top of page

Teleconsulta na estética avançada: Tudo sobre o futuro do atendimento a distância

Atualizado: 31 de out. de 2023

Descubra como a teleconsulta está revolucionando o atendimento para clínicas de estética avançada, além de entender os benefícios, desafios e o potencial futuro desse recurso tecnológico.

Teleconsulta na estética avançada. Profissional sentada na sua mesa atendendo uma paciente por meio tecnológico à distância.
Ofereça a Teleconsulta na sua clínica e aumente o seu potencial de atendimento.

Já imaginou morar fora do país e continuar atendendo suas pacientes? Eu sei, essa realidade parece distante para você. Mas eu, Dra. Bel Guerra, estou aqui para te mostrar como a Teleconsulta mudou o meu trabalho!


Atualmente moro em Nova Iorque e possuo 3 clínicas de estética no Brasil. É claro que tenho uma equipe eficaz na linha de frente dos atendimentos, porém, ainda fico responsável por boa parte das consultas e avaliações.


O motivo é simples: minhas pacientes confiam em mim para planejar, e na minha equipe para executar. Essa não é uma regra, mas traz conforto para aquelas que estavam acostumadas com a minha presença no dia a dia da clínica antes da minha mudança para os Estados Unidos.


Talvez você esteja se perguntando como isso funciona de fato, e é mais simples do que você imagina.


A demanda por teleconsulta surgiu na época da pandemia e se manteve em alta devido aos diversos benefícios que ela oferece, desde a redução de despesas operacionais (cafezinho, papelaria, brindes), até no tempo gasto pelas pacientes em busca de vagas no estacionamento.


Além disso, tanto você, como a paciente, podem desfrutar da consulta no conforto de seus lares.


As ferramentas para a teleconsulta acontecer estão cada vez mais especializadas, o que faz com que o acesso seja extremamente fácil e eficaz para públicos de diferentes faixas etárias.


Há quem diga que no online perde-se o encanto e a magia do presencial e do contato humano, mas vale a pena ressaltar que a teleconsulta pode ser apenas uma fase, ou uma espécie de triagem, para que o paciente chegue de fato à sua clínica.


Além de todos esses benefícios, a teleconsulta pode se tornar um diferencial, afinal, precisamos nos adaptar às demandas do mundo globalizado caso não queiramos nos tornar obsoletos. Muitos profissionais que se recusam a oferecer esse tipo de melhoria acabam perdendo clientes para seus concorrentes.


Isso aconteceu comigo recentemente quando, em posição de paciente, busquei uma profissional para teleconsulta e ela não oferecia. Sem pensar duas vezes, busquei outra médica que pudesse me atender à distância.


Neste Blog você verá:

Boa leitura!


Texto por Dra. Bel Guerra



O que é teleconsulta?


A teleconsulta é uma consulta realizada de forma remota, utilizando tecnologia de comunicação de vídeo e áudio em tempo real, permitindo que o paciente e o profissional de saúde interajam sem precisar estar fisicamente presentes no mesmo local.


A teleconsulta foi regulamentada para diversas profissões da área da saúde, visando atender demandas como assistência primária, consultas de urgência, supervisão ou acompanhamento clínico.


Como a teleconsulta funciona na estética avançada?


Dentro da estética avançada consigo usar a teleconsulta no início, meio e fim do tratamento. No início, como citei anteriormente, consigo fazer o plano de tratamento e orçamento do paciente.


No meio, consigo avaliar os resultados obtidos até então, para que haja alinhamento com a profissional da minha equipe responsável pelo tratamento da paciente, assim, visamos sempre buscar melhorias que possam ser feitas.


No final, consigo definir quais serão os próximos passos, quando o paciente deve retornar para manutenção do tratamento, e também consigo fidelizar esse paciente com mini-consultas esporádicas para avaliar o pós-tratamento.


Vantagens da teleconsulta na estética avançada


Como citei antes, existem diversas vantagens em praticar a teleconsulta, entre elas está a redução de custos operacionais, tempo de locomoção, entre outros. Mas, no top 1 da minha lista, fica a agilidade.


Por definição, agilidade é a habilidade de ter rapidez e soltura, e quando digo soltura, quero dizer: liberdade. É exatamente isso que a teleconsulta significa pra mim.


Vou te dar um exemplo: eu cresci em um lar com pais médicos — meu pai é cirurgião e minha mãe obstetra. Quando o telefone do meu pai tocava de madrugada, não tinha como resolver por teleconsulta. Ele precisava dirigir até o hospital, pegar o bisturi na mão, e operar alguém.


Com a minha mãe acontecia a mesma coisa. Me lembro de uma vez estarmos a passeio em uma cidade vizinha, e durante a madrugada, meus pais viajaram 100 km, fizeram uma cirurgia, e retornaram ao amanhecer, enquanto eu e minha irmã ficamos dormindo. Percebe como ainda existem algumas profissões que não se beneficiam dessa liberdade?


