top of page

Toxina Botulínica: o que é, para que serve e principais indicações

Atualmente a aplicação de toxina botulínica é um dos procedimentos estéticos mais realizados no mundo todo e hoje, vamos conhecer um pouco mais sobre essa técnica, qual sua importância e as boas práticas de aplicação.


Aplicação de toxina botulínica. Ilustração de biomédica e cliente felizes prontas para começar o procedimento de toxina botulínica.
Toxina Botulínica: tudo o que você precisa saber sobre esse tratamento

A toxina botulínica, mais conhecida como botox, é um dos procedimentos mais conhecidos e procurados em clínicas de estética de todo o mundo. Seja por seus notáveis benefícios na melhora da estética ou por sua máxima segurança, ela é a queridinha dos pacientes.

Por esses e outros motivos, os profissionais que optam por trabalhar com essa técnica ou a oferecem em suas clínicas de estética, tem garantia de grande fluxo de pacientes e alta lucratividade.

Se você deseja conhecer mais detalhes sobre a aplicação de toxina botulínica, neste artigo vamos mostrar o que ela é, quais seus efeitos na estética dos pacientes e como realizar a sua aplicação.

Neste blog você verá:


O que é e para que serve a toxina botulínica?

A toxina botulínica, o famoso botox, é uma neurotoxina produzida pela bactéria Clostridium botulinum, uma poderosa substância encontrada na natureza e largamente utilizada em procedimentos de benefícios estéticos e terapêuticos.

Na verdade, existem 8 variedades conhecidas da toxina botulínica (A, B, C1, C2, D, E, F e G), mas somente os tipos A e B são usados clinicamente.

A toxina botulínica tipo A é conhecida há décadas, o primeiro registro científico é do ano de 1817, através do autor Justinus Kerner que publicou um artigo sobre o botulismo. Nessa época, foram encontradas em salsichas defumadas, substâncias que interferem no sistema nervoso e motor, causando a morte de algumas pessoas.

Porém, apenas em 1980, a toxina botulínica começou a ser explorada para fins estéticos através da Dra. Jean Carruthers. Mas sua regularização veio somente em 2002, quando a Agência Federal do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos - FDA, autorizou o uso dela em tratamentos de estética.

Atualmente, a aplicação de toxina botulínica é usada tanto para tratamentos estéticos quanto terapêuticos, melhorando desde a autoestima até a qualidade de vida dos pacientes.

Qual o efeito da toxina botulínica?

A toxina botulínica age como um bloqueador da atividade muscular adjacente à área de aplicação, impedindo os estímulos elétricos de chegarem até os músculos, atuando nos transmissores responsáveis pela transmissão do estímulo nervoso que causa o relaxamento desses músculos.

Para gerar o efeito desejado, deve-se aplicar quantidades mínimas, pois a toxina botulínica em grandes quantidades, causa paralisia generalizada, conhecida como botulismo e pode levar à morte.

Por quanto tempo duram seus efeitos?


O tempo de duração do efeito da toxina botulínica pode variar de acordo com cada indivíduo e uma série de outros fatores como idade, tempo de exposição ao sol e prática de exercícios físicos, por exemplo.

No entanto, a média geral de durabilidade é de 6 meses, sendo que o paciente já consegue perceber o resultado 48 horas após a aplicação, atingindo o seu ponto máximo após 15 dias após a aplicação do botox.

Quais as indicações da toxina botulínica?

Na maior parte dos casos, a toxina botulínica é indicada para tratamentos que visam a melhoria da estética dos pacientes. Atualmente, suas aplicações mais comuns, são para:

Tratamento do sorriso gengival


O sorriso demonstra vários sentimentos e vai muito além do que apenas uma forma de comunicação, e nos últimos anos, nota-se uma crescente procura das pessoas por um sorriso cada vez mais bonito.

Sendo assim, a busca pelo tratamento do sorriso gengival, utilizando a aplicação de toxina botulínica, tem crescido consideravelmente. A toxina age nos músculos responsáveis pela elevação do lábio, fazendo com que ele não suba tanto quando a pessoa sorri.

Além disso, a toxina botulínica é um tratamento menos invasivo comparado a procedimentos cirúrgicos. Sendo assim, é uma alternativa mais rápida e segura.

Tratamento de enxaqueca


Como a toxina botulínica age nas terminações nervosas da junção neuromuscular, promovendo o relaxamento dos músculos, ela auxilia a inibir a dor, tanto na cabeça quanto na região cervical, além de diminuir a gravidade dos sintomas.

Tratamento de Bruxismo


O bruxismo é uma condição onde ocorre a contração inconsciente dos músculos da mastigação e está geralmente associado também ao distúrbio do sono.

Nesses casos, a toxina botulínica age nos músculos da mastigação, promovendo o seu relaxamento e diminuindo os sintomas do bruxismo. Ainda nesse sentido, o uso do botox é mais indicado quando o bruxismo:

  • Causa o desgaste dentário acelerado;

  • Provoca dor de cabeça matinal;

  • Ocasiona disfunção da articulação temporo-mandibular;

  • Provoca perda dentária.

