Teleodontologia: passo a passo para a realização de atendimentos à distância

Atualizado: 17 de fev.

Conheça todos os detalhes sobre a teleodontologia, como ela funciona e os benefícios em utilizar a tecnologia para realização do atendimento à distância com os pacientes da sua clínica odontológica.


Você conhece a teleodontologia? Essa é uma modalidade de atendimento que já vinha sendo utilizada nos últimos anos na educação interativa, teleassistência e na produção de pesquisa relacionadas à odontologia à distância.


Ela ficou mais conhecida durante o período da pandemia, onde houveram restrições aos atendimentos presenciais, e se tornou uma excelente opção para os dentistas atenderem seus pacientes, contornando a impossibilidade dos encontros presenciais.


Foi inclusive perante a grande necessidade de se realizar atendimentos à distância, que foi criada pelo Conselho Federal de Odontologia uma regulação específica, a CFO-226/2020 que dispõe as regras definitivas para a realização da prática de teleodontologia.


Mas, muito além do que uma alternativa pontual para enfrentar a pandemia, a teleodontologia demonstrou que veio para ficar, sendo uma das ferramentas da chamada odontologia digital.


Confira a seguir, todos os detalhes sobre a teleodontologia, como ela funciona e os benefícios em implementá-la na sua clínica odontológica.


Neste artigo, você vai encontrar:



O que é a Teleodontologia?


A teleodontologia pode ser entendida como a prestação de serviços por profissionais de odontologia, por meio do uso de tecnologias digitais de acesso à informação e comunicação para fins de, assistência, educação, gestão, pesquisa, prevenção e promoção de saúde bucal.


teleodontologia, dentista falando ao telefone e segurando um tablet
A teleodontologia engloba diversas ações de teleassistência ao paciente.

Ela engloba diversas ações de teleassistência, que são atividades voltadas ao atendimento à saúde de pacientes, por meio de tecnologias digitais e que podem ser realizadas de duas formas:


  • Síncrona: comunicação à distância realizadas por meio de tecnologias digitais e feitas em tempo real, geralmente por videochamada, conferências ou chat online.

  • Assíncrona: comunicação à distância realizada por meio de tecnologias digitais, feita através de mensagens off-line e distantes no tempo.


Quando estudamos a origem etimológica da palavra Teleodontologia, podemos ver que o prefixo “tele”, de origem grega, junta-se a uma outra palavra para acrescentar-lhe a noção de “distância”.


Na teleodontologia, a ideia é encurtar o caminho em que informações tão importantes são transmitidas entre profissionais e pacientes.


Leia também: Odontologia Digital: veja o conceito da inovação tecnológica aplicada ao dia-a-dia do dentista