top of page

Planejamento tributário: tudo o que você precisa saber para uma contabilidade eficiente

Atualizado: 19 de mai. de 2023

Um planejamento tributário bem-feito pode gerar inúmeras vantagens para o seu negócio e ser um atalho para um aumento do seu faturamento final. Entenda para que serve esse planejamento e quais opções de planejamento você pode aplicar na sua clínica.

Profissional de saúde em seu escritório realizando o planejamento tributário da sua clínica.
Realize um Planejamento Tributário eficiente

Fazer um planejamento tributário correto e eficiente é coisa séria e pode ser determinante para a saúde financeira da sua clínica e evitar consequências trágicas para o negócio e seu proprietário.


Você sabia que de acordo com o site do IPEA, a carga tributária do Brasil equivale a cerca de 33% do Produto Interno Bruto (PIB) do país?


Em função disso, muitas vezes os empreendedores recorrem, erradamente, à sonegação de impostos para diminuir as despesas gerais. Porém, deixar de cumprir com suas obrigações tributárias é crime e pode gerar não somente multas, mas o proprietário fica sujeito a ser preso.


Por isso, fazer um planejamento tributário eficiente é fundamental para o sucesso da sua clínica.


Pensando nisso, criamos esse artigo para te mostrar tudo o que você precisa saber sobre o seu planejamento tributário e como executá-lo de forma mais eficiente.


Neste blog você verá:

Para que serve o planejamento tributário


Em poucas palavras, um planejamento tributário bem-feito te fará pagar menos impostos e aumentará o seu lucro final.


Fazendo um planejamento eficiente você consegue estabelecer a melhor maneira de lidar com seus impostos. Dessa forma, você evita pagar qualquer tipo de impostos desnecessários, ou que não sejam da obrigação da empresa pagar.


Com um planejamento eficiente você conseguirá definir o melhor caminho a ser trilhado para o pagamento mais justo dos seus impostos, evitando qualquer prejuízo financeiro da sua clínica com impostos indevidos, ou seja, que não é sua obrigação pagar.


Empresas que praticam um planejamento tributário se mantêm em dia com o fisco e evitam consequências mais graves para o negócio.


Tipos de planejamento tributário


É importante que o gestor de clínicas entenda que o planejamento tributário é um recurso personalizado de acordo com uma estrutura organizacional. Sendo assim, cada negócio terá um tipo de análise e gestão de tributos diferente.


Por isso separamos os principais tipos de planejamento tributário para você entender como cada um funciona:


Operacional


Referente aos processos que já foram prescritos por normas ou costumes.

Esse planejamento utiliza uma série de procedimentos prescritos por lei em um negócio e está ligado ao cotidiano de uma empresa e as responsabilidades fiscais básicas. Basicamente, trata-se de um modelo de planejamento que atende às normas que estão vigentes.

O foco deste planejamento é uma estruturação eficiente e uma execução de elementos que não exijam preocupação com as decisões maiores. Isso demanda os pagamentos de tributos dentro do prazo e uma escrituração correta. Dessa forma, a redução de tributos vem através do pagamento antecipado dos impostos.

Dentro do planejamento operacional são especificadas as atividades, responsabilidades e tarefas de cada pessoa envolvida, assim como os recursos que serão usados.

Assim, esse planejamento acaba criando mais condições e oportunidades para que as metas sejam atingidas.

Estratégico


Referente às mudanças nas decisões estratégicas, como a mão de obra a ser utilizada, melhor localização geográfica, estrutura do capital, entre outras.

O planejamento tributário estratégico tem como base os benefícios futuros para o seu negócio. Dessa forma, o principal objetivo nesse planejamento é a perspectiva e a sua projeção futura, a fim de obter resultados a longo prazo. E justamente por isso, esse planejamento demanda cerca de 5 a 10 anos na sua elaboração e desenvolvimento.

