INSCREVA-SE PARA RECEBER NOVIDADES E CONTEÚDOS EXCLUSIVOS
arrow&v

ENVIADO!

  • Clinicorp

Clínica de Estética: 15 dicas para conquistar os seus primeiros pacientes

Atualizado: Jul 1

Ao abrir uma clínica de estética, saber como conquistar os primeiros pacientes é essencial para você construir uma base de clientes capaz de sustentar o crescimento do seu negócio.


clínica de estética, profissional atendendo o paciente
Veja como conquistar os seus primeiros pacientes em estética.

Se você acabou de abrir uma clínica de estética, já deve ter se perguntado pelo menos uma vez: “como conquistar os primeiros pacientes”, certo? E realmente, essa é uma pergunta que pode tirar o sono de qualquer empreendedor da área de saúde estética.


Tudo fica ainda mais preocupante quando consideramos a concorrência cada vez mais acirrada nesse segmento, o que torna a oferta de serviços tão grande quanto a demanda por eles.


Esses fatores obrigam os profissionais a buscarem formas de se destacar em meio a tantas opções apresentadas aos consumidores, e isso pode ser o

ponto-chave para conquistar os primeiros clientes para uma clínica de estética.


E o que pouco deles sabem, é que adotando algumas ações práticas, essa tarefa pode ser simplificada. Essas ações, ajudam a definir melhor as estratégias de marketing e a concentrar esforços nos canais mais assertivos para atração dos primeiros clientes.


Pensando nisso, separamos 14 dicas para ajudar você na missão de conquistar os primeiros pacientes para a sua clínica de estética. Confira!


1. Identifique suas oportunidades de atuação:


Para que você comece a conquistar os seus primeiros pacientes em estética, é preciso que você identifique as suas oportunidades de atuação. Isso pode ser feito com uma pesquisa para te ajudar a entender melhor a dinâmica do mercado de estética.


É importante que você reúna informações sobre quais são os procedimentos mais procurados na sua região, quem são os seus potenciais concorrentes e a disponibilidade de fornecedores, para assim definir quais produtos e serviços você irá oferecer.


Afinal, se você resolver oferecer procedimentos e produtos com baixa ou nenhuma procura na sua região, por exemplo, você estará perdendo tempo e dinheiro.


2. Crie um protocolo de atendimento:


Um protocolo de atendimento bem estruturado, guiará toda a jornada do paciente dentro da sua clínica de estética. Dessa forma, ele é um grande aliado para você oferecer a melhor experiência aos seus clientes desde o primeiro contato dele com a sua clínica.


Assim, se o paciente receber um atendimento personalizado quando entrar em contato com a sua clínica e se sentir acolhido e ouvido, as chances dele realizar uma compra são muito maiores.


clínica de estética, especialista atende a paciente com dúvidas
Um atendimento personalizado aumenta as chances do paciente realizar uma compra.

Além disso, o protocolo ajudará a otimizar e organizar a rotina de trabalho de toda a sua equipe, pois eles saberão a sequência correta de execução de cada tarefa e como realizá-las com qualidade e no menor tempo possível.


Sem contar que se a experiência do paciente for satisfatória do início ao fim, ele se sentirá confortável em recomendar os seus serviços para os familiares e conhecidos, atraindo ainda mais pacientes para a sua clínica.


3. Estude marketing:


Podemos dizer que o marketing é a porta de entrada para os clientes conhecerem os serviços oferecidos na sua clínica. Por isso, é essencial que você estude os conceitos básicos de marketing, como usar as redes sociais ou trabalhar com anúncios, por exemplo.


Nessa área, você pode encontrar inúmeros cursos online e gratuitos, que apresentam desde os fundamentos básicos de marketing, estratégias de inbound marketing, funcionamento de do Google e Facebook Ads e muito mais.


Além disso, existem inúmeros outros materiais de apoio, como calendários de publicação, ferramentas de automação de marketing e blog posts que podem ajudar você a definir as estratégias de marketing da sua clínica de estética.


Veja também: Marketing Digital para Clínicas de Estética: 7 estratégias para crescer na internet.


4. Defina o seu público-alvo:


Um dos pontos de partida para você conquistar os primeiros pacientes para a sua clínica de estética, é saber quem é o seu público-alvo. Ele representa o público com real interesse nos seus serviços e que tem mais chances de se tornarem seus pacientes.


Conhecendo o seu público-alvo, você poderá criar conteúdos alinhados aos interesses deles, investir em campanhas de marketing pago com segmentação bem direcionada gerando altos índices de conversão, entre outras ações.


Para isso, você deve reunir dados:


  • Geográficos: cidade, região, bairro, rua, etc..;

  • Demográficos: idade, gênero, renda, ocupação, escolaridade, geração, etc..;

  • Psicográficos: estilo de vida, personalidade, interesses, preocupações, etc...;

  • Comportamentais: intensidade do uso, status de lealdade, estágio de propensão, sensibilidade ao marketing, motivação, etc...


É importante ressaltar que quanto mais completos forem os dados coletados sobre o seu público-alvo, mais chances você terá de conquistá-lo verdadeiramente e construir um relacionamento sólido com ele.


