WhatsApp Business para Clínicas: como utilizar de forma correta
top of page

WhatsApp Business para Clínicas: a maneira mais profissional de se comunicar com seus pacientes

Atualizado: 29 de mai. de 2023

ícone do Whatsapp Business para clínicas em renderização 3d e fundo branco
WhatsApp Business para Clínicas: veja como utilizar de forma correta.

Com a velocidade crescente do estilo de vida contemporâneo, é inegável que as empresas, empresários e profissionais têm de se adaptar a essas mudanças, criando soluções a fim de contribuir não somente com as suas próprias atividades, mas que também facilitem o cotidiano dos seus clientes.


Dentre uma das mudanças que surgiram, visto a necessidade de velocidade e praticidade na comunicação, têm-se aplicativos como o WhatsApp.


A plataforma, disponível tanto para o sistema mobile quanto em sua versão para computador, tem, segundo um levantamento realizado em 2018, mais de 120 milhões de usuários brasileiros. Certamente hoje esse número é muito maior, então o WhatsApp é uma verdadeira mina de ouro quando falamos em interação e geração de oportunidades.


Desta forma, o serviço de mensagens é uma ferramenta muito útil a ser explorada pelo profissional da área odontológica, pois além de reduzir seu gasto com a telefonia convencional, também torna a comunicação clínica x paciente mais descomplicada e natural.


Ficou curioso para entender como o WhatsApp pode se tornar um grande aliado no dia a dia do seu consultório? Então continue a leitura e veja os benefícios que a plataforma oferece!


Neste blog você verá:



Afinal, o que é e quais são os benefícios do WhatsApp Business?


Opção perfeita para os pequenos negócios, o WhatsApp Business, versão do aplicativo lançada em 2018, foi criada justamente para facilitar a conexão entre o paciente e seu consultório odontológico.


Contando com recursos como:

  • Possibilidade de criação de respostas automatizadas, recurso muito útil para quando mensagens forem enviadas fora do horário comercial ou durante o período de férias;

  • Opção de etiquetagem de contatos, permitindo que você os categorize por especialidade, procedimento ou prioridade, agilizando o retorno para os pacientes;

  • Um espaço onde é possível adicionar informações importantes, tal como nome e endereço da clínica, e-mail, site, redes sociais e outras formas de contato.

Além da aplicação comum da automatização de mensagens, também é interessante utilizar o recurso de forma que, uma vez que alguém entre em contato com o consultório, receba uma mensagem de saudações ou, até mesmo, um vídeo de apresentação da clínica.


As possibilidades são muitas!


Quais seriam as aplicações práticas do WhatsApp Business como canal de comunicação?


Com diversas funcionalidades disponíveis, as possibilidades de aplicações do WhatsApp Business na rotina de atendimentos da sua clínica são variadas e a seguir, listamos as principais delas:


Separe o número pessoal do profissional


A adoção do WhatsApp Business permite não somente uma maior organização, facilitando o contato com o paciente, afinal, assim você não terá suas conversas pessoais juntas às conversas com pacientes, mas também transmite uma maior seriedade ao comunicar-se com seus clientes do que a versão convencional da plataforma.


Agende e confirme consultas


A possibilidade de agendamento de consultas e exames por WhatsApp, é uma facilidade que deve ser oferecida.


Além do agendamento em si, aproveite o mesmo canal para, quando a data da consulta estiver se aproximando, relembrar o paciente quanto à data e horário, pedindo sua confirmação.


Gastando menos com telefonia tradicional e agilizando o contato com o consultório, o uso da plataforma facilitará o dia a dia de muitos clientes!


Orientações sobre o tratamento


Utilizar a plataforma para o encaminhamento das instruções quanto aos cuidados que o paciente deve ter ao longo do tratamento também é uma ótima forma de garantir que ele as terá em mãos sempre que necessário, evitando situações de perda e aumentando o nível de satisfação com o trabalho.


Avisos gerais e personalizados


O envio de mensagens de boas-vindas, de aniversário e em datas comemorativas, como natal e ano novo faz com que o cliente continue em contato com sua clínica e se sinta lembrado por ela.


Ao criar um vínculo mais próximo com seus clientes, a comunicação entre este e seu consultório tornar-se-á mais fluida, deixando-o confortável para enviar mensagens e fazer questionamentos quanto aos procedimentos oferecidos.


Conclusão


O WhatsApp Business para clínicas, quando utilizado de forma correta, inegavelmente constitui uma ferramenta a ser explorada que trará uma série de vantagens para o seu consultório.


Atentando-se às orientações que passamos neste artigo, você estará pronto para tirar o maior proveito dessa plataforma tão popular.


E se você gostou de saber mais sobre a aplicação do WhatsApp Business para clínicas, confira nossa leitura relacionada para saber mais sobre: Agendamento de pacientes online: como implementar e suas vantagens.


Sobre o autor

biografia do autor

Este conteúdo é produzido em parceria com consultores especializados parceiros da Clinicorp. Para recebê-los em primeira mão, não deixe de assinar a newsletter da Clinicorp.


1.052 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page