top of page

6 maneiras simples de fazer pacientes felizes na sua clínica odontológica

Pacientes felizes podem ajudá-lo a diferenciar sua clínica das demais. Aqui estão sete ideias para usar em seu consultório que contribuirão para a satisfação dos seus pacientes e farão com que eles retornem à sua clínica.

Pacientes felizes. Ilustração pacientes felizes e satisfeitos ao lado do profissional dentista.
Confira 6 dicas para deixar seus pacientes felizes na sua clínica odontológica

Texto de Jordon Comstock

Traduzido e adaptado do site: dentistryiq.com


Neste Blog você verá:


6 dicas para ter pacientes felizes na sua clínica odontológica


Fazer seus pacientes felizes deve ser sua prioridade número um, simplesmente porque sem pacientes sua clínica não existiria. Pacientes felizes são leais e são mais propensos a indicar sua clínica para familiares e amigos.


Você deve gastar tempo dando aos seus pacientes atendimento odontológico de qualidade e tornando sua experiência no consultório inesquecível. Essas sete dicas são um ótimo começo para deixar seus pacientes felizes e proporcionar a eles a melhor experiência que seu consultório pode oferecer.


1. Lembre-se de quem eles são


Algumas clínicas odontológicas podem adquirir o hábito de “conduzir os pacientes como gado” em suas consultas e, eventualmente, é assim que os pacientes começam a se sentir. Ninguém quer ser “apenas mais um paciente” ou nada mais que um nome em uma lista.


Somos feitos para nos conectar uns com os outros. Por isso, reserve um tempo para fazer anotações sobre suas conversas com seus pacientes e traga esses pontos de volta quando eles retornarem. Pergunte a eles como foram as férias com a família, se sobreviveram à semana das provas finais ou como estão se saindo no novo emprego.


Lembrar detalhes sobre seus pacientes fará com que eles se sintam especiais, e quem não gosta de se sentir especial? Essa conexão cria um sentimento de lealdade.


Assim você deixa de ser apenas mais um doutor para eles, e passa a ser alguém que se preocupa com eles. Os pacientes que têm essa conexão com sua você e sua clínica têm maior probabilidade de indicar seus amigos e familiares.


2. Facilite o pagamento das contas pelos pacientes


Hoje em dia, a conveniência é um ponto crucial na hora de fechar um negócio. A maioria dos pacientes mais jovens não gosta muito de ligar, trabalhar com cheque ou ter que passar informações de cartão de crédito. Leva muito tempo e está rapidamente se tornando uma forma desatualizada de aceitar pagamentos.


É fácil e conveniente pagar diretamente do próprio celular. Por isso, torne o ato de pagar mais fácil para seus pacientes, permitindo que eles paguem suas contas on-line ou por meios eletrônicos. Isso não apenas os deixará felizes, mas também beneficiará sua clínica visto que eles pagarão suas contas mais rapidamente, o que melhorará seu fluxo de caixa.


3. Ofereça planos de assinatura recorrente


Oferecer planos de assinatura pode ser uma excelente maneira não apenas de mostrar aos pacientes que você se preocupa com eles, mas também de torná-los extremamente leais à sua clínica. Isso também traz receita recorrente e estabilidade.


Diversas clínicas odontológicas oferecem planos de assinatura, e eles relatam uma taxa de satisfação impressionante entre seus pacientes. Tudo o que você precisa para iniciar um plano de associação para sua clínica é saber seus números e quanto ganha por procedimento e ter um software de gestão para ajudá-lo a automatizar pagamentos e organizar planos e membros.


4. Realize uma semana de valorização do paciente


Quem não gosta de se sentir importante e valorizado? Ter uma “semana de valorização do paciente” é uma ótima maneira de mostrar que sua clínica se preocupa com seus pacientes.


As férias podem ser um ótimo momento para realizar esta semana. Ou talvez você possa escolher um Tema de Dia dos Namorados. Pendure uma placa que diga “Nós AMAMOS nossos pacientes!” e então coloque um sorriso em cada um de seus rostos, dando-lhes uma flor, chocolate ou balão.


Nos Estados Unidos, alguns profissionais até alugam um cinema ou um parque aquático e depois fornecem ingressos para seus pacientes. Esta é uma ótima maneira de os pacientes e suas famílias saírem e desfrutarem de um dia divertido com sua equipe.


Eles vão se sentir como se pertencessem à maior clínica que existe. Depois de algo assim, a maioria dos pacientes conta à família e aos amigos o que você fez, e essas pessoas também vão querer saber mais sobre você.


5. Faça o acompanhamento dos seus pacientes


Se o dentista puder reservar um tempo para ligar pessoalmente para os pacientes a fim de ver como eles estão se recuperando, isso os deixará maravilhados! Receber uma ligação da recepção ou de um assistente é um gesto simpático, mas às vezes pode fazer com que os pacientes se sintam apenas um nome em uma longa lista de ligações de rotina.


Ligar para seus pacientes pessoalmente fará com que eles sintam que você, o dentista, realmente se preocupa com eles e que está presente quando eles precisam de você. Seus pacientes saberão que você está realmente interessado no bem-estar deles.


6. Ofereça Wi-Fi gratuito


Oferecer Wi-Fi gratuito é uma ótima maneira de deixa seus pacientes felizes. Convenhamos, para muitas pessoas, ficar sentada em uma cadeira, em uma sala de espera de uma clínica odontológica, pode ser estressante. Você pode fazer com que as pessoas se sintam mais confortáveis, permitindo que elas acessem seu WiFi a fim de poderem acessar a internet e navegar enquanto esperam. Eles podem ouvir uma música, acessar suas redes sociais e relaxarem enquanto aguardam. Outros tiram um tempo de seu agitado dia de trabalho para se consultar, ter acesso à internet para que possam seguir trabalhando também é uma experiência de encantamento.


Conclusão


Ao adotar essas 6 práticas simples que mencionamos no artigo, você estará no caminho certo para garantir a satisfação dos seus pacientes e fortalecer os relacionamentos com eles.


A partir da compreensão de suas necessidades individuais, fornecendo um ambiente acolhedor e confortável, sendo acessível e transparente, demonstrando empatia e cuidado, e mantendo uma comunicação clara e consistente, você estará construindo uma base sólida para a fidelização e o sucesso de sua clínica odontológica.


Lembre-se de que, ao se concentrar em criar uma experiência positiva para seus pacientes, você não só estará aumentando sua satisfação, mas também fortalecendo sua reputação e atraindo novos clientes. Portanto, implemente essas práticas em sua rotina diária e observe como o vínculo entre você e seus pacientes se torna ainda mais forte e duradouro.


Texto de Jordon Comstock

Traduzido e adaptado do site: dentistryiq.com


Descubra como um software odontológico é importante para acompanhar a jornada do seu paciente de forma eficiente. Leia o artigo: Jornada do paciente: o que é, e por que um software odontológico é fundamental



57 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page