top of page

Vendas na odontologia: como potencializar o funil da clínica e manter o ticket alto

As vendas na odontologia são cruciais para você continuar crescendo e expandindo sua clínica, por isso, descubra como potencializar seu processo de vendas e manter o ticket da sua clínica nas alturas.

Venda odontologia. Dentista gestor de clínica com funil de vendas ao fundo laranja pensando em como manter o ticket alto e aumentar as vendas na odontologia.
Aumente seu suas vendas na odontologia e tenha um ticket alto com a Clinicorp

O mercado da odontologia no Brasil é altamente competitivo. Até o momento de produção deste blog, o Conselho Federal de Odontologia aponta que existem cerca de 396.190 dentistas atuando em todo o país.


Em meio a essa concorrência acirrada, destacar-se entre tantos profissionais pode ser um desafio. Para fazer isso e atrair um número significativo de pacientes, além de oferecer serviços de qualidade, é necessário implementar estratégias eficientes de vendas na odontologia.


Hoje, graças a tecnologia, existem inúmeros recursos para te auxiliar nessa tarefa. Um software odontológico se torna uma ferramenta indispensável para você aprimorar sua gestão, assim como direcionar e otimizar o seu processo de vendas, garantindo uma abordagem eficaz e focada na conversão de pacientes em clientes.


Sabemos que pode ser uma tarefa complicada gerenciar uma clínica, atender pacientes e ficar responsável por outras áreas do seu negócio. Para te ajudar com isso, nós preparamos esse conteúdo que vai ser a chave para aumentar suas vendas na odontologia e lucrar ainda mais.


Neste blog você verá:

Boa leitura!



A importância das vendas na odontologia


As vendas cumprem um papel vital na sua clínica, afinal, o seu sucesso e crescimento dependem delas. Conseguindo aumentar as vendas na odontologia, você verá uma série de mudanças na sua clínica, desde o aumento de receita até a elevação do seu ticket médio.


Aumentando a sua receita, consequentemente terá um fluxo de caixa maior, com isso, poderá investir em sua clínica, seja adquirindo equipamentos tecnológicos, capacitando sua equipe ou investindo onde é necessário. Isso vai mostrar aos seus pacientes que você está sempre em busca de oferecer o melhor atendimento. Como resultado, os níveis de satisfação e fidelização crescerão junto.


Empenhar-se em aumentar suas vendas na odontologia também vai ser fundamental para fortalecer sua imagem no mercado. Uma clínica que se destaca nas vendas é vista como referência, transmitindo confiança e profissionalismo.


O atendimento de qualidade, a abordagem consultiva e o foco na satisfação do paciente ajudam a construir uma imagem positiva para a clínica. Isso não apenas atrai mais pacientes, mas também vai gerar recomendações e indicações de pessoas satisfeitas com o serviço prestado.


O que é um funil de vendas


Um funil de vendas é uma representação visual do processo de vendas, que engloba todas as etapas pelas quais um cliente em potencial passa até se tornar um paciente.


O funil é composto por diferentes estágios, desde o primeiro contato do cliente até o fechamento da venda e o acompanhamento pós-venda. É importante entender cada etapa do funil para otimizar o processo de vendas e maximizar os resultados.


Como funciona o funil de vendas em uma clínica odontológica


O funil de vendas é uma estratégia utilizada em diversas áreas de vendas, inclusive na odontologia. Resumidamente, é um processo estruturado que tem como objetivo conduzir o potencial paciente desde o primeiro contato até a efetivação da venda e, posteriormente, à fidelização.


Cada etapa do funil de vendas possui suas características específicas e requer abordagens adequadas para maximizar as chances de conversão. Nos tópicos a seguir você vai entender de forma detalhada como funciona o funil de vendas em uma clínica odontológica.


Captação


Esta é a primeira etapa e é onde você vai atrair potenciais pacientes para a sua clínica, isso pode ser feito por meio de diversas estratégias, como por exemplo, o marketing digital. Segundo um estudo do banco Statista, aponta que até 2026, cerca de 87% dos brasileiros serão usuários de alguma rede social, somando cerca de 185 milhões de pessoas.


Isso mostra como as redes sociais são ótimas ferramentas para você turbinar a sua clínica e aumentar suas vendas na odontologia.


Um CRM para dentistas vai te ajudar nesse processo, atuando como um funil de campanha intuitivo. Ele permite visualizar todo o processo de conversão do agendamento da consulta à aprovação do orçamento. Isso facilita o acompanhamento da eficácia do marketing e identifica áreas para melhorar a conversão de leads em pacientes fidelizados.


O CRM permite uma gestão mais eficiente do relacionamento com os pacientes, analisando dados e tomando decisões estratégicas para maximizar a conversão e a fidelização.


Saiba mais sobre o CRM para dentistas da Clinicorp assistindo ao vídeo abaixo:


Agendamento


Após captar a atenção dos potenciais pacientes, é necessário facilitar o agendamento de consultas. Disponibilize canais de comunicação eficientes, como um sistema online de agendamento ou um número WhatsApp dedicado a isso.


Certifique-se de que o processo de agendamento seja rápido, simples e conveniente para o paciente, proporcionando uma excelente experiência desde o primeiro contato.


A Clinicorp possui o recurso de Agendamento Online, ele permite que pessoas interessadas em seus serviços, agendem uma consulta sem a necessidade de entrar em contato com algum atendente ou ir até à sua clínica. Outra vantagem desta ferramenta é que você pode automatizar esse serviço utilizando um chatbot integrado ao nosso software odontológico.



Negociação


Na etapa de negociação, é importante estabelecer uma comunicação efetiva com seus pacientes, compreender suas necessidades e oferecer soluções adequadas. Explique detalhadamente os procedimentos e tratamentos disponíveis, busque esclarecer todas as dúvidas dos seus pacientes.


