fbpx

Odontologia no Esporte: o que é e qual a importância dessa especialização

Olivia Gravina
Setembro 5, 2024
Tempo de leitura: 10 minutos.
Atendimento ao Paciente
Compartilhe
Imagem de dentista especialista em odontologia do esporte atendendo paciente.
As principais áreas de atuação da odontologia do esporte envolvem o cuidado com traumas devido ao impacto, por exemplo, mas também com a estrutura dentária, como a prevenção de cáries e a má oclusão.

Inscreva-se na Newsletter Clinicorp

Receba em primeira mão nossos posts diretamente em seu e-mail

A odontologia está presente em todas as áreas, e no esporte não é diferente. Você sabia que a odontologia no esporte é muito requisitada e necessária? A prática esportiva, por mais importante que seja para as pessoas, pode trazer riscos para a saúde bucal, como danificar os dentes, fraturas no maxilar, entre outras. Por isso, a odontologia entra nessa área com o intuito de evitar esses acidentes e melhorar a qualidade de vida durante a prática de esportes.

O assunto é tão importante que o Conselho Federal de Odontologia reconheceu a Odontologia do Esporte como especialidade oficial em 2015, reforçando a importância de aliar o cuidado com a saúde bucal ao esporte. 

Muita gente ainda tem dúvidas sobre como a odontologia é uma aliada na prática esportiva; por isso, este artigo tem como objetivo esclarecer como a cuidado bucal é importante na prática esportiva, como preservar a saúde bucal durante uma disputa no esporte e como a tecnologia auxilia os dentistas que são especialistas no assunto. 

Boa leitura! 

O que é e qual a importância da odontologia no esporte?

A odontologia no esporte, como o nome sugere, é a área da odontologia que prevê o cuidado com a saúde bucal durante a prática de esportes. No Brasil, a prática existe pelo menos desde a década de 1950, mas foi reconhecida e instituída mais recentemente. 

O Conselho Federal de Odontologia (CFO) reconheceu a Odontologia do Esporte como especialidade odontológica em 2015, por meio da Resolução CFO 160, e em 2022, contava com 31 profissionais com pós-graduação na área. 

Essa área foca na saúde individual do atleta e oferece meios de prevenção de lesões musculares, articulares e de ligamentos em atletas e equipes de base e profissionais de clubes e outros locais esportivos.

Além disso, o dentista especializado na odontologia esportiva atua com foco para a população geral, com ações preventivas sobre os cuidados com qualquer atividade esportiva e exercício físico.

Esse profissional possui grande importância, considerando que atletas de diversas modalidades podem sofrer traumas dentários, principalmente aqueles que praticam esportes que geram algum tipo de impacto no corpo.

Principais áreas de atuação

As principais áreas de atuação da odontologia do esporte envolvem o cuidado com traumas devido ao impacto, por exemplo, mas também com a estrutura dentária, como a prevenção de cáries e a má oclusão.

Conheça abaixo quais as principais áreas de atuação:

Cáries e erosões

A identificação e eliminação de focos de infecção é uma das prioridades do profissional ao atender os atletas. Cárie dentária e lesões erosivas estão entre as alterações bucais mais comuns que acometem esta população, ocorrendo, na maioria das vezes, devido ao grande consumo de isotônicos e repositores de energia, que possuem PH ácido que pode alterar a capacidade de remineralização do esmalte dental. 

Doenças periodontais 

Infecções bucais que também merecem atenção no acompanhamento odontológico do atleta são as doenças periodontais, como gengivite e periodontite. 

Se não tratadas, as bactérias podem contaminar a corrente sanguínea e desencadear complicações generalizadas, como doenças musculares e cardíacas, prejudicando a saúde geral do atleta. 

Desalinhamento dentário

O alinhamento anormal da arcada superior e inferior, também conhecido como má oclusão, também é prejudicial ao rendimento de um atleta. Umas das principais consequências do desalinhamento é a dificuldade na mastigação, que pode prejudicar a absorção de nutrientes. 

Outros problemas comuns são desgastes e perdas de elementos dentários, dores faciais, problemas nas articulações e cáries frequentes. 

Respiração bucal 

A respiração bucal provoca cansaço, dores musculares, insuficiência respiratória e outros problemas, trazendo complicações para os atletas profissionais. A prática da respiração bucal pode causar um déficit de oxigênio e provocar alterações no metabolismo, ocasionando problemas de postura, de visão e dificuldades em se recuperar de lesões. 

Traumas na região facial e o uso de protetores bucais 

Os traumas na região facial são, talvez, os problemas mais comuns em atletas, e dependendo do esporte praticado, as chances de lesões aumentam. Para evitar esse problema, o uso de protetores bucais como equipamentos de proteção é fortemente indicado, pois protegem os dentes, tecidos moles, além da cabeça e pescoço. 

