INSCREVA-SE PARA RECEBER NOVIDADES E CONTEÚDOS EXCLUSIVOS
arrow&v

ENVIADO!

  • Clinicorp

Clínica de Estética: Como ser um franqueado de sucesso?

Atualizado: Abr 27

Um dos maiores desejos de todo franqueado é aumentar a rentabilidade da sua clínica de estética no menor tempo de operação possível. Mas para que isso aconteça, algumas ações podem ajudar você a se destacar no mercado.


Gráfico destacado entre outras imagens.
Veja como ser um franqueado de sucesso no ramo da estética.

Ao se tornar um franqueado, principalmente no ramo de saúde estética, você deve estar ciente que enfrentará muitos desafios, seja na gestão da sua clínica, na administração dos recursos financeiros, no atendimento ao público e muitos outros.


Mas, ao fazer parte de uma rede de franchising, o grande diferencial é que você contará com o suporte de um franqueador com experiência em como empreender, muito conhecimento de gestão e no seu mercado de atuação.


Porém, somente esse suporte não é garantia de que você terá sucesso, sendo necessário que você tome algumas ações como essenciais para o desenvolvimento da sua clínica de estética como unidade franqueada.


Essas ações, além de garantir que sua clínica seja sustentável financeiramente e gere um bom retorno sobre o valor investido, garante que você realize uma boa gestão do seu negócio e tenha muito sucesso como franqueado.


Confira a seguir, 9 dicas infalíveis para que você seja um franqueado de sucesso:


1. Avalie seu potencial de investimento:


Ao se tornar um franqueado, você sabe que serão necessários alguns investimentos para arcar com o valor da aquisição da franquia, com as taxas comuns, como royalties e publicidade de rede, ou até mesmo, para mudança ou adequação do seu ponto comercial.


Por isso, ao decidir migrar para o ramo de franquias, você deve fazer uma análise da situação financeira da sua clínica de estética e do seu potencial de investimento. Isso é importante para saber se o seu negócio, além de arcar com os custos citados acima, possui caixa para o:


  • Investimento Mínimo Inicial: é o valor mínimo necessário para implementar a franquia e garantir sua operação e sustentabilidade dentro do período necessário para que ela atinja um ponto de equilíbrio operacional.


  • Capital de Giro: são os recursos que cobrem as despesas operacionais, como de contas a pagar, atender os pacientes e manter a estrutura funcionando, de forma que você não precise utilizar reservas financeiras, nem descapitalize o seu negócio.


Avalie sempre o seu potencial de investimento e capital de giro.

Fazendo essa análise, você consegue prever se os recursos que você possui, são suficientes para cobrir os custos de uma franquia sem comprometer o fluxo de caixa da sua clínica de estética.



2. Alinhe expectativas com a marca franqueadora:


Um dos pilares que garante o seu sucesso como franqueado, é que os seus valores e objetivos estejam alinhados aos da marca franqueadora, pois essa sinergia e alinhamento de intenções faz toda a diferença no dia-a-dia da operação da sua clínica de estética.


Entender quais resultados devem ser alcançados e como isso será feito, garantem que sua clínica de estética transmita os conceitos da marca com muito mais propriedade. Dessa forma você estará orientado a um caminho de sucesso, o qual o franqueador já percorreu.


Além disso, ao ter clareza sobre os objetivos do modelo de negócio, você alinha as suas expectativas com as do franqueador, evitando desencontro de informações e valores, garantindo um bom relacionamento entre as partes.



3. Seja organizado:


A organização deve existir sempre, seja na recepção da sua clínica, no estoque de produtos e insumos, e principalmente nos processos de gestão e finanças da sua clínica de estética.


Afinal, organização é essencial para o bom funcionamento de todos os setores dentro da sua unidade de franquia. Isso porque, ser organizado não é apenas uma característica positiva, mas é também um requisito para manter uma franquia alinhada com o sucesso que se busca.


Um ambiente organizado estrategicamente influencia muito na imagem que seus clientes têm da sua clínica de estética, despertando a atenção deles e melhorando a experiência dos usuários dos seus serviços.


Ainda falando sobre as exigências da organização geral, ela vale também para questões burocráticas e tributárias, que se não estiverem devidamente organizadas, podem ser uma grande dor de cabeça e prejudicar o desenvolvimento do seu negócio.


