top of page

O que você precisa saber para ter sucesso como recepcionista de dentista

Atualizado: 4 de jul. de 2023

O mercado de trabalho está se tornando cada vez mais competitivo e a necessidade de formação específica, desenvolvimento de um conjunto de habilidades e inclinação natural para o trabalho está ainda maior.

recepcionista de dentista trabalhando
Como ter sucesso como recepcionista de dentista.

À medida que o papel da recepcionista de dentista se tornou mais especializado, também se tornou mais necessária uma formação avançada e habilidades específicas para fazer o trabalho. Algo que é especialmente notado no campo da saúde.


Por exemplo, conseguir trabalho como recepcionista de dentista exige um conjunto de habilidades necessárias para fazer um trabalho excelente em um ambiente de atendimento ao paciente em ritmo acelerado.


Por isso, antes de iniciar uma carreira como recepcionista de dentista, é uma boa ideia entender o trabalho, para analisar se você vai gostar e quais são as habilidades necessárias para este cargo.


Neste blog você verá:

O papel da recepcionista do dentista


Embora a função varie de consultório para consultório, as principais funções de uma recepcionista de dentista incluem:

  • Recepcionar os pacientes, atualizar registros e sistemas com informações atuais e ajudar com o preenchimento dos formulários necessários;

  • Trabalhar como “controlador de tráfego aéreo” no gerenciamento de compromissos, fazendo malabarismos com quem está atrasado ou adiantado e remarcando consultas, entre outras demandas de agendamentos;

  • Organizar e gerenciar encaminhamentos a especialistas, incluindo o gerenciamento de solicitações de trabalho de laboratório ou outras informações técnicas;

  • Gerenciar planos de pagamento, organizar cronogramas de cobrança, receber pagamentos, informar pacientes sobre opções de pagamento, preparar contas e extratos;

  • Gerenciar o estoque de material de consultório, fazer compras e reabastecer enquanto mantém uma área de recepção profissional.

É um trabalho muito ocupado. Muitos consultórios odontológicos têm mais de uma recepcionista, mas isso dependerá do número de pacientes atendidos na clínica e de quantos dentistas trabalham no consultório.


Embora a maioria dessas funções seja explicada e praticada em cursos para recepcionista de dentista, existem algumas habilidades pessoais que tornarão o trabalho mais fácil e ajudarão a se destacar nele.


Habilidades de uma ótima recepcionista de dentista


Dadas as funções variadas do trabalho, uma ótima recepcionista de dentista deve manter a calma sob pressão, podendo conciliar prioridades e gostar de se comunicar com os pacientes.


Isso se traduz em habilidades como gerenciamento de tempo, comunicação, gerenciamento de dados, atendimento ao cliente e adaptabilidade. Além disso, podemos incluir a capacidade de manter a confidencialidade, compreensão na manutenção de registros e agendamento para conseguir gerenciar esses componentes essenciais na rotina de uma clínica odontológica.


Além disso, as recepcionistas precisam garantir que têm habilidades de escuta ativa, percepção de leitura confiável e habilidades de escrita fortes, essas são parte das habilidades de comunicação necessárias.


A percepção social também é observada como uma habilidade essencial, uma vez que as recepcionistas devem ser capazes de entender porque os indivíduos reagem da maneira como o fazem.


Isso pode ser tão simples quanto notar o desconforto de alguém se a conta for maior que o esperado e encontrar maneiras de falar sobre isso em particular. Ou tão avançado quanto identificar que um dos profissionais não está se comportando como normalmente e encontrar maneiras de apoiá-lo para garantir que o dia corra bem para todos.


No geral, uma recepcionista de dentista precisa estar ciente que seu papel como o rosto do consultório é fundamental.


Seu humor, atitude e reações influenciam as percepções que os pacientes têm da clínica, portanto, habilidades altamente profissionais de atendimento ao cliente são uma necessidade absoluta, independentemente do que está acontecendo no consultório ou de como o paciente está se comportando.


Procurando os cursos certos para recepcionista odontológica


Um excelente curso para recepcionista de dentista deve abranger os seguintes pontos e áreas:

  • Terminologia odontológica e termos específicos para odontologia geral e especialidades odontológicas;

  • Procedimentos de faturamento, bem como estimativas de tratamento, taxas, planos financeiros de pacientes e códigos odontológicos;

  • Gestão de prontuários, manutenção de registros e informações odontológicas;

  • Comunicação escrita, incluindo a aplicação de terminologia odontológica a relatórios específicos de consultórios odontológicos e outras formas de comunicação;

  • Ferramentas de agendamento odontológico para manter o fluxo ordenado de um consultório odontológico e as agendas dos membros da equipe dentro desse consultório, bem como respeitar o tempo e a confidencialidade dos pacientes.

Se o curso que você está procurando tem instrutores de dentro da indústria ensinando odontologia para recepcionistas, você verá como seu aprendizado se correlaciona com as tarefas do dia-a-dia em um consultório.


Você deve fazer muitas perguntas antes de se inscrever nos cursos, para ter certeza de que os instrutores têm a formação necessária para lhe dar o conhecimento e as habilidades de que você precisa para ser um ativo em uma clínica odontológica.


Como ter sucesso após conseguir seu emprego como recepcionista de dentista


Você só vê os pacientes uma vez a cada mês ou mais, e pode ser desafiador saber um ou dois pontos sobre eles, mas você cria um relacionamento saudável quando o paciente se sente pessoalmente lembrado e reconhecido.


Isso dará aos pacientes uma sensação de boas-vindas quando chegarem a recepção da clínica, em vez de sentir que é uma tarefa dolorosa.


Outro indicador de sucesso é encontrar maneiras de ajudar outras pessoas na clínica em que você trabalha. Se houver uma auxiliar que se esforça para manter seu armário de suprimentos abastecido, ajude enchendo-o para ela quando tiver um momento livre.


Não se trata de receber elogios, mas de criar um ambiente positivo onde as pessoas trabalhem juntas e apoiem umas às outras no serviço aos pacientes.


Além disso, esteja sempre aberta para aprender coisas novas. Embora algo que o dentista, auxiliares ou técnicos lhe peçam possa não fazer parte do seu treinamento formal, ou da descrição do seu trabalho, aprender coisas novas a torna uma parte crucial da equipe.


Quando você adota esse aprendizado e trabalha com outras pessoas, você se torna um bem maior. Além disso, uma atitude mental positiva não pode ser negligenciada. É a melhor maneira de ser feliz no trabalho, encontrar coisas novas para aprender e ter certeza de que está sempre progredindo em sua função.


Texto traduzido do site: www.ashtoncollege.ca


799 visualizações

コメント


bottom of page