Gestão de Franquias: como obter sucesso neste segmento

Atualizado: há 7 dias

Quando o assunto é gestão de franquias, devemos estar muito atentos às vantagens e as desvantagens que podem surgir. Uma gestão eficiente aliada a um plano de negócios bem detalhado e estudos apurados, podem contribuir significativamente para o sucesso de uma rede de franquias.


representação do conceito de crescimento e expansão de uma rede de franquia
Descubra como obter sucesso na gestão de franquias.

A principal vantagem para o empreendedor que opta pela gestão de franquias é, sem dúvida, aproveitar o nome e o engajamento que sua marca possui para expandi-la sem um investimento expressivo e aumentar seu faturamento.


Ter um planejamento estratégico, fazer uma análise de mercado e avaliar a concorrência são ações determinantes para começar a implementar o modelo de franchising.


Então se você quer saber como realmente ter sucesso na gestão de franquias continue lendo esse artigo!


Leia também: Clínica de Estética: Como ser um franqueado de sucesso?



O que é gestão de franquias?


Franquia ou franchising é um modelo de negócio formado por 2 partes: o franqueador e o franqueado. O franqueador detém os direitos do uso da marca da franquia. O franqueado adquire os direitos do franqueador e faz a gestão de uma ou mais unidades daquela marca.


Sabemos que gerenciar um negócio não é uma tarefa fácil. Cuidar dos setores existentes, desenvolver os colaboradores, controlar o financeiro e garantir que tudo funcione da melhor maneira, demanda aprimoramento contínuo, muito esforço e dedicação.


E quando se trata de gestão de franquias, o desafio é ainda maior. Além de ter de dirigir uma marca, o franqueador também precisa estar atento a todas as unidades franqueadas da sua rede e garantir que estejam de acordo com os propósitos, padrões e direcionamentos da marca.


Nesse artigo, vamos mostrar como ter uma gestão de franquias eficiente e os principais benefícios. Além de entender como a gestão de franquias funciona na odontologia e na estética. Vamos lá!



Qual a importância de uma gestão de franquias de qualidade?


homem planejando o crescimento da sua rede de franquias
Qual a importância de uma gestão de franquias de qualidade?

A expansão de uma franquia acontece por meio de unidades de uma marca que são replicadas em diferentes locais. Tendo isso em mente, além de definir metas e elaborar estratégias para a marca, o franqueador deve auxiliar na gestão das unidades, fornecendo todo e qualquer suporte ao franqueado que investiu na sua franquia.


Dessa forma, uma gestão de franquias de qualidade demanda uma estratégia de campo completa e robusta, envolvendo não apenas os franqueados, mas também suas equipes, fornecedores, assim como a própria franqueadora e seus colaboradores na manutenção e padronização dos processos de uso da marca.


Prezando pela qualidade de processos, produtos e serviços, o franqueador fornece uma base sólida para o franqueado manter a credibilidade da marca e até elevar sua reputação.


Falando de forma definitiva, uma gestão de franquias de qualidade e eficiente impulsiona o sucesso dos seus franqueados.


Está pensando em se tornar um franqueado? Não deixe de ler este artigo: Como escolher a franquia ideal para uma clínica de estética.