top of page

Confira 7 dicas para dentistas aproveitarem as férias com tranquilidade

Atualizado: 29 de mai. de 2023

O final do ano é sempre uma época em que a maioria das pessoas aproveita para descansar e curtir suas férias. Para os profissionais da odontologia não é diferente, sendo esse, o período ideal para os mesmos recarregarem suas energias.

bolsa e acessórios de praia e bolsa de mantidos para férias de dentista na areia da praia
Dicas para dentistas aproveitarem as férias com tranquilidade.

Estamos a poucos dias do fim de 2021 e tudo o que as pessoas mais querem é tirar férias, não é mesmo? Afinal, após um ano intenso, onde as coisas caminharam lentamente para sua normalidade e exigiram muito dos profissionais, é normal que o cansaço tome conta do corpo e mente.


Entretanto, sabemos que para o empreendedor, tirar férias não é nada simples. Para ter tranquilidade é necessário planejar tudo com certa antecedência. É justamente essa a situação dos dentistas, donos das suas próprias clínicas ou consultórios.


E para te ajudar a planejar as férias e curtir cada segundo de descanso, preparamos este artigo. Nele você vai encontrar as melhores dicas para dentistas aproveitarem as férias com tranquilidade. Acompanhe!


Neste blog você verá:


Planeje suas férias: dicas para aproveitar seu período de descanso com tranquilidade


Arrume as malas, pegue seu chinelo e corra aproveitar suas merecidas férias de fim de ano! Mas espera aí! Você planejou tudo antecipadamente e deixou a clínica organizada para evitar imprevistos durante esse período e no retorno ao trabalho?


Se a resposta for não, você precisa ler os próximos parágrafos deste artigo que nós preparamos. Nele, reunimos as melhores dicas para você planejar as férias e aproveitar seu período de descanso com tranquilidade.


1. Organize-se com antecedência


O primeiro passo para um dentista tirar férias com tranquilidade é planejar tudo com muita antecedência. Para isso, defina os dias em que você pretende se ausentar e veja o que é necessário fazer para que nenhuma pendência seja deixada para trás.


Se você possui uma equipe na sua clínica, uma boa ideia é adotar férias coletivas, com todos os colaboradores da clínica saindo de férias no mesmo período. Dessa forma, você evita problemas com ausências por férias no decorrer do ano, por exemplo.


Converse com os seus colaboradores para definir as melhores datas, de maneira que todos tirem férias juntos. Com tudo definido, sua secretária precisa ter o cuidado de não agendar consultas e procedimentos nessas datas.


2. Informe os seus pacientes


Além de alinhar o período de férias com os seus funcionários, você precisa informar também os seus pacientes sobre as datas em que não haverá atendimento. Pacientes que fazem o uso de aparelhos ortodônticos, por exemplo, têm consultas mensais com seus dentistas.


Nessas situações, é indicado que você comunique com antecedência os pacientes sobre o seu período de férias, para que eles também se programem. A ideia é que eles possam decidir se desejam agendar consultas e exames antes ou depois das suas férias.


3. Pague as contas com antecedência


Mesmo que você esteja de férias, as contas de energia, telefone, aluguel, entre tantas outras continuam chegando. Por isso, para evitar atrasos nos pagamentos e multas, verifique todos os boletos que vencem durante seu período de férias e antecipe os pagamentos.


Ao fazer isso, você evita gastos desnecessários, por conta das multas geradas pelo atraso no pagamento. Além disso, você garante que sua clínica não terá nenhum serviço essencial cortado por falta de pagamento.


4. Planeje o próximo ano antes de sair de férias


Construir um planejamento estratégico sólido é necessário para qualquer tipo de empresa. Para os consultórios odontológicos não é diferente e por esse motivo, antes de sair de férias, o ideal é traçar as estratégias que serão colocadas em prática no próximo ano.


Para fazer esse planejamento você pode seguir diferentes metodologias, sendo que uma das mais populares é a análise SWOT. Trata-se de um método que permite a análise das forças e fraquezas da sua clínica, assim como as oportunidades e ameaças do mercado em que você está inserido.


Para facilitar esse processo, nós criamos o e-book gratuito: Planejamento Estratégico. Um guia completo para a construção das estratégias de negócio de clínicas de saúde, beleza e bem-estar. Clique aqui e baixe agora!


5. Tenha uma reserva financeira para as férias


Diferentemente dos trabalhadores com carteira assinada, que recebem o salário normalmente quando tiram férias, os dentistas deixam de lucrar no período em que não estão atendendo. Além disso, se você tem funcionários na sua clínica, precisa pagar os salários normalmente, além dos demais direitos trabalhistas.


Por isso, é importante ter uma reserva financeira para as férias. Dessa maneira, você poderá ficar tranquilo enquanto descansa, sem correr o risco de ficar no vermelho ou contrair dívidas.


6. Organize as férias da sua equipe


Como citamos anteriormente, se você possui uma equipe de colaboradores na sua clínica, o ideal é que todos se programem para tirar férias no mesmo período. Para isso, definam as datas que sejam melhores para todos.


Novamente, lembramos que sua secretária deve atentar-se para não agendar consultas nesse período. Além disso, toda sua equipe deve se comprometer em deixar o ambiente organizado antes de sair de férias para que a volta ao trabalho não seja um caos.


7. Desconecte-se do trabalho e aproveite as férias


Agora está tudo organizado? Já planejou tudo com antecedência, comunicou seus pacientes e equipe, além de fazer o planejamento estratégico do próximo ano? Então aproveite seus dias de descanso!


Desconecte-se de tudo aquilo que for relacionado ao seu trabalho! Você merece relaxar e descansar tranquilamente, aproveite esses dias para ficar totalmente livre de qualquer preocupação.


Nós temos certeza de que, após esses merecidos dias de descanso, você vai estar muito mais disposto para trabalhar e entregar o melhor atendimento aos seus pacientes.


Conclusão


As férias são um momento para você descansar e recarregar as energias para o novo ano que está chegando. Aproveite este período para relaxar, curtir a família e fazer aquilo que você gosta sem as preocupações que a rotina profissional lhe impõe.


E se você gostou das nossas dicas para dentistas aproveitarem as férias com tranquilidade, assine a nossa newsletter e receba materiais exclusivos, em primeira mão!

235 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page