top of page

Software para franquias odontológicas: por que é essencial e como escolher o melhor

Atualizado: 12 de mai. de 2023

Entenda a importância do uso de softwares para redes de franquias odontológicas e como escolher o melhor para o seu negócio. Neste blog você vai entender como esta poderosa ferramenta vai facilitar toda a gestão da sua rede de clínicas.


Software para franquias odontológicas. Gestor de franquias administrando suas redes através de um tablet.
Saiba como escolher o melhor software para franquias odontológicas.

Gerenciar uma rede de franquias odontológicas é um desafio complexo, são inúmeras áreas para cuidar de diferentes clínicas, que possuem suas diferenças e particularidades. Apenas um olhar crítico e analítico não é o suficiente para dar conta de tudo. Sem ter as informações integradas e unificadas, fica quase impossível ter bons resultados com seu negócio.


As pessoas estão cada vez mais buscando procedimentos odontológicos, não à toa, a empresa Research and Markets, da Irlanda, afirmou que a odontologia vai movimentar 181 bilhões de reais em 2023. O mercado de franquias também cresceu no Brasil. Conforme estudo da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor de franquias de saúde e bem-estar foi a segunda que mais cresceu em 2022, com 21,5%.


As oportunidades vão surgir e é necessário ter ferramentas que possibilitem gerenciar todas as suas clínicas para que alcancem a alta lucratividade.


A escolha do melhor software para franquias odontológicas será crucial para otimizar processos e garantir a prosperidade da sua rede de clínicas. Afinal, muitas tarefas serão automatizadas e diversas métricas serão mais simples de se analisar.


Neste blog você verá:



Importância do software odontológico para o gerenciamento de redes e franquias


Gerenciar uma rede ou franquia de clínicas odontológicas é uma tarefa complexa que envolve diversas atividades e processos. também é necessário ficar atento desde o atendimento aos pacientes até a realização da contabilidade das clínicas odontológicas.


Um bom software para franquias odontológicas vai permitir realizar tudo isso e muito mais por meio de um gerenciamento integrado e tecnológico, se tornando fundamental para garantir o sucesso e a eficiência da operação das suas franquia.


Além de facilitar a sua gestão, ele vai ser essencial para aumentar ainda mais a lucratividade da sua rede de clínicas. Porém, estes não são os únicos benefícios que um sistema de gestão pode trazer para você, confira outras vantagens que você pode obter com um software odontológico:


Centralização de informações


A centralização de informações é uma das principais vantagens que um software para franquias pode te proporcionar. A unificação de todas as informações em um único sistema, incluindo prontuários digitais dos pacientes, agendamentos e relatórios financeiros, vai simplificar a gestão e facilitar a tomada de decisões, afinal, estarão baseadas em dados precisos.


Outro aspecto a ser pontuado é a melhora da comunicação entre as clínicas da sua franquia, visto que a partilha de informações será mais fácil e, assim, uma clínica poderá aprender com a outra.


Padronização de processos


Um software para franquias odontológicas é uma peça chave para ter processos padronizados, e desta forma, assegurar que todas as clínicas trabalharão com eficiência e manterão a qualidade dos serviços prestados. Além disso, ele permitirá criar protocolos de atendimento ou tratamento que vão proporcionar uma experiência excelente ao paciente, independentemente da clínica em que ele esteja sendo atendido.


Padronizar processos vai garantir uma constância e uniformidade no atendimento aos pacientes, o que vai impactar diretamente na redução de erros e, consequentemente, aumentar a satisfação dos pacientes.


Controle financeiro


Manter as finanças organizadas é vital para alcançar a lucratividade. Um software para franquias odontológicas permite automatizar diversas operações nas suas clínicas, como a cobrança de pacientes, emissão de notas fiscais, controle de estoque, entre outros processos que exigem tempo e devem ser precisos, afinal, são as informações financeiras do negócio.


Além disso, utilizar ferramentas de análise financeira torna possível identificar oportunidades de melhoria e de redução de custos da clínica.


Melhoria da qualidade do atendimento ao paciente


Entregar um atendimento com altos níveis de excelência é fundamental para fidelizar pacientes e aumentar a renda da clínica. Um software para franquias fornece informações mais precisas de cada paciente, como o prontuário digital e outros agendamentos. Essas informações permitem entregar um atendimento ainda mais personalizado e de qualidade.


Aliás, utilizando um sistema de gestão completo será possível usufruir de ferramentas que facilitam a comunicação da clínica com os pacientes. Enviar alertas de consultas, notificações sobre promoções ou novidades da clínica se torna muito mais simples com um software para franquias odontológicas.

Aumento da produtividade


Automatizar tarefas é crucial na jornada rumo ao sucesso do seu negócio. Um software para franquias odontológicas aumentará a eficiência e produtividade dos funcionários, uma vez que reduzirá processos manuais da clínica.


Agendar consultas, emitir receitas e atestados, realizar a gestão financeira, entre outras atividades, podem ser realizadas de forma mais ágil e simples com um software odontológico. Isso permitirá que a equipe da clínica concentre seu tempo e esforço em tarefas mais complexas no consultório.


