• Suporte 3
  • Comercial
  • whatsapp2
  • Clinicorp

10 dicas para você conquistar os primeiros clientes na clínica de estética

Atualizado: Jun 5

Veja como atrair clientes para sua nova clínica de estética durante a pandemia


Uma crise mundial na área da saúde é algo inesperado e que afeta todos os setores da economia. Consequentemente, inúmeros profissionais que planejaram a abertura de uma clínica de estética em 2020, podem estar enfrentando problemas para conquistar os primeiros clientes.


As prioridades mudaram e os serviços considerados não essenciais precisam fazer diversas adaptações para atender o público. Nesse momento, é necessário ir além e buscar o cliente, mostrar que a sua clínica se importa com ele e com a realidade atual.


Essas ações ficam ainda mais difíceis para uma empresa recém-inaugurada e que não tem uma rede consolidada de clientes. Para evitar prejuízos financeiros no primeiro ano de funcionamento, algumas medidas podem ser adotadas na rotina da clínica, na forma de se comunicar com o público e na divulgação dos serviços.


Confira abaixo algumas dicas que podem alavancar o número de clientes da sua clínica estética durante essa pandemia e no mundo pós-coronavírus.



1) Tenha presença online


Tudo o que o cliente precisa saber da sua clínica deve estar disponível na internet. Crie um perfil para a empresa no Google Meu Negócio. A ferramenta gratuita permite que você gerencie como a clínica irá aparecer nas buscas do Google e facilita que novos clientes encontrem e conheçam o seu trabalho.


Faça um site para a empresa e também perfis nas redes sociais. Aproveite o espaço para contar um pouco da história da clínica, explicar como o atendimento pode ser feito neste período com segurança e apresente a equipe de profissionais que trabalha no local.


2) Aposte no marketing de conteúdo


Este será um dos principais meios para você atrair novos clientes e divulgar sua clínica de estética. Pesquise sobre o que o público mais procura na sua área de atendimento e produza conteúdos que possam sanar essas dúvidas e fazer com que vocês comecem uma relação.


Faça vídeos e escreva textos com uma linguagem que os clientes consigam entender sobre temas complexos de uma forma simples. Os conteúdos podem esclarecer perguntas comuns como “qual o melhor tratamento para celulites?”, “como faço para diminuir as olheiras?” e “como reduzir a oleosidade da pele?”.


Assuntos mais complexos, como os que envolvem aplicação de botox, harmonização facial e redução da papada, por exemplo, também devem ganhar espaço na pauta. As pessoas têm curiosidade sobre tratamentos novos e, muitas vezes, deixam de fazer por medo ou falta de informação.


Depois de produzir, divulgue esse material no site e redes sociais. No Instagram, você pode até fazer uma live respondendo perguntas dos seguidores ou publicar vídeos e imagens explicativas sobre como é feito cada tratamento. À medida que você for atendendo os primeiros clientes, tente divulgar depoimentos deles que confirmem o quanto ficaram satisfeitos.


3) Comunique seus diferenciais


Deixe claro para o público quais são as vantagens que ele vai encontrar na sua clínica, desde estrutura completa, profissionais qualificados e atualizados até as formas de pagamentos disponíveis, investimentos em tecnologia de ponta e materiais de qualidade.


Na hora de divulgar esses diferenciais, é importante utilizar fotos e vídeos de qualidade. Isso passará uma impressão de maior profissionalismo para o público e pode deixar mais claro para eles como funcionam os tratamentos estéticos e como é o espaço.


Durante a pandemia, também explique como o atendimento é feito com segurança e como algumas consultas podem ser feitas a distância.


4) Ofereça descontos e pacotes de atendimento


Lembre-se que as melhores épocas do ano para começar alguns tratamentos são justamente no outono e inverno. Aproveite esse período para trabalhar com preços promocionais e pacotes, que além de gerar receita momentânea, vão garantir um fluxo de atendimentos presenciais pós-pandemia.


Trabalhe com a venda de vouchers de desconto que podem ser usados por um período de até dez meses, por exemplo.


Vale presentes também são um jeito de chamar atenção de quem deseja presentear alguém e ainda não sabe como. Vários serviços podem ser incluídos na experiência. E o melhor: a pessoa que for adquirir o voucher nem precisa sair de casa.


5) Venda de produtos home care


Como profissional de saúde estética, você tem uma vantagem a mais na hora de indicar cosméticos home care. Se o cliente confia no seu trabalho, também irá acreditar na sua orientação em relação a esses produtos. Nesses casos, você pode aliar os tratamentos que estão sendo feitos a produtos que podem potencializar o resultado.


