Como aumentar a taxa de conversões de orçamentos odontológicos?

Atualizado: 26 de nov. de 2021

Você já ouviu falar na taxa de conversão de orçamentos odontológicos? Certamente sim. E mesmo que não se lembre agora, ela está presente frequentemente na rotina do seu consultório. Ela é, inclusive, uma das taxas que mais impactam na lucratividade do seu negócio.


homem e mulher assinando documentos em um consultório odontológico
Veja como aumentar a taxa de conversões de orçamentos odontológicos.

No momento em que você apresenta o plano de tratamento ao seu paciente, está aberta uma importante fase de negociação. Ao final dela, você poderá alcançar um desses resultados: adesão do paciente ao plano de tratamento, que é a resposta positiva, ou uma resposta negativa.


Existe uma importante equação que quantifica o seu percentual de respostas positivas, ou seja, pacientes que escolhem se tratar na sua clínica odontológica. Essa equação nos leva a um resultado conhecido como taxa de conversão de orçamentos odontológicos.


A taxa de conversão de orçamentos odontológicos, em poucas palavras, é o indicador de desempenho que mostra o quão efetivo você é na negociação dos seus orçamentos, referentes a tratamentos odontológicos. Logo, quanto mais próxima de 100% ela for, mais a sua clínica odontológica irá faturar.


Agora, antes de falarmos em como melhorar a performance de conversão da sua clínica, vamos entender como se calcula a taxa de conversão de orçamentos odontológicos.


O primeiro passo é, mensalmente, anotar quantas novos orçamentos foram realizados na sua clínica. Se a sua clínica odontológica possui mais de um profissional, é interessante separar as anotações de forma individual.


O próximo dado necessário para a equação é a quantidade mensal de fechamentos, ou seja, a quantidade de pessoas que aceitaram o seu plano de tratamento.


Agora, com esses dados em mãos, a divisão entre o total de pessoas que aceitaram o seu plano de tratamento sobre o número de orçamentos gerados na sua clínica, te dará a sua taxa de conversão de orçamentos odontológicos.


Vou te mostrar um exemplo muito simples:


  • Mês: Julho de 2021

  • Total de Orçamentos do Dr. João: 45

  • Total de Fechamentos: 32

  • Fórmula da Taxa de Conversão: (Total de Orçamentos / Total de Avaliações) * 100

  • Cálculo da Taxa de Conversão do Dr. João: (32 / 45) * 100 → 70%


Em nosso exemplo, o Dr. João converteu 70% dos orçamentos em casos tratados durante o mês de julho. Ou seja, grande parte dos pacientes têm sido receptivos às suas propostas de tratamento.


Leia também: Contabilidade para Dentistas: organizando a gestão financeira da sua clínica



Por que a taxa de conversão de orçamentos odontológicos é importante


A taxa de conversão de orçamentos odontológicos é importante porque ajuda a mensurar a capacidade de negociação dos profissionais da sua clínica odontológica. Mas não é só isso.


Uma baixa taxa de conversão pode demonstrar várias coisas, como erros na comunicação da clínica que acaba atraindo um tipo de paciente diferente do seu público-alvo, mostra também qual o profissional tem a menor taxa de fechamento, mostra que talvez sua tabela de preços esteja desatualizada, entre outros fatores.