Além disso, aponte os benefícios dos serviços odontológicos oferecidos pela clínica, enfatizando a qualidade, a experiência da equipe e a utilização de tecnologias avançadas.


Nós temos funcionalidades que podem ser poderosas aliadas para te ajudar a apresentar um tratamento, por exemplo, a Ficha Ortodôntica Digital da Clinicorp, assista o vídeo abaixo.


Fechamento


No momento do fechamento da venda, é importante criar um senso de urgência e incentivar o paciente a tomar uma decisão, reforce os benefícios que cada tratamento traz ao paciente, assim como os riscos que ele pode correr se optar por não realizá-lo.


Ofereça vantagens exclusivas, como descontos especiais para fechamento imediato ou a disponibilidade de horários convenientes ao paciente.


É importante também oferecer diversas formas de pagamento aos pacientes, assim, eles poderão escolher a opção mais conveniente para eles, isso será fundamental para você fechar uma venda e converter ainda mais orçamentos.



Pós-venda


O relacionamento com um paciente não chega ao fim quando ele sai da sua clínica satisfeito com o resultado do procedimento. O pós-venda é uma etapa que não deve ser subestimada e serve para fortalecer o relacionamento com o paciente e garantir sua satisfação contínua.


Realize um acompanhamento atencioso, entre em contato para verificar como está sendo a experiência pós-tratamento e esteja disponível para esclarecer qualquer dúvida ou fornecer suporte adicional. A satisfação do paciente pode levar a indicações e a fidelização, aumentando a reputação e o sucesso da clínica.


A Clinicorp possui a Central de Relacionamento com o Cliente (CRC), ela te auxilia na gestão dos pacientes, proporcionando uma melhor interação com eles. Assista o vídeo e conheça essa ferramenta.


Trabalhe com um ticket alto e aumente sua percepção de valor


O "ticket alto" refere-se a serviços com preços acima da média do mercado em um determinado nicho. Essa expressão está relacionada à visão que seus pacientes têm do seu atendimento, considerando fatores como percepção de valor, qualidade, benefícios e confiabilidade, indo além do preço elevado.


Ao planejar-se para trabalhar com um ticket médio mais alto, sua clínica poderá oferecer serviços odontológicos mais sofisticados e soluções customizadas para atender às necessidades específicas de cada paciente.


Procedimentos de reabilitação oral, grandes cirurgias e procedimentos estéticos orofaciais avançados são alguns exemplos que podem agregar muito valor aos seus serviços.


Inclusive, os benefícios são mútuos, pois você e seus pacientes saem ganhando, como a construção de relacionamentos duradouros, confiança e fidelidade. Sua clínica se torna uma referência de excelência, atraindo um público qualificado e disposto a investir em sua saúde bucal.


Para esse tipo de modelo de negócios, você deve proporcionar um atendimento diferenciado e um investimento maior, pois os clientes estarão dispostos a pagar mais por um serviço de qualidade superior.


É comum encontrar clínicas que se especializam em um determinado segmento, como ortodontistas que são especialistas em alinhadores estéticos, como o Invisalign. Ao se especializar numa área, você se destaca em seu mercado e é reconhecido como referência na área.


No entanto, é importante estar preparado para lidar com alguns desafios. A inadimplência ou a perda de um paciente terão um impacto mais significativo em seu negócio, visto que o número de atendimentos é reduzido, porém, mais custoso.


Por isso, é fundamental contar com ferramentas eficientes, como a régua de cobrança Clinicorp, para garantir um fluxo de caixa saudável e minimizar riscos.

Confira o vídeo do nosso CEO, o Dr. Caio Carinhena explicando como você pode se proteger da inadimplência utilizando essa ferramenta.


Converta mais vendas com o software odontológico Clinicorp


A Clinicorp é o software odontológico mais completo do mercado e possui todas as ferramentas necessárias para potencializar suas estratégias de vendas na odontologia.


Nosso sistema possui diversas integrações, automações de processos e unificação de informações que vão facilitar a conversão de vendas na sua clínica odontológica.


A Agenda Inteligente possibilita a categorização dos profissionais e de seus tratamentos por cores, além de permitir criar marcadores personalizados para cada paciente, permitindo um atendimento especial. Essa ferramenta também simplifica a visualização e mantém os profissionais atualizados sobre todos os eventos na clínica.


Utilizando os Planos de Recorrência da Clinicorp tanto sua clínica quanto seus pacientes serão beneficiados. Com ele é possível obter maior previsibilidade financeira, acompanhando o faturamento previsto mês a mês e evitando oscilações drásticas no fluxo de caixa. Além disso, a diversificação dos meios de pagamento oferece comodidade aos pacientes, aumentando as suas vendas na odontologia.


Clique no link e conheça todas as outras ferramentas disponíveis em nosso sistema que vai turbinar o Marketing e Vendas da sua clínica.


Conclusão


As vendas na odontologia desempenham um papel fundamental no sucesso de uma clínica. Ao potencializar o funil de vendas, é possível atrair um maior número de pacientes, aumentar o ticket alto e garantir a sustentabilidade do seu negócio a longo prazo.


Para alcançar esses objetivos, é essencial utilizar estratégias eficientes em cada etapa do funil, valorizando a qualidade dos serviços oferecidos e aproveitando as vantagens que um software odontológico possui.


Investir em um software odontológico vai transformar toda a sua clínica, otimizando processos que vão desde a captação e fidelização de pacientes até gestão contábil e financeira. Se você ainda não é cliente Clinicorp, assine agora mesmo o software odontológico mais completo do Brasil, e junte-se aos mais de 57 mil usuários do nosso sistema!


146 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page