Odontologia Estética: a busca crescente pelo sorriso perfeito
top of page

Odontologia Estética: por que cada vez mais pacientes estão investindo na estética bucal?

Atualizado: 29 de mai. de 2023

Há muitas razões pelas quais a odontologia estética está crescendo em popularidade, desde a pressão real para ter uma aparência melhor na era das redes sociais até o aumento da conscientização sobre a importância da saúde bucal para a saúde geral.

garota sorrindo sentada no consultório do dentista enquanto é atendida
Por que cada vez mais pacientes estão investindo na estética da saúde bucal?

Para os consultórios odontológicos, saber quais tipos de procedimentos os pacientes mais procuram é tão importante quanto saber executar o próprio tratamento.


Abaixo, listamos algumas das razões mais significativas para o aumento da procura por procedimentos de odontologia estética e o que você pode esperar do futuro, confira:

As pessoas perceberam o poder de um sorriso


Quer seja para conseguir o emprego dos sonhos ou encontrar o amor verdadeiro, mais pessoas estão percebendo que um sorriso saudável contribui muito para o sucesso pessoal e profissional.


À medida que mais pessoas estão interessadas em ter uma aparência mais harmônica e se sentirem melhor, elas estão optando por procedimentos odontológicos estéticos que lhes darão confiança e um melhor prognóstico de saúde bucal no futuro.


As pessoas querem manter os dentes por mais tempo


As melhorias no atendimento odontológico significam que mais pacientes são capazes de manter os dentes por mais tempo. À medida que a expectativa de vida aumenta, o impulso para uma melhor saúde bucal torna-se ainda mais importante.


As pessoas querem os melhores resultados possíveis


Além dos procedimentos em consultório, há muitas maneiras dos pacientes assumirem o controle de sua saúde bucal em casa. Nunca antes vimos tantas pessoas interessadas no clareamento dental, um dos procedimentos estéticos mais procurados em todo o mundo.


Graças aos produtos que permitem o clareamento dental em casa, mais pacientes estão se familiarizando com o processo, levando-os às clínicas que podem proporcionar resultados verdadeiramente profissionais.


A ligação entre doença e saúde bucal


A aparência de um sorriso é tanto um reflexo de uma pessoa quanto de sua saúde geral.


Para que a odontologia estética tenha sucesso, as questões de saúde devem ser abordadas para entender como os problemas se desenvolvem e como corrigi-los e, de preferência, evitá-los.


Os problemas odontológicos que podem levar um paciente a buscar soluções estéticas com frequência são os mesmos que podem criar riscos à sua saúde no futuro. Aqui estão alguns sinais que você deve procurar:

  • Dentes desalinhados: podem causar doenças periodontais, cáries, dores na articulação temporomandibular e dificuldade de mastigação;

  • Edentulismo: dentes ausentes podem levar ao desalinhamento dos dentes remanescentes e vizinhos, e pode causar perda óssea e cárie dentária;

  • Cárie: pode progredir para a parte interna do dente se não for tratada, causando dores de dente dolorosas e infecções perigosas;

  • Tecido mole inchado: pode ser um sinal de doença periodontal, que pode causar mau hálito crônico, recessão gengival, sensibilidade e perda dentária.

Problemas gerais de saúde que afetam o corpo inteiro de um paciente também podem estar enraizados na boca. Na verdade, 90% de todas as doenças apresentam sintomas diretamente na cavidade oral.

  • A doença periodontal pode ser um sinal de diabetes, artrite reumatoide ou asma;

  • A perda óssea e a perda dentária estão associadas à osteoporose e ao aumento do risco de doenças cardiovasculares;

  • Feridas, crescimentos e uma camada grossa na boca podem ser sinais de câncer oral;

  • As lesões também podem ser um sinal de câncer, HIV / AIDS ou diabetes.

A doença também pode resultar de problemas de saúde e higiene bucal ao longo do tempo. Você sabia que:

  • Mais de 90% das pessoas com doenças cardíacas também têm doença periodontal;

  • Inflamação na boca causada por doença periodontal, cáries e outros problemas podem aumentar a inflamação nos vasos sanguíneos, colocando o paciente em risco de ataque cardíaco ou derrame;

  • A inflamação na boca afeta os níveis de insulina, tornando o controle do diabetes mais difícil;

  • A doença periodontal durante a gravidez tem sido associada a complicações como nascimento prematuro e baixo peso ao nascer;

  • Uma nova pesquisa relacionou problemas de saúde bucal a condições neurológicas debilitantes, como mal de Parkinson e doença de Alzheimer.

Esses fatores, aliados a crescente busca pelo sorriso perfeito, fazem da odontologia estética uma excelente oportunidade de expansão para os profissionais que buscam conquistar mais pacientes.


Além disso, é importante comunicar aos pacientes os diferenciais da sua estrutura completa, assim como divulgar a equipe qualificada e capacitada para oferecer um serviço de excelente qualidade e até as formas de pagamento disponíveis. Essas ações fazem grande diferença na hora de conquistar novos pacientes e até mesmo expandir seu negócio e aumentar os lucros da sua clínica odontológica.


Texto traduzido do site: www.offthecusp.com


E se você gostou de saber mais sobre a odontologia estética, confira nossa leitura relacionada para saber mais sobre: Conheça as áreas da odontologia mais promissoras na atualidade.


388 visualizações
bottom of page