Odontopediatria: como se preparar para atender o público infantil

Atualizado: 14 de jan.

A odontopediatria é a área da odontologia que cuida da saúde bucal das crianças, desde o momento do nascimento até a adolescência. Além disso, os odontopediatras são responsáveis também pela higiene bucal dos bebês e das gestantes.


menina sentada na cadeira do consultório da odontopediatra
Odontopediatria: como se preparar para atender o público infantil.

A odontopediatria é um ramo da odontologia de extrema importância, visto que qualquer tipo de experiência negativa em um consultório odontológico durante a infância, pode traumatizar uma pessoa para o resto da vida, fazendo com que ela desenvolva um medo incontrolável de sentar na cadeira do dentista.


Dito isso, um atendimento de qualidade, o que pode incluir bom humor e simpatia, podem colaborar para que a criança seja cuidadosa e atenta a sua higiene bucal pelo resto da vida.


Neste artigo, eu venho apresentar o que é a odontopediatria, e como preparar sua clínica odontológica para o atendimento do público infantil.


Leia também: Saiba como fazer uma anamnese de forma correta em 7 passos



O que é a odontopediatria?


A odontopediatria é o ramo da medicina dentária que se dedica à saúde oral de bebês, crianças e adolescentes, e tem como objetivo principal a realização de tratamentos preventivos, mas também curativos, para que a criança passe pelo período da adolescência e atinja a idade adulta com uma boca saudável, estética e funcional.


A odontopediatria se torna importante pelo acompanhamento da formação dentária a partir dos primeiros anos de vida da criança. Além de possuir uma relação muito próxima com a ortodontia, que cuida do alinhamento dos dentes do paciente.


É importante que o odontopediatra ensine os cuidados necessários com o dente da criança, apontando o que é mito e o que é verdade para os pais. Assim, um odontopediatra atua também na prevenção de problemas que podem surgir a partir da falta de cuidados nesses primeiros anos de vida.


Essa carreira demanda um alto comprometimento do profissional, dado o nível das responsabilidades atribuídas a ele.



Quem pode atuar na odontopediatria?


O dentista que quer orientar, prevenir e tratar problemas de saúde bucal em crianças pode se especializar em odontopediatria.


Esse profissional, além dos conhecimentos básicos de odontologia, precisa estar consciente que terá que lidar com o público infantil, o que muitas vezes vai incluir bebês. Por isso, algumas características se mostram essenciais para essa especialidade.


odontopediatra atendendo menina em seu consultório odontológico
Quem pode atuar na odontopediatria?

Ser paciente é extremamente importante. O profissional deve usar da paciência para realizar um tratamento de forma tranquila, segura e confortável para os pais e a criança. O odontopediatra precisa usar da arte de ensino para educar os pais e a criança em como cuidar da saúde bucal quando estiverem em casa.


Como esse é um ramo que também está em evolução, o profissional precisa estar se atualizando frequentemente, aprendendo novas técnicas, em especial aquelas que viabilizem um “tratamento rápido” e deixe a criança mais confortável.


Adotar uma postura firme, porém afetuosa é essencial para que o atendimento possa fluir de forma tranquila, instrutiva e agradável.