Franquia de Estética: por que vale à pena investir neste negócio
top of page

Franquia de Estética: vale à pena investir neste modelo de negócio?

Atualizado: 20 de jul. de 2023

Uma franquia de estética é uma opção extremamente funcional, lucrativa e recomendada para quem deseja abrir seu próprio negócio e começar a empreender com mais segurança e assertividade.


mulher fazendo procedimentos em uma franquia de estética
Franquia de Estética: vale à pena investir neste modelo de negócio?

Muitas vezes, buscando realização profissional, independência financeira e até mais liberdade de horários, cada vez mais profissionais de estética tem decidido investir suas economias e montar o próprio negócio.


Entretanto, a instabilidade da economia, os riscos do negócio não emplacar e até fatores imprevisíveis, como foi o caso da pandemia, se tornam medos totalmente compreensíveis de um final recheado de dívidas e prejuízos.


Agora, quando abrimos os olhos para o mercado de franquias, conseguimos enxergar uma miríade de benefícios que diminuem os riscos de um negócio próprio e podem nos deixar mais seguros e confiantes para empreender.


Além disso, de acordo com estudos da Associação Brasileira de Franchising- ABF, o setor de Beleza, Estética e Bem-Estar tem se mostrado um ponto fora da curva no mercado brasileiro.


É só analisarmos o seu crescimento constante em períodos críticos da economia: entre 2015 e 2017, os anos mais delicados da crise econômica, o setor cresceu mais de 35% e mesmo durante a pandemia o mercado se manteve sólido.


Pensando em tudo isso, preparamos esse super conteúdo para você ficar por dentro de tudo que envolve uma franquia de estética e o que você precisa para começar a investir nesse modelo de negócio tão promissor.


Neste blog você verá:


Franquia de estética: por que investir? Conheça as vantagens


O que mais existe são vantagens, quando o assunto é investir no segmento de franquia de estética. E quando juntamos o potencial do nicho de beleza com o modelo de negócio franqueado encontramos a união perfeita para quem deseja empreender e obter lucros.


Conheça a seguir, algumas das vantagens de apostar suas fichas nesse tipo de investimento:


Segmento em crescimento constante


O Brasil é um dos países que mais consomem produtos de estética. Isso acaba se tornando uma grande vantagem para quem deseja investir. Como dito antes, mesmo em tempos de crise o mercado de beleza daqui, continua próspero.


A própria pandemia contribuiu, de certa forma, para o crescimento desse mercado. Isso porque, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, o uso contínuo das máscaras causou ou até mesmo piorou os problemas de pele.


Desse modo, até mesmo o estresse causado nesse período, provocaram o surgimento de diversos problemas como acnes, cravos, entre outros. Assim, mesmo trabalhando sob horário reduzido, clínicas de estéticas conseguiram manter o giro financeiro e não deixaram de atender.


Um dos maiores exemplos é a harmonização facial, classe de procedimentos altamente lucrativos, que ganhou fama entre os famosos e tem levado milhares de pacientes às clínicas de estética especializada.


Somando o potencial desse mercado com o modelo de franquias, você consegue empilhar cada vez mais vantagens, percebeu?


Associação a uma marca já conhecida


Uma das principais vantagens de se trabalhar com uma franquia de estética é usufruir do reconhecimento de marca e solidez de mercado que seu negócio vai adquirir.


Você estampará o nome de uma empresa que já está consolidada, isso resulta diretamente em menos investimento com propaganda.


Além disso, com o nome forte, você vai adquirir toda história, peso e experiência que a marca já desenvolveu no mercado, muitas vezes um trabalho de anos ou até mesmo de décadas.


Solidez no negócio


Outra característica marcante em uma franquia de estética é a solidez de mercado. Para um empreendedor que está começando, investir em uma franquia de estética impactará diretamente no tempo de preparação para iniciar o negócio.


Logicamente que qualquer investimento demanda estudo e planejamento, porém começar um negócio próprio do zero, exige que o empreendedor faça uma pesquisa intensa, além da elaboração detalhada de um planejamento eficiente que vai determinar a sobrevivência do negócio.


Uma rede de franquias já passou por todos esses passos e agora oferece um retorno financeiro ao franqueado sem que ele precise quebrar a cabeça estabelecendo o nome da marca no mercado.

Essa consistência é um fator determinante que torna uma franquia de estética uma aposta de sucesso. E isso é reforçado devido ao número expressivo de negócios com menos de dois anos de existência que acabam fechando as portas.


