top of page

Harmonização Facial: como aumentar sua clientela com esse procedimento

A harmonização facial é um dos tratamentos estéticos mais procurados atualmente, pois melhora a aparência, rejuvenesce e realça a beleza do rosto. Em alta entre famosos e anônimos, pode ser a oportunidade de você levar sua clínica para outro nível.


harmonização facial, profissional apresentando o plano de tratamento para a paciente
Harmonização Facial: o procedimento para transformar sua clínica.

Quando falamos em Harmonização Facial, os números mostram um dos serviços de estética mais procurados atualmente. Afinal, segundo dados levantados pelo G1, somente entre 2014 e 2020 o número de procedimentos realizados subiu de 72 mil para 256 mil ao ano.


A alta demanda de clientes buscando por procedimentos desse tipo faz desse serviço um terreno fértil para profissionais que buscam manter uma agenda sempre cheia e a alta lucratividade em suas clínicas.


Pensando nisso, nós desenvolvemos neste post um guia completo com todos os detalhes sobre a harmonização facial e como vender esse tipo de serviço obtendo excelentes resultados para sua clínica e seus pacientes.


Neste blog você verá:


Boa leitura!


O que é a Harmonização Facial?


A harmonização facial consiste em um conjunto de procedimentos estéticos realizados com o objetivo de harmonizar os traços do rosto do paciente, criando um equilíbrio estético e funcional integrado.


harmonização facial, imagem de uma mulher com seus traços faciais ressaltados
A harmonização facial cria um equilíbrio estético e funcional integrado.

Em resumo, a harmonização facial trabalha a estética do rosto, modificando as suas proporcionalidades. Por exemplo, ao aumentar ou ajustar a maçã do rosto, ou o queixo, é possível proporcionalmente diminuir e ajustar os traços de outros pontos faciais.


A ideia central dessa técnica é tratar diversas insatisfações do paciente de uma única vez. Por isso, ela pode servir para diversos propósitos estéticos, como:


  • Redução de papada;

  • Redução de olheiras;

  • Redução de rugas e marcas de expressão;

  • Aumento dos lábios;

  • Definição de mandíbula;

  • Mudanças sutis no nariz;

  • Aumento ou diminuição do queixo e testa.

Tudo é feito através da combinação de procedimentos odontológicos e estéticos, que quando trabalhadas de forma correta, permitem melhorar tanto a aparência física, quanto a autoestima e qualidade de vida dos pacientes.


Por se tratar da realização de procedimentos estéticos não cirúrgicos e minimamente invasivos, a recuperação ocorre de forma simples, usualmente com o paciente já podendo retomar suas atividades diárias no mesmo dia.


Já os resultados da harmonização facial são considerados temporários, geralmente variando de 12 a 18 meses, o que a torna um bom aliado para os profissionais que pensam na fidelização de pacientes e na venda recorrente de procedimentos.


Quais os benefícios deste procedimento para o paciente?


O maior benefício para quem se submete a harmonização facial é ressaltar a beleza natural do rosto, destacando traços que têm esse potencial. Mas muito além disso, o procedimento permite:


Trazer mais harmonia e simetria para o rosto


A harmonização facial inclui a realização de diversas técnicas, que quando combinadas, conseguem corrigir assimetrias existentes no rosto do paciente. Dessa forma, com os procedimentos estéticos certos, é possível trazer mais harmonia e simetria para o rosto dele.


Melhorar a autoestima


A autoestima é algo que interfere diretamente na felicidade e qualidade de vida das pessoas. Por isso é importante manter uma rotina de cuidados e, quando possível, buscar fazer melhorias naquilo que nos incomoda.


A harmonização facial é um desses meios de melhoraria, pois ela corrige assimetrias e imperfeições do rosto, devolvendo a autoestima e qualidade de vida aos pacientes.


Previne o envelhecimento


Para quem busca retardar ao máximo os sinais de envelhecimento e manter sempre o aspecto jovial da face, a harmonização facial é perfeita.


