6 maneiras de automatizar sua clínica odontológica

Atualizado: 19 de ago. de 2021

Os consultórios odontológicos se adaptaram rapidamente à realidade da pandemia da COVID-19 e agora estão mais ocupados do que nunca. Felizmente, com a tecnologia certa, os dentistas podem automatizar suas clínicas odontológicas para terem maior eficiência e crescimento.


como automatizar uma clínica odontológica, dentista utilizando o computador em seu consultório odontológico
Confira 6 maneiras de automatizar sua clínica odontológica.

As clínicas odontológicas foram rápidas em se ajustar ao novo normal, colocando medidas e proteções para garantir a segurança de seus pacientes. Como resultado, as pessoas estão voltando ao dentista e as agendas estão se enchendo cada vez mais.


Com os pacientes começando a chegar novamente e tendo que lidar com novos protocolos de segurança, mesmo com grande parte da população já vacinada, garantir que o resto da operação corra bem não será fácil.


Felizmente, existem maneiras de simplificar as operações por meio da automação de processos.


Automatizar sua clínica odontológica não significa substituir ninguém na equipe. Em vez disso, torna a vida mais fácil para todos os membros dela, pois eles não precisam mais realizar tarefas manuais que exigem muito tempo e podem se concentrar em melhorar as experiências do paciente e, por fim, melhorar os resultados financeiros do negócio.


Aqui estão algumas áreas-chave onde a automação pode realmente aliviar a carga.



1. Simplifique o cadastro de pacientes com formulários eletrônicos


Quão eficiente é o cadastro de pacientes da sua clínica? Se envolver uma ferramenta digital, o processo certamente poderia ser melhor. Os formulários eletrônicos otimizam tantas áreas do front office que é quase impossível que alguém se atrapalhe ao configurá-los.


Por um lado, os formulários eletrônicos permitem que os pacientes preencham a maior parte de sua papelada antes mesmo de colocar os pés na clínica. Isso afina as linhas na recepção. Também contribui para um sistema de cadastro bastante eficiente.


E há o fato de que a maioria dos formulários eletrônicos sincronizam automaticamente com o software de gestão da clínica. Isso por si só reduz um tempo considerável do processo de check-in. Também elimina quaisquer erros que possam surgir devido à transcrição de escrita ilegível.


Alguns formulários eletrônicos também podem ser “impressos em dispositivos móveis”, o que é uma maneira sofisticada de dizer que planos de tratamento personalizados podem ser carregados em um tablet, onde os pacientes assinam na hora.


Em última análise, os formulários digitais são a forma mais comum de automatizar sua clínica odontológica.


Você vai gostar de ler também: Prontuário Eletrônico: O que é, como funciona e como escolher para a sua clínica odontológica?



2. Aumente a sua presença nas redes sociais


Dominar as redes sociais é um processo de duas etapas. Etapa um: definir quais pontos de venda são os melhores para sua clínica. Plataformas como Facebook e Instagram são obrigatórias. Etapa dois: automatizar o processo.


Muitos dos sites de mídia social possibilitaram que você agende postagens. Isso é inestimável quando se trata de envolver os pacientes de uma forma significativa. Se você “twittar” manualmente, postar no Facebook, acessar o Instagram e publicar algo no LinkedIn, isso consumirá metade da sua manhã.


Programe as postagens do Facebook em um bloco para que você tenha uma trilha de conteúdo. Algumas podem conter programação para uma semana, outras um mês inteiro. O mesmo vale para o Instagram.