top of page

10 estratégias de retenção de funcionários para sua clínica odontológica

Entenda como a retenção de funcionários pode impactar positivamente o sucesso da sua clínica odontológica. Neste artigo, você vai aprender estratégias simples e eficientes para manter seus colaboradores motivados, produtivos e satisfeitos.

Retenção de funcionários. Manter os funcionários da sua clínica odontológica felizes e engajados vai fazer a diferença no seu negócio.
10 estratégias comprovadas de retenção de funcionários para sua clínica odontológica

Neste blog você verá:


Boa leitura!

Texto de Kaitlyn Howarth

Traduzido e adaptado do site: prosites.com


O que é retenção de funcionários


A retenção de funcionários é a capacidade de uma organização de manter seus funcionários a longo prazo. A taxa de retenção de um consultório odontológico determina a estabilidade e a produtividade de sua força de trabalho e influencia o desempenho geral dos negócios.


Para reduzir a rotatividade de funcionários, muitas empresas criaram uma estratégia de retenção de funcionários que ajuda a atrair e manter profissionais qualificados.


Por que você precisa de uma estratégia de retenção de funcionários


A retenção de funcionários ajuda sua clínica odontológica a economizar dinheiro. Sabemos que a rotatividade de funcionários é cara e os custos relacionados à contratação e treinamento de um novo funcionário são altos. A retenção de funcionários reduz esse custo e pode economizar o dinheiro da clínica.


A rotatividade de funcionários também custa sua clínica de outras maneiras. Quando os funcionários se demitem, outros devem assumir suas responsabilidades, e funcionários sobrecarregados são menos propensos a performar no seu melhor potencial devido a uma diminuição da motivação.


A maioria das razões para a rotatividade de funcionários podem ser evitadas com uma boa estratégia de retenção de funcionários. E com uma equipe estável, seus custos de recursos humanos diminuem, a fidelidade paciente aumenta e a experiência de sua equipe aumenta.


10 estratégias para reter funcionários


Reter funcionários talentosos é essencial para o sucesso de qualquer empresa. Com isso em mente, aqui vamos destacar 10 estratégias para que seus funcionários pensem duas vezes antes de pedirem demissão. Ao aplicar estratégias de retenção, sua clínica pode criar um ambiente propício para o crescimento e desenvolvimento dos seus colaboradores, estabelecendo relações duradouras e aumentando a satisfação no trabalho.


Essas estratégias envolvem desde a contratação até a promoção de um ambiente de trabalho saudável, com uma cultura de reconhecimento e valorização. Ao implementar tais medidas, a empresa demonstra seu compromisso com o bem-estar e sucesso de seus funcionários, fortalecendo a fidelidade e o engajamento da equipe.


Contrate os Funcionários Certos


A retenção de funcionários começa durante o processo de contratação e não basta um candidato ter grandes habilidades, mas o mais importante é se ele se encaixa culturalmente. Se um novo funcionário não se encaixar na cultura de sua clínica, ele provavelmente sairá e encontrará outra clínica que se adapte melhor.


Ao contratar, é importante identificar candidatos que compartilham sua visão e permanecerão em sua clínica por muito tempo. Recomendamos a contratação de valores em primeiro lugar, a adequação à cultura em segundo lugar e as habilidades em terceiro. Dessa forma, você contrata um funcionário que estará com sua clínica por muito tempo.


Melhore seu processo de integração


Melhorar seu processo de integração é outra etapa essencial para reter funcionários. Reserve um tempo para desenvolver um programa de orientação definido para todas as novas contratações. Certifique-se de incluir um período de treinamento em que você crie objetivos de trabalho claros e atribua responsabilidades específicas.


Nenhum funcionário quer fazer algo que não sabe fazer. Ao ter um programa de integração e orientação definido que crie expectativas claras para a função de um funcionário, você elimina qualquer possibilidade de dúvidas do funcionário e os ajuda a permanecer em sua clínica.


Crie uma cultura da qual os funcionários tenham orgulho


A cultura é uma grande razão pela qual os funcionários optam por sair ou permanecer em uma posição. Certifique-se de desenvolver uma visão para a sua prática que dê vida aos seus valores. Quando os funcionários têm orgulho da visão e dos valores de uma empresa, é mais provável que permaneçam.