Estes dispositivos, antes mais utilizados por atletas de artes marciais, hoje estão mais comuns em outras modalidades esportivas que envolvem colisões, como futebol, hóquei, surfe e basquete. 

Para que a proteção realmente seja eficaz, é importante que o protetor bucal seja de uso individual, confeccionado pelo cirurgião-dentista ou laboratório a partir de modelo em gesso do arco dental do atleta. 

É importante também que o acessório não atrapalhe a respiração, a fala e ingestão de líquidos durante treinos e competições. 

Odontologia no esporte: mercado e perspectiva

A odontologia esportiva está em constante evolução, impulsionada pela busca por um desempenho físico cada vez mais otimizado. Por isso, a área vem apresentando tendências e oportunidades mais modernas para o tratamento odontológico de atletas, além de oportunidades de crescimento e atuação para os dentistas especializados nessa área.

A odontologia esportiva está se tornando cada vez mais personalizada, com tratamentos e equipamentos adaptados às necessidades individuais de cada atleta. Isso inclui, por exemplo, a prevenção de lesões bucais, como fraturas e traumas, com o uso de protetores bucais personalizados e de alta tecnologia.

E falando em tecnologia, a incorporação de novas ferramentas, como a impressão 3D e a biomecânica, está revolucionando a fabricação de protetores bucais e a análise da oclusão.

A odontologia esportiva trabalha até mesmo com a saúde mental dos atletas, contribuindo para o bem-estar geral, tratando problemas como bruxismo e dores orofaciais.

O futuro da odontologia esportiva reserva outras tendências e oportunidades, como os protetores bucais com sensores capazes de monitorar parâmetros, como força da mordida e impacto, permitindo a análise do desempenho e a prevenção de lesões.

Os tratamentos regenerativos também ganham destaque, com a aplicação de técnicas de engenharia de tecidos para a regeneração de tecidos bucais danificados, acelerando a recuperação dos atletas. Outro ponto é a realidade virtual e aumentada para simular situações de jogo e treinar atletas para lidar com diferentes tipos de impacto.

Como o Clinicorp auxilia clínicas de diversas especialidades?

O Clinicorp é o software líder de mercado na área de odontologia. E a liderança não se justifica apenas pelas mais de 70 funcionalidades, e sim por atender todas as especialidades da odontologia, inclusive na área de odontologia do esporte. As integrações permitem que o profissional faça um acompanhamento minucioso do paciente com mais facilidade e segurança.

O Clinicorp possui, por exemplo, integração com câmeras intraorais, permitindo mais agilidade e eficiência durante o tratamento. Para aproveitar essa ferramenta, o profissional precisa conectar a câmera ao computador via USB, selecionar o ícone da filmadora no software, escolher a câmera e clicar em “abrir”. Com isso, as imagens capturadas pela câmera são diretamente exibidas no sistema. 

Outra funcionalidade muito útil é o prontuário eletrônico. Com ele, o profissional armazena exames, fotos e demais arquivos do tratamento do paciente, bem como tudo o que já foi realizado, especificidades e os próximos passos do tratamento. Assim, o profissional mantém o histórico do paciente guardado e pronto para ser consultado sempre que precisar.

Conclusão

A odontologia do esporte foi reconhecida no Brasil há quase dez anos, mas sua prática remonta à década de 1950. Profissionais da odontologia perceberam a necessidade de aliar a prevenção e tratamentos de problemas bucais às práticas esportivas.

Desde o reconhecimento da área, a odontologia esportiva cresceu muito nos últimos anos e atua principalmente na prevenção e tratamentos de traumas dentários causados pelos esportes de impacto, além de tratar infecções, cáries e outros problemas relacionados à alimentação específica de um atleta.

Para que a área continue se desenvolvendo, é necessário o investimento em tecnologias que facilitem o trabalho dos dentistas. Nesse sentido, o Clinicorp é o software mais utilizado. Com mais de 70 funcionalidades, ele agiliza o tratamento em todas as frentes odontológicas.

Se você é dentista ou gestor de clínica odontológica e percebeu que precisa otimizar o gerenciamento da clínica e dos tratamentos, o Clinicorp é a solução. Preencha o formulário abaixo, fale com os nossos especialistas e agende uma demonstração gratuita!

Solicite o contato de um especialista da Clinicorp

Homem de social trabalhando em seu computador.

Você também vai gostar desses conteúdos

Receba conteúdos relevantes toda semana no seu e-mail​

Ei, não vai embora ainda!

Que tal tirar suas dúvidas com um especialista Clinicorp?