top of page

Ficha de Anamnese Estética: como fazer e qual sua importância

Atualizado: 23 de ago. de 2023

A ficha de anamnese estética é um importante instrumento de diagnóstico inicial dos seus pacientes, permitindo que você conheça e documente as principais particularidades que possam influenciar no resultado final dos tratamentos.

Ficha de Anamnese. Uma médica e uma paciente felizes por conseguirem mais informações que resultarão em um resulto melhor no final do tratamento.
Ficha de Anamnese Estética: como fazer e qual sua importância?

O mercado de estética está em constante crescimento, afinal existem várias razões pelas quais as pessoas buscam procedimentos dessa natureza, seja para aumentar a autoestima, por indicação médica, entre outros fatores.


Nesse sentido, em meio a um mercado tão amplo e concorrido, para se destacar entre a concorrência, é preciso oferecer tratamentos com alta eficiência e qualidade. E tudo começa com o preenchimento de uma boa ficha de anamnese estética.


Esse documento é um dos pontos-chave para se obter excelência e se você quer saber mais sobre a ficha de anamnese estética, qual sua importância e como preenchê-la de forma correta, não deixe de ler este artigo.


Neste artigo, vamos falar sobre:


O que é a ficha de anamnese de estética?


Antes de saber o que é a ficha de anamnese estética, vamos entender a origem da anamnese, de forma geral. A palavra Anamnese, vem do grego “anamnesis”, que significa “lembrança” ou “ato de trazer a mente”.

Em poucas palavras, seu principal objetivo é identificar, por meio de informações dadas pelo próprio paciente, possíveis fragilidades ou características que podem influenciar no diagnóstico, plano de tratamento ou resultado final do mesmo.

Na prática, a ficha de anamnese estética nada mais é que uma entrevista feita com o seu paciente, por onde é possível entender suas dores, expectativas e necessidades, e através disso, oferecer um atendimento de excelência para o mesmo.

Em resumo, a ficha de anamnese estética é o que vai determinar se você terá sucesso ou não, nos tratamentos oferecidos aos seus pacientes.

Quais são os tipos de ficha de anamnese estética?


Existem várias formas de realizar uma ficha de anamnese estética, conheça os principais modelos utilizados e quais suas aplicações na área da beleza e estética.


Anamnese livre


Como o próprio nome já diz é uma modalidade livre, não se baseia em nenhum padrão, o profissional tem a liberdade de conduzir a entrevista de uma forma natural, onde o paciente vai relatando informações gerais sobre sua saúde, rotina e demais fatos relevantes.


Anamnese dirigida


A anamnese dirigida, segue um padrão de entrevista pré definido, com perguntas prontas feitas pelo profissional, ela pode ser formulada de acordo a necessidade de cada paciente.


Esse modelo é o mais recomendado, pois evita que o profissional esqueça de obter alguma informação importante sobre o seu paciente.



Qual a importância da ficha de anamnese estética?


A ficha de anamnese estética é o primeiro passo para um tratamento excepcional, afinal ela é a estrela guia que vai direcionar o profissional para entregar o resultado desejado pelos seus pacientes.


Nesse sentido, para entregar o melhor para o seu paciente, você deve investigar o que ele busca e obter todas as informações necessárias para entregar algo além do esperado, de maneira segura e entendendo suas principais dores.


Por isso, a ficha de anamnese estética é de extrema importância e através dela você vai obter tudo o que precisa saber sobre seus pacientes, seja o que ele está buscando, aspectos gerais sobre sua saúde, rotina e cuidados com a pele, por exemplo.


O que não deve faltar na ficha de anamnese estética: fique atento!


A ficha de anamnese estética é um procedimento essencial para profissionais que desejam oferecer o melhor tratamento para os seus pacientes. Porém, diante da rotina agitada, muitos profissionais acabam sendo negligentes, sem nem ao menos buscar entender a importância de uma anamnese completa.