Nesse aspecto, é possível contar com a tecnologia na hora de se organizar de forma digital, como um sistema de gestão para clínicas de estética. O que o favorece muito, desde que você lembre de manter os dados sempre atualizados.


Normalmente, as redes de franquias contam com softwares de gestão padrão para todas as unidades, o que ajuda muito nesse processo. Mas você pode conhecer algumas opções disponíveis no mercado, como o sistema de gestão para clínicas de estética da Clinicorp.





4. Invista no marketing local da sua clínica de estética:


O marketing local é a estratégia que foca exatamente no seu possível consumidor final, que é quem está mais próximo da sua clínica de estética.


Em outras palavras, o marketing local tem como foco principal atingir o público-alvo local, onde sua clínica de estética está localizada.


Você deve estudar o consumidor que está a sua volta e entender melhor como funciona a sua rotina, os seus hábitos, os seus horários e os seus gostos. Assim, ficará mais fácil saber o que o seu cliente realmente quer e a melhor maneira de se comunicar com ele.


Por exemplo, digamos, que sua clínica de estética seja em uma rua no centro da sua cidade, onde existem outras duas clínicas. O que vai fazer o consumidor frequentar a sua clínica e não a do concorrente?


Provavelmente, o local que melhor atender às necessidades dele e tiver o marketing mais assertivo vai realizar a venda. Por esse motivo, o marketing local é importante, pois como já dissemos, ele ajuda a entender as preferências dos possíveis clientes mais próximos de você.


A partir do momento que você entende seu consumidor, será muito mais simples e fácil se comunicar com ele e compreender o que ele está buscando.


Inclusive, nós temos um conteúdo muito especial sobre marketing digital para clínicas de estética, que pode ajudar você na construção das melhores estratégias para sua unidade de franquia.



5. Tenha foco no atendimento ao cliente:


Outro grande diferencial que todo franqueado de sucesso tem, é o atendimento personalizado que conquista o cliente. Afinal, eles são o grande combustível do crescimento do seu negócio.


Tenha foco na melhoria continua da experiência do paciente.

É por meio de um atendimento de excelência e da experiência positiva que o seu cliente tem, que ele irá voltar a buscar pelos seus serviços e, principalmente, indicar sua clínica de estética para outras pessoas.


Atender com simpatia, atenção e educação é o básico para atrair a atenção do cliente. Entretanto, é preciso muito mais do que isso para conquistá-lo. Para isso, é necessário oferecer a melhor experiência de atendimento possível dentro da sua clínica de estética.


Você precisa estar atento aos produtos e serviços que vai oferecer e como irá oferecer. Busque esse conhecimento, dedique-se em aprender tudo sobre o modelo de negócio da franqueadora e a entregar sempre, o melhor atendimento aos seus clientes.


Nesse aspecto, é sempre válido investir em inovação, oferecendo produtos e serviços que envolvam as tecnologias mais modernas e inovadoras do mercado. Isso permite que você possa melhorar cada vez mais a experiência do paciente dentro da sua clínica de estética.


É essencial que você siga o que foi passado nas capacitações oferecidas pela franqueadora, pois manter as padronizações da mesma, garante que você ofereça um atendimento de qualidade aos consumidores.



6. Dedique-se a gestão da sua clínica de estética:


Uma pesquisa realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), indica que mais empresas fecharam do que abriram no período de 2013 a 2017, contabilizando 316.680 fechamentos de empresas no país.


E um dos principais motivos que levaram muitas dessas empresas a fecharem as portas foi a falta de foco na gestão, mostrando que esse é um fator fundamental para o sucesso em qualquer área, e na atuação como franqueado não seria diferente.


Por mais que as franquias sejam um modelo de negócio pronto, ter foco e dedicação à gestão é fundamental para acelerar o desenvolvimento da sua clínica de estética.


O planejamento estratégico, que guia a gestão do seu negócio, deve começar desde a compra de uma franquia. Pois, só assim será possível traçar estratégias assertivas para obter retorno sobre o investimento realizado, e começar a gerar lucros.


É importante que você esteja por dentro de todos os processos que envolvem a gestão administrativa, de marketing, do time de colaboradores e do atendimento aos clientes, por exemplo.