Afinal, os benefícios do procedimento podem ir muito além da melhora na autoestima e qualidade de vida, pois a harmonização facial atua de forma preventiva ao envelhecimento facial.


É minimamente invasivo


Os procedimentos de harmonização facial são considerados minimamente invasivos, sem necessidade de cortes e com rápida recuperação, comparada a outros procedimentos estéticos.


Dessa forma, a recuperação é rápida e tranquila e em pouco tempo já é possível apreciar os resultados dos procedimentos.


Quais os benefícios deste procedimento para a clínica?


Os procedimentos que compõem a harmonização facial estão em alta no mercado. Logo, esse é um tipo de serviço que pode ajudar a alavancar as vendas da sua clínica de estética, além de trazer outros benefícios, como:


Diferencial competitivo


Trabalhando com a harmonização facial, você terá o diferencial competitivo de oferecer um pacote completo de procedimentos aos pacientes. Dessa forma, você pode oferecer preços mais atrativos que o do concorrente que trabalha com apenas 1 ou 2 procedimentos.


Além disso, como os procedimentos exigem uma manutenção periódica, você larga na frente dos concorrentes quando o assunto for fidelizar e reter pacientes.


Procedimento bastante procurado pelo público


A harmonização facial se popularizou especialmente após diversos famosos aderirem à realização desse tipo de procedimento estético. Com isso, o número de clientes que passaram a procurar profissionais especializados nesse tipo de atendimento cresceu drasticamente.


Então, se você está decidido a trabalhar com harmonização facial, tem a garantia da alta demanda de pacientes, basta saber como atraí-los para a sua clínica.


Possibilidade de gerar receita recorrente


Como já citamos anteriormente, os procedimentos de harmonização facial tem resultados considerados temporários, o que exige que o paciente realize a manutenção recorrente dos mesmos.


Explorando esse aspecto, você tem a possibilidade de reter os pacientes de harmonização facial por mais tempo e gerar receita recorrente para o caixa da sua clínica.


Esses são apenas alguns dos benefícios de trabalhar com harmonização facial na sua clínica. Mas vamos conferir agora como ela funciona e quem pode fazê-la.



Você já conhece o Clinicast: o podcast da Clinicorp? Ainda não? Então, confira esse episódio exclusivo sobre o panorama do mercado de estética:



Como funciona a harmonização facial e quem pode fazê-la?


A harmonização facial é o método preferido dos pacientes que buscam melhorar a estética do rosto em curto prazo e com um aspecto natural, sem cirurgia ou interrupção da rotina.


harmonização facial, profissional aplicando um injetável no rosto da paciente
A harmonização facial utiliza conceitos científicos como cefalometria e proporção.

Para conseguir os objetivos desejados pelo paciente, são utilizados conceitos científicos como cefalometria e proporção que possibilitam equilibrar os traços da face, alterando características indesejadas e evidenciando linhas discretas.


Para realizar qualquer procedimento de harmonização facial, o primeiro passo é a consulta presencial com o profissional especializado, onde o paciente pode manifestar suas insatisfações estéticas, tirar suas dúvidas, aprender sobre os tratamentos e passar por uma avaliação.


As características físicas do paciente são a principal referência para uma avaliação que possibilite um tratamento personalizado para atender não apenas insatisfações pontuais, mas que proporcione satisfação ao paciente.


O diagnóstico pode ser realizado com a ajuda de um programa de computador, como o Fluxo Digital de Harmonização Facial da Clinicorp, que analisa o rosto em três dimensões e permite simular a futura aparência fazendo um antes e depois virtual.


As proporções entre a parte superior, média e inferior da face costumam ser o ponto de partida. Cada paciente possui suas peculiaridades, mas ao analisar os terços podemos perceber algumas necessidades mais comuns, entre elas:


  • Terço superior: prevenção ou tratamento de rugas na testa, entre as sobrancelhas e no canto externo dos olhos, os famosos pés de galinha;

  • Terço médio: valoriza as maçãs do rosto, além de elevação da ponta nasal e correção de nariz, quando necessário;

  • Terço inferior: correção volumétrica labial e definição do formato do rosto com mandíbula e queixo alinhado com o nariz.

