top of page

Gestão de Franquias: como obter sucesso neste segmento

Atualizado: 29 de mai. de 2023

Quando o assunto é gestão de franquias, devemos estar muito atentos às vantagens e as desvantagens que podem surgir. Uma gestão eficiente aliada a um plano de negócios bem detalhado e estudos apurados, podem contribuir significativamente para o sucesso de uma rede de franquias.

representação do conceito de crescimento e expansão de uma rede de franquia
Descubra como obter sucesso na gestão de franquias.

A principal vantagem para o empreendedor que opta pela gestão de franquias é, sem dúvida, aproveitar o nome e o engajamento que sua marca possui para expandi-la sem um investimento expressivo e aumentar seu faturamento.


Ter um planejamento estratégico, fazer uma análise de mercado e avaliar a concorrência são ações determinantes para começar a implementar o modelo de franchising.


Então se você quer saber como realmente ter sucesso na gestão de franquias continue lendo esse artigo!


Neste blog você verá:



O que é gestão de franquias?


Franquia ou franchising é um modelo de negócio formado por 2 partes: o franqueador e o franqueado. O franqueador detém os direitos do uso da marca da franquia. O franqueado adquire os direitos do franqueador e faz a gestão de uma ou mais unidades daquela marca.


Sabemos que gerenciar um negócio não é uma tarefa fácil. Cuidar dos setores existentes, desenvolver os colaboradores, controlar o financeiro e garantir que tudo funcione da melhor maneira, demanda aprimoramento contínuo, muito esforço e dedicação.


E quando se trata de gestão de franquias, o desafio é ainda maior. Além de ter de dirigir uma marca, o franqueador também precisa estar atento a todas as unidades franqueadas da sua rede e garantir que estejam de acordo com os propósitos, padrões e direcionamentos da marca.


Nesse artigo, vamos mostrar como ter uma gestão de franquias eficiente e os principais benefícios. Além de entender como a gestão de franquias funciona na odontologia e na estética. Vamos lá!


Qual a importância de uma gestão de franquias de qualidade?

homem planejando o crescimento da sua rede de franquias
Qual a importância de uma gestão de franquias de qualidade?

A expansão de uma franquia acontece por meio de unidades de uma marca que são replicadas em diferentes locais. Tendo isso em mente, além de definir metas e elaborar estratégias para a marca, o franqueador deve auxiliar na gestão das unidades, fornecendo todo e qualquer suporte ao franqueado que investiu na sua franquia.


Dessa forma, uma gestão de franquias de qualidade demanda uma estratégia de campo completa e robusta, envolvendo não apenas os franqueados, mas também suas equipes, fornecedores, assim como a própria franqueadora e seus colaboradores na manutenção e padronização dos processos de uso da marca.


Prezando pela qualidade de processos, produtos e serviços, o franqueador fornece uma base sólida para o franqueado manter a credibilidade da marca e até elevar sua reputação.


Falando de forma definitiva, uma gestão de franquias de qualidade e eficiente impulsiona o sucesso dos seus franqueados.


Está pensando em se tornar um franqueado? Não deixe de ler este artigo: Como escolher a franquia ideal para uma clínica de estética.


Benefícios da gestão de franquias


O mercado de franquias está em crescimento. Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising - ABF, somente no terceiro trimestre de 2021, foram abertas 5.775 unidades franqueadas no país. Com isso surgem inúmeras oportunidades para o empreendedor que opta em investir nesse modelo de negócio.


Alguns dos benefícios de investir na gestão de franquias são:

  • Maior potencial e rapidez na expansão da marca, com baixo investimento próprio, visto que o investimento de novas unidades será feito pelos franqueados;

  • Fortalecimento da marca e presença de mercado, devido à visibilidade alcançada com a abertura das unidades franqueadas;

  • Redução do preço pago pelos insumos, visto que o grande volume de compra proporcionado pelas novas unidades aumenta o poder de negociação junto aos principais fornecedores;

  • Mais tempo para criação e desenvolvimento de novos produtos e serviços devido ao não envolvimento no dia a dia das unidades da rede de franquia;

  • Redução de riscos trabalhistas, por não haver vínculo empregatício entre a empresa franqueadora e os funcionários das unidades franqueadas.

Dessa forma, se juntarmos ao excelente potencial do modelo de franquias, um bom planejamento e pesquisa de mercado, as chances são bastante favoráveis para que o negócio siga crescendo.


Como gerenciar franquias de odontologia e estética? Confira 10 dicas incríveis

homem de negócios segurando tablet com ícones de lojas de franquia
Confira as melhores dicas para gerenciar franquias de estética e odontologia.

Os setores de estética e odontologia estão em constante desenvolvimento.


Investir tempo e recursos nesses segmentos é uma boa opção para os empreendedores. Dessa forma, a gestão de franquias nessas áreas se torna uma excelente oportunidade de crescer e expandir um negócio.


Por isso, confira 10 dicas incríveis de como fazer uma boa gestão de franquias em odontologia e estética:


1. Desenvolva um planejamento estratégico


Para estabelecer objetivos e metas ideais na sua gestão de franquias é preciso ter um planejamento bem definido e estruturado. Você pode começar respondendo às seguintes perguntas:

  • Qual a missão da sua marca?

  • Quais os valores e princípios que ela possui?

  • Qual a visão que a sua marca tem para o futuro?

Além disso, uma análise apurada, tanto interna como externa, poderá revelar oportunidades e mostrar possíveis dificuldades. Desse modo, a rede começará com uma direção bem definida e uma base sólida.


2. Invista em um software de gestão


A transformação digital tem mudado rapidamente os conceitos da nossa sociedade e a percepção que temos dos serviços que contratamos. Redes sociais com cada vez mais alcance, smartphones cada vez mais potentes e softwares cada vez mais inteligentes têm modificado a rotina das pessoas e, por consequência, das empresas de modo geral.


Quando falamos de franquias, a utilização de um software de gestão pode potencializar exponencialmente a comunicação, gestão de processos e a expansão de uma rede.


Um sistema completo de gestão poderá garantir a padronização da rede, manter uma comunicação alinhada entre as unidades franqueadas e até acelerar o crescimento da marca.


Otimizar e automatizar processos da sua rede através de um sistema eficiente, irá te auxiliar e facilitar a sua gestão.


A Clinicorp desenvolveu um sistema de gestão para redes de franquias que pode fornecer de maneira completa todos os recursos que você precisa para administrar com qualidade sua rede de franquias.


3. Invista na automação de processos


A tecnologia veio para ajudar seu negócio a crescer com mais qualidade e segurança.


Quando automatizamos os processos de uma rede de franquias, estamos tornando-os mais simples, eficientes e seguros. Com o setor de suporte simplificado ou com uma comunicação mais centralizada, por exemplo, o gestor de franquias otimiza seu tempo, esforço e dinheiro.


Investir em tecnologia para sua franquia pode também aproximar a relação entre a franqueadora e o franqueado, o que é essencial para a saúde de toda a rede.



4. Estipule regras para os franqueados


Quando falamos de franquias, padronizar é essencial. O coração de uma rede de franquias é a padronização de decoração e processos de atendimento.


Geralmente, um empreendedor procura uma franqueadora para comprar uma franquia, ele está buscando justamente essa padronização, ou seja, ele quer um modelo de negócio já validado no mercado.


Dessa forma, o franqueado deve saber que para que sua unidade siga os passos da franqueadora, ele deverá replicar o negócio em conformidade com as regras e propostas da marca.


Você pode passar as regras ou os padrões da rede através de um know-how bem definido, treinamentos, manuais ou até mesmo consultoria de campo, onde periodicamente a rede inspeciona a unidade para ver se existe algum tipo de necessidade ou dificuldade específica e sugerir correções.


5. Estimule a capacitação e motivação dos times


O combustível de uma empresa são seus clientes e seus colaboradores. Se seu time não estiver capacitado ou estiver desmotivado, as chances do negócio sobreviver serão baixas.


Na gestão de franquias é bastante comum que a franqueadora forneça treinamentos e reciclagens para as equipes das unidades franqueadas, visto que a franqueadora conhece melhor do que ninguém as condições do mercado, os atalhos para vendas, as dificuldades da rotina e etc. Enfim, tudo que é essencial para que as unidades franqueadas repliquem o sucesso da franqueadora.


Dessa forma, estimular o desenvolvimento dos times nas unidades franqueadas está diretamente ligado ao sucesso de toda a rede.


6. Tenha uma comunicação alinhada ao posicionamento

da marca


No sistema de franquias, uma empresa adquire o direito de utilizar a marca de uma outra, além de oferecer e comercializar seus produtos e serviços. O consumidor engajado, tem a intenção de receber o mesmo tipo de tratamento e serviço que a unidade original oferece.


Por isso, é importante que as unidades franqueadas pensem e atuem conforme o posicionamento da marca.


Quanto maior é a expansão da rede maior será a dificuldade de manutenção do posicionamento da marca, principalmente quando a expansão acontece para lugares onde a cultura social e de mercado são muito diferentes.


Dessa forma, o franqueador deverá pensar até que ponto poderão ser feitas adequações regionais de modo que a identidade da marca não se perca.


A melhor forma de lidar com essa expansão é ter uma comunicação padronizada com toda a rede, onde sua missão, seus princípios, metas, visão de mercado e valores estejam bem claros e definidos.


7. Estabeleça metas de qualidade bem definidas


Para que uma rede de franquias cresça de maneira uniforme com todas as suas unidades é preciso determinar metas a serem alcançadas. Dessa forma, tanto franqueados como colaboradores poderão trabalhar sabendo exatamente qual resultado precisam obter.


Quando trabalhamos com gestão de franquias fica impossível dizer com certeza quais unidades darão certo e quais apresentarão os resultados esperados.


Porém, quando existem metas de qualidade bem definidas fica mais fácil planejar o crescimento da rede e então administrar ou reciclar as unidades que não estiverem produzindo conforme o planejamento.


8. Faça o controle financeiro detalhado


Coordenar uma rede de franquias consiste em exercer diversas funções importantes. E se não existir uma organização séria e eficiente, as coisas podem sair do controle. De igual maneira, fazer a gestão financeira da sua rede vai exigir conhecimento específico, foco e muita dedicação.


Dessa forma, o ideal é contar com um profissional especializado para te ajudar nessa parte, visto que alguns processos como recolhimento de taxas, royalties, entre outros, demandam bastante tempo e concentração.


9. Estimule o compartilhamento em rede


Uma rede de franquias é como se fosse uma grande empresa que possui empresas trabalhando para ela. Os resultados dessas empresas franqueadas estão também ligados à motivação de cada equipe.


Compartilhar boas práticas, conquistas, metas alcançadas, estratégias, planos de negócios e etc, podem aumentar o ânimo das unidades franqueadas e refletir no sucesso da rede como um todo.


Por isso, a comunicação entre o franqueador e as unidades franqueadas, precisa ser fluida e regular. Se um franqueado sentir que está amparado pelo franqueador, passará essa segurança aos seus colaboradores e isso certamente impactará nos seus resultados finais de produção.


10. Aposte em inovação constantemente


Todo e qualquer negócio precisa inovar com a intenção de se manter vivo no mercado. Estudar e estar atento aos pontos fortes e fracos do seu público-alvo pode mostrar uma possível necessidade que eles estejam passando.


Você pode inovar através de:

  • Um produto novo;

  • Um serviço diferenciado;

  • Atendimento por um aplicativo novo ou rede social que a rede não costumava usar;

  • Processo de produção diferente que vai otimizar o tempo ou gerar economia para os franqueados.

Inovar gera resultados positivos e progressivos. Através da inovação sua rede produz resultados melhores, além de se manter competitiva e mais forte, inclusive para atravessar momentos de crise ou dificuldade.


Conclusão


Uma gestão de franquias bem feita pode resultar em diversos benefícios para o seu negócio, desde uma expansão potencializada e mais rápida da sua marca, economia nos processos de produção, menos riscos trabalhistas e maior faturamento.


Além disso é inegável a facilidade que a tecnologia traz para a gestão de franquias, Uma ferramenta de gestão pode aumentar exponencialmente a possibilidade e velocidade de crescimento de uma rede.


Por isso, optar pela gestão de franquias no atual cenário do mercado se mostra uma excelente opção de investimento, se bem planejado e executado.


E se você gostou de saber mais sobre a gestão de franquias, confira nossa leitura relacionada para saber mais sobre: Clínica Odontológica: o guia completo para montar a sua e ter sucesso.


793 visualizações
bottom of page