INSCREVA-SE PARA RECEBER NOVIDADES E CONTEÚDOS EXCLUSIVOS
arrow&v

ENVIADO!

  • Clinicorp

Tratamento com Alinhadores Ortodônticos Invisíveis: Como funciona?

Atualizado: Abr 27

Alinhadores Ortodônticos Invisíveis, são placas alinhadoras usadas em tratamentos odontológicos que visam a melhoria da saúde bucal e estética dos pacientes, através da correção no alinhamento da dentição.


Um dos efeitos da pandemia é uma maior preocupação das pessoas em relação ao autocuidado. Com isso, tem sido crescente a procura e o investimento em tratamentos que envolvam cuidados com a saúde e estética.


Na odontologia não foi diferente, e tem sido crescente a procura por tratamentos odontológicos, onde cada vez mais os pacientes buscam por procedimentos como, o uso de aparelhos ortodônticos para o realinhamento da dentição.


Dessa forma, muitos profissionais optam em trabalhar com os Alinhadores Ortodônticos Invisíveis, que são mais confortáveis e discretos para os pacientes e muito mais eficientes e vantajosos financeiramente para as clínicas odontológicas.


Essa tecnologia une os conhecimentos e experiência do ortodontista a softwares de planejamento digital e modelagem 3D. Isso permite que um novo tipo de tratamento seja ofertado aos seus pacientes, com um ótimo custo x benefício e resultados ainda mais satisfatórios.


Se você ainda não trabalha com esta tecnologia em sua clínica odontológica e quer saber mais, continue a leitura e confira todos os detalhes que envolvem os aparelhos ortodônticos invisíveis.


Neste artigo, você verá:



O que são os Alinhadores Ortodônticos Invisíveis?


Os alinhadores invisíveis são um dos muitos avanços tecnológicos da odontologia, que tornaram os tratamentos ortodônticos mais discretos esteticamente para quem busca um sorriso bonito e saudável.


Paciente colocando seu alinhador ortodôntico nos dentes
Alinhadores Invisíveis são uma opção de tratamento ortodôntico mais discreto esteticamente e confortável.

Quase que invisíveis, são uma opção mais confortável para tratamentos ortodônticos, e tem ganhado imensa popularidade, como uma alternativa ao aparelho fixo convencional, pois não possui bráquetes, fios e elásticos.


Em resumo, os alinhadores ortodônticos são uma lâmina de plástico termoformada sobre um modelo criado a partir de uma imagem digital da dentição do paciente e prototipada em uma impressora 3D.


A principal característica dos alinhadores ortodônticos é que eles possuem boa resistência e um comportamento elástico linear. Assim, eles são capazes de desempenhar as forças contínuas que são essenciais para que a dentição possa ser alinhada gradativamente.



Por que trabalhar com Alinhadores Invisíveis na sua clínica odontológica?


Muitos profissionais fazem este questionamento: por que trabalhar com alinhadores ortodônticos? Afinal, esse é um tratamento de valor maior que os convencionais, o que demanda um público com um maior poder aquisitivo.


Porém, poucos sabem que trabalhar com alinhadores é uma grande oportunidade para alavancar a carreira e o faturamento da sua clínica odontológica. E mesmo sendo um tipo de tratamento que vem ganhando muito espaço, ainda existem poucos profissionais especializados no assunto.


Por isso, vamos colocar aqui alguns motivos para você adotar esse tipo de tratamento na sua clínica odontológica:


Maior previsibilidade dos resultados:


A ortodontia digital oferece muitas ferramentas que facilitam o seu trabalho, e o tratamento com alinhadores invisíveis, é uma delas.


Pois, neste tipo de tratamento você conta com o planejamento digital que te permite fazer simulações de movimentações milimétricas nos dentes, avaliar, reavaliar, e definir todo tratamento antes mesmo de começar.


Essa é uma realidade que está ao seu alcance e que permite que você tenha muito mais previsibilidade sobre os resultados que serão alcançados com o tratamento.


Maior satisfação dos pacientes:


Os alinhadores são exatamente o tipo de tratamento que seus pacientes desejam. Isso porque eles oferecem alguns benefícios que são o seu grande diferencial, frente aos aparelhos fixos tradicionais, como:


1. São mais discretos esteticamente:


Por serem transparentes, os alinhadores têm uma característica especial de serem discretos, tendo total aceitação do paciente, que normalmente vê como incomodo os “acessórios” dos aparelhos fixos tradicionais.


