Confira 7 dicas para dentistas aproveitarem as férias com tranquilidade

O final do ano é sempre uma época em que a maioria das pessoas aproveita para descansar e curtir suas férias. Para os profissionais da odontologia não é diferente, sendo esse, o período ideal para os mesmos recarregarem suas energias.


bolsa e acessórios de praia e bolsa de mantidos para férias de dentista na areia da praia
Dicas para dentistas aproveitarem as férias com tranquilidade.

Estamos a poucos dias do fim de 2021 e tudo o que as pessoas mais querem é tirar férias, não é mesmo? Afinal, após um ano intenso, onde as coisas caminharam lentamente para sua normalidade e exigiram muito dos profissionais, é normal que o cansaço tome conta do corpo e mente.


Entretanto, sabemos que para o empreendedor, tirar férias não é nada simples. Para ter tranquilidade é necessário planejar tudo com certa antecedência. É justamente essa a situação dos dentistas, donos das suas próprias clínicas ou consultórios.


E para te ajudar a planejar as férias e curtir cada segundo de descanso, preparamos este artigo. Nele você vai encontrar as melhores dicas para dentistas aproveitarem as férias com tranquilidade. Acompanhe!


Leia também: Planejamento Estratégico para Clínicas: o que é e qual sua importância


Planeje suas férias: dicas para aproveitar seu período de descanso com tranquilidade


Arrume as malas, pegue seu chinelo e corra aproveitar suas merecidas férias de fim de ano! Mas espera aí! Você planejou tudo antecipadamente e deixou a clínica organizada para evitar imprevistos durante esse período e no retorno ao trabalho?


Se a resposta for não, você precisa ler os próximos parágrafos deste artigo que nós preparamos. Nele, reunimos as melhores dicas para você planejar as férias e aproveitar seu período de descanso com tranquilidade.


1. Organize-se com antecedência


O primeiro passo para um dentista tirar férias com tranquilidade é planejar tudo com muita antecedência. Para isso, defina os dias em que você pretende se ausentar e veja o que é necessário fazer para que nenhuma pendência seja deixada para trás.


Se você possui uma equipe na sua clínica, uma boa ideia é adotar férias coletivas, com todos os colaboradores da clínica saindo de férias no mesmo período. Dessa forma, você evita problemas com ausências por férias no decorrer do ano, por exemplo.


Converse com os seus colaboradores para definir as melhores datas, de maneira que todos tirem férias juntos. Com tudo definido, sua secretária precisa ter o cuidado de não agendar consultas e procedimentos nessas datas.


2. Informe os seus pacientes


Além de alinhar o período de férias com os seus funcionários, você precisa informar também os seus pacientes sobre as datas em que não haverá atendimento. Pacientes que fazem o uso de aparelhos ortodônticos, por exemplo, têm consultas mensais com seus dentistas.


Nessas situações, é indicado que você comunique com antecedência os pacientes sobre o seu período de férias, para que eles também se programem. A ideia é que eles possam decidir se desejam agendar consultas e exames antes ou depois das suas férias.


3. Pague as contas com antecedência


Mesmo que você esteja de férias, as contas de energia, telefone, aluguel, entre tantas outras continuam chegando. Por isso, para evitar atrasos nos pagamentos e multas, verifique todos os boletos que vencem durante seu período de férias e antecipe os pagamentos.


Ao fazer isso, você evita gastos desnecessários, por conta das multas geradas pelo atraso no pagamento. Além disso, você garante que sua clínica não terá nenhum serviço essencial cortado por falta de pagamento.