Capacitação e especialização dos profissionais


Uma franquia de estética possibilitará uma maior capacitação da sua equipe. Isso acontece porque o próprio franqueador oferece treinamentos contínuos visando qualificar o franqueado para manter o padrão de sucesso que já existe.


Além disso, sua equipe trabalhará com os melhores equipamentos, visto que eles são adquiridos por toda uma rede com descontos.


Menos riscos de insucesso


Em uma franquia de estética, o franqueado corre menos riscos do que o empreendedor tradicional. Por se tratar de um modelo de negócios já testado, aprovado pelos clientes e que já obteve resultados, os desafios são menores.


Nesse modelo de negócio não existe a necessidade de investir em um estudo detalhado de mercado ou plano de negócio. Toda a estrutura já está estabelecida, o franqueado basicamente compra o “sucesso” da marca franqueada.

Mais facilidade na contratação de fornecedores


No modelo de franquias, o franqueador dá suporte e auxilia o franqueado na contratação de fornecedores. Afinal, ele fornece aos franqueados uma lista com todos os fornecedores habilitados a atender à sua rede.


Dessa forma, o franqueado, além de conseguir diversos descontos pela compra em massa das unidades franqueadas, tem nas mãos parceiros que já são conhecidos da marca e oferecem segurança e confiança em todo o serviço.

Despesas e custos são reduzidos


Um dos fatores mais importante para um empreendedor são os custos de operação. Uma das vantagens principais de optar por uma franquia de estética é justamente a redução das despesas.


Quando comparamos iniciar um negócio do zero com a compra de uma unidade franqueada, os custos para quem opta pelo modelo de franquias costumam ser um pouco mais baixos.


Logicamente, além de ter um custo reduzido, todas as outras vantagens citadas nesse artigo devem ser pensadas, colocadas na balança e avaliadas de acordo com cada situação específica antes de o empreendedor decidir por abrir uma franquia de estética.


Como funciona uma franquia de estética?


Uma franquia de estética, também conhecida como franchising, é um modelo de negócio extremamente funcional, onde o franqueador, dono da marca, concede ao franqueado, o direito de uso da marca e todas as características e serviços associados à imagem dela.

Dessa forma, o franqueado investe seu capital em um negócio sólido e bem estruturado no mercado. Em contrapartida, ele deve respeitar os padrões de layout e serviço que o franqueador estabelece para a rede de franquias, assim como pagar parte do faturamento do negócio por meio de royalties.

Em muitos casos, o franqueador oferece treinamentos, equipamentos, tecnologias, entre outros. Por isso, é importante entender que cada contrato de franquias terá seus próprios termos e características.


O que precisa para abrir uma franquia de estética?


Abrir uma franquia é um processo que precisa de planejamento. Por isso, na maioria das vezes, quando o empreendedor finaliza um negócio com uma franqueadora, ele já recebe um cronograma com um passo a passo de tudo que vai acontecer até o dia em que serão abertas as portas do negócio.

Esse tempo varia de franquia para franquia e depende de diversos fatores, como pesquisas, implementação do negócio, transporte de equipamentos, entre outras coisas.

Porém, antes de fechar qualquer contrato, é importante que o empreendedor tenha em mente que tipo de serviço de estética ele pretende oferecer (à domicílio, feminina, masculina, estética para o corpo, entre outros.) e se esse serviço tem procura na sua região.

Os serviços de estética não são considerados serviços essenciais, por isso é importante que o profissional esteja seguro que as pessoas da região, na sua grande maioria, invistam na aparência e frequentam salões de beleza, academia, clínicas de estética, por exemplo.

Tendo todas essas informações o processo de abertura da franquia será mais natural e facilitará o desenvolvimento futuro do negócio.



Franquia de estética: principais desafios


Antes de analisar os desafios que se encontram ao investir em uma franquia de estética é importante entender que, começando um negócio totalmente do zero, os percalços seriam ainda maiores.

empresários planejando a gestão de franquia de estética em escritórios
Entenda os principais desafios na gestão de franquias de estética.

Todo o trabalho de pesquisar fornecedores, análise da concorrência, capacitar os colaboradores, elaborar estratégias de posicionamento de marca, investir em inovação contínua, tudo isso são desafios que um franqueado terá menos preocupação.

Mas nada na vida é um mar de rosas, então aqui seguem 3 principais desafios que quem decide investir em uma franquia de estética pode enfrentar

  • Escolha da melhor franquia;

  • Análise do perfil da franqueadora;

  • Investimento médio inicial.