Quanto ao uso terapêutico, a aplicação de toxina botulínica é utilizada em tratamentos de hiperidrose (transpiração excessiva), sialorreia (salivação excessiva), sequelas de lesões encefálicas, doença de Parkinson, entre outros. Sendo uma excelente aliada na melhora da qualidade de vida dos pacientes.

Quem pode realizar a aplicação da toxina botulínica?

Para que a aplicação da toxina botulínica ocorra de maneira correta é necessário buscar profissionais capacitados com todos os treinamentos necessários e equipamentos adequados para realizar as aplicações.

Nesse sentido, a eficácia e segurança da toxina botulínica depende muito da seleção correta da dose e técnicas apropriadas de administração, e também de um armazenamento adequado do material.

Quanto à legislação, estão autorizados a administrar o botox somente os Biomédicos, Dentistas e Médicos como Dermatologistas que tenham a qualificação específica para realizar a aplicação de maneira segura.

Ainda, é imprescindível ressaltar a importância e necessidade da qualificação do profissional que irá realizar as aplicações.

Toxina botulínica é segura?

A aplicação de toxina botulínica é sem dúvidas, uma das técnicas mais seguras e minimamente invasivas da área estética.

No entanto, mesmo sendo um procedimento simples, sua aplicação deve ser realizada por um profissional experiente que utilize marcas da Toxina Botulínica Tipo A (TXB-A) aprovadas e regulamentadas pela ANVISA.

Atualmente, no Brasil, temos 7 marcas comercializadas e aprovadas pela ANVISA:

  • Botox

  • Dysport

  • Xeomin

  • Prosigne

  • Botulift

  • Botulim

  • Nabota

O principal ativo de todas as marcas é a toxina botulínica tipo A, mesmo assim cada uma delas tem suas particularidades, por isso a importância de um bom profissional que entenda e saiba as características específicas de cada fórmula.

Toxina botulínica: cuidados depois da aplicação

O tratamento com a toxina botulínica requer alguns cuidados essenciais após a sua aplicação. São cuidados simples, mas que exigem uma atenção mais delicada principalmente nas quatro primeiras horas após a aplicação.

Alguns dos principais cuidados necessários envolve:

  • Restringir as expressões faciais por pelo menos 1 hora após a aplicação;

  • Evitar se deitar, por no mínimo, 4 horas após a aplicação;

  • Não realizar atividades físicas por pelo menos 24 horas;

  • Evitar massagear o local em que a toxina foi aplicada nas 4 primeiras horas;

  • Evitar a exposição ao sol logo após a aplicação;

  • Evitar usar cosméticos em excesso;

  • Usar protetor solar.

Esses cuidados são de grande importância e essenciais para garantir o resultado esperado, assim não se coloca o procedimento em risco e evita o retorno com o profissional antes do tempo necessário.

Qual o valor da toxina botulínica?

O valor da toxina botulínica varia de acordo com a marca, quantidade adquirida, fornecedores, marcas, entre outros fatores. No entanto, existem sites de compra coletiva onde o valor acaba ficando mais em conta.

Fazendo uma rápida pesquisa no site consultaremedios.com você pode encontrar a média de preços para diferentes marcas, quantidades e outras especificações.

Onde aplicar a toxina botulínica

A toxina botulínica possui uma série de indicações de aplicação que vão muito além da estética facial, sendo usada também para tratamentos de saúde. Veja a seguir algumas regiões onde pode ser feita a aplicação do botox:

  • Testa: para suavizar linhas de expressão e rugas;

  • Correção do nariz de coelho;

  • Eliminação dos pés de galinha;

  • Ajustes na ponta do nariz;

  • Suavização do sorriso gengival;

  • Ajustes no queixo;

  • Ajustes nas linhas periorais;

  • Correção do sorriso invertido;

  • Diminuição dos sintomas do bruxismo;

  • Ajustes na região entre as sobrancelhas.

Cada uma dessas aplicações são definidas de acordo com as necessidades do paciente, conforme uma minuciosa avaliação do profissional responsável pela aplicação.

Quer dominar os segredos da alta lucratividade com procedimentos de harmonização facial? Baixe nosso eBook gratuito e exclusivo:

banner para baixar ebook sobre harmonização facial

Conclusão

No decorrer desse artigo, podemos visualizar o quanto a aplicação de toxina botulínica é poderosa e essencial para diversos fins, como melhorar a auto estima das pessoas em tratamentos estéticos ou também como uma grande aliada da medicina terapêutica.

Além disso, comprovamos que este é um dos procedimentos estéticos mais utilizados e procurados no mundo todo, sendo indicado por ser uma técnica segura, minimamente invasiva e acima de tudo, eficaz.

Agora, quer saber como a tecnologia pode otimizar a execução dos seus tratamentos com toxina botulínica?

Já conhece o software de gestão Clinicorp? Somos o software mais completo para clínicas de estética avançada. Dentre as nossas muitas ferramentas, temos a Ficha TBA Estética. Essa funcionalidade pode trazer mais eficiência e qualidade aos seus atendimentos. Assista o vídeo abaixo.


Clique no link e Fale com um de nossos especialistas para saber mais sobre todos os beneficios do sistema para clínicas de estética Clinicorp.

1.935 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page