Odontologia Estética: conheça a área que alia cuidados com a saúde e reparação estética do sorriso

Atualizado: 25 de ago. de 2021

A Odontologia Estética é a área da odontologia que oferece tratamentos aos pacientes que buscam melhorar tanto a sua saúde bucal, função mastigatória e aparência estética do sorriso.


foto de um sorriso bonito com acessórios de uso do dentista
Conheça a área da odontologia que cuida dos aspectos estéticos do sorriso.

Já se foi o tempo em que o dentista se concentrava apenas em realizar procedimentos de higiene, prevenção, diagnóstico ou tratamento de doenças bucais. Atualmente, muito, além disso, os profissionais se tornaram verdadeiros arquitetos de sorrisos perfeitos.


Confira neste post todos os aspectos relacionados à Odontologia Estética, os tratamentos existentes e os principais livros para que você saiba mais sobre o assunto.


Acompanhe!



O que é Odontologia Estética?


Enquanto a odontologia tradicional reúne tratamentos com foco na prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças bucais, a odontologia estética ou dentística é a área que se concentra em melhorar a aparência geral dos dentes, boca e sorriso do paciente.


paciente no consultório odontológico olhando o sorriso em um espelho
A odontologia estética é a área que se concentra em melhorar a aparência geral do sorriso.

Com o crescimento da odontologia estética, os pacientes têm acesso a tratamentos que melhoram não só a sua qualidade de vida, mas também a sua autoestima e confiança.


Para os profissionais, como uma área em alta no mercado, é uma excelente oportunidade para ganhar mais dinheiro.


Assim, atualmente, o dentista faz muito mais do que simplesmente substituir e restaurar dentes danificados, passando a realizar uma ampla gama de procedimentos estéticos, que hoje inclui desde clareamento à implantes dentários e muito mais.


O que faz um profissional da odontologia estética?


Dentro da odontologia, um profissional pode optar em cuidar de diferentes áreas. Dessa forma, para realizar procedimentos estéticos em pacientes que buscam um sorriso mais bonito, ele deve ser um especialista em dentística.


Esse profissional, além de restaurar a forma e função dos dentes, faz o uso de resinas, facetas, realiza lifting gengivais, clareamentos e restaurações estéticas, para deixar o sorriso do paciente mais bonito.


Todos esses procedimentos podem alterar características que vão desde a restauração da cor natural dos dentes até o realinhamento de toda a arcada dentária, abordando mudanças funcionais e estéticas dos dentes.



Relação entre odontologia estética e a saúde bucal


Embora a odontologia estética tenha maior foco na melhoria da aparência estética dos dentes, ela também é indicada para solucionar problemas funcionais e estruturais da dentição dos pacientes, como dentes desalinhados ou a falta de um deles, por exemplo.