A venda também pode ser aconselhada por um teleatendimento e o cliente não precisará sair de casa para se cuidar. Pagamento online e delivery são sugestões para facilitar esse processo.


Escolha bem os cosméticos que serão indicados e avalie se a clínica terá lucros com o serviço.


6) Divulgue para sua rede de contatos (network)


Invista na divulgação do seu trabalho e, para isso, comece pela rede de contatos que já possui. Todos devem saber sobre os serviços que você está oferecendo na clínica.

Divulgue para amigos de profissão, família, conhecidos, parceiros e peça para que eles indiquem o seu negócio e compartilhem seus conteúdos. Deixe à disposição um cartão digital para enviar quando alguém se interessar em ter mais informações.


Se for necessário, dê uma motivação a mais para fazerem isso, como um desconto especial ou pacote promocional.


7) Faça parcerias estratégicas


Pesquise e descubra quais estabelecimentos da área da beleza e estética condizem com o seu trabalho e podem render novos clientes. Em uma colaboração com academias e salões de beleza, por exemplo, você pode oferecer vantagens para clientes que marcarem atendimento através de indicações desses espaços, como os cupons de desconto.


Se tais empresas forem mais tradicionais no mercado, tente fechar uma parceria e divulgar um pouco do seu trabalho nas redes sociais deles também.


Falando nisso, veja quais influenciadores digitais da sua região têm um perfil de seguidores que podem render novos clientes e faça um trabalho em conjunto. Você pode aproveitar o espaço no perfil do influenciador para mostrar como são feitos alguns tratamentos e quais são os resultados.


8) Adote o Whatsapp Business


Com uma conta comercial no WhatsApp, o relacionamento com o cliente ficará muito mais fácil. Você pode, inclusive, criar catálogos de produtos que a clínica trabalha, como os de home care.


Na ferramenta, além de colocar uma foto do item ou serviço, é possível incluir preço e detalhes como descrição, link e código. Para fazer isso, basta acessar as configurações da conta comercial e clicar em “catálogo”.


Com o WhatsApp Business, você ainda pode marcar atendimentos, enviar lembretes de consultas, verificar estatísticas do fluxo de mensagens e muitas outras funções.

9) Pense no pós-crise


Quando a pandemia passar, sua clínica precisará estar preparada para vencer os efeitos econômicos deixados pela crise e fazer o seu fluxo de caixa girar. Por isso, é extremamente importante colocar algumas ações em prática agora, para depois colher os frutos.


Veja quantos tratamentos a longo prazo você tem e como está o crescimento da rede de clientes. Reveja o que está dando resultados e o que pode ser melhorado. Planejar é essencial.

10) Faça um acompanhamento dos clientes após o primeiro contato

Mostre para o seu novo cliente que você se importa com ele. Mantenha contato e busque proporcionar um atendimento personalizado em todas as etapas, até no pós-tratamento.

Ao fidelizar o cliente, a sua clínica vai se destacar no competitivo mercado de

estética. E lembre-se: um paciente satisfeito tem mais chances de procurar sua clínica novamente e recomendar para amigos e familiares.

A estética mexe profundamente com a autoestima das pessoas e uma relação

de confiança irá ajudar ambas as partes a alcançar os resultados almejados.

---

Colocar todas essas dicas em práticas vão exigir dedicação, mas com certeza, trarão excelentes resultados.

Para te ajudar nesta missão de conquistar os primeiros clientes na área da estética, a Clinicorp tem soluções tecnológicas que auxiliam a agilizar tarefas de recepção, otimizar o controle de sessões e auxiliar os diagnósticos.

Além disso, você conta com ferramentas para controlar o estoque, reduzir a inadimplência e fazer a gestão financeira completa da sua clínica.

Conheça essas e outras ferramentas no nosso site, pelas redes sociais ou entre em contato com a nossa equipe.

Instagram

Whatsapp

YouTube


Leia também:


Melhores dicas para fotografar pacientes de estética


A importância de uma boa gestão e marketing em uma clínica

Assinatura Eletrônica: Descubra como utilizar essa tecnologia na sua Clínica de Estética


0 visualização
Clinicorp Serviços Ltda

A solução mais completa para sua clínica odontológica ou estética!

Contato Suporte

Fone: (47) 3085-8337

Atendimento: das 8h às 19h (dias úteis)                           das 08h às 12h (sábados)

Contato Comercial

Atendimento: das 8h às 18h (dias úteis)  

Redes Sociais

instagram.png
facebook.png
youtube.png