top of page

Certificado digital e assinatura digital: entenda as diferenças e como usar na clínica odontológica

Entenda a diferença entre certificado digital e assinatura digital. Saiba também como emitir o certificado digital com a Clinicorp, o software odontológico mais completo do mercado.

Diferença entre certificado digital e assinatura digital. Um certificado com símbolos que remetem a segurança, agilidade e redução de custos para uma clínica.
Entenda a diferença entre certificado digital e assinatura digital e utilize na sua clínica

O avanço da tecnologia e a digitalização dos processos possibilita que gestores de clínicas odontológicas estejam sempre se atualizando e oferecendo as melhores práticas para garantir mais qualidade e segurança aos seus pacientes em todas as etapas de um atendimento.

O uso de papel e assinaturas manuais em documentos é algo que vem perdendo a força por se tratar de uma tarefa burocrática, custosa e que dificulta o andamento de um atendimento, uma vez que exige as pessoas estarem presentes fisicamente.

O certificado digital surge como uma ferramenta fundamental para dentistas, por proporcionar autenticidade, confiabilidade e validade jurídica em suas transações eletrônicas.

De acordo com a tabela do Instituto de Tecnologia e Informação (ITI), o uso de certificados digitais tem crescido constantemente. Entre 2018 e 2022, o número quase dobrou no Brasil, indo de 4.4 milhões para 8.4 milhões de certificados digitais emitidos. Já os certificados ativos foram de 1.7 milhão em 2021 para 6 milhões em 2022.

Esses dados mostram a efetividade e a importância deste documento para o mercado, inclusive a sua clínica. Por isso preparamos esse blog que vai explicar em detalhes o que é um certificado digital e como ele se diferencia da assinatura digital, assim como seus benefícios para dentistas e como você pode emitir esse documento de forma prática e segura com o auxílio da Clinicorp.

Não deixe de conferir!

Neste blog você verá:

O que é um certificado digital

De forma simples, pode-se explicar que o certificado digital é uma identidade eletrônica, podendo ser chamado de e-CPF ou e-CNPJ. Dentro deste documento estão inseridas informações como nome, CPF ou CNPJ, e-mail, identidade civil, período de validade e principalmente a assinatura da Autoridade Certificadora, que ao decorrer do texto você entenderá do que se trata.

Um documento que possua assinatura com um certificado digital possui a mesma autenticidade e validade jurídica que um documento assinado em papel, tendo o mesmo peso perante a lei.

No mundo da odontologia, um e-CPF ou e-CNPJ se torna essencial pois vai permitir a assinatura digital de uma série de documentos e segundo o próprio Diretor-presidente do ITI, Carlos Fortner, esse recurso é um exemplo claro de como a tecnologia pode transformar a forma que um dentista trabalha.

O seu certificado digital deve ser emitido por Autoridade Certificada (AC). Antes de escolher a AC para emitir seu documento você precisa garantir que ela seja confiável, para isso, deve fazer parte da ICP-Brasil, que é o sistema nacional de certificação digital. Se a resposta for sim, você pode confiar nesta AC, ela possui validade jurídica e você pode emitir o seu documento com ela.


Qual a diferença entre certificado digital e assinatura digital?


Antes de qualquer coisa, é importante destacar que ambos os recursos são elementos fundamentais para a validação de documentos no meio digital, mas desempenham papéis distintos e complementares.


O que acontece é que devido ao uso da palavra "digital" em ambos os termos, é comum ocorrer confusão entre suas definições ou até mesmo a crença equivocada de que se tratam da mesma coisa.


Essas tecnologias são responsáveis por assegurar que os documentos sejam autênticos e não sofram qualquer tipo de alteração. Em outras palavras, a assinatura e o certificado digital são elementos essenciais para garantir a confiabilidade de processos realizados no contexto digital.


Vamos entender um pouco mais sobre a diferença entre certificado digital e assinatura digital.


Certificado Digital: Identidade Eletrônica


O certificado digital é essencialmente uma identidade eletrônica, funcionando como uma espécie de carteira de identidade digital para indivíduos ou empresas. Ele desempenha um papel crucial na autenticação e na garantia da identidade das partes envolvidas em transações online, eliminando a necessidade de interações presenciais.


Um certificado digital é obtido por meio de uma Autoridade de Certificação(AC) e é uma representação eletrônica da sua identidade legal. É uma ferramenta que confere agilidade, praticidade e segurança às suas atividades online.


Além de ser usado para assinar documentos digitalmente com validade jurídica, ele também permite o acesso a serviços eletrônicos de órgãos governamentais, como a Receita Federal e sistemas judiciais.


Assinatura Digital: Validade e Integridade


A assinatura digital é uma técnica criptográfica que está diretamente relacionada ao certificado digital. Ela é usada para validar a autenticidade e a integridade de mensagens, softwares ou documentos digitais.