Durante o planejamento estratégico também é escolhido o tipo de regime tributário que será adotado. Nesse momento, a localização, o nicho do negócio e a estrutura do capital são pontos que devem ser avaliados.

Preventivo


Referente a “prevenção” de erros. Esse planejamento foca no momento da execução.

O grande objetivo desse planejamento é criar uma estratégia para diminuir os custos em tributos, além de evitar qualquer tipo de desperdício.

Esses desperdícios incluem escolher um regime tributário que sua empresa não se enquadra de maneira ideal, pagar impostos que não são sua obrigação pagar, calcular tributos de maneira inadequada à realidade da clínica, entre outros.

Esses erros podem impactar diretamente no custo geral dos seus serviços, fazendo você aumentar seus preços e perder competitividade.

Para efetuar esse planejamento é preciso levar em conta as características do seu negócio, como relação com fornecedores, estrutura, modelo de negócios, faturamento, tipo de serviço oferecido, entre outros.

Através desse planejamento sua clínica pode pagar menos impostos, sem precisar recorrer a sonegação e evasão fiscal, ou qualquer outra prática ilícita, conseguindo lucrar dentro da legalidade.

Corretivo


Referente ao processo de correção de anomalias e problemas na gestão tributária.

Esse planejamento é necessário quando ocorrem erros como uma tributação errada ao emitir uma nota fiscal. Dessa forma, esse planejamento demanda a análise de estratégias para detectar problemas, entender qual sua origem e avaliar qual a melhor forma de solucioná-los. Assim, fica mais fácil para o dono da clínica reduzir os prejuízos causados por essas falhas e definir um plano de ação concreto para seguir.

Especial


Referente a eventos especiais, como lançamento de produtos ou serviços, abertura de filiais, entre outras.

O planejamento tributário especial é um processo que deve ser usado somente em momentos de impacto nas operações fiscais e legais. Certas mudanças estratégicas na empresa vão demandar um planejamento tributário especial.

Vantagens de um planejamento tributário


É importante entender que realizar um planejamento tributário não é uma tarefa obrigatória, porém, quando feito de maneira eficiente, proporciona inúmeras vantagens para a clínica. Por isso, separamos alguns desses benefícios para analisar:


Diminuição de custos


Qual empresário não quer reduzir seus custos?

Uma das principais estratégias para isso é reduzir as despesas com impostos. Porém, é necessário que essa redução seja feita de maneira legal. Por isso, a importância do planejamento tributário para a redução de custos numa empresa.

Podemos dizer, sem dúvida nenhuma, que a diminuição no pagamento de imposto é a maior vantagem desse planejamento.

Facilidade de contabilizar


O planejamento tributário pode simplificar a sua contabilidade, colocando ela em dia e diminuindo as despesas com impostos, como vimos acima. Pode ser criado, por exemplo, um calendário com todos os pagamentos e valores que devem ser feitos. Além disso, escolhendo o melhor regime tributário o gestor de clínicas evita certas obrigações acessórias e reduz o número de processos.

Devido a tudo isso, há uma simplificação de todo o processo de contabilidade, demandando menos esforços nas tarefas envolvidas.

Maior competitividade


Já sabemos que um planejamento tributário feito de maneira eficiente diminui os custos da sua clínica. Isso impacta na sua competitividade no mercado. Com custos reduzidos seu poder de investimento aumenta. Além de melhorias, o planejamento vai refletir também nos preços de produtos e tratamentos que você oferece ao seu paciente, melhorando a satisfação e a experiência que ele tem na sua clínica. Além disso, estar em dia com o fisco evita que sua clínica esteja no meio de qualquer tipo de escândalo fiscal. Isso mantém uma imagem de credibilidade tanto para o profissional quanto para a clínica.


Otimização de processos

Quando realizamos um planejamento tributário, alguns procedimentos são analisados e revisados com o objetivo constatar erros e acertos e definir melhorias.