Feito o diagnóstico, o profissional passa para a etapa de planejamento de cada procedimento específico. Feito esse planejamento, são agendadas as sessões necessárias para a realização do tratamento completo e o acompanhamento da evolução dos resultados.


Quais profissionais podem realizar a harmonização facial?


Se você está pensando em oferecer procedimentos de harmonização facial em sua clínica, é importante estar ciente que não são todos os profissionais da saúde, beleza e bem-estar que estão aptos para realizar tratamentos de harmonização facial.


Apesar de os procedimentos serem minimamente invasivos, o profissional precisa ter capacidade técnica para avaliar riscos e resolver qualquer problema que surja durante os procedimentos.


Atualmente, segundo as regulamentações vigentes, apenas médicos, profissionais estetas com especialização e dentistas estão habilitados para realizar procedimentos de harmonização facial, desde que sigam as determinações de seus respectivos Conselhos de Classe.


Que tipo de procedimento pode ser realizado na harmonização facial?


Para chegar aos objetivos desejados pelos pacientes, os profissionais que realizam a harmonização facial usam uma gama de procedimentos estéticos de forma combinada.

harmonização facial, profissional aplicando um injetável no rosto da paciente
A harmonização facial usam uma gama de procedimentos estéticos de forma combinada.

A seguir, separamos os procedimentos mais realizados, confira:


Ácido Deoxicólico


O ácido deoxicólico é muito utilizado para a redução da papada. O procedimento é considerado mais seguro e menos invasivo, além de ter um menor custo quando comparado a uma lipoaspiração de papada.


Ácido Hialurônico


O ácido hialurônico costuma ser usado tanto para o preenchimento labial quanto para a correção de marcas de expressão como o famoso “bigode chinês”, por exemplo, e as olheiras profundas.


Além disso, o ácido hialurônico também pode ser aplicado para o contorno da mandíbula e até na rinomodelação. Em ambos os casos, o intuito da aplicação é dar uma nova definição a estas partes do rosto.


Bichectomia


A bichectomia, apesar de ser um procedimento um pouco mais invasivo, também pode ser realizada na harmonização facial. A técnica consiste em reduzir o volume das bochechas, removendo o volume excessivo das bolas de “Bichat”, garantindo maior definição ao rosto.


Fios de Sustentação


O procedimento com fios de sustentação consiste na inserção de fios de ácido polilático para promover o efeito de lifting dos tecidos do rosto sem recorrer a intervenções cirúrgicas, como ocorre no lifting tradicional.


Lifting Facial


O lifting facial, tecnicamente chamado ritidectomia, é muito procurado para a remoção de rugas. O procedimento é realizado para promover rejuvenescimento dos traços do rosto.


Durante a cirurgia, é muito comum o uso de fios de sustentação para tratar a flacidez facial e cervical, reposicionando os tecidos e estimulando o colágeno.


Microagulhamento


O microagulhamento serve para remover cicatrizes de acne, disfarçar manchas, outras cicatrizes, rugas ou linhas de expressão da pele, através de uma estimulação natural feita com micro-agulhas que penetram na derme do rosto favorecendo a formação de novas fibras de colágeno, que dão mais firmeza e sustentação à pele.


Peeling


O peeling facial é um tratamento estético que por meio de ácidos e outros produtos manipulados, causa a destruição da camada superficial, média ou profunda da pele do rosto.


Através desse processo ocorre a escamação dessas camadas, eliminando células mortas e dando lugar a uma pele nova, mais saudável e bonita e com menos rugas, manchas, acne e outras imperfeições.


Preenchimento Labial


O preenchimento labial serve para aperfeiçoar o formato dos lábios. Com a utilização de uma agulha ou de microcânulas.


