Odontologia Estética: o que é, procedimentos, salário e livros!
top of page

Odontologia Estética: conheça a área que alia cuidados com a saúde e reparação estética do sorriso

Atualizado: 23 de ago. de 2023

A Odontologia Estética é a área da odontologia que oferece tratamentos aos pacientes que buscam melhorar tanto a sua saúde bucal, função mastigatória e aparência estética do sorriso.


foto de um sorriso bonito com acessórios de uso do dentista
Conheça a área da odontologia que cuida dos aspectos estéticos do sorriso.

Já se foi o tempo em que o dentista se concentrava apenas em realizar procedimentos de higiene, prevenção, diagnóstico ou tratamento de doenças bucais. Atualmente, muito, além disso, os profissionais se tornaram verdadeiros arquitetos de sorrisos perfeitos.


Confira neste post todos os aspectos relacionados à Odontologia Estética, os tratamentos existentes e os principais livros para que você saiba mais sobre o assunto.


Acompanhe!


O que é Odontologia Estética?


Enquanto a odontologia tradicional reúne tratamentos com foco na prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças bucais, a odontologia estética ou dentística é a área que se concentra em melhorar a aparência geral dos dentes, boca e sorriso do paciente.


paciente no consultório odontológico olhando o sorriso em um espelho
A odontologia estética é a área que se concentra em melhorar a aparência geral do sorriso.

Com o crescimento da odontologia estética, os pacientes têm acesso a tratamentos que melhoram não só a sua qualidade de vida, mas também a sua autoestima e confiança.


Para os profissionais, como uma área em alta no mercado, é uma excelente oportunidade para ganhar mais dinheiro.


Assim, atualmente, o dentista faz muito mais do que simplesmente substituir e restaurar dentes danificados, passando a realizar uma ampla gama de procedimentos estéticos, que hoje inclui desde clareamento à implantes dentários e muito mais.


O que faz um profissional da odontologia estética?


Dentro da odontologia, um profissional pode optar em cuidar de diferentes áreas. Dessa forma, para realizar procedimentos estéticos em pacientes que buscam um sorriso mais bonito, ele deve ser um especialista em dentística.


Esse profissional, além de restaurar a forma e função dos dentes, faz o uso de resinas, facetas, realiza lifting gengivais, clareamentos e restaurações estéticas, para deixar o sorriso do paciente mais bonito.


Todos esses procedimentos podem alterar características que vão desde a restauração da cor natural dos dentes até o realinhamento de toda a arcada dentária, abordando mudanças funcionais e estéticas dos dentes.



Relação entre odontologia estética e a saúde bucal


Embora a odontologia estética tenha maior foco na melhoria da aparência estética dos dentes, ela também é indicada para solucionar problemas funcionais e estruturais da dentição dos pacientes, como dentes desalinhados ou a falta de um deles, por exemplo.


Além disso, muitos problemas estéticos dos dentes não interferem apenas na sua aparência e podem prejudicar a saúde bucal dos pacientes.


Por exemplo, o excesso de gengiva permite o acúmulo de alimentos nas raízes dos dentes, que sem a limpeza adequada, leva ao surgimento de cáries e mau hálito, assim como dentes tortos podem levar a um desgaste da gengiva ou até a trinca do esmalte dentário.


Assim, além de tratar e restaurar os dentes com lesões em fase inicial, prevenindo tratamentos mais complexos e invasivos como extrações, tratamento de canal e colocações de próteses, a dentística é extremamente importante na manutenção da saúde bucal.



Quais são os procedimentos da Odontologia Estética?


Quando falamos em odontologia estética, muito ao contrário do que a maioria pensa, essa não é uma área que se resume apenas a clareamento dental ou dentes folheados, ela pode fornecer muito mais que isso.


Confira agora alguns dos principais procedimentos da área da dentística:


Colagem Dentária:


Na Colagem Dentária, uma resina com cor semelhante à do dente, é aplicada e endurecida com ajuda de luz ultravioleta ou laser. Após a seca, o dentista então apara, modela e dá polimento ao dente.


A colagem é indicada para reparar dentes cariados, lascados, rachados ou deformados; sendo uma excelente alternativa para substituição de obturações de amálgama ou prata.


