top of page

7 dicas para melhorar os lucros da sua clínica odontológica

Atualizado: 6 de jul. de 2023

É seguro dizer que todo dentista quer fazer o possível para limitar despesas e aumentar o seu faturamento, por isso nós preparamos algumas dicas incríveis.

como aumentar os lucros na odontologia, gráfico de crescimento na mão de um dentista
Como melhorar os lucros da sua clínica odontológica?

Para ter uma clínica odontológica bem-sucedida, é imperativo que os profissionais administrem uma operação enxuta e enfatizem a necessidade de identificar novas fontes de receita e meios de cortar despesas.


Entretanto, existem várias maneiras para se aumentar as receitas de uma clínica odontológica. Aqui estão apenas algumas dicas pelas quais você pode maximizar as receitas e garantir que você tenha uma clínica bem-sucedida nos próximos anos.


Neste artigo, você vai encontrar essas 7 dicas:



Confira 7 dicas para melhorar os lucros da sua clínica odontológica


Como aumentar a lucratividade de uma clínica odontológica? Confira a seguir 7 dicas exclusivas para melhorar os lucros da sua clínica odontológica


1. Aumente sua capacidade de atendimento


Quanto mais pacientes você tratar por hora, mais receita você gera para sua clínica odontológica. Portanto, aumentar a capacidade do seu negócio é essencial. Você pode conseguir isso adicionando outra sala de tratamento ou sala de higiene, complementando sua equipe administrativa ou trazendo outro dentista para trabalhar com você.


Uma maneira óbvia de aumentar a receita é destacar a sua eficiência. Ao melhorar seus sistemas, você pode ter mais tempo para realizar os tratamentos odontológicos de seus pacientes. Alguns exemplos incluem a redução do tempo de preparação da sala, agilizando o processo de esterilização e procedimentos odontológicos por meio da automatização.



2. Inclua procedimentos de alto lucro em seu portfólio de tratamentos


Quais procedimentos têm uma margem de lucro maior? Eles incluem implantes, endodontia, facetas de porcelana, por exemplo? Esses procedimentos odontológicos geram um ticket médio maior do que seus tratamentos de atendimento padrão.


Lembre-se da eficiência desses vários procedimentos ao considerar quais adicionar ao seu portfólio. Por exemplo, só porque um serviço tem um preço mais alto, ele não se traduz automaticamente em mais lucros.


Se um procedimento demandar muito tempo ou tiver um custo muito alto em relação ao preço cobrado, você não está aumentando sua margem de lucro. É importante adicionar procedimentos que sejam eficientes para realizar e ganhar dinheiro com o seu consultório.


3. Otimize a captação de novos pacientes em sua clínica


Novos pacientes em um consultório odontológico significam crescimento, e o crescimento é estimulante. Aumentar o número de pacientes tratados em seu consultório certamente aumentará sua receita. Na verdade, expandir o número de pacientes é uma das primeiras opções que você deve considerar ao pensar em maneiras de trazer mais dinheiro para o seu negócio.


Uma forma de aumentar a captação de pacientes é alavancar o marketing. Se você está construindo gradualmente sua base de pacientes, deve ter os fundos necessários para aplicar em estratégias de marketing odontológico para adquirir ainda mais pacientes.


Por já ter identificado maneiras de aumentar a capacidade, você lançou as bases para trazer mais pacientes para a sua clínica. Esse tempo extra de que você dispõe agora permite que você encaixe mais pacientes em suas programações diárias e semanais.



4. Aumente sua taxa de aceitação de caso


Normalmente, os dentistas têm uma taxa de aceitação de casos de 20% a 30%. Essa baixa taxa se traduz em sete a oito em cada 10 novos pacientes a cada mês que não receberam o tratamento odontológico necessário ou recomendado.


Portanto, se você estender sua taxa de aceitação de casos de 60% a 70%, poderá dobrar a receita com esse mesmo número de pacientes.


