Clínica de Estética: Como ser um franqueado de sucesso?

Atualizado: 17 de fev.

Um dos maiores desejos de todo franqueado é aumentar a rentabilidade da sua clínica de estética no menor tempo de operação possível. Mas para que isso aconteça, algumas ações podem ajudar você a se destacar no mercado.


Gráfico destacado entre outras imagens.
Veja como ser um franqueado de sucesso no ramo da estética.

Ao se tornar um franqueado, principalmente no ramo de saúde estética, você deve estar ciente que enfrentará muitos desafios, seja na gestão da sua clínica, na administração dos recursos financeiros, no atendimento ao público e muitos outros.


Mas, ao fazer parte de uma rede de franchising, o grande diferencial é que você contará com o suporte de um franqueador com experiência em como empreender, muito conhecimento de gestão e no seu mercado de atuação.


Porém, somente esse suporte não é garantia de que você terá sucesso, sendo necessário que você tome algumas ações como essenciais para o desenvolvimento da sua clínica de estética como unidade franqueada.


Essas ações, além de garantir que sua clínica seja sustentável financeiramente e gere um bom retorno sobre o valor investido, garante que você realize uma boa gestão do seu negócio e tenha muito sucesso como franqueado.


Confira a seguir, 9 dicas infalíveis para que você seja um franqueado de sucesso:


1. Avalie seu potencial de investimento


Ao se tornar um franqueado, você sabe que serão necessários alguns investimentos para arcar com o valor da aquisição da franquia, com as taxas comuns, como royalties e publicidade de rede, ou até mesmo, para mudança ou adequação do seu ponto comercial.


Por isso, ao decidir migrar para o ramo de franquias, você deve fazer uma análise da situação financeira da sua clínica de estética e do seu potencial de investimento. Isso é importante para saber se o seu negócio, além de arcar com os custos citados acima, possui caixa para o:


  • Investimento Mínimo Inicial: é o valor mínimo necessário para implementar a franquia e garantir sua operação e sustentabilidade dentro do período necessário para que ela atinja um ponto de equilíbrio operacional.


  • Capital de Giro: são os recursos que cobrem as despesas operacionais, como de contas a pagar, atender os pacientes e manter a estrutura funcionando, de forma que você não precise utilizar reservas financeiras, nem descapitalize o seu negócio.


Fazendo essa análise, você consegue prever se os recursos que você possui, são suficientes para cobrir os custos de uma franquia sem comprometer o fluxo de caixa da sua clínica de estética.



2. Alinhe expectativas com a marca franqueadora


Um dos pilares que garante o seu sucesso como franqueado, é que os seus valores e objetivos estejam alinhados aos da marca franqueadora, pois essa sinergia e alinhamento de intenções faz toda a diferença no dia-a-dia da operação da sua clínica de estética.


Entender quais resultados devem ser alcançados e como isso será feito, garantem que sua clínica de estética transmita os conceitos da marca com muito mais propriedade. Dessa forma você estará orientado a um caminho de sucesso, o qual o franqueador já percorreu.


Além disso, ao ter clareza sobre os objetivos do modelo de negócio, você alinha as suas expectativas com as do franqueador, evitan