
Gestão de Clínica de Estética: Como funciona, principais erros e 9 dicas
Atualizado: 22 de mar.
Saber como fazer uma correta gestão de clínica de estética ajuda a melhorar a eficiência dos processos, otimizar resultados e alavancar o crescimento do negócio.

A má gestão de clínica de estética pode tornar a sua rotina caótica. Entre pacientes insatisfeitos, informações desorganizadas e gastos desnecessários, os problemas gerados podem ser inúmeros e tornar tudo um grande desafio.
Mas fique tranquilo, a gestão da sua clínica não precisa ser assim e, na verdade, nem deve. Combinado?
Por isso, se você está constantemente entre o caos de gerenciar a sua clínica e atender os pacientes, não deixe de conferir algumas dicas que preparamos para ajudar você a manter a eficiência, melhorar a gestão e acelerar o crescimento do seu negócio.
Leia também: Planejamento Estratégico para Clínicas: o que é e qual sua importância
Como funciona a gestão de clínica estética?
Por mais que a clínica ofereça o que há de melhor em procedimentos estéticos, existe um fator muito importante que interfere diretamente no sucesso do negócio, a gestão.

Esse é inclusive um dos aspectos que mais tira o sono dos profissionais de estética. Isso porque esse é um tema pouco abordado e difundido nos cursos de graduação da área da saúde. Além disso, por esse motivo, o profissional gestor tem muitas dúvidas sobre como realizar a gestão de clínica.
E toda essa preocupação faz sentido, Afinal, entender como administrar uma clínica de forma eficiente é essencial para mantê-la saudável financeiramente e ter crescimento.
E se essa é a sua preocupação. Veja quais são os principais fatores para o bom funcionamento da gestão de clínica de estética:
Planejamento Estratégico e Metas
Toda clínica que pensa em crescimento precisa estabelecer metas e objetivos de curto, médio e longo prazo. As metas ajudam a entender se estamos no caminho certo, utilizando e tomando as decisões corretas para chegar até o objetivo pretendido.
É a partir das metas que conseguimos visualizar o local em que estamos e onde precisamos chegar.
Já um bom planejamento estratégico abrange diversos aspectos da gestão de clínica, desde redução de custos e otimização de recursos, até a escolha das melhores estratégias para atrair clientes e alavancar as receitas da sua clínica.
Processos bem definidos
Outro fator importante para se ter sucesso na gestão de clínica de estética está ligado à organização e o desenvolvimento de processos internos. Afinal, uma clínica organizada e com processos bem definidos, tem mais chances de conquistar o mercado.