Pensar em como fazer uma ficha de anamnese estética é pensar em que tipo de perguntas fazer para o seu paciente. Para isso é necessário definir categorias de interesse e escolher perguntas que vão ser úteis para você durante a execução do tratamento estético.

Nesse sentido, existem perguntas essenciais que não podem faltar na ficha de anamnese estética dos seus pacientes, como:

  • O paciente possui algum problema de saúde?

  • O paciente já realizou alguma intervenção cirúrgica?

  • O paciente já realizou algum procedimento estético?

  • O paciente tem ou já teve alergia a algum cosmético?

  • O paciente está fazendo algum tratamento impeditivo?

  • O paciente faz uso de algum medicamento?

  • O paciente já teve intercorrências durante a execução de um procedimento estético?

São várias as informações que devemos obter dos nossos pacientes, pensando nisso, listamos abaixo um passo a passo de como você pode elaborar a sua ficha de anamnese personalizada. Acompanhe a seguir!


Como fazer uma ficha anamnese estética? Confira o passo a passo


Quer saber como fazer uma ficha de anamnese estética de forma correta? Um primeiro fato, essa prática deve ser muito bem embasada e fundamentada, com informações verdadeiras e úteis para a rotina da sua clínica de estética.

questionário de uma ficha de anamnese estética
Confira o passo a passo de elaboração de uma ficha de anamnese estética.

Aqui, explicaremos o passo a passo de como fazer uma ficha de anamnese estética e qual a importância dela para o sucesso dos tratamentos que você vai realizar!

Colete as informações essenciais


A identificação do seu paciente é o primeiro passo, o momento de conhecer o mesmo, e obter informações como: nome, idade (data de nascimento), sexo, naturalidade, endereço, estado civil, profissão ou qualquer outras informações pessoais que você achar pertinente.


Também é o momento ideal para saber como o seu paciente conheceu a clínica, saber o que ele está buscando e quais as expectativas dele.


Seja claro e passe confiança


Explique ao paciente a importância da ficha de anamnese estética e a necessidade da veracidade das informações, para que tudo ocorra bem e o procedimento saia conforme o esperado.


Esse é o momento de conquistar a confiança do seu paciente, utilize uma conversa casual e deixe o mesmo a vontade.


Conheça mais sobre o paciente


Chegou o momento de conhecer um pouco mais sobre o dia a dia do seu paciente, sua rotina, seus hábitos e se o mesmo tem algum vício.


Questione se existe algum histórico familiar relacionado à câncer, tabagismo, depressão, problemas cardíacos, renais, diabetes, vícios ou qualquer patologia crônica.

A hereditariedade é um fator extremamente relevante na medicina em geral. Considerar esses tipos de doenças no histórico pessoal do seu paciente, como da família dele por exemplo, vai te dar mais ferramentas para elaborar um tratamento de sucesso.

Seja franco com seu paciente. Pergunte se ele bebe, socialmente ou com mais frequência, se fuma ou usa drogas. Veja se ele pratica atividades físicas e qual a frequência.

Ele faz uso contínuo de algum medicamento? Ele tem vício em alguma substância ou atividade, como a sexual, por exemplo?

Descobrir os vícios e as atividades mais frequentes do seu paciente é essencial para fornecer um diagnóstico exato do problema que ele tem ou para saber se um determinado tratamento vai ser eficaz ou não.


Organize as informações


A etapa final da ficha de anamnese estética é organizar todas as informações obtidas durante as etapas de entrevista com o seu paciente, não basta apenas obter todas as informações e sim organizar as mesmas de maneira correta.


E não podemos deixar de falar sobre algo extremamente importante para nossa ficha de anamnese estética que é a assinatura do nosso paciente, a assinatura eletrônica tem validade jurídica e é uma garantia tanto para o profissional quanto para o paciente.


Ficha de anamnese estética: como investir em tecnologia


Como vimos até aqui, a ficha de anamnese estética é um documento extremamente importante na rotina de atendimento aos pacientes, demandando atenção no seu preenchimento e armazenamento seguro dessas informações.