5. Faça sua clínica aparecer no Google:


Atualmente, o Google é o recurso mais utilizado pelas pessoas ao pesquisarem informações sobre um produto ou serviço. Por isso, crie um perfil para a sua empresa no Google Meu Negócio.


Ela é uma ferramenta gratuita onde você cadastra informações como fotos, endereço, horário de funcionamento e contato da sua clínica de estética, para que as pessoas encontrem mais facilmente o seu negócio ao pesquisarem no buscador.


clínica de estética, pessoa realizando uma pesquisa no google
O Google é o recurso mais utilizado pelas pessoas ao pesquisarem informações sobre um serviço.

Além disso, é possível que as pessoas façam perguntas sobre os seus serviços na própria página de resultados e que você possa interagir com elas.


Outra alternativa é criar um site para que os seus clientes tenham acesso a mais informações sobre a sua clínica de estética. Existem plataformas gratuitas que podem suprir essa necessidade e permitem a criação de um site personalizado.


6. Crie sua presença online:


Os brasileiros amam as redes sociais e não à toa estamos em segundo lugar no ranking dos países que mais passam tempo neste tipo de plataforma.


No Brasil, são cerca de 130 milhões de contas cadastradas no Facebook. Já o Instagram, registrou cerca de 80 milhões de usuários no país em 2020, enquanto em 2019, foi considerada a rede social mais querida e com melhor engajamento do público.


Por isso, cada uma dessas redes, como YouTube, Twitter e Tik Tok, podem ser bons canais para que você possa conquistar os primeiros pacientes em estética. Basta que você conheça um pouco de cada plataforma e qual se encaixa melhor na sua área de atuação e no público que deseja atingir.


Vale destacar que sua clínica de estática não precisa estar presente em todas as redes sociais, mas deve manter as informações atualizadas naquelas em que estiver presente, além de postar conteúdos e interagir com os seguidores com frequência.


7. Gere conteúdos de valor:


O marketing de conteúdo é uma das melhores estratégias para conquistar os primeiros pacientes em estética. Para executá-la de forma assertiva, você precisa entender as necessidades do seu público, os interesses e sobre o que eles mais procuram dentro da sua área de atendimento.


Tendo esse conhecimento, você poderá produzir conteúdos alinhados ao que eles buscam, sanar as dúvidas deles e fazer com que eles conheçam melhor a sua clínica de estética e os seus serviços.


É importante que nesses materiais, sejam eles vídeos, imagens ou textos, que você use uma linguagem descomplicada, de forma que o seu público consiga entender temas complexos de uma forma simples.


Assuntos como aplicação de botox, harmonização facial e redução da papada, por exemplo, podem gerar conteúdos que atraiam a atenção do seu público. Afinal, as pessoas têm curiosidade sobre tratamentos e, muitas vezes, deixam de fazê-los por medo ou desinformação.


8. Faça parceria com influenciadores digitais:


A parceria com influenciadores digitais, conhecido como marketing de influência é uma abordagem que consiste em praticar ações em parceria com influenciadores com um perfil de público alinhado ao que a sua clínica busca.


Por isso, veja quais influenciadores digitais da sua região têm um perfil de seguidores que podem render novos clientes e proponha uma parceria, oferecendo descontos aos clientes conquistados através dessas ações.


Estética, influenciadora realizando live
Veja quais influenciadores têm um perfil de seguidores alinhado ao seu público-alvo.

Você pode aproveitar o espaço no perfil do influenciador para mostrar como são feitos alguns tratamentos e quais são os resultados, por exemplo. Em troca, você pode oferecer algum tratamento para ele, descontos entre outros benefícios.


9. Comunique seus diferenciais:


Nesse aspecto, a ideia é deixar claro para o seu público quais são as vantagens que ele vai encontrar na sua clínica de estética.


Por isso, comunicar os diferenciais da sua estrutura completa, profissionais qualificados e até as formas de pagamentos disponíveis, fazem grande diferença na hora de conquistar os primeiros pacientes em estética.


Na hora de divulgar esses diferenciais, é importante utilizar fotos e vídeos de qualidade. Isso passará uma impressão de maior profissionalismo para o público e pode deixar mais claro para eles como funcionam os tratamentos estéticos e como é o espaço.


Veja também: Melhores dicas para fotografar pacientes de estética.


10. Ofereça descontos e pacotes:


Uma boa dica para conquistar os primeiros clientes de estética, é criar pacotes de atendimento com vários procedimentos com condições e preços especiais, afinal os consumidores estão sempre em busca das melhores condições de compra.


Ao fazer isso, o mais importante é oferecer um benefício financeiro em relação à compra dos procedimentos de forma avulsa. Isso faz com que o cliente perceba uma vantagem em comprar com você.


No caso das promoções, o ideal é aproveitar datas comemorativas, como o dia da mulher ou das mães, por exemplo. Assim como eventos e lançamentos de novos procedimentos, são uma ótima ocasião para realizar esse tipo de ação.


