INSCREVA-SE PARA RECEBER NOVIDADES E CONTEÚDOS EXCLUSIVOS
arrow&v

ENVIADO!

  • Clