Como chamar paciente para retorno: 5 dicas exclusivas da Clinicorp

Atualizado: há 7 dias

Identificar os melhores meios de como chamar paciente para retorno e compreender a importância do LTV (life time value), valor que um cliente retorna ao longo do tempo, é essencial para o sucesso de qualquer clínica ou consultório.


Se você perguntar aos seus colegas profissionais, quantos novos pacientes eles conquistam a cada mês, eu posso apostar que grande parte deles saberá informar esse número sem dificuldades. Entretanto, se você lhes pedisse quantos pacientes retornam depois de uma única consulta, poucos deles saberão a resposta.


Isso acontece, porque a maioria dos dentistas gasta bastante tempo focando em atrair novos pacientes e se esquecem de que fazer pacientes antigos retornarem, também é importante para o sucesso do negócio.


Saber o número de pacientes que retornaram ao longo de um período de seis meses ou até mais, é fundamental. Entender como chamar paciente para retorno ajuda você a manter sua agenda sempre cheia, além é claro de garantir receita recorrente para o negócio.


Se você tem dúvidas sobre esse assunto, vamos dar uma olhada em algumas dicas sobre como chamar paciente para retorno, porque é importante e como colocá-las em prática o quanto antes.


Continue a leitura e confira!


Leia também: Chatbot para Clínicas: o que é e como ele pode melhorar o seu atendimento?



Confira 5 dicas de como chamar paciente para retorno


Seus pacientes têm procurado sua clínica ou consultório para realizar um procedimento e nunca mais retornam? Identificar as melhores estratégias e saber como chamar paciente para retorno pode ser um grande desafio, mas é muito mais fácil - e barato - do que conquistar novos pacientes.


doutora atendendo sua paciente de retorno, sentadas à mesa
Como chamar paciente para retorno: confira dicas exclusivas da Clinicorp.

Abaixo, eu separei algumas dicas de como chamar paciente para retorno após um longo período sem interação. São ações práticas e fáceis, que podem lhe garantir pacientes mais fiéis e reforçar a importância das visitas regulares a sua clínica ou consultório:


1. Via mensagens no WhatsApp


O WhatsApp é o aplicativo de mensagens preferido dos brasileiros. Logo, podemos imaginar que essa é uma ótima ferramenta para estabelecer uma comunicação contínua com os pacientes.


Uma das grandes vantagens do WhatsApp é sua versão para negócios, o WhatsApp Business, ele permite que empreendedores criem perfis comerciais (o que inclui instituições de saúde) e aproveitem alguns recursos extras.


Um desses recursos é o envio automático de mensagens personalizadas, onde você pode segmentar as listas de transmissão, bem como automatizar um primeiro contato.


Com essa ferramenta, você otimiza a comunicação com pacientes que tenham dúvidas simples sobre horários e valores, por exemplo. Assim, seus atendentes podem voltar a atenção a atividades de maior valor agregado, como chamar paciente para retorno.


2. Via ligação telefônica


Por mais que sejam menos utilizadas atualmente, as ligações telefônicas ainda são uma excelente ferramenta para fazer com que seus pacientes retornem ao consultório.