Vamos falar um pouco mais sobre cada um deles a seguir:

Escolha da melhor franquia


Escolher a franquia ideal não é tarefa fácil, visto que existem muitas opções e, em primeiro momento, se encontram muitas semelhanças entre elas. Mas o ideal é sempre optar por franquias referência no mercado.


Uma franquia de estética referência terá condições de oferecer um melhor suporte no desenvolvimento do seu negócio e da sua equipe, o que é essencial para o sucesso de uma franquia.

Análise do perfil da franqueadora


Investir em um franquia de estética é, praticamente, abrir uma filial de um negócio que já está dando certo em outros lugares. Assim, entender e conhecer bem o perfil da franqueadora é importante para que o negócio siga sendo um sucesso na mão do próximo empreendedor.


Além de entender como a franqueadora pensa e quais são seus valores é importantíssimo que o empreendedor domine toda a forma operacional de conduzir a franquia. Por isso essa pesquisa tem que ser feita de forma detalhada.


Investimento médio inicial


Esse é, talvez, o principal desafio para o franqueado. A análise do investimento inicial deve ser feita de forma criteriosa e cuidadosa. Cada franquia vai apresentar um valor diferente como investimento, dependendo da força da marca e do potencial retorno financeiro.


Falando de forma generalizada, uma franquia de estética com alto potencial de retorno financeiro pode custar entre R$250 mil a R$500 mil, dependendo do espaço físico escolhido, tamanho da estrutura, entre outras coisas.


Por isso, dentro da análise do empreendedor, vale a pena incluir uma visita às outras franquias da rede e um pleno entendimento de como funcionam os serviços operacionais e se aquele negócio conseguirá render o retorno financeiro que o empreendedor espera para seu investimento.


Como escolher a melhor franquia de estética?


Ao decidir abrir uma franquia de estética feminina, é essencial que o empreendedor faça uma pesquisa detalhada para analisar qual a franquia que melhor se adapta com seus valores e objetivos de negócio.


Para tomar essa decisão é importante responder às seguintes perguntas:

  • Quais franquias estão disponíveis no mercado?

  • Quanto vou precisar investir?

  • Qual o tempo de retorno e lucratividade?

  • Qual a qualidade do suporte oferecido aos franqueados?

Essas respostas ajudarão a identificar se as opções disponíveis se encaixam com o perfil de negócio que você deseja investir, guiando uma tomada de decisão consciente.

E além desses fatores, leia este artigo sobre como escolher a franquia ideal para uma clínica de estética e entenda mais detalhes importantes a se considerar.

Conheça as franquias de estéticas para se investir em 2022


A seguir, listamos algumas das franquias de estética mais promissoras e vantajosas para se investir em 2022. Acompanhe!


Botoclinic


A Botoclinic, maior rede de Harmonização Facial do Brasil, nasceu em 2019 e teve um crescimento exponencial, chegando a mais de 100 lojas em menos de um ano de operação.


A rede de franquias, que realiza cerca de 20 mil atendimentos por mês, oferece apoio na implantação, treinamentos exclusivos, auxílio na escolha do ponto, padrões arquitetônicos, apoio na inauguração e diversos outros benefícios e recursos.


Para abrir uma franquia Botoclinic o investimento inicial varia entre R$ 185 mil a R$ 285 mil e a taxa de franquia tem valor de R$ 85 mil. Já o retorno começa entre 4 a 12 meses de operação.


BotoEsthetic


A BothoEsthetic é um modelo de franquia de estética de botox que alinha inovação, tecnologia, tratamentos modernos e alta rentabilidade.


A franqueadora oferece suporte de implementação completo com eleição do melhor ponto, seleção de equipe e treinamentos, definição de estoque inicial, equipamentos e insumos, assim como projeto arquitetônico exclusivo com acompanhamento de obra.


O investimento inicial parte de R$325 mil em 3 modelos de franquia, com lucratividade média mensal de 26% e payback previsto para 7 meses de operação.

Emagrecentro


A franquia Emagrecentro se consolidou como uma das empresas de estética e emagrecimento mais reconhecidas e de acordo com a marca, possui 100% dos seus franqueados com retorno do investimento no prazo esperado.

Presente no mercado há mais de 30 anos, a rede hoje possui mais de 285 unidades no Brasil e nos EUA.

Durante a pandemia o faturamento da rede cresceu 50,5% e atualmente, o faturamento dos seus franqueados cresceu mais de 500%.

A taxa de franquia é de R$20 mil, o investimento inicial é a partir de R$80 mil e o retorno aproximado do investimento é de 6 meses.


Estetik KV


A Estetik KV, marca idealizada pelo seu CEO Marco Fogolin, traz inovação e disrupção ao mercado tradicional da estética.