2. São removíveis e confortáveis:


Utilizar um aparelho que seja removível, dá ao paciente a liberdade de retirá-lo na hora em que quiser, pois ele não possui braquetes colados aos dentes.


Essa facilidade oferece muito mais conforto e praticidade aos pacientes, principalmente na hora de se alimentar e realizar a higienização bucal e do aparelho.


3. Possibilidade de realizar mais procedimentos durante o tratamento:


Como o alinhador invisível é de fácil remoção, é possível que outros procedimentos, como o clareamento dental, sejam executados durante o tratamento.


Com o aparelho fixo, por exemplo, essa possibilidade é inviável, pois existem vários componentes fixos aos dentes que comprometem a execução de qualquer outro procedimento.


4. Facilidade de higiene e menor possibilidade de cáries e doenças periodontais:


Por não contar com braquetes colados aos dentes, que são um grande fator de retenção de placa, os alinhadores invisíveis proporcionam mais facilidade na higienização dos dentes.


O paciente pode removê-los, o que permite uma melhor escovação dos dentes, aplicação do fio dental e higienização das placas alinhadoras.


Paciente realizando a higienização do seu alinhador ortodôntico.
Alinhadores Invisíveis proporcionam mais facilidade na higienização dos dentes.

Esses são alguns dos benefícios que fazem com que o paciente se sinta mais confortável em realizar o tratamento com os alinhadores invisíveis e que podem ser um grande trunfo na hora de você realizar a venda dos mesmos.


Mais praticidade e economia de tempo:


Por ser um tratamento com consultas mais espaçadas e planejadas, é possível fazer o acompanhamento dos tratamentos à distância. Optar por um tratamento assim, é uma grande vantagem para o paciente, que não precisa se deslocar várias vezes ao consultório.


Outro diferencial é que o tempo de tratamento costuma ser menor com o alinhador ortodôntico transparente, o que atrai muito mais os pacientes que buscam uma solução discreta esteticamente e que, ao mesmo tempo, demande poucas idas ao seu consultório odontológico.


Assim também, com menos tempo dedicado a manutenções de aparelhos ortodônticos, é possível atender mais pacientes ou ainda dedicar mais tempo à gestão da sua clínica odontológica, que é um dos principais fatores do sucesso do seu negócio.



Quando optar pelo aparelho ortodôntico transparente?


Os alinhadores invisíveis são muito recomendados para correção de pequenos problemas no espaçamento e rotação dos dentes. Porém, em casos graves de apinhamento, mordida cruzada, entre outros, podem não ser tão efetivos, o que é determinado pela correta avaliação durante o diagnóstico.


É muito indicado também, para casos de pacientes que usaram o aparelho fixo por vários anos e regrediram. Como a necessidade de correção é pequena, é possível usá-lo de forma permanente sem afetar a autoestima do paciente.



Como trabalhar com Alinhadores Invisíveis com a Clinicorp


Realizar tratamentos ortodônticos com alinhadores invisíveis envolve algumas etapas, e elas são extremamente necessárias para que você tenha sucesso com os tratamentos.


Essas etapas vão desde o credenciamento e treinamento para que você esteja apto a realizar o planejamento, prescrever e executar esse tipo de tratamento, e até mesmo fazer o acompanhamento do tratamento a distância.


Algumas ferramentas podem ajudar você nesse processo. A seguir apresentamos todo o processo que compõem o tratamento ortodôntico com alinhadores invisíveis e como a Clinicorp ajuda você a otimizá-los.


1. Credenciamento


Para trabalhar com alinhadores ortodônticos, você deve ser um ortodontista credenciado junto a uma indústria fornecedora de alinhadores.


É através do credenciamento que você recebe todo o treinamento necessário para entender como realizar o diagnóstico, planejamento, prescrição dos setups e execução de tratamentos com alinhadores invisíveis.


2. Diagnóstico, Documentação e Prescrição do Tratamento

Sendo um ortodontista credenciado, chegou a hora de realizar o diagnóstico e a documentação do tratamento ortodôntico.


Após realizar o diagnóstico, que consiste em avaliar a dentição do paciente e determinar qual o tipo de tratamento adequado para o caso, você deve reunir a documentação ortodôntica digital, composta por:


  • Fotos intra e extra orais;

  • Radiografia panorâmica;

  • Telerradiografia;

  • Escaneamento digital do paciente em arquivo STL.


