Como montar uma clínica de estética? Confira aqui os passos para o sucesso!

Atualizado: 17 de fev.

O mercado de beleza é gigante, especialmente no Brasil, o 3º maior do mundo. Logo o número de empreendedores interessados em como montar uma clínica de estética tem sido cada vez maior.


como montar uma clínica de estética, paciente realizando um procedimento com cosméticos no rosto
O Brasil é o 3º maior consumidor do mercado de beleza no mundo.

O número de empreendedores interessados em como montar uma clínica de estética cresceu expressivamente no Brasil, desde o início da pandemia. Segundo o SEBRAE, essa foi uma das 10 ideias de negócios mais buscadas durante o ano de 2020.


Uma das explicações, é o fato do mercado de estética se mostrar imune às crises, crescendo aceleradamente mesmo durante a pandemia. O motivo é o fato das pessoas estarem mais preocupadas com cuidados ligados à saúde, beleza e estética.


Logo, montar uma clínica de estética é cada vez mais uma opção de negócio atrativa com alta lucratividade para quem deseja empreender.


Se você pensa em atuar neste segmento e quer saber como montar uma clínica de estética, encontrará aqui, todas as informações que precisa. Acompanhe!


Leia também: Planejamento Estratégico para Clínicas: o que é e qual sua importância



O crescimento de novos empreendimentos na área da beleza


O mercado de estética brasileiro tem demonstrado que atuar neste segmento é extremamente vantajoso. E apesar das turbulências na economia, a venda de produtos cosméticos coloca o país no terceiro lugar no mercado mundial.


Isso porque as pessoas nunca deixam de se preocupar com a aparência estética. Sem contar que os cuidados com a beleza deixaram de ser vaidade há muito tempo, sendo comum entre as pessoas.


como montar uma clínica de estética, mulher se observando no celular
As pessoas nunca deixam de se preocupar com a aparência estética.

Estudos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), indicam que até 2060 a população maior de 65 anos será de 25,5%. Com a preocupação crescente deles com uma vida saudável, o consumo de procedimentos estéticos também aumentará para poder atender esse envelhecimento.


Outro dado que aponta esse crescimento, é o fato do segmento masculino ter praticamente dobrado nos últimos 5 anos, mostrando que os cuidados com a beleza não são mais exclusivamente uma preocupação das mulheres.


Confira mais alguns dados que mostram o “boom” ocorrido neste setor:


  • O mercado de estética cresceu 567%, entre 2014/19;

  • O número de profissionais da área saltou de 72 mil para 480 mil;

  • O Brasil é o 3º maior mercado consumidor de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos;

  • As franquias do segmento de saúde, beleza e bem-estar faturaram R$ 34,2 bilhões em 2019;


Os números mostram um cenário animador para quem pensa em empreender neste mercado, afinal, existe um potencial consumidor gigantesco para serviços e procedimentos estéticos.



Como montar uma clínica de estética? Principais dúvidas