Fique atento principalmente à gestão financeira, para garantir que sua clínica de estética ande com as próprias pernas, sem riscos e imprevistos. Isso envolve um conjunto de processos internos como análise, controle e planejamento de todas as atividades financeiras.


Acompanhe de perto os dados e processos do:


  • Fluxo de caixa;

  • Controle de contas a pagar e a receber;

  • Capital de Giro;

  • Controle de Estoque;

  • Controle de cobranças e inadimplência;

  • Pagamento das taxas de royalties e fundos de propaganda.


Investir em ferramentas que auxiliem na gestão da franquia pode ser um diferencial para o sucesso do seu negócio. Como citamos acima, sempre vale a pena avaliar quais são os softwares de gestão utilizados e quais as recomendações da franqueadora nesse aspecto.



7. Mantenha o padrão da franqueadora:


Ao se tornar um franqueado, você deve entender que é dono do seu próprio negócio e, ao mesmo tempo, seu patrão. Porém, na realidade de quem investe em uma unidade de franquia, ainda que seja possível controlar o próprio negócio com mais liberdade, você deve estar preparado para seguir regras e padrões da franqueadora.


Essas regras nunca devem ser vistas como uma limitação, elas são, na verdade, uma vantagem, pois contar com os padrões e normas que já foram validadas pelo mercado, em grande escala, faz com que o seu negócio funcione efetivamente e tenha sucesso.


Boa parcela do sucesso de um franqueado está associada a seguir os padrões estabelecidos pela franqueadora. Em outras palavras, a implementação adequada da base de conhecimento, fornecida pelo franqueador, como valores da marca, processos e instrumentos de gestão guiam o franqueado no caminho certo.



8. Invista na capacitação de toda sua equipe:


Como já mencionamos anteriormente, gerir uma clínica de estética como franquia, não é uma tarefa simples. É essencial que você busque continuamente conhecimento e estratégias para que a unidade funcione de forma correta.


Além disso, é importante que você aprenda a lidar com as finanças, relacionamento com clientes e colaboradores, planejamento estratégico, entre outras.


Busque por cursos de qualificação para atuar como o gestor da sua clínica. Adquirir conhecimento é sempre um bom investimento e será importante para prepará-lo para ter o melhor desempenho na gestão da sua clínica de estética.


Outro ponto importante, é que como clínica de estética, a sua atuação é direta com o público, e nesse aspecto, um franqueado que deseja ter sucesso, deve sempre buscar investir na capacitação do seu time de colaboradores.


Por isso, realize capacitações periódicas com a sua equipe, possibilitando que eles melhorem e reforcem seus conhecimentos, técnicas de atendimento e execução de processos e procedimentos.



9. Busque apoio da franqueadora sempre que precisar:


Ao optar por abrir uma franquia, você conta com o benefício de trabalhar em conjunto com a franqueadora em muitos processos da operação do seu negócio. Por isso, seria um grande erro querer fazer tudo sozinho. Então, tenha em mente que, apesar de você ter um negócio próprio, você conta com a vantagem competitiva de ter um suporte à sua disposição.


Esse é um dos pontos mais positivos e relevantes quando falamos sobre as franquias.


Aproveite as oportunidades que você tem e sempre que precisar, busque o apoio da franqueadora.


Isso acelera significativamente a performance de crescimento, aumenta as suas chances de sucesso e estreita o relacionamento com a franqueadora, porque ela percebe o seu comprometimento e o seu desejo de fazer o melhor.


Como apresentamos anteriormente, tenha o cuidado de manter os padrões definidos pela franqueadora, tenha foco no cliente e cuide da gestão do seu negócio.


Assim, reunindo todo conhecimento de mercado da franquia, o suporte oferecido e a sua experiência como gestor de clínica de estética, os resultados tendem a ser excelentes, a sua unidade se destacará positivamente e com certeza terá muito sucesso.


E se você, gestor de clínica de estética, pensa em se tornar um franqueado, mas não sabe como escolher a franquia ideal para o seu negócio, leia o post Como escolher a franquia de estética ideal, preparado especialmente para você!

86 visualizações
  • Suporte 3
  • Comercial
  • whatsapp2