Lentes de Contato Dental:


Conhecidas como “dentes de Hollywood”, as Lentes de Contato para os Dentes, são conchas finas de porcelana ou um material adesivo composto, como resina da cor do dente, feitas sob medida, que cobrem a superfície frontal dos dentes.


dentista aplicando lente de contato no dente do paciente
Lentes de Contato para os Dentes é um dos tratamentos mais procurados pelos pacientes.

Após o dentista remover cerca de meio milímetro de esmalte da superfície do dente, as facetas de porcelana são cimentadas na parte frontal dos dentes, mudando sua cor, forma, tamanho e até mesmo o seu comprimento.


Coroa Dentária:


Uma Coroa Dentária, funciona como uma espécie de capa que se encaixa substituindo todo o dente cariado ou danificado acima da linha da gengiva, restaurando sua forma, tamanho, resistência e aparência.


As coroas impedem que um dente fraco se quebre. Elas podem ser usadas esteticamente para cobrir dentes deformados ou gravemente descoloridos sendo compostas geralmente de metal, porcelana fundida com metal, resina ou cerâmica.


Clareamento Dentário:


O Clareamento Dentário é uma das alternativas mais simples e acessíveis para pacientes que querem melhorar seu sorriso.


imagens do antes e depois de um clareamento dos dentes
O clareamento é uma das alternativas mais simples e acessíveis de tratamento estético para os dentes.

Os dentes podem ser clareados com o uso de produtos ou tratamento com laser no consultório do dentista. Assim como existe a possibilidade do profissional fornecer um molde e o gel de clareamento para que o paciente realize o tratamento em casa.


Inlays e Onlays:


As Inlays e Onlays, também chamadas de obturações indiretas, são criadas em um laboratório de prótese dentária e coladas no dente danificado.


A obturação é chamada de “Inlay” quando o material é colado no centro do dente, já a obturação “Onlay” inclui um ou mais pontos de colagem no dente, ou cobre até mesmo toda a superfície de mordida.


Esse tipo de obturação visa preservar o máximo possível de dentes saudáveis ​​e são uma alternativa às coroas, sendo fabricadas em ouro, porcelana ou materiais compostos.


Implantes Dentários:


Os Implantes Dentários consistem em parafusos de titânio inseridos na cavidade óssea do paciente para fixar um dente artificial em substituição a um que ele tenha perdido, seja por acidentes ou problemas de saúde.


imagem demonstrando como funciona um implante dentário
Os implantes dentários consistem em parafusos de titânio inseridos na cavidade óssea do paciente.

Conforme o osso da mandíbula cicatriza, ele cresce ao redor do pino de metal implantado, ancorando o dente implantado com segurança e fornecendo uma base sólida para o mesmo.


Harmonização Facial:


A Harmonização Facial, também chamada de Harmonização Orofacial, consiste em um conjunto de procedimentos estéticos para criar uma melhor harmonia entre os dentes, boca e rosto em geral.


Esse tipo de procedimento engloba a manipulação estética dos dentes, lábios e gengivas, podendo estar relacionada às funções dos músculos faciais, bem como às expressões faciais e possíveis marcas de expressão.


Assim, o processo cria uma melhor harmonia em todo o rosto do paciente, garantindo um sorriso perfeito.


Bichectomia:


A Bichectomia é o procedimento que consiste na remoção do excesso de volume no saco adiposo de Bichat, localizado em dois compartimentos de gordura no interior das bochechas.


cirurgião dentista operando um paciente para retirar as bolsas de Bichat.
A Bichectomia é a remoção do excesso de volume no saco adiposo de Bichat.

O procedimento é realizado com o cirurgião fazendo uma pequena incisão na parte interna das bochechas, perto das bolsas de gordura, e uma vez que o cirurgião as localiza, as remove.


A recuperação leva em torno de 14 dias e recomenda-se uma alimentação leve e fria, além de evitar se expor ao sol para evitar sangramentos.


Lifting Gengival:


O Lifting Gengival é um procedimento estético realizado para aumentar ou diminuir, e esculpir a linha gengival. O procedimento envolve remodelar o tecido e/ou ossos para criar a aparência de dentes mais longos ou mais simétricos.


Alinhadores Ortodônticos Invisíveis:


Os Alinhadores Ortodônticos Invisíveis são lâminas de plástico termoformadas sobre um modelo criado a partir de uma imagem digital da dentição do paciente e prototipada em uma impressora 3D.


dentista colocando um alinhador ortodôntico invisível no paciente.
Os alinhadores invisíveis são uma alternativa mais eficiente e confortável do que os aparelhos fixos.