A marca, que busca proporcionar a máxima experiência na manutenção da beleza e do bem-estar, elevando a autoestima das pessoas, promete a maior margem do mercado, próxima a 40% e os menores royalties.


O investimento inicial é de R$210 mil e o retorno começa em torno de 5 meses de operação.


Onodera


A Onodera é uma das clínicas mais conhecidas em todo país e está presente no mercado há 41 anos. Ela possui mais de 50 unidades em território nacional que juntas, já realizaram mais de 12 milhões de atendimentos.

Segundo o site oficial da própria franquia, a possibilidade de retorno financeiro começa a partir de 18 meses com um faturamento médio de R$130 mil e podendo superar uma lucratividade de 20%.

Para abrir uma franquia de clínicas de estética Onodera o investimento inicial exigido é de cerca de R$460 mil.

Serafina


No sistema de franquias desde 2009, a rede Serafina oferece tratamentos de estética e beleza em mais de dez unidades franqueadas em todo o Brasil.

Com uma taxa de franquia de R$30 mil reais o empreendimento pode chegar a faturar até R$100 mil reais por mês. A área física mínima exigida para a instalação da loja é de 100 metros quadrados

O investimento inicial é a partir de R$90 mil. A previsão de retorno é de 12 meses.

StarsClinics

A franquia StarClinics traz um conceito focado exclusivamente em procedimentos estéticos simples e sem dor.

A rede oferece uma estrutura completa de apoio ao franqueado com benefícios como plano completo de implantação, treinamentos completos, auxílio na escolha do ponto, indicação de escritório contábil e de padrões arquitetônicos, entre outros.

Um atrativo dessa franquia é a parceria com vários fornecedores. Sendo assim, é possível montar uma unidade totalmente operacional, com todos os equipamentos que custariam em torno de R$600 mil, investindo apenas R$150 mil.

O prazo para retorno desse investimento é de 12 meses.


Como administrar uma franquia de estética?


Algumas boas práticas são importantes para a gestão bem sucedida de uma franquia de estética de sucesso.


A primeira coisa que o empreendedor deve prestar atenção é em manter o estoque organizado. Essa é uma prática ideal para o bom funcionamento de uma clínica. Isso vai garantir que não faltem produtos para os procedimentos a serem realizados e que as compras não sejam feitas em excesso.


Um segundo passo seria planejar bem a agenda da clínica. Gerir bem o tempo é um fator-chave para qualquer empreendimento, mas especificamente na área da saúde esse tempo é muitas vezes subestimado. É importante ter clareza em quanto tempo é gasto com cada procedimento e consulta.


Dessa forma, a agenda poderá ser organizada com base nessa estimativa e evitar atrasos e desconfortos em um dia de atendimento, o que acaba gerando insatisfação dos pacientes.


Em terceiro lugar, o empreendedor deve cuidar bem do seu dinheiro. Não importa se o empreendedor tem boas intenções ou se ele é um profissional esteta de muito talento, se a saúde financeira da clínica está mal a chance da sua franquia de estética fracassar é grande.


Um recurso extremamente eficiente para ajudar no controle financeiro da clínica é a tecnologia. Um software de gestão eficiente pode organizar e facilitar a análise de toda a parte financeira, permitindo que o profissional se dedique mais aos procedimentos.


E por último, aposte na automatização de processos. Seguindo a linha de raciocínio do último ponto, automatizar os processos é essencial. Isso vai gerar mais tempo, economia, qualidade e segurança para o seu negócio e para o serviço que você presta.


O software de gestão Clinicorp foi preparado para ajudar o empreendedor em todos os aspectos da gestão da sua franquia de estética. Desde a análise de relatórios até a flexibilização para os pagamentos dos pacientes.


Abrace a tecnologia e ofereça um serviço mais qualificado na sua franquia de estética, solicite o contato de um de nossos consultores.



Conclusão


Para ter sucesso na sua franquia de estética é essencial manter o padrão definido pela marca franqueadora. Tente aplicar os pontos que consideramos neste artigo e foque sempre na experiência do seu paciente.


Dessa forma, juntando um mapeamento de franquias de qualidade, uma escolha assertiva e bem pensada e um software de gestão que te auxilie no seu desenvolvimento, a sua franquia de estética irá atingir o máximo do seu potencial.


Agora que você já conhece as principais vantagens e os desafios de investir em uma franquia de estética, confira neste artigo quais os equipamentos para clínicas de estética mais importantes para iniciar o seu negócio.

2.456 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page