top of page

Gestão de Reputação para Dentistas: Por Onde Começar

Aplicar as melhores práticas em gestão de reputação online para dentistas pode ter um impacto positivo nos resultados de sua clínica odontológica.

reputação online. dentista sorrindo na clínica odontológica com paciente feliz e gerando uma boa reputação ao gestor.
Conheça 5 dicas para ter uma reputação online invejável!

Texto traduzido e adaptado do site: reviewtrackers.com


Cada vez mais, pacientes atuais e em potencial estão recorrendo à internet para obter informações sobre profissionais de saúde. Eles estão pesquisando listagens locais, visitando vários sites de avaliações de negócios e lendo avaliações de dentistas para decidir se vão visitá-lo ou escolher outra opção.


Ao acompanhar as avaliações online e aplicar as melhores práticas em gestão de reputação para dentistas, sua clínica pode manter uma reputação online saudável e positiva, minimizando o impacto que avaliações negativas podem ter.


Neste blog, você verá:

Boa leitura!



Como as Avaliações Impactam a Reputação de um Dentista?


Avaliações de pacientes podem construir ou arruinar sua reputação online e, em última instância, sua clínica.


As avaliações estão mudando a forma como as pessoas buscam opções de cuidados de saúde e informações médicas. E estão mudando a maneira como profissionais, como médicos e dentistas, promovem seus negócios.

  • De acordo com uma pesquisa da 1-800-DENTIST, 70% dos consumidores afirmam que as avaliações são tão importantes quanto as credenciais profissionais de um dentista.

  • Pesquisas relacionadas também descobriram que 60% de todos os adultos usaram a Internet para procurar informações sobre saúde ou sobre profissionais de saúde. Além disso, 62% dos consumidores que buscam um serviço de saúde recorrem a avaliações para encontrar um novo profissional.

Esses números mostram que as avaliações moldam mais a reputação de sua marca do que suas comunicações de marketing e venda, ou mais até que o nível de especialização de seus dentistas.


Gestão de Reputação para Dentistas: Melhores Práticas


Na gestão da sua reputação online, você pode melhorar a credibilidade de sua clínica no mercado digital. Aqui estão algumas dicas para seguir.


Dica 1: Gerencie as Avaliações dos Pacientes


Monitore ativamente a presença online de sua clínica odontológica para estar ciente do que os pacientes estão dizendo e onde estão dizendo.


Isso ajuda a evitar surpresas com feedback negativo. Mais importante ainda, cria uma oportunidade para sua equipe responder, comunicar-se abertamente com os pacientes e mudar a conversa.


Dica 2: Reivindique suas Listagens


Goste ou não, sua clínica provavelmente já está listada em dezenas de diretórios locais e sites de avaliações (provavelmente mais).


Reivindicar suas listagens online permite que você gerencie ativamente as informações exibidas nesses sites. Através da gestão adequada de listagens locais, você também pode fortalecer sua presença em sites e domínios importantes onde os pacientes podem encontrá-lo.


O gerenciamento de listagens locais ajuda você a ser encontrado nos sites mais relevantes para sua clínica. Seja construindo sua presença no Google e no Facebook ou focando em sites da indústria, a gestão de listagens locais ajuda você a otimizar a visibilidade da sua clínica ou de seus profissionais para pesquisas como "perto de mim" e superar a concorrência.

Dica 3: Distribua Pesquisas de Satisfação do Paciente


As pesquisas de satisfação do paciente são uma das melhores maneiras de medir a experiência do paciente e entender a reputação de sua clínica.


Para elaborar uma pesquisa de satisfação do paciente você precisa seguir esses passos:

  • Objetivos Claros: Defina metas claras para a pesquisa, como medir satisfação geral ou avaliar aspectos específicos.

  • Perguntas Relevantes: Crie perguntas diretas sobre a experiência do paciente, usando escalas de classificação e perguntas abertas.

  • Anonimato: Assegure anonimato para garantir respostas sinceras.

  • Teste e Ajuste: Teste a pesquisa, ajuste perguntas e evite tendenciosidade.

  • Momento Certo: Envie após consulta, com tempo para avaliação.

  • Comunique: Explique a importância da pesquisa aos pacientes.

A partir das respostas você poderá ter uma boa noção da visão dos seus pacientes sobre a sua clínica e como é a experiência deles sendo atendidos por você.


Dica 4: Responda ao Feedback do Paciente


Ao responder avaliações, certifique-se de evitar se referir a detalhes específicos sobre cuidados médicos ou identidade do paciente online. Ao mesmo tempo, elabore sua resposta de forma a demonstrar seu desejo genuíno de se envolver com o paciente e resolver qualquer problema levantado.


Nesse momento, a disposição da sua resposta em tentar reverter a opinião negativa do seu paciente fará toda a diferença.


Dica 5: Incentive os Pacientes a Compartilhar Feedback


Uma das dificuldades que as pessoas enfrentam ao escolher um dentista é que não é fácil para elas saberem a qualidade do trabalho do profissional. Outra preocupação é não saber se um dentista é confiável ou não.


Ao pedir aos pacientes satisfeitos que compartilhem seu feedback por meio de avaliações, você pode ampliar sua presença online e construir sua reputação com base em experiências positivas dos pacientes.


Conclusão


A gestão de reputação é vital no cenário online, moldando a imagem e a confiança para dentistas. Práticas sólidas fortalecem a presença e inspiram confiança, garantindo o sucesso da clínica. Ao investir no gerenciamento de reputação, dentistas estabelecem conexões duradouras, onde a excelência clínica e a satisfação do paciente se complementam.


Texto traduzido e adaptado do site: reviewtrackers.com


Para saber como “se livrar da papelada” e transformar sua clínica em uma clínica digital, leia o blog post: Clínica digital: como acabar com a papelada na sua clínica odontológica


42 visualizações

Commentaires


bottom of page