Assim, além de estar em dia com o fisco e ser mais assertivo na sua gestão contábil, os processos, em geral, são planejados para fluírem de maneira mais fácil e natural.


Proteção contra multas e autuações


O objetivo do planejamento tributário é pagar menos impostos dentro da lei. Sabendo disso, ao aplicá-lo, você estará se protegendo e protegendo a sua clínica de qualquer autuação ou intimação da Receita Federal por descumprimento da lei.


Essas mudanças, caso aplicadas depois de uma análise bem feita e uma estratégia bem definida, podem organizar melhor e gerar melhor dinâmica para o operacional e o financeiro da sua clínica.


Portanto, como analisamos, são muitas as vantagens de realizar um planejamento tributário na sua clínica. Porém, é extremamente importante que você não seja seu próprio contador. Contar com uma contabilidade especializada é essencial para a manutenção da saúde financeira da sua clínica. Vamos ver um pouco mais sobre isso.


Quando pedir ajuda de um profissional


O envolvimento de uma contabilidade especializada na sua área de atuação é necessário desde o início do planejamento.


Essa ajuda é fundamental para que o planejamento tributário de uma clínica seja eficiente e correto. A própria carga tributária existente no Brasil hoje justifica a necessidade de uma contabilidade especializada para lidar com todos os fatores burocráticos que demanda essa ação.


É essencial que a contabilidade que será contratada seja especialista na área de saúde, beleza e bem-estar, ou até no nicho específico que você atua.


Isso porque, dessa forma, ele vai entender bem seus pontos fortes, suas fraquezas, as ameaças e oportunidades para a sua clínica, seus pacientes e até como funciona a rotina da sua clínica. Assim, ele vai ter maiores condições de definir estratégias e planejar soluções com mais segurança


Conte com a ajuda de um sistema de automação para sua clínica


Você sabe bem que a tecnologia não é simplesmente uma fase, que em alguns meses vai passar e vamos todos voltar para o analógico, não sabe?

A tecnologia veio para ficar e ela vai dominar todos os ramos e nichos que estiverem no seu caminho. Para as clínicas de saúde , beleza e bem-estar não é diferente. Cada vez mais vemos o auxílio do digital nas clínicas gerando mais agilidade, qualidade e segurança.

E para te auxiliar a ter uma contabilidade em dia e poder aplicar o seu planejamento tributário com mais praticidade e eficiência, você precisa de um sistema de gestão na sua clínica.

Um sistema de gestão vai otimizar e agilizar os processos da sua clínica e deixar sua rotina mais assertiva e eficiente.

O Sistema de Gestão Clinicorp tem como objetivo integrar e otimizar as rotinas financeiras da sua clínica com os 6 pilares de uma clínica lucrativa, que são:

  • Marketing e vendas

  • Experiência do paciente

  • Gestão de pessoas

  • Gestão financeira

  • Gestão contábil

  • Gestão de metas e indicadores

Através desse modelo o software de gestão Clinicorp auxilia nossos clientes a vender mais, ser um melhor gestor de equipe, estar em dia com a sua contabilidade e saber definir e bater suas metas.

Esse é o caminho que as clínicas que faturam 6 dígitos ou mais por mês seguem e não queremos que você fique para trás.

Para saber mais sobre como o sistema Clinicorp pode te ajudar com a sua contabilidade, além de aplicar todos os pilares de uma clínica lucrativa no seu negócio, preencha o formulário no nosso site e fale com um dos nossos consultores.


Conclusão


Agora, você já sabe quais são as principais informações para o seu planejamento tributário e já entendeu tudo que precisa saber para desempenhar com eficiência o seu papel nessa atividade. Além disso, você percebeu que, claramente, essa não é uma tarefa para você fazer por conta própria, pois ela exige um conhecimento profundo e especializado sobre contabilidade e legislação.


Entender esses pontos são aspectos fundamentais para alcançar um financeiro saudável e conseguir investir de forma estratégica.


279 visualizações

Comentários


bottom of page