WhatsApp Business para Clínicas: a maneira mais profissional de se comunicar com seus pacientes

Por Lucas Rocha - AceleroVC

ícone do Whatsapp Business para clínicas em renderização 3d e fundo branco
WhatsApp Business para Clínicas: veja como utilizar de forma correta.

Com a velocidade crescente do estilo de vida contemporâneo, é inegável que as empresas, empresários e profissionais têm de se adaptar a essas mudanças, criando soluções a fim de contribuir não somente com as suas próprias atividades, mas que também facilitem o cotidiano dos seus clientes.


Dentre uma das mudanças que surgiram, visto a necessidade de velocidade e praticidade na comunicação, têm-se aplicativos como o WhatsApp.


A plataforma, disponível tanto para o sistema mobile quanto em sua versão para computador, tem, segundo um levantamento realizado em 2018, mais de 120 milhões de usuários brasileiros. Certamente hoje esse número é muito maior, então o WhatsApp é uma verdadeira mina de ouro quando falamos em interação e geração de oportunidades.


Desta forma, o serviço de mensagens é uma ferramenta muito útil a ser explorada pelo profissional da área odontológica, pois além de reduzir seu gasto com a telefonia convencional, também torna a comunicação clínica x paciente mais descomplicada e natural.


Ficou curioso para entender como o WhatsApp pode se tornar um grande aliado no dia a dia do seu consultório? Então continue a leitura e veja os benefícios que a plataforma oferece!


Leia também: Chatbot para Clínicas: o que é e como ele pode melhorar o seu atendimento?



Afinal, o que é e quais são os benefícios do WhatsApp Business?


Opção perfeita para os pequenos negócios, o WhatsApp Business, versão do aplicativo lançada em 2018, foi criada justamente para facilitar a conexão entre o paciente e seu consultório odontológico.


Contando com recursos como:


  • Possibilidade de criação de respostas automatizadas, recurso muito útil para quando mensagens forem enviadas fora do horário comercial ou durante o período de férias;

  • Opção de etiquetagem de contatos, permitindo que você os categorize por especialidade, procedimento ou prioridade, agilizando o retorno para os pacientes;

  • Um espaço onde é possível adicionar informações importantes, tal como nome e endereço da clínica, e-mail, site, redes sociais e outras formas de contato.


Além da aplicação comum da automatização de mensagens, também é interessante utilizar o recurso de forma que, uma vez que alguém entre em contato com o consultório, receba uma mensagem de saudações ou, até mesmo, um vídeo de apresentação da clínica.


As possibilidades são muitas!



Quais seriam as aplicações práticas do WhatsApp Business como canal de comunicação?


Com diversas funcionalidades disponíveis, as possibilidades de aplicações do WhatsApp Business na rotina de atendimentos da sua clínica são variadas e a seguir, listamos as principais delas:


Separe o número pessoal do profissional


A adoção do WhatsApp Business permite não somente uma maior organização, facilitando o contato com o paciente, afinal, assim você não terá suas conversas pessoais juntas às conversas com pacientes, mas também