Como escolher o melhor software para franquias odontológicas


O mercado de softwares de gestão é vasto, porém, existem alguns que são mais completos e oferecem ferramentas específicas para atender às suas necessidades.


Essa decisão é importante, portanto deve ser bem pensada. Além disso, é necessário levar em consideração alguns critérios na escolha do melhor software para franquias odontológicas. Listamos alguns abaixo.


Identifique suas necessidades


O primeiro passo é fazer um estudo profundo e uma análise das clínicas odontológicas da sua franquia. Embora cada clínica tenha suas particularidades, o ideal é que todas tenham um padrão de processos operacionais e de atendimento. Por isso, é preciso fazer algumas considerações para identificar essas diferenças, por exemplo:


  • Quais são os principais processos a serem gerenciados por um software?

  • Qual o tamanho da franquia e quantas clínicas utilizarão o software?

  • Quais as maiores dificuldades no gerenciamento da sua franquia?

  • Quais indicadores de desempenho são obrigatórios para acompanhar? E quais você gostaria de monitorar pelo software?


Essas perguntas vão facilitar a sua escolha de software para franquias odontológicas e as funcionalidades que ele deve ter.


Busque um software especializado para franquias odontológicas


Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Software (Abes) e a International Data Corporation (IDC), o Brasil investiu cerca de 45,2 bilhões de dólares no mercado de software em 2022, isso mostra o quão vasto é este meio. Porém, é importante buscar especificamente um software para franquias odontológicas, afinal, eles são ideais para você gerenciar seu modelo de negócio.


Um bom software para franquias odontológicas para franquias deve oferecer funcionalidades como:


  • Agendamentos online;

  • Gerenciamento integrado de unidades;

  • Controle de royalties;

  • Controle de indicadores de desempenho;

  • Relatórios em tempo real.


Essas são apenas algumas das ferramentas que seu software ideal deve ter. Realizando uma análise da sua franquia será possível encontrar uma solução que atenda às necessidades específicas da sua rede.


Verifique a qualidade do suporte técnico


Escolher um software para franquias odontológicas exige mais que um olhar atento para suas ferramentas. O processo de implementação também é muito importante e exige tempo e paciência. Por isso, é preciso contar com um suporte técnico qualificado e competente para capacitar sua equipe e solucionar todas as dúvidas ou problemas que surgirem.


Um sistema de gestão completo vai facilitar muito a rotina das clínicas, mas sem suporte e instruções de uso pode acabar trazendo mais problemas do que soluções.

Verifique a disponibilidade do suporte técnico, seja por telefone, chat ou e-mail, e qual é a média do tempo de resposta.


Verifique a reputação da empresa no mercado


A internet permite realizar pesquisas sobre a reputação e o prestígio de uma empresa realizando uma simples pesquisa. O próprio Google também permite verificar as notas e avaliações de uma empresa. Outra possibilidade é procurar informações de outras clínicas que já utilizam aquele software para franquias odontológicas e verificar como foi a experiência delas.


Tudo isso é necessário, visto que você estará trabalhando com diversos dados, entre eles, financeiros e informações pessoais de pacientes. Portanto, é extremamente necessário realizar uma avaliação minuciosa sobre software para franquias em sites especializados, como o Reclame Aqui, por exemplo.


Escolha um software com ferramentas voltadas para franquias


Um sistema de gestão facilita a rotina em qualquer clínica, porém você deve optar por um software odontológico que tenha ferramentas voltadas especialmente para franquias odontológicas.


Ou seja, o software escolhido deve permitir gerenciar todas as unidades da sua franquia de forma integrada, além de ter recursos que permitam a padronização de processos e criação de relatórios em tempo real e consolidados.


Por fim, verifique se o software para franquias odontológicas oferece a opção de integração com outros sistemas ou até mesmo permite migrar dados de outro sistema para ele.


Optando por um software que atenda todas as necessidades da sua franquia odontológica, você poderá obter resultados mais efetivos e aumentar a sua lucratividade.


Por que a Clinicorp possui o melhor software para franquias?


A Clinicorp está sempre inovando, por isso, foi pioneira na criação de uma plataforma de gestão para franquias de saúde, beleza e bem-estar. Nós temos mais de 50 ferramentas disponíveis para facilitar a rotina de todas as suas clínicas, além de permitir que você gerencie todas elas de forma integrada.


O nosso software para franquias odontológicas é uma solução completa que vai te proporcionar mais eficiência, rentabilidade e competitividade no mercado.


Nós temos um suporte especializado em franquias que está de segunda a sábado disponível para solucionar dúvidas e auxiliar caso haja dificuldade em utilizar o sistema.


Além disso, nossas ferramentas foram desenvolvidas pensando em auxiliar nas principais necessidades da clínica e ajudar a alcançar mais lucratividade no negócio.


Marketing e vendas


Uma estratégia de marketing e vendas bem estruturada é essencial para o sucesso do seu negócio, afinal isso vai atrair e fidelizar mais pacientes e aumentará suas vendas, além de transmitir credibilidade e mostrar a força da sua marca.