Quase que invisíveis, são uma opção mais confortável para tratamentos ortodônticos, e tem ganhado imensa popularidade, como uma alternativa ao aparelho fixo convencional, pois não possui braquetes, fios e elásticos, sendo menos invasivo e mais discreto.



Quanto ganha um dentista especializado em estética?


O quanto ganha um dentista especializado em estética depende de vários fatores, que vão da localização geográfica, passando pelo tipo de regime de trabalho, chegando ao tempo de experiência do profissional.


Porém, quem aposta na odontologia estética, encontra um mercado cheio de oportunidades e bons salários. Isso porque a procura por esses tipos de procedimentos têm sido grande, com cada vez mais pacientes preocupados em melhorar a aparência do sorriso.


Uma pesquisa do portal salario.com.br, especializado em reports de salários de diversas profissões, feita junto ao eSocial, indica que a faixa salarial do profissional de dentística, pode variar conforme abaixo:


  • Para profissionais recém-formados: em média R$ 3.085,04, sem considerar comissões e bonificações;


  • Para profissionais com experiência: em média R$ 6.197,43, sem considerar comissões e bonificações;


Os números levam em conta a média salarial de profissionais que trabalham em regime CLT e reúne dados de todo o Brasil.



Principais livros de Odontologia Estética


Como vimos, os pacientes estão cada vez mais preocupados e em busca de tratamentos para melhorar a estética do sorriso com dentes mais brancos e perfeitos.


Assim, os profissionais de odontologia precisam aprofundar cada vez mais seus estudos e conhecimentos na área de odontologia estética, por isso separamos 3 livros que você precisa conhecer:


Visão Horizontal: Odontologia Estética para Todos


Obra escrita por Ewerton Nocchi, especialista em dentística, este é um livro de dois volumes que abordam temas relevantes da odontologia estética, indo do planejamento, até a explicação de técnicas de lentes de contato à coroas de porcelana.


Além disso, oferece casos clínicos como exemplos e conta com 1500 fotografias, o que o deixa bem ilustrado e didático.


Metal Free Lentes de Contato Dentais e Coroas


Os autores Dirceu Vieira e Danielle Monsores Vieira trazem em 24 capítulos, um conteúdo muito completo que apresenta desde casos clínicos até ajustes oclusais dos trabalhos realizados com lentes de contato e coroas dentais.


O livro descreve todos os procedimentos necessários para serem reproduzidas a beleza e anatomia natural dos dentes através desse tipo de tratamento.


Dentística Restauradora - Do Planejamento à Execução


Essa obra de Adriana Fernandes da Silva Lund, especialista em dentística, apresenta técnicas, materiais e perspectivas da área, que tem passado por mudanças conceituais importantes, que provocam grande impacto na odontologia tradicional.


Com uma visão abrangente, Dentística Restauradora - Do Planejamento à Execução é uma proposta de reflexão sobre os caminhos da odontologia é uma excelente oportunidade de agregar e incorporar novos conhecimentos.



Saiba como a Clinicorp pode ajudar profissionais da Odontologia Estética!


Atuar como profissional da área de odontologia estética é uma ótima escolha, visto que essa é uma das áreas da odontologia com maior procura pelos pacientes.


Porém, ela envolve diversas etapas para que você consiga obter os melhores resultados.


O conhecimento prático e teórico, são sem dúvidas a parte mais importante para que você tenha sucesso, mas contar com ferramentas que facilitem todo o processo, torna tudo ainda mais simples.


O software odontológico da Clinicorp, oferece soluções exclusivas para os profissionais de odontologia estética, conferindo benefícios que vão do planejamento à execução de procedimentos, assim como na organização de documentos, prontuários e pagamentos.


Você conta com funcionalidades que entregam alta performance, organização e automatização de processo. Entre as principais, destacamos:


  • Prontuário Eletrônico;

  • Plano de Tratamento Digital;

  • Ficha Clínica de Harmonização Orofacial;

  • Fluxo Digital de Alinhadores Ortodônticos;

  • Documentação Digital de Tratamentos;

  • Plataforma de Pagamentos para parcelamento;

  • E muito mais!


Quer saber mais sobre essas e outras funcionalidades que a Clinicorp pode agregar a sua rotina como profissional de dentística, e crescimento de resultados da sua clínica odontológica? Fale agora mesmo com um de nossos consultores.




4.735 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page