A principal função da assinatura digital é assegurar que um documento eletrônico não foi adulterado durante a transmissão e que a identidade do remetente é legítima.


Em comparação com outras formas de assinatura eletrônica, a assinatura digital é especialmente útil para documentos compartilhados na internet.


Ela oferece autenticidade, integridade e não repúdio. Ou seja, verifica se o conteúdo do documento não foi violado, se os dados permaneceram íntegros e impede o signatário de negar a autenticidade posteriormente.


Resumindo:

  • Certificado Digital é uma identidade eletrônica, como uma identidade legal em formato digital.

  • Assinatura Digital é uma técnica criptográfica que utiliza o certificado digital para autenticar documentos e garantir sua integridade.


Ambos são essenciais para transações seguras na era digital, fornecendo identificação, validação e proteção contra ameaças cibernéticas. Portanto, ao adotar essas ferramentas, você garante maior segurança e eficiência nas suas atividades online.

Entenda melhor como funciona uma assinatura digital e como utilizá-la na sua clínica odontológica, lendo o blog: Assinatura digital para dentistas: o que é, importância e como utilizar na sua clínica odontológica

Como utilizar o certificado digital na odontologia

Para ser um profissional de odontologia que acompanha a evolução tecnológica do nicho, você precisa emitir o seu certificado digital para dentistas pela facilidade e segurança jurídica que ele proporciona à você. Como foi comentado, a tecnologia proporciona a otimização de diversos processos e assinar documentos é um deles, mas para isso é necessário esse certificado.

Com esse certificado em mãos, você poderá assinar documentos pessoais ou profissionais de forma digital com total segurança jurídica.

É essencial possuir um e-CPF, e caso haja outros profissionais na clínica, eles também precisarão ter o seu próprio. Isso se deve ao fato de que cada profissional é responsável por seus próprios atendimentos, sendo proibido e não seguro assinar documentos em nome de outra pessoa ou permitir o uso indevido de sua assinatura.

Lembrando que seu certificado digital deve ser reconhecido pelo ITI, que é a identificação virtual da pessoa, isso vai comprovar a identidade eletrônica e que apenas uma pessoa a possui. Você pode conferir isso por meio do site de assinatura digital e eletrônica do Governo Federal.

Quais documentos podem ser assinados digitalmente

Com o certificado digital, os dentistas têm a possibilidade de assinar digitalmente diversos documentos que fazem parte da rotina clínica. Isso torna a rotina ainda mais otimizada e facilita a organização do seu negócio.

Confira abaixo uma lista de documentos que você pode assinar virtualmente se tiver um certificado digital para dentistas:

  • Atestado Digital: O atestado digital é a versão eletrônica do atestado médico, sendo enviado por meio de plataformas como WhatsApp ou e-mail. Com a assinatura digital do dentista, o atestado se torna mais prático, seguro e de fácil comprovação.

  • Receituário Comum Digital: Este documento é utilizado para prescrever medicamentos aos pacientes. Com a assinatura, o receituário pode ser enviado eletronicamente, facilitando a compra do medicamento e evitando falsificações.

  • Receituário Controlado Digital: Por ser utilizado para prescrição de medicamentos controlados, ao ser assinado digitalmente, você garante uma segurança maior ao seu paciente e à sua clínica, além de ser mais prático e fácil de enviar.

  • TCLE Digital: O Termo de Consentimento Livre e Esclarecido é o documento que estabelece o consentimento do paciente em relação ao tratamento. Na versão digital ele ainda oferece respaldo jurídico, esclarecendo as condições do tratamento contratado.

  • Notas Fiscais Eletrônicas: As NF-e são documentos fiscais digitais que substituem as notas fiscais de papel, elas facilitam o registro e controle das transações comerciais, tornando o processo mais ágil, seguro e organizado.

Por fim, é importante lembrar que para emitir NF-e é necessário possuir um e-CNPJ, ou seja, um certificado digital diferente do e-CPF.

Benefícios da utilização do certificado digital para dentistas

Uma vez que você e os profissionais da sua clínica possuem um certificado digital para dentistas, a rotina se torna muito mais simples, pois reduzirá a burocracia e agilizará processos, impactando diretamente na emissão, assinatura e gestão de documentos.

A utilização do certificado digital para dentistas traz inúmeras vantagens para os profissionais e suas clínicas, confira abaixo os benefícios que você terá com esse recurso:

Segurança

Tendo o certificado digital, seja e-CPF ou e-CNPJ, você garante a autenticidade e a integridade dos documentos, assim, reduz o risco de fraudes e garante a confiabilidade das informações transmitidas no documento digital.