Pensando nisso, a Clinicorp possui ferramentas voltadas especialmente esse fim, como é o caso do nosso módulo CRM. Ele permite ter maior controle das campanhas de marketing criadas, acompanhar qual foi o orçamento estabelecido e quanto está sendo gasto, além de conseguir identificar por qual canal a campanha está sendo divulgada.


Inclusive é possível avaliar quais são os tratamentos mais procurados pelos pacientes e em qual época do ano eles mais compram. Assim, as estratégias de vendas serão mais eficientes e assertivas.


Gestão de pacientes


Realizar uma gestão eficiente dos seus pacientes e fornecer uma experiência de encantamento vai contribuir diretamente para a fidelização deles, na reputação da clínica, no aumento da receita, no diferencial competitivo e na satisfação pessoal dos funcionários.

O nosso software para franquias odontológicas possui o recurso Agendamento Online. Essa funcionalidade proporciona mais praticidade tanto para suas clínicas quanto para os pacientes, pois você torna a sua agenda disponível para consultas, 24 horas por dia e 7 dias por semana, independentemente do horário, mesmo após o expediente.


Portanto, seus pacientes podem realizar o agendamento de forma completamente online e remota, sem precisar enviar mensagem para alguém ou realizar uma ligação. Isso ainda otimiza o tempo da equipe, afinal poderão focar seus esforços em outras áreas da clínica.


Gestão de pessoas


Promover uma gestão de pessoas coordenada e eficaz é um aspecto fundamental para o sucesso de uma clínica. Uma equipe bem gerenciada e motivada, se torna um fator determinante para a qualidade do atendimento e a satisfação dos pacientes.


A ferramenta Agenda Inteligente permite categorizar os dentistas da clínica e seus procedimentos por cores e definir marcadores personalizados para cada caso específico, facilitando toda a visualização e deixando o profissional ciente de tudo o que está acontecendo.


Gestão financeira


A gestão financeira eficiente é fundamental para garantir a prosperidade da sua franquia de clínicas. Controlar as receitas, despesas e fluxo de caixa, além de fazer um planejamento financeiro estratégico, ajudará a manter a sustentabilidade do negócio, evitando a falta de recursos e dívidas. Assim, seu negócio crescerá de forma saudável e com resultados positivos.


Para facilitar isso, temos a ferramenta Régua de Cobranças. Ela fornece otimização e economia de tempo, pois permite programar o envio de mensagens de alerta de cobrança aos pacientes, ou seja, elimina o processo manual de enviar mensagens individualmente. Além disso, ajuda a proteger a clínica de inadimplência ou possíveis devedores.


Gestão contábil


É crucial que uma clínica odontológica cumpra com todas as suas obrigações fiscais, visto que um erro pode gerar graves consequências, até mesmo o fechamento do negócio. Este pilar é fundamental para manter a saúde financeira e garantir que sua franquia irá prosperar a longo prazo.

Pelo software odontológico Clinicorp é possível emitir Notas Fiscais Eletrônica (NFS-e). Esse recurso oferece agilidade na emissão e centralização das atividades, além de ser possível integrar com outras ferramentas e manter o controle fiscal, tornando mais fácil garantir que sua franquia odontológica esteja de acordo com a legislação vigente.


Emissão de relatórios e indicadores de desempenho


Manter uma gestão e análise de indicadores de desempenho e relatórios é ter a garantia de que a clínica está no caminho certo para o sucesso. É preciso monitorar métricas em diferentes áreas, desde o financeiro até o atendimento ao paciente.


Baseando-se em relatórios precisos e indicadores de desempenho bem definidos, você pode desenvolver estratégias para melhorar o que é preciso e potencializar os pontos fortes da sua franquia.


O nosso software para franquias odontológicas permite analisar todas as suas clínicas de forma integrada por meio do Dashboard Analítico. Ele coleta e centraliza todas as informações inseridas no sistema facilitando a visão do seu negócio.


Entre os dados coletados estão: controle de caixa, taxa de inadimplência, controle de Notas Fiscais, controle de agendamentos, parcelamentos, oportunidades de vendas x conversões, vendas por especialidades, entre outros.


Para saber tudo sobre o software para franquias mais completo do mercado, clique no link e visite a página oficial do software Clinicorp.


Conclusão


É notável o quão poderoso o uso de um software para franquias odontológicas pode ser. Ele vai facilitar a gestão de todas as áreas das suas clínicas, de forma integrada, online e armazenada na nuvem, portanto, você não corre o risco de perder nenhuma informação por descuido.


Porém, é importante destacar que a escolha desse software para a gestão de franquias odontológicas deve ser feita com cuidado. Você deve avaliar as funcionalidades disponíveis, a capacidade de integração com outras ferramentas, o quão segura as informações estarão, o suporte técnico oferecido pela empresa fornecedora, entre outros aspectos citados ao longo do texto.


Uma escolha bem feita vai tornar possível alcançar excelentes resultados e elevar o sucesso das sua franquia odontológica.


74 visualizações

Comentarios


bottom of page