Odontograma: entenda a importância dessa ferramenta na odontologia

Atualizado: 26 de out. de 2021

O odontograma oferece mais segurança e tranquilidade aos pacientes e melhores condições de trabalho aos dentistas. Entretanto, muitos profissionais ainda têm dúvidas em relação aos modelos mais utilizados e ao correto preenchimento do mesmo.


odontograma anatômico representando a arcada dentária de um paciente
O odontograma é uma representação gráfica da arcada dentária do paciente.

O odontograma é uma das ferramentas mais utilizadas na rotina de atendimentos odontológicos, e embora seja algo indispensável, pois orienta o dentista garantindo que nada seja esquecido entre uma consulta e outra, é também um recurso trabalhoso de lidar.


Entretanto, ele é essencial para oferecer mais qualidade de atendimento aos pacientes de uma clínica odontológica. Afinal, é no odontograma onde todos os tratamentos odontológicos aos quais o paciente já foi submetido ao longo de sua vida ficam registrados.


E se você ainda não conhece essa ferramenta ou possui dúvidas sobre o tema, acompanhe este conteúdo até o final. Irei falar sobre o que é o odontograma, os principais tipos, como preenchê-lo corretamente e qual as melhores ferramentas disponíveis.


Leia também: Como otimizar o cadastro de pacientes da sua clínica odontológica



O que é um odontograma?


O odontograma, também conhecido como carta dentária ou diagrama dental, é um diagrama gráfico onde é feita a demarcação de todos os dentes da arcada dentária superior e inferior do paciente. Para facilitar a interpretação, os dentes podem ser identificados através do sistema de numeração universal dos dentes ou letras maiúsculas.


É no odontograma onde o dentista detalha quantos dentes dessíduos ou permanentes o paciente possui, quais deles já foram tratados, se ele faz uso de próteses odontológicas, entre outros dados importantes para o diagnóstico e tratamento. Dessa forma, o profissional pode estabelecer comparações entre o estado bucal atual e o registrado em consultas anteriores.


Em resumo, o odontograma é uma ferramenta fundamental para o controle dos tratamentos odontológicos. Enquanto os diagnósticos por imagem orientam o dentista quanto a dados mais complexos, o diagrama dental é a documentação odontológica inicial, contendo uma descrição da situação em que se encontra cada elemento dentário.



Por que utilizar o odontograma? Conheça os benefícios


O odontograma é uma ferramenta indispensável na rotina do dentista, pois ele contém informações essenciais para garantir a qualidade e segurança do tratamento odontológico. Entretanto, ele oferece inúmeros outros benefícios, como:


Visão geral do paciente


Como o odontograma é uma representação gráfica dos dentes do paciente, onde é possível visualizar a posição deles e registrar informações detalhadas sobre cada elemento, o profissional tem uma visão mais precisa do estado de saúde bucal do paciente.


Mais precisão e segurança no tratamento


Por ser um recurso de representação gráfica, o odontograma acaba poupando tempo no momento do diagnóstico e facilitando o planejamento de casos. Dessa forma, o dentista tem mais precisão e certeza na hora de definir os melhores métodos a serem utilizados no tratamento do paciente.


Melhor entendimento do paciente quanto sua própria situação bucal


Outro benefício ligado ao aspecto do registro gráfico dos dentes, é a maior facilidade que o dentista tem em explicar o diagnóstico e plano de tratamento aos pacientes. Com o uso do odontograma fica mais simples ilustrar a situação bucal dele e quais serão os resultados obtidos com o tratamento odontológico.


Evita problemas judiciais