top of page

Dia do Dentista: qual a data correta, sua origem e sua história?

O dia do dentista é uma data muito especial, afinal esse profissional é responsável por todos os cuidados com o nosso sorriso, que vão muito além da estética da nossa boca e autoestima, estando também ligados a prevenção de diversas doenças.

Dia do dentista. Dentista sorridente enquanto explica a higiene dental adequada ao paciente segurando amostra de mandíbula humana
Dia do Dentista: conheça melhor essa data.

A profissão de dentista, regulamentada pela lei, é algo “novo” quando comparado ao período em que suas primeiras práticas foram registradas na história. Os primeiros registros desta ocupação remonta ao Egito antigo, por volta de 3.700 antes de Cristo, tendo o termo “dentista” tornado-se sinônimo da profissão somente em 1363, na França.

Atualmente, o Brasil representa 19% do total de dentistas em todo o mundo. Esse número, se comparado ao padrão estipulado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que recomenda que haja 1 dentista para cada 1.500 habitantes, mostra que estamos bem acima da média, com 1 profissional para cada 574 habitantes.

Porém, existe uma grande dúvida sobre quando realmente deve ser comemorado o dia do dentista, alguns dizem que deve sr comemorado dia 03 de outubro e outros, dia 25 de outubro.

Já sabia sobre essa dúvida? Sabe qual a data correta?

Se ainda não, preparamos neste artigo, uma viagem pela história dessa data, tanto no mundo, como no Brasil, com dados, curiosidades e toda a importância que o ofício merece para celebrarmos a importância do dia do dentista.

Neste blog você verá:

Acompanhe!

Dia do dentista: qual a data correta e como surgiu?

O dia do dentista é uma data mundialmente celebrada no dia 3 de outubro, porém, no Brasil, o dia 25 do mesmo mês, é a data correta para celebrar o dia do dentista brasileiro. A segunda celebração desta data surgiu no Brasil para homenagear o decreto nº 9.311, de 25 de outubro de 1884, que institui os primeiros cursos de odontologia no nosso país.

Historicamente, não existe um consenso para a razão de 3 de outubro ser a data mundial para o dia do dentista, mas acredita-se que está relacionada ao surgimento da University of Maryland School of Dentistry, em Baltimore nos EUA, fundada no dia 3 de outubro de 1840.


Dia do dentista no Brasil


No Brasil, o Conselho Federal de Odontologia (CFO) oficializou em 1964, por meio da Lei Nº 4.324 de 14 de abril, do mesmo ano, o dia 25 de outubro como a data nacional de comemoração do dia do dentista.

Este dia foi escolhido como uma homenagem ao decreto que regulamentou, no ano de 1884, os primeiros cursos de graduação em odontologia no Brasil, realizados inicialmente nos estados do Rio de Janeiro e Bahia.


Dia do dentista ao redor do mundo


O dia mundial do dentista é celebrado no dia 3 de outubro, como vimos anteriormente, porém, em alguns países, especialmente os de origem católica, o dia do dentista é celebrado em 9 de fevereiro, para homenagear a santa Apolônia, padroeira das dores de dente.

Outro país que tem uma tradição um pouco diferente do resto do mundo, é a China, que celebra o "Love Teeth Day", em 20 de setembro, como forma de incentivar a população a buscar o profissional da odontologia e garantir uma boa política de saúde bucal pública.

História da Odontologia

Os primeiros registros históricos relacionados à odontologia são datados em 3.700 anos a.C, e mencionam dores de dentes e feridas na gengiva. Na antiga Mesopotâmia, foram encontrados relatos de 3.300 a.C. que descrevem o que parece ser um processo cirúrgico na mandíbula de um paciente.

A seguir, vamos entender mais alguns fatos históricos bem interessantes dessa profissão:


Odontologia como profissão


Vários séculos correram nas areias do tempo até que a odontologia passou a ser reconhecida como uma profissão. Foi no ano de 1363, em Avignon, na França, onde se utilizou pela primeira vez o termo “dentista” para definir uma pessoa responsável por extrair dentes, geralmente apodrecidos e que provocavam dores.

Finalmente, após anos da prática do ofício e com o aperfeiçoamento de diversas ferramentas de extração dentária, chegamos ao século XVIII, onde estudos sobre “a nova odontologia” passaram a ser publicados.

Tudo começou em 1728, com Pierre Fauchard, hoje considerado o “pai da odontologia moderna” e seu “Tratado dos dentes para cirurgiões-dentistas”, onde descreve a anatomia oral, técnicas para remover cáries e restaurações, entre outras técnicas.

Após esses, diversos outros estudos vieram para revolucionar a odontologia, como os de Claude Mouton em 1746, que publicou a primeira pesquisa relacionada à prótese dentária, ou os de Henry Louis de L'écluse, que em 1754 criou uma técnica para extração dos terceiros molares inferiores.


Primeira faculdade de odontologia


Todos os estudos publicados no século XVII, possibilitaram que a odontologia crescesse cada vez mais como ciência e como profissão, mas foi em um marco histórico, que hoje é celebrado o dia do dentista, que surgiu a primeira faculdade de odontologia do mundo.

Em 3 de outubro de 1840, um ato instituído na assembleia geral no estado de Maryland, EUA, reconheceu a Baltimore College of Dental Surgery, comandada pelos doutores Horace H. Hayden e Chapin A. Harris, como uma instituição de graduação independente, que seria conhecida como a primeira faculdade de odontologia do mundo.

Na época em que surgiu a faculdade de Baltimore, existiam aproximadamente trezentos profissionais na área da odontologia, dentre eles dentistas treinados e científicos. Os que praticavam o ofício de remover dentes podres, pois no período ainda não se falava de prevenção, eram operadores relativamente destreinados.


A democratização da Odontologia


No início dos anos de 1810, houveram os primeiros relatos de usos de “cadeiras de dentista”, acessórios mais confortáveis e com uma bandeja de instrumentos acoplada à sua lateral. A chegada do século XX, trouxe a odontologia para um novo patamar, deixando para trás a ideia apenas de cura, trazendo agora a possibilidade de prevenir doenças.

Foi o surgimento de faculdades de odontologia e a percepção da humanidade de que a prevenção também faz parte da saúde bucal, que trouxeram a odontologia ao nível que estamos nos dias de hoje, como uma das profissões mais renomadas do mundo todo.

Conclusão

O dia do dentista é uma data muito importante, não apenas para celebrar uma profissão, mas também para nos lembrar do quanto a ciência e os cuidados com a saúde bucal evoluíram graças à odontologia, pois hoje a prevenção pode evitar diversas doenças.

A odontologia, seja como ofício ou profissão, nos acompanha em todos os momentos de nossas vidas, no início dela, com a odontopediatria, ou através do tempo. Estas são apenas algumas das variadas razões pelas quais se celebra o dia do dentista.

Para você, profissional da área, obrigado pelo trabalho essencial que você exerce na sociedade e na vida de cada paciente.

Clique no link e saiba mais sobre o Clinicorp, o software odontológico líder de mercado, que tem auxiliado dentistas de diversas áreas a aplicar uma gestão mais organizada e a aumentar seus rendimentos.

520 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page