A técnica utiliza uma substância absorvível chamada ácido hialurônico, de um tipo específico para a região sensível dos lábios. Ou seja, é um ácido hialurônico mais maleável e suave para que não fique palpável ao toque.


Um dos objetivos mais comuns do preenchimento labial é dar volume à região. Contudo, o procedimento é bastante versátil, podendo atender a diferentes queixas e ser realizado para diversos fins.


Preenchimento Facial


O preenchimento facial é uma técnica que injeta componentes modeladores e biocompatíveis que penetram na camada profunda da pele. Seu objetivo é preencher sulcos ou até mesmo aquelas áreas que acabaram perdendo muito volume conforme o avanço da idade, como as rugas.


Procedimentos Odontológicos


Além das intervenções estéticas realizadas no rosto, a harmonização facial também consiste na realização de procedimentos odontológicos, como uso de aparelho ortodônticos, aplicação de implantes e clareamento dentário, por exemplo.


Rinomodelação


Diferentemente da rinoplastia, tratamento cirúrgico de todas as alterações estéticas do nariz, a rinomodelação é uma abordagem não cirúrgica para modificar aspectos estéticos do nariz.


Na rinomodelação o ácido hialurônico costuma ser aplicado no nariz por meio de seringas com agulhas. O resultado é surpreendente, mas, segundo especialistas, o procedimento dura, normalmente, um ano. Após este período, é preciso reaplicar o ácido.


Toxina Botulínica (Botox)


A toxina botulínica, popularmente conhecida como Botox, também não fica de fora da lista de procedimentos de Harmonização Facial. As aplicações auxiliam no relaxamento dos músculos, reduzindo marcas, dando maior equilíbrio ao rosto como um todo.


A técnica é amplamente utilizada para amenizar as linhas de expressão e também pode ser usada para levantar as sobrancelhas e corrigir o ângulo do rosto.


Como oferecer a harmonização facial em sua clínica de estética?


Agora que já vimos o que é, os benefícios e como funciona a harmonização facial, vamos entender como traçar boas estratégias de vendas para procedimentos de harmonização facial na sua clínica. Confira!


Crie pacotes e opções


A técnica de harmonização facial costuma envolver a realização de mais de um tipo de procedimento. Por isso, uma boa dica para oferecer um serviço diferenciado é criar pacotes com vários tratamentos com condições e preços especiais que aumentam as chances de o cliente realizar a compra.


Fazendo isso, o mais importante é oferecer um benefício financeiro em relação à compra do mesmo procedimento de forma avulso. Isso faz com que o cliente perceba uma vantagem em comprar com você.


Confira nesta aula exclusiva: como aumentar sua lucratividade em procedimentos de harmonização facial:



Mostre benefícios de clientes reais


Uma das estratégias de marketing mais eficientes para aumentar suas vendas, é a prova social. Ela nada mais é do que depoimentos e feedbacks de clientes reais sobre a experiência que eles tiveram consumindo seus serviços.


No caso de resultados de procedimentos estéticos, a prova social tende a ser uma forte aliada nas vendas, já que pode se ter resultados visuais para serem mostrados.


Criar estratégias para mostrar o antes e depois dos clientes que realizam harmonização facial, tirando fotografias e publicando nas redes sociais da sua clínica. Atente-se somente em solicitar a permissão deles para expor as imagens.


Essa é uma excelente tática para aumentar a confiança dos clientes em relação aos seus serviços e vender ainda mais.


Divulgue seus serviços na internet


Atualmente as redes sociais estão dominando não só as relações pessoais, mas também são um ambiente muito propício para divulgar os seus serviços.


E quando falamos em procedimentos estéticos, a situação é ainda mais favorável, pois muitas pessoas pesquisam e compram tratamentos de forma online, então vale a pena investir.


Você pode investir em um bom perfil no Instagram com fotos e informações sobre os tratamentos e procedimentos que você realiza em sua clínica, assim como conteúdos interessantes e dúvidas frequentes sobre harmonização facial.


