Tratamento Ortodôntico: conheça os principais métodos e benefícios

O tratamento ortodôntico é uma das principais práticas da ortodontia e tem como objetivo endireitar ou mover os dentes, corrigindo sua posição para melhorar a aparência e funcionamento e assim, oferecer maior qualidade de vida aos pacientes.


close-up dos dentes inferiores com aparelho ortodôntico
Tratamento Ortodôntico: conheça os principais métodos e benefícios.

O tratamento ortodôntico é uma das técnicas da ortodontia que busca corrigir a posição dos dentes e dos ossos maxilares posicionados de forma inadequada, com o objetivo de melhorar a saúde bucal do paciente.


Afinal, dentes tortos ou que não se encaixam corretamente são difíceis de serem mantidos limpos, podendo ser perdidos precocemente, devido às doenças periodontais.


Eles também causam estresse adicional aos músculos de mastigação, o que pode levar a dores de cabeça, disfunção da articulação temporomandibular e dores na região do pescoço, ombros e costas.


Além disso, os dentes tortos ou mal posicionados também prejudicam a aparência do paciente, causando não só problemas físicos, mas afetando também as relações pessoais dele.


Neste artigo, eu venho apresentar o que é o tratamento ortodôntico, quais os benefícios e os principais métodos utilizados para garantir aos seus pacientes, o sorriso perfeito.


Acompanhe!


Leia também: Odontopediatria: como se preparar para atender o público infantil


Tratamento Ortodôntico: o que é?


garota sentada no consultório do ortodontista em uma avaliação
O que é o tratamento ortodôntico?

O tratamento ortodôntico é uma das principais atribuições na rotina de atendimentos de um ortodontista. Através de diversas etapas, como diagnóstico, alinhamento, finalização e contenção, esse tipo de tratamento busca corrigir a posição dos dentes, para melhorar a aparência e funcionalidade da boca.


O tratamento ortodôntico ajuda ainda a cuidar da saúde a longo prazo dos dentes, gengivas e articulações mandibulares, espalhando a pressão de mordida por todos os dentes.



Como funcionam os tratamentos ortodônticos?


Para que o tratamento ortodôntico alcance resultados satisfatórios, o paciente é submetido a um plano de tratamento com várias etapas, no qual o tempo de duração depende dos problemas a serem tratados e objetivos com o uso do aparelho.


Primeiro, é feito o diagnóstico do problema do paciente, a documentação da condição bucal inicial e a preparação da arcada dentária com dispositivos fixos, móveis ou ortopédicos.


Com a arcada dentária preparada e com o aparelho instalado, é feito o alinhamento dos dentes. Nessa etapa, pode ocorrer a correção do apinhamento, mordida cruzada e outros problemas, seguido do ajuste do encaixe, quando o ortodontista pode recorrer a molas e elásticos para corrigir o encaixe da mordida.


Por fim, temos a etapa de contenção, buscando manter o perfeito encaixe da mordida e a manutenção dos resultados do tratamento ortodôntico. O mais comum é o paciente ter um ferro fixado do lado de dentro da arcada inferior e usar o aparelho móvel na parte de cima.


Ainda neste artigo, irei abordar mais profundamente cada uma das etapas citadas acima, não deixe de acompanhar.