Outro elemento-chave para uma cultura que incentiva a retenção é o relacionamento com os funcionários. Incentive as relações de trabalho profissional entre seus funcionários, realizando atividades de formação de equipes ou iniciando um programa interno para acelerar a integração dos novos colaboradores. Dessa forma, todos os funcionários sentem que têm amigos no trabalho.


Educar e desenvolver funcionários


Os funcionários precisam sentir que estão crescendo em sua posição ou podem buscar novas oportunidades. Fornecer educação contínua e oportunidades de treinamento para ajudar a moldar o crescimento e o desenvolvimento de seus funcionários é uma ótima maneira de incentivar a retenção.


Exercite boas habilidades de liderança


Muitos funcionários abandonam os chefes, não os empregos. Para reter os funcionários, é essencial exercer boas habilidades de liderança. Certifique-se de que sua prática tenha uma hierarquia adequada e que todos saibam a quem se reportar.


Certifique-se de que cada pessoa que gerencie outros colaboradores reserve um tempo para se relacionar com eles, cumpra seus compromissos e se conecte com os funcionários regularmente. Cada uma dessas coisas conquista a confiança deles e os mantém por muito tempo.


Incentive a comunicação e o feedback


A comunicação é outra importante habilidade de retenção de funcionários. Incentive uma cultura de comunicação aberta e feedback em sua clínica. Peça esse retorno aos funcionários e ouça quando eles se comunicarem e certifique-se de dar feedback contínuo sobre o desempenho deles. E forneça o máximo de feedback positivo possível. A comunicação aberta permite que os funcionários compartilhem preocupações e você pode mitigá-las antes que deixem sua clínica.


Evitar o esgotamento


O Burnout (síndrome que pode ser causada pelo excesso de trabalho e estresse crônico relacionado ao trabalho) é outra causa importante de rotatividade de funcionários. Evite o esgotamento concentrando-se no bem-estar dos funcionários. Crie um ambiente de trabalho seguro e limpo, e certifique-se de que seus funcionários não estejam sobrecarregados ou esgotados.


Oferecer períodos de descanso adequados para os funcionários pode ajudar a evitar colaboradores sobrecarregados. Se você puder ajudar seus funcionários a evitar sintomas de esgotamento, eles permanecerão em sua clínica por mais tempo.


Valorize seus funcionários


Dar reconhecimento para as pessoas que trabalham com você faz toda a diferença na retenção de funcionários, pois dificilmente um colaborador permanecerá em uma empresa na qual não se sinta valorizado. Comemore os marcos de seus funcionários, grandes e pequenos. Mesmo um cartão simples para um aniversário ou aniversário de trabalho pode ajudar muito a aumentar a satisfação de um colaborador.


Estimule o engajamento dos Funcionários


Incentivar o engajamento dos funcionários com sua clínica também pode ajudar a reter funcionários porque quando eles se sentem incluídos e como se sua voz fosse ouvida, é mais provável que permaneçam no cargo. Proporcionar autonomia em suas rotinas de trabalho também pode fazer com que se sintam mais engajados no comando de sua posição e incentivar a retenção.


Crie um ambiente de trabalho flexível


Quando você é flexível com os funcionários, é menos provável que eles saiam por causa de assuntos familiares e outros compromissos e responsabilidades não relacionados ao trabalho. Priorizar um equilíbrio saudável entre vida profissional e pessoal permite que os funcionários se sintam confortáveis ​​em sua posição a longo prazo.


Criar um cronograma flexível e adaptável para funcionários que prezam por um estilo de vida ativo e saudável irá motivá-los a permanecer na sua clínica. Você também pode manter seus funcionários reduzindo os dias de trabalho. Até mesmo oferecer folga a cada duas sextas-feiras pode ser um grande incentivo para contratar e reter funcionários talentosos.


Conclusão


Cada uma dessas estratégias pode ajudá-lo na retenção de funcionários talentosos para sua equipe. Reserve um tempo para pensar sobre qual seria a mais benéfica para seus funcionários e implementá-las. A rotatividade do time pode ser cara e consumir um tempo valioso, por isso deve ser evitada. Evitar a rotatividade de funcionários ajuda sua clínica a ser mais bem-sucedida e lucrativa.


Texto de Kaitlyn Howarth

Traduzido e adaptado do site: prosites.com


Saiba mais sobre a odontologia integrada e os principais benefícios tanto para o gestor, quanto para os pacientes, leia o blog: Odontologia integrada: o que é, quais os benefícios e como implementar na sua clínica



45 visualizações
bottom of page