Assim, seus clientes te encontrarão de forma muito mais fácil e terão informações detalhadas sobre você e seus serviços.



Faça parcerias


Você já pensou nos benefícios de ter outras pessoas divulgando os seus serviços e assim alcançar milhares de seguidores? Essa é nossa dica, faça parcerias de divulgação.


Parcerias com influencers são uma ótima alternativa. Afinal, ter uma personalidade que possua um público que combina com sua persona, pode aumentar as suas vendas.


Além disso, você pode oferecer cupons de desconto com o nome do seu parceiro, assim, além de incentivar potenciais clientes, você conseguirá medir quantos contatos essa parceria está trazendo.


Claro, é importante planejar como será feita essa troca, muitos influencers vão preferir permutar a divulgação e dependendo você pode disponibilizar pacotes de procedimentos como benefício pela divulgação dos seus serviços.


Foque na retenção do cliente


Já falamos bastante sobre a retenção de clientes de estética, mas é sempre bom reforçar. Afinal, o melhor vendedor é um cliente satisfeito.


Clientes felizes e satisfeitos, além de realizarem novas compras, farão indicações para que outras pessoas conheçam os seus serviços. Por isso, invista em estratégias de relacionamento com os seus clientes, entregando um serviço de qualidade, diferenciado e que conquiste eles.


Utilize um sistema de gestão


Um sistema de gestão para clínicas de estética facilita muito o trabalho de vender mais tratamentos de harmonização facial. Um bom software possui funcionalidades que permitem que você administre melhor a sua clínica, automatizando processos para que você tenha mais tempo, podendo focar no realmente importa, o atendimento aos clientes.


Como a Clinicorp pode auxiliar você com a harmonização facial: invista em tecnologia


A Clinicorp desenvolve soluções personalizadas para a automatização de processos, atração e retenção de clientes, além de deixar o planejamento e gestão do seu negócio muito bem estruturados para reduzir custos, aumentar o faturamento e ter uma boa margem de lucro.


Nosso grande diferencial é pensar em nossas ferramentas de forma exclusiva para cada setor da sua clínica. Por isso, desenvolvemos o Fluxo de Trabalho Digital em Harmonização Facial, ferramenta para otimizar o planejamento, controle e execução de procedimentos estéticos.


harmonização facial, imagem com o fluxograma de funções do Clinicorp
Conheça o Fluxo de Trabalho Digital em Harmonização Facial da Clinicorp.

Em nosso Fluxo de Trabalho Digital em Harmonização Facial você tem:


  • Prontuário Eletrônico;

  • Anamnese Digital;

  • Arquivos de Fotodocumentação;

  • Ferramentas de Diagnóstico Digital;

  • Orçamento e Contratos Digitais;

  • Plano de Aplicação Digital;

  • Split de Pagamentos;

  • Controle de Retornos;

  • App para Pacientes.

  • E muito mais!


Você ganha muito mais agilidade na realização de todas as etapas do plano de tratamento dos seus pacientes de harmonização facial.


Além disso, ao utilizar nosso software de gestão para clínicas de estética, você tem acesso a muitas outras ferramentas que auxiliam na gestão da sua clínica, otimizando processos e turbinando o seu crescimento.


Conclusão


A harmonização facial é um dos serviços de estética com uma das maiores demandas de clientes do mercado e pode ser a oportunidade que você está procurando para alavancar o crescimento da sua clínica.


Entretanto, para ter sucesso na venda desse tipo de serviço é preciso estar atento a diversos detalhes como a realização da precificação correta, desenvolvimento de boas estratégias de marketing e vendas e até mesmo a organização de processos.


Para ajudar neste processo, desenvolvemos um e-book gratuito para profissionais de estética que desejam trabalhar com harmonização facial e ter alta lucratividade na venda desses procedimentos. Baixe agora mesmo!


Aprenda também a importância da anamnese estética e saiba como fazê-la!

1.484 visualizações

Posts recentes

Ver tudo