A venda de planos recorrentes, que são aqueles que exigem uma série de sessões ou do retorno do paciente a sua clínica para manutenção dos resultados, também é uma excelente opção para conquistar novos clientes.


Veja também: Como aumentar o faturamento com a venda de planos de tratamentos recorrentes.


E uma última dica são os vale presentes, que são um jeito de chamar atenção de quem deseja presentear alguém e ainda não sabe como.


Vários serviços podem ser incluídos na experiência. E o melhor: a pessoa que for adquirir o voucher nem precisa sair de casa.


11. Dê consultoria de produtos home care:


Os tratamentos estéticos do tipo “home care” estão em alta no mercado e você, como profissional de saúde estética, tem uma vantagem a mais na hora de indicar cosméticos desse tipo.


estética, profissional apresentando um cosmético para a cliente
Os tratamentos estéticos do tipo “home care” estão em alta no mercado.

Você pode trabalhar estratégias para atrair essa fatia do público para a sua clínica e vender produtos e consultoria para esse tipo de tratamento. Assim, o cliente cria confiança no seu trabalho, podendo futuramente optar por tratamentos realizados dentro da sua clínica.


Criar conteúdos com dicas e tutoriais em vídeo de como utilizar esse produtos podem atrair o público nas redes sociais e fazê-los chegarem ao perfil da sua clínica e conhecer melhor os seus serviços.


Para alavancar essa estratégia, o atendimento via WhatsApp ou Direct do Instagram, pagamento online e delivery são sugestões para facilitar esse processo e ajudar a aumentar suas vendas.


12. Divulgue para sua rede de contatos:


Uma ótima opção para iniciar a divulgação dos seus serviços e conquistar os primeiros pacientes de estética é compartilhá-los com a rede de contatos que você possui.


Divulgue para seus amigos de profissão, família, conhecidos, parceiros e peça para que eles indiquem os seus serviços para outras pessoas e compartilhem seus conteúdos.


Um cartão de visitas digital para enviar quando alguém se interessar em ter mais informações facilita muito esse processo, por ser cômodo e não necessita de investimentos em impressões em papel.


Para motivar as indicações, você pode oferecer descontos e condições de compra especiais para quem trouxer mais novos clientes para a sua clínica.


13. Faça parcerias estratégicas (network):


Pesquise e descubra quais estabelecimentos da sua região condizem com o seu trabalho e podem ajudar novos clientes, através de parcerias estratégicas.


Um exemplo, é fazer uma colaboração com uma academia, oferecendo preços promocionais para os clientes dela ou ainda oferecendo descontos para funcionários de uma determinada empresa da sua região, através de um convênio.


Outra estratégia é fechar parcerias com outras marcas e divulgar um pouco do seu trabalho nas redes sociais dessas empresas, nas parceiras de guest post, por exemplo.


14. Transforme os primeiros clientes em fãs:


Mostre para os seus clientes que você se importa com eles. Mantenha um relacionamento com ele mesmo após encerrar um primeiro contato e busque proporcionar um atendimento personalizado do primeiro contato ao pós-tratamento.


Ao fazer isso, você fideliza o paciente e sua clínica vai se destacar no competitivo mercado de estética. Pois, lembre-se: um paciente satisfeito tem mais chances de procurar sua clínica novamente e recomendar seus serviços para amigos e familiares.


Nessa tarefa um software de gestão com ferramentas como agenda inteligente, aviso automático de retornos e integração ao WhatsApp podem facilitar e automatizar muitas dessas tarefas.


15. Invista no seu marketing pessoal:


O marketing pessoal é uma estratégia que fortalece o nome e a imagem de um profissional, atraindo maior atenção e influenciando as pessoas a enxergá-la como referência em uma determinada área de atuação.


clínica de estética: profissional de estética vestida de verde sentada no centro da foto
O marketing pessoal é uma estratégia que fortalece o nome e a imagem de um profissional.

Na estética, ele é muito importante, pois em muitos casos o profissional acaba sendo o representante da clínica, o rosto da marca e a forma como ele é visto no mercado pode influenciar e muito na hora de conquistar os primeiros pacientes.


Para isso, você deve trabalhar com conceitos e técnicas de modo a criar um posicionamento que mostre que você é um profissional diferenciado, influente e de autoridade.


O interessante é explorar características como as habilidades profissionais, suas experiências, o networking e promovê-los nos canais em que seu público está mais presente.



É hora de agir e conquistar os primeiros pacientes na sua clínica de estética


Colocar todas essas dicas em práticas vai exigir dedicação e tempo, mas com certeza irão ajudar você a conquistar os primeiros pacientes em estética e ter excelentes resultados.

Para te ajudar nesta missão, não deixe de acompanhar a Clinicorp. Nós publicamos regularmente conteúdos exclusivos sobre gestão, marketing, tendências de mercado e muito mais.


Preencha o formulário abaixo e não perca nenhuma novidade:



Você pode gostar de ler também:


Qual a importância da fotodocumentação na estética


Serviços de Estética: Conheça os mais procurados e as tendências do momento


Clínica de Estética: Como ser um franqueado de sucesso?



1,352 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
  • Suporte 3
  • Comercial
  • whatsapp2