Qual a importância da reativação de pacientes na odontologia?

Existem muitos aspectos importantes da reativação de pacientes na odontologia para você entender. Para isso, você precisa saber o papel que cada paciente tem no sucesso da sua clínica odontológica.


reativação de pacientes na odontologia, paciente explicando seu problema para a dentista
Entenda a importância da reativação de pacientes na odontologia.

Quando você compreender a importância do LTV (life time value), que é o valor que um cliente retorna ao longo do tempo, começará a ver como uma estratégia de reativação de pacientes bem pensada é vital para a sua clínica odontológica.


Se você tem dúvidas sobre esse assunto, vamos dar uma olhada em como a reativação de pacientes na odontologia é importante e por quê você deve colocá-la em prática quanto antes. Continue a leitura e confira!



Compreendendo a importância de cada paciente


A reativação de pacientes na odontologia é a opção de menor custo para o marketing odontológico. Embora existam estratégias de marketing para dentistas crescerem na internet, elas são pouco eficientes se sua base de pacientes não se mantiver fiel aos seus serviços.


Outro ponto importante é que dê nada vale uma boa avaliação online se você não conseguir com que seu paciente se sinta seguro em indicar seus serviços a um amigo ou familiar.


Mas se você puder proporcionar aos seus pacientes uma ótima experiência de atendimento simplesmente fazendo pequenas coisas como iniciar a consulta no horário marcado, cumprimentá-los quando eles entram na sala de espera e ter uma ótima estratégia de relacionamento após a consulta, a reativação será muito mais fácil.


As pessoas querem sentir que seu tempo é valorizado e, quando o fizerem, se tornarão pacientes fiéis.


Pergunte a si mesmo:


  • Qual é a estratégia de marketing usada para diferenciar sua clínica dos concorrentes?

  • Qual é a taxa de retorno dos seus esforços de marketing?

  • Você está ativamente empenhado em reativar seus pacientes?

  • Qual sistema você possui para promover a reativação de pacientes? Quão eficaz é isso?


Cada paciente reativado é uma nova fonte de renda para sua clínica, ou seja, outra oportunidade de alavancar suas receitas. Quanto mais você mostra aos seus pacientes que os valoriza, mais eles vão querer voltar e indicar seus serviços para amigos e familiares.



Calculando a importância de cada paciente


Saber o valor da vida de um paciente ajudará nas decisões de marketing odontológico da sua clínica, bem como demonstrará o valor de uma gestão sistematizada, eficiente e orientada para o paciente.


Existem muitas maneiras diferentes de como o mercado avalia o valor da vida do paciente e, em última análise, você deve calcular isso para sua clínica odontológica, a fim de compreender seus números.


Aqui temos um cálculo básico, mas muito eficiente para obter o valor genérico da vida de um paciente:


Por exemplo, vamos definir qual a receita gerada por um paciente fidelizado em um período de 5 anos. Destacamos que os valores são ilustrativos, e servem apenas para exemplificar o cálculo.


  • Receita para profilaxia = R$ 220 / ano ou R$ 1.100/ 5 anos;