Planejamento Odontológico: entenda a importância dessa ferramenta de gestão

Atualizado: 8 de out. de 2021

O planejamento odontológico é uma ferramenta de gestão essencial para guiar o crescimento de uma clínica odontológica. É através dele que se estabelecem metas e objetivos, assim como o que deve ser feito para que eles sejam alcançados.


mulher realizando a gestão de sua clínica odontológica
Entenda a importância de elaborar um planejamento odontológico de gestão.

Existe um ditado, atribuído a Benjamin Franklin, que diz o seguinte: “Aqueles que não planejam, planejam falhar”. Ele ilustra bem o mundo dos negócios, onde os gestores se veem constantemente planejando cada ação, seja para oferecer um novo serviço ou expandir a área de atuação de suas empresas.


Tanto é verdade, que o planejamento é considerado uma das quatro principais funções da gestão. Isso porque, é através dele que podemos ter certeza de que se está trabalhando em prol de um objetivo específico, normalmente o crescimento do negócio.


É importante que você, dentista e gestor, também tenha um planejamento odontológico bem estruturado para guiar o crescimento da sua clínica odontológica e se manter competitivo no mercado.


Se você quer aprender como elaborar um planejamento odontológico completo e eficiente, não deixe de ler este artigo.


Leia também: Sistema para consultório odontológico: 15 motivos para investir



O que é um planejamento odontológico?


O planejamento odontológico é o processo de pensar e organizar todas as atividades necessárias para atingir os objetivos desejados para o crescimento de uma clínica odontológica. Ele envolve a criação e manutenção das estratégias de operação do negócio.


objetivos de gestão de uma clínica odontológica
O planejamento odontológico é o processo de pensar e organizar toda a gestão.

Em resumo, ele é essencial para o refinamento dos objetivos e plano de ação para que os mesmos sejam alcançados. O planejamento combina a previsão de cenários com a preparação das estratégias necessárias para reagir ao comportamento do mercado.


Um aspecto importante, embora frequentemente ignorado, é que o planejamento odontológico mantém um relacionamento direto com previsão de cenários. Ela pode ser descrita como a visão antecipada de como será o futuro, enquanto o planejamento descreve como o futuro deve ser.



Para que serve o planejamento odontológico?


Para cumprir os objetivos determinados, o planejamento odontológico auxilia a desenvolver planos, como um plano de negócios ou de marketing. Todos eles descrevem as ações que giram em torno da identificação dos recursos disponíveis e da utilização ideal para alcançar os melhores resultados.


Dentro do planejamento odontológico, encontramos 3 principais divisões de planejamento que ajudam na gestão de uma clínica odontológica. Vamos conhecê-los a seguir.


Conheça as 3 categorias essenciais de planejamento


No planejamento odontológico, existem três tipos principais de planos que você usará em sua busca pelos objetivos da sua clínica, que incluem o operacional, o tático e o estratégico.


Pense nos três como trampolins, assim poderá ver como os três, quando combinados, ajudam a atingir suas metas. Ou seja, os planos operacionais são necessários para atingir os planos táticos e os planos táticos levam à realização dos planos estratégicos, como um ciclo.