que utilizam agendas de papel.


Erros até acontecem, mas as automatizações e tecnologias estão aí para evitá-los e essa é uma das grandes virtudes delas. Um software para clínicas odontológicas pode automatizar processos e fluxos de trabalho, de maneira que você não terá mais retrabalhos ou processos desnecessários que prejudicam o desempenho da sua clínica.


Outra ferramenta essencial para o funcionamento de uma clínica de odontologia integrada é um prontuário eletrônico que centralize todas as informações dos pacientes, desde possíveis fobias de dentistas ou agulhas, ficha de anamnese, procedimentos realizados, entre outras.


Uma vez que todos os profissionais envolvidos tenham esses detalhes, a entrega de um atendimento mais personalizado, humanizado e uma experiência incrível fica muito mais simples de ser alcançada.


A Clinicorp possui o software odontológico mais completo do Brasil. Se quiser saber mais sobre como esse sistema pode facilitar a rotina da sua clínica e te ajudar a implementar a odontologia integrada como modalidade de negócio, clique no link e visite nossa página oficial.


Conclusão


Em uma sociedade que está cada vez mais corrida e exige cada vez mais dinamismo das pessoas, a odontologia integrada é uma tendência que certamente ganhará cada vez mais espaço, ainda mais se tratando de um serviço de saúde, beleza e bem-estar.


Voltando à analogia de um celular, se você oferecer um serviço que satisfaça todas as necessidades dos seus pacientes em um único lugar, com diferentes pontos de vistas e uma equipe profissional e capacitada, a fidelização será questão de tempo.

Por isso, é essencial que você invista numa equipe multidisciplinar talentosa e tenha uma infraestrutura que permita atender todos os pacientes da melhor forma possível.


Com o investimento correto em recursos e capacitação dos profissionais, você com certeza irá se destacar neste amplo mercado.

E assim como seus pacientes saem ganhando, os profissionais que trabalham numa clínica de odontologia integrada também são beneficiados, afinal, uma comunicação saudável e cooperação entre a equipe multidisciplinar, permite a troca de conhecimentos e informações sobre diferentes áreas da odontologia.


267 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

1 Comment


Guest
Sep 27, 2023

Struggling to locate trustworthy dance music platforms? Your search is finally over! After an unforgettable night out at a local club, a renowned DJ enlightened me about a digital platform that's now my top pick for all things music. Dive into https://volumo.com/ to access a comprehensive range of beats and a special spotlight on new arrivals. Get grooving today and elevate your music experience!

Like
bottom of page