Assinatura Eletrônica: descubra o que é e como utilizar na sua clínica

Atualizado: há 7 dias

A assinatura eletrônica é uma maneira eficiente e juridicamente válida de obter aprovação em documentos digitais. Segura e verificável, essa solução pode substituir a assinatura manuscrita em praticamente qualquer etapa do processo.


paciente assinando eletronicamente um documento
Entenda o que é a assinatura eletrônica e como utilizá-la na sua clínica.

Nos dias atuais, é possível fazer quase tudo pelo celular, desde acessar dados bancários, realizar compras em lojas do outro lado do mundo ou enviar e receber informações de qualquer lugar de maneira ágil e segura.


Nesse cenário, solicitar que o paciente se desloque até a sua clínica apenas para formalizar um contrato, é quase que um absurdo. E foi pensando em otimizar esse processo, eliminando essa inconveniência, que surgiu a assinatura eletrônica.


Essa solução nos permite assinar contratos de forma totalmente online e sem a necessidade de impressões em papel. Uma tecnologia mais conveniente que as tradicionais assinaturas manuscritas, permitindo ainda economizar tempo e recursos.


Se você ainda não conhece a assinatura eletrônica, os benefícios dessa ferramenta e como implementar na sua clínica, não deixe de ler este artigo!


Neste artigo, estamos falando sobre:



Leia também: Split de Pagamento: o que é, como funciona e quais os benefícios


O que é a Assinatura Eletrônica?


A assinatura eletrônica é uma solução tecnológica desenvolvida para otimizar a validação de documentos digitais e que possui a grande vantagem de ser menos vulnerável que os tradicionais registros em papel assinados de forma manuscrita.


Em resumo, ela é uma ferramenta de autenticação criada através de um dispositivo eletrônico como um smartphone, por exemplo, e que reproduz fielmente a imagem de uma assinatura manuscrita.


O gerenciamento dessas informações é feito através de plataformas especiais, cujo acesso é protegido por rigorosos protocolos de segurança e senha. Um exemplo de plataforma que permite a assinatura eletrônica de documentos são alguns softwares de gestão clínica.


Leia também: Software Odontológico: como escolher o ideal para a gestão da sua clínica


Como fazer uma assinatura eletrônica?