Economia de tempo

Eliminando as assinaturas à mão, reconhecimento de firma e envio físico de documentos, o certificado digital para dentistas agiliza diversos processos administrativos da sua clínica. Com isso, você conseguirá melhorar a experiência do seu paciente, pois reduzindo o tempo gasto com processos físicos e manuais, será possível focar em áreas mais importantes da sua clínica.

Agilidade na emissão de atestados e receituários

O certificado digital para dentistas permite emitir atestados e receituários com agilidade de forma completamente online. Além da agilidade, você elimina os preenchimentos manuais, reduz os erros e garante a autenticidade dos documentos.

Conveniência

Utilizando o certificado digital para dentistas, os processos de arquivar, organizar e acessar documentos serão muito mais simples para você, afinal, não precisará acumular pilhas de papel e perder tempo buscando documentos físicos.

Seus pacientes também serão beneficiados, afinal, não precisarão se preocupar em carregar e cuidar com papéis que não podem ser danificados ou rasurados.

Total validade jurídica

Um certificado digital, reconhecido por uma AC, possui respaldo legal e atende às exigências das leis brasileiras, portanto, você terá a validade jurídica dos documentos que assinar digitalmente.

Redução de custos com papel e impressão

Por fim, adotando o certificado digital para dentistas, você reduzirá significativamente seus gastos com papel, impressão e armazenamento físico de documentos, essa medida traz uma economia financeira considerável a longo prazo. Inclusive, fazendo isso, estará também contribuindo para a preservação do meio ambiente.

Como o certificado digital pode aumentar a segurança das informações e processos

A assinatura digital, atualmente, é a forma mais segura de assinar um documento, justamente por exigir a necessidade de um certificado digital, inibindo qualquer tipo de adulteração ou falsificação.

Além disso, a proteção do documento é feita por meio de uma criptografia, que é única para cada dentista, isso previne a utilização indevida do nome ou assinatura de um profissional, reforçando a garantia da autenticidade das informações.

Como emitir o certificado digital com a Clinicorp

A Clinicorp se empenha diariamente no desenvolvimento de ferramentas para facilitar a gestão da sua clínica. Por isso, oferecemos a conveniência de solicitar e adquirir o certificado digital diretamente pelo nosso sistema, tanto para o e-CPF quanto para o e-CNPJ, sem a necessidade de procurar uma AC.

É importante ressaltar que:

  • A solicitação do e-CNPJ é feita exclusivamente pelo proprietário da clínica pelo perfil de administrador.

  • Somente o modelo A1 de certificado digital é compatível com o nosso sistema.

Para solicitar o seu certificado digital é preciso acessar o Portal de Assinaturas da Clinicorp, preencher os dados necessários e seguir para o pagamento. Após a solicitação, é importante acompanhar o status do processo.

O valor para a emissão do e-CPF é de R$ 150,00, enquanto o e-CNPJ tem o valor de R$ 250,00.

É fundamental atentar-se ao telefone de contato informado no preenchimento do formulário, pois ele será utilizado para enviar o link, a data e o horário agendado para a videoconferência, que tem duração máxima de 15 minutos.

Após a videoconferência, caso o certificado digital seja aprovado, será disponibilizado um vídeo tutorial que orientará a instalação do certificado no computador e o upload para o sistema Clinicorp.

Caso o certificado digital não seja aprovado, seja e-CPF ou e-CNPJ, será realizado o estorno do valor pago. O agente responsável deverá abrir um chamado para solicitar a devolução integral do valor, que será feita via PIX.

O software odontológico Clinicorp é o mais completo do mercado e a emissão de um certificado digital para dentista de dentro do sistema é uma das provas disso. Se você quiser saber mais ou experimentar o nosso software, clique no link e solicite uma demonstração gratuita.

Assista este vídeo que preparamos explicando sobre essa ferramenta e como aplicá-la no seu dia a dia.



Conclusão

Neste blog, você pôde entender a diferença entre certificado digital e assiantura digital e qual a relação entre esses dois recursos.

Conseguimos explorar como o certificado digital para dentistas está se tornando uma ferramenta indispensável para profissionais que desejam otimizar seus processos, aumentar a segurança e garantir a validade jurídica de seus documentos eletrônicos.

Um software odontológico que possua a possibilidade de emissão e integração com o seu certificado digital se torna uma ferramenta extremamente poderosa para a sua clínica, pois você contará com uma série de benefícios como economia de tempo, agilidade na emissão de documentos, validade jurídica, redução de custos e muito mais.

Por fim, investir em um certificado digital para dentistas é investir na modernização dos processos da sua clínica e na busca por proporcionar uma experiência ainda melhor aos seus pacientes.

Clique no link e solicite uma demonstraçãodo software odontológico líder de mercado e comece a usar o certificado digital com a Clinicorp.


309 visualizações
bottom of page