Esses documentos são essenciais para que a fornecedora dos alinhadores consiga elaborar os setups que servem de base para a fabricação das placas transparentes alinhadoras.


A Clinicorp conta com a funcionalidade de diagnóstico digital para você fotografar, planejar e documentar todos os tratamentos dos seus pacientes, com suporte a arquivos STL, proporcionando um planejamento muito mais preciso e eficiente dos seus tratamentos. Veja mais neste vídeo:



Feito todo o processo de documentação e planejamento do tratamento, você deve realizar a prescrição do tratamento, junto à fornecedora, para que eles desenvolvam o setup ou planejamento digital.


A Clinicorp, conta ainda, com uma funcionalidade exclusiva que oferece acesso ao e-commerce de marcas parceiras como LineaAlign, OrthoAligner e OrtoCad para que você possa fazer todas essas etapas de diagnóstico, planejamento e prescrição do setup sem sair da nossa plataforma.


3. Realização do Planejamento Virtual (Setup)


O planejamento virtual do tratamento recebe o nome de Setup. Em um software, a indústria fornecedora realiza a simulação das movimentações necessárias para o alinhamento dos dentes.


Para a construção desse planejamento virtual, é necessária toda a documentação ortodôntica do paciente com o escaneamento intraoral do paciente, enviados pelo dentista.


É nessa etapa de planejamento virtual que se define também, quantas placas serão necessárias, o formato de cada uma e a sua função dentro do tratamento.


Como citamos acima, você pode fazer todo o encaminhamento da documentação, prescrição e acompanhamento diretamente pela plataforma Clinicorp.


Com a Clinicorp, por exemplo, você pode realizar todo o plano de tratamento de forma digital pelo sistema, e manter tudo anexo à ficha clínica do paciente. Tudo com muito mais qualidade, eficiência e organização.


4. Aprovação do Setup


Após desenvolverem o setup, a empresa fornecedora envia esse planejamento ao ortodontista, solicitando a avaliação e validação do mesmo.


Essa avaliação e aprovação do setup é uma etapa muito importante para que você avalie se o planejamento virtual dos alinhadores corresponde com o seu planejamento do tratamento, para que os resultados desejados sejam obtidos de forma correta.


5. Pedido e produção das Placas Alinhadoras:


Após a aprovação do setup, você deve realizar o pedido das placas alinhadoras no e-commerce da fornecedora. Mais uma vez, a Clinicorp é sua aliada, disponibilizando a facilidade de que você faça essa solicitação diretamente pela nossa plataforma, basta assim como nas etapas anteriores, acessar nossa plataforma exclusiva.


6. Execução e acompanhamento do tratamento:

.

Após os alinhadores invisíveis serem fabricados, chegou a hora de entregá-lo ao paciente e dar início ao acompanhamento do tratamento para que os resultados ideais sejam atingidos.


Paciente recebendo seu aparelho alinhador ortodôntico.
Dê informações detalhadas ao paciente em relação ao uso, remoção e higiene dos alinhadores.

Nessa etapa é muito importante que você dedique um tempo especial para realizar a entrega das placas ao paciente, pois ali é a materialização de todo o processo pelo qual ele vem pagando.


Passe de forma detalhada todas as informações em relação ao uso, remoção e higiene dos alinhadores para que o andamento do tratamento seja feito de forma correta. E procura, mesmo que a distância, realizar um bom acompanhamento do tratamento.


Para uma gestão completa e automatizada dos seus tratamentos de alinhadores, conte com o software de gestão da Clinicorp, nele você tem:


  • Prontuário Digital do Paciente;

  • Diagnóstico Digital com suporte para fotos e arquivos STL;

  • Ferramenta de Planejamento Digital de Alinhadores;

  • Integração com as plataformas das indústrias parceiras;

  • App do paciente, para acompanhamento a distância, com notificação sobre as trocas dos alinhadores e possibilidade de selfie para avaliação do dentista.


Saiba mais sobre todas essas ferramentas exclusivas e comece agora mesmo a trabalhar com o Planejamento Digital de Tratamento com Alinhadores Invisíveis Clinicorp.


150 visualizações
  • Suporte 3
  • Comercial
  • whatsapp2