7 dicas para melhorar os lucros da sua clínica odontológica

Atualizado: 17 de fev.

É seguro dizer que todo dentista quer fazer o possível para limitar despesas e aumentar o seu faturamento, por isso nós preparamos algumas dicas incríveis.


Para ter uma clínica odontológica bem-sucedida, é imperativo que os profissionais administrem uma operação enxuta e enfatizem a necessidade de identificar novas fontes de receita e meios de cortar despesas.


Entretanto, existem várias maneiras para se aumentar as receitas de uma clínica odontológica. Aqui estão apenas algumas dicas pelas quais você pode maximizar as receitas e garantir que você tenha uma clínica bem-sucedida nos próximos anos.


Neste artigo, você vai encontrar essas 7 dicas:


1. Aumente sua capacidade de atendimento

2. Inclua procedimentos de alto lucro em seu portfólio de tratamentos

3. Otimize a captação de novos pacientes em sua clínica

4. Aumente sua taxa de aceitação de caso

5. Expanda as responsabilidades de seus assistentes

6. Seja menos dependente de planos odontológicos

7. Maximize o seu atendimento ao cliente


Confira 7 dicas para melhorar os lucros da sua clínica odontológica


Como aumentar a lucratividade de uma clínica odontológica? Confira a seguir 7 dicas exclusivas para melhorar os lucros da sua clínica odontológica

como aumentar os lucros na odontologia, gráfico de crescimento na mão de um dentista
Como melhorar os lucros da sua clínica odontológica?

1. Aumente sua capacidade de atendimento


Quanto mais pacientes você tratar por hora, mais receita você gera para sua clínica odontológica. Portanto, aumentar a capacidade do seu negócio é essencial. Você pode conseguir isso adicionando outra sala de tratamento ou sala de higiene, complementando sua equipe administrativa ou trazendo outro dentista para trabalhar com você.


Uma maneira óbvia de aumentar a receita é destacar a sua eficiência. Ao melhorar seus sistemas, você pode ter mais tempo para realizar os tratamentos odontológicos de seus pacientes. Alguns exemplos incluem a redução do tempo de preparação da sala, agilizando o processo de esterilização e procedimentos odontológicos por meio da automatização.


Você vai gostar de ler também: 6 maneiras de automatizar sua clínica odontológica


2. Inclua procedimentos de alto lucro em seu portfólio de tratamentos


Quais procedimentos têm uma margem de lucro maior? Eles incluem implantes, endodontia, facetas de porcelana, por exemplo? Esses procedimentos odontológicos geram um ticket médio maior do que seus tratamentos de atendimento padrão.


Lembre-se da eficiência desses vários procedimentos ao considerar quais adicionar ao seu portfólio. Por exemplo, só porque um serviço tem um preço mais alto, ele não se traduz automaticamente em mais lucros.


Se um procedimento demandar muito tempo ou tiver um custo muito alto em relação ao preço cobrado, você não está aumentando sua margem de lucro. É importante adicionar procedimentos que sejam eficientes para realizar e ganhar dinheiro com o seu consultório.


3. Otimize a captação de novos pacientes em sua clínica