
Como aumentar a taxa de conversões de orçamentos odontológicos?
Atualizado: 26 de nov. de 2021
Você já ouviu falar na taxa de conversão de orçamentos odontológicos? Certamente sim. E mesmo que não se lembre agora, ela está presente frequentemente na rotina do seu consultório. Ela é, inclusive, uma das taxas que mais impactam na lucratividade do seu negócio.

No momento em que você apresenta o plano de tratamento ao seu paciente, está aberta uma importante fase de negociação. Ao final dela, você poderá alcançar um desses resultados: adesão do paciente ao plano de tratamento, que é a resposta positiva, ou uma resposta negativa.
Existe uma importante equação que quantifica o seu percentual de respostas positivas, ou seja, pacientes que escolhem se tratar na sua clínica odontológica. Essa equação nos leva a um resultado conhecido como taxa de conversão de orçamentos odontológicos.
A taxa de conversão de orçamentos odontológicos, em poucas palavras, é o indicador de desempenho que mostra o quão efetivo você é na negociação dos seus orçamentos, referentes a tratamentos odontológicos. Logo, quanto mais próxima de 100% ela for, mais a sua clínica odontológica irá faturar.
Agora, antes de falarmos em como melhorar a performance de conversão da sua clínica, vamos entender como se calcula a taxa de conversão de orçamentos odontológicos.
O primeiro passo é, mensalmente, anotar quantas novos orçamentos foram realizados na sua clínica. Se a sua clínica odontológica possui mais de um profissional, é interessante separar as anotações de forma individual.
O próximo dado necessário para a equação é a quantidade mensal de fechamentos, ou seja, a quantidade de pessoas que aceitaram o seu plano de tratamento.
Agora, com esses dados em mãos, a divisão entre o total de pessoas que aceitaram o seu plano de tratamento sobre o número de orçamentos gerados na sua clínica, te dará a sua taxa de conversão de orçamentos odontológicos.
Vou te mostrar um exemplo muito simples:
Mês: Julho de 2021
Total de Orçamentos do Dr. João: 45
Total de Fechamentos: 32
Fórmula da Taxa de Conversão: (Total de Orçamentos / Total de Avaliações) * 100
Cálculo da Taxa de Conversão do Dr. João: (32 / 45) * 100 → 70%
Em nosso exemplo, o Dr. João converteu 70% dos orçamentos em casos tratados durante o mês de julho. Ou seja, grande parte dos pacientes têm sido receptivos às suas propostas de tratamento.
Leia também: Contabilidade para Dentistas: organizando a gestão financeira da sua clínica
Por que a taxa de conversão de orçamentos odontológicos é importante
A taxa de conversão de orçamentos odontológicos é importante porque ajuda a mensurar a capacidade de negociação dos profissionais da sua clínica odontológica. Mas não é só isso.
Uma baixa taxa de conversão pode demonstrar várias coisas, como erros na comunicação da clínica que acaba atraindo um tipo de paciente diferente do seu público-alvo, mostra também qual o profissional tem a menor taxa de fechamento, mostra que talvez sua tabela de preços esteja desatualizada, entre outros fatores.