O aumento da taxa de aceitação de casos é melhor executado com a colaboração de sua equipe para motivar seus pacientes a fazerem os tratamentos necessários para aumentar sua receita. Por exemplo, convença os pacientes da importância do tratamento apresentado e inclua toda a sua equipe nesse esforço.


Se você persuadir seus pacientes a quererem esses tratamentos dentários, é mais provável que eles encontrem maneiras de pagá-los.


Ao abordar os pacientes sobre esses importantes tratamentos de saúde bucal, não os eduque, ao invés de alcançá-los em um nível emocional. Por exemplo, você pode destacar como o tratamento proporciona um sorriso mais agradável, permite mastigar melhor, evita cáries e que ele não tenha que se preocupar com sangramento nas gengivas, etc.


5. Expanda as responsabilidades de seus assistentes


Você pode melhorar seu fluxo de receita alavancando com mais eficácia as habilidades de seus assistentes. Para ter uma clínica odontológica bem-sucedida, faça o que puder para desenvolver o papel de seus assistentes de forma que transcendam suas responsabilidades padrão.


Além de suas funções tradicionais, faça com que seus assistentes garantam o conforto do paciente e auxiliem você. Eles também podem tirar raios-x, aplicar selantes, conduzir polimento coronal para higiene de pacientes, etc.


Você terá maior produtividade em seu consultório, empregando assistentes odontológicos que realizam um nível de atendimento superior ao padrão geral.


6. Seja menos dependente de planos odontológicos


Os planos odontológicos têm um jeito de, às vezes, suprimir seus lucros. Em alguns casos, as seguradoras ditam os preços que você pode estabelecer para os seus tratamentos dentários.


Em vez de depender tanto das seguradoras, você pode criar seu próprio programa de associação que possibilita aos pacientes pagarem ao seu consultório uma taxa mensal ou anual. Este programa permite que os pacientes obtenham benefícios estruturados em seu consultório odontológico.


Tudo se resume à sua prática de criar uma opção alternativa que seja menos dependente de um intermediário ou das seguradoras. Por sua vez, sua clínica estabelece uma maior lealdade com os pacientes e você consegue diagnosticar problemas com precisão, fornecer atendimento odontológico de excelente qualidade e gerar receita recorrente para o seu negócio.


Para saber mais sobre, não deixe de ler este artigo: Receita Recorrente: Entenda porque sua clínica odontológica precisa dela


7. Maximize o seu atendimento ao cliente


Ter um bom atendimento ao cliente, criando pacientes mais felizes, pode produzir benefícios que se propagam por toda a sua clínica odontológica.


Avaliações positivas ajudarão seu negócio a cultivar uma reputação estelar. Por outro lado, as avaliações negativas podem levar à perda de pacientes e resultar em queda nas receitas.


É financeiramente muito mais vantajoso reter os pacientes atuais, pois adquirir novos tende a ser mais caro. Na verdade, trazer um novo paciente pode ser seis a sete vezes mais caro do que manter um atual.


Uma maneira eficaz de reter os pacientes atuais é estabelecer uma base de expectativas centrais que responsabilize toda a sua equipe, dos dentistas às recepcionistas, por fornecer um excelente atendimento ao cliente.


Manter esses altos padrões para interações positivas com o paciente apoiará os esforços de marketing de uma clínica, garantindo que os pacientes fiquem satisfeitos e motivados a deixar comentários elogiosos e compartilhar seus sentimentos com outras pessoas em suas vidas.


Esta breve visão geral é apenas o começo do que é possível, afinal pequenas mudanças nessas 7 áreas-chave aumentarão o crescimento dos lucros de sua clínica odontológica!


Texto traduzido do site: www.drilldownsolution.com


Embora muitos considerem um sistema de gestão uma ferramenta simplesmente de organização de processos, o software odontológico Clinicorp também te ajuda a captar mais pacientes e a converter mais orçamentos. Para saber mais sobre o sistema mais completo do Brasil, clique no link e visite nossa página oficial.


1.239 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page