Agora observe o meu próprio relato em minha profissão: certa vez eu estava em uma viagem com meu esposo, quando minha secretária me avisou que uma paciente estava com um problema.


Em questão de 5 minutos, conectei meu computador, e com muita agilidade, consegui conversar com minha paciente. Foi rápido e com soltura, ou seja, com liberdade geográfica. Em outras palavras: foi ágil. Viva a teleconsulta!


Para saber um pouco mais sobre como oferecer uma experiência incrível para seus pacientes, leia o artigo: Experiência do Paciente em Estética: veja como entregar valor aos seus pacientes


Desafios da teleconsulta na estética avançada


O preparo do paciente: no dia a dia das nossas clínicas, o preparo do paciente não é uma preocupação para o próprio paciente. Quando ele chega no consultório, já temos uma equipe treinada e responsável por esse preparo, que inclui: limpeza da face, fotografia, registro da queixa principal, entre outros.


Já na consulta online é necessário que o paciente receba instruções de como deve registrar essas imagens para que, do outro lado, a profissional consiga fazer uma avaliação precisa.


O toque: dentro da estética avançada, o toque é fundamental para sentir a textura e a espessura da pele, por exemplo. Esse ainda é um limite para a teleconsulta. Nesse momento me pego imaginando o futuro — Será que conseguiremos ter mais algum dos cinco sentidos em uma interação online, além da visão e audição?


Proteção de dados: vivemos uma nova era dentro do digital e a quantidade de informações armazenadas em nuvens parece não ter fim. Diante de uma realidade onde o hacker é o novo ladrão, proteger os dados dos nossos pacientes não é uma tarefa fácil, mas é completamente possível. Precisamos ter atenção e redobrar os cuidados quando se trata de informações confidenciais.


Como implementar a teleconsulta na sua clínica de estética


Implementar a teleconsulta é algo que pode ser feito por você ainda hoje. O primeiro passo é buscar um bom software de videochamada, com ferramentas que atendam às suas necessidades.


Feito isso, você poderá divulgar essa nova possibilidade para seus pacientes, e em seguida, deverá treinar a equipe para passar as informações corretas no momento de agendamento, pois dúvidas podem surgir quando chegar a hora da conexão, por exemplo, dificuldades com fones de ouvido ou conexão da câmera/internet.

Quando chegar o dia da sua primeira teleconsulta, haja naturalmente. O passo a passo é exatamente igual à consulta presencial. Escute o paciente, faça a anamnese, avalie as fotos, e passe o plano de tratamento.


Não se esqueça de anotar em prontuário tudo o que foi conversado para que nada seja esquecido. O objetivo é que quando o paciente vier presencialmente até a sua clínica, você possa reforçar com ele tudo o que foi acordado na teleconsulta.


O futuro da teleconsulta na estética avançada

Acredito que tudo o que envolve o mundo digital tem tomado cada dia mais espaço. Devemos nos lembrar, então, que o digital é uma extensão do presencial e no que diz respeito à saúde, a ética deve sempre prevalecer.


Existem situações em que a teleconsulta não poderá substituir o contato presencial, nesses casos, devemos ser sinceros com nossos pacientes e recebê-los em nossos consultórios. No entanto, em todos os demais casos, a teleconsulta é viável, inclusive, acredito em seu potencial avanço. A teleconsulta pode se tornar a preferência de muitos pacientes, principalmente em grandes metrópoles e capitais.


Sendo assim, o profissional que já estiver habituado à prática, tem a chance de se desenvolver e implementar melhorias para que continue avançando em sua carreira, com diferenciação daqueles que ainda não possuem teleconsulta.

Conclusão

Quando me mudei para Nova Iorque publiquei essa frase nas minhas redes sociais: “Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças.” — Leon Megginson, 1963.


Meio século depois, com a aceleração do mundo globalizado, o diagnóstico está mais correto do que nunca. A teleconsulta é uma realidade e devemos nos adaptar a ela. Suas vantagens prevalecem sobre os desafios e a liberdade que ela nos proporciona tem sido cada vez mais valorizada, tanto por nós profissionais, como por nossos pacientes.


Levando tudo isso em consideração, chegamos no final deste blog com uma conclusão: dar o primeiro passo!


Clique no link e conheça o Sistema Clinicorp, o software de gestão líder de mercado e o mais completo para clínicas de estética avançada. Eu recomendo!


Te vejo do outro lado da tela!


Sobre a autora

Teleconsulta na estética avançada. Foto da doutora Bel Geurra e sua biografia: A Dra. Bel Guerra é biomédica esteta, CEO e injetora na Clínica Bel Guerra, professora na Escola da Bel, uma escola com mais de 20 cursos para profissionais da área da estética.   Recentemente ela publicou seu primeiro livro “Do preto e branco ao colorido”, presente nas melhores livrarias do Brasil.   Ela também é palestrante e idealizadora do BGExperience, um congresso para 2500 alunos e possui o maior canal do Youtube de biomedicina estética, além de ser mentora para empresários.

45 visualizações
bottom of page