Nesse sentido, investir em tecnologias capazes de otimizar esses processos, como um sistema de gestão online, pode fazer toda a diferença no seu trabalho e na qualidade do atendimento oferecido a seus pacientes.


Software para clínica de estética


Um sistema para clínicas de estética é uma solução de inovação digital que tem ajudado cada vez mais profissionais da área estética a lidar muito mais facilmente com as inúmeras atividades de rotina, como o preenchimento da ficha de anamnese.


Ele auxilia ainda, os profissionais que buscam diariamente oferecer o melhor atendimento aos pacientes e gerenciar o seu próprio negócio.


Mas muito além do preenchimento da anamnese, um software de gestão para clínicas de estética otimiza a execução de tarefas como agendamento de consultas, comunicação com os pacientes, controle financeiro e de estoque, gestão de marketing, entre outras demandas.

Logo, esse tipo de ferramenta deixa a rotina de gestão da sua clínica muito mais fácil e descomplicada, o que fez com que a procura por esse tipo de ferramenta crescesse muito nos últimos anos.

Visite nossa página de planos e confira as principais ferramentas e como elas se adaptam as necessidades da sua clínica.


Vantagens da ficha de anamnese estética digital


A ficha de anamnese de estética digital é uma grande evolução dentro das clínicas de estética. Ela permite automatizar o processo de preenchimento, economizando tanto o tempo do profissional quanto do paciente.


profissional de estética selecionando uma ficha de anamnese digital
Quais as vantagens da ficha digital de anamnese estética?

Em seu formato digital, você pode enviar a ficha de anamnese para que o paciente responda em qualquer lugar, diretamente do smartphone. Essa facilidade traz mais comodidade a ambas as partes e permite que o profissional dedique mais tempo em outras etapas de seus atendimentos.


Além disso, a partir do momento em que o paciente responde o questionário, o profissional já tem acesso a todos os dados, podendo se preparar previamente para a consulta presencial, assim como entender as necessidades individuais de seus pacientes.



Como escolher um software para a sua clínica?


Ao selecionar um sistema para clínica de estética é importante considerar as necessidades do seu negócio, quais atividades críticas você deseja automatizar, processos que podem ser otimizados e onde essa ferramenta será mais importante na gestão da sua clínica de estética.

Dessa forma, o melhor sistema para clínica de estética é aquele que concentra todas as ferramentas necessárias para que você consiga gerenciar a sua clínica com mais facilidade e permita oferecer um atendimento de maior qualidade a seus pacientes.

Além disso, opte por uma plataforma que tenha uma interface amigável e intuitiva, com controle total das informações mais importantes para que você tenha alta performance.

Conheça o sistema de gestão para clínicas de estética da Clinicorp!

A Clinicorp possui o melhor sistema para clínicas de estética do mercado, com funcionalidades completas que dão todo o suporte necessário para que você realize a gestão do seu negócio.

Desenvolvemos ferramentas de transformação digital que automatizam processos e otimizam o uso do seu tempo, para que você tome decisões rápidas e assertivas, conquiste mais pacientes e projete cada passo do crescimento da sua clínica com previsibilidade. Solicite o contato de um de nossos consultores e saiba mais!


Assista este vídeo que preparamos explicando sobre essa ferramenta e como aplicá-la no seu dia a dia.


Conclusão


Entender a importância da ficha de anamnese estética e fazer uma análise completa e objetiva do histórico dos seus pacientes, colocará você um passo à frente para solucionar as necessidades deles.

Entendemos que são vários passos e informações a se aplicar, mas o objetivo desse artigo é mostrar a você, como fazer uma ficha de anamnese estética funcional e realmente útil para você iniciar o tratamento dos seus pacientes de forma correta.

Portanto, seja detalhista e meticuloso do começo ao fim no atendimento aos seus pacientes. Deixar uma impressão positiva vai dar mais credibilidade a você como profissional de estética.


Agora que você já sabe como fazer a ficha de anamnese estética e qual a importância dela, veja como a assinatura eletrônica pode garantir a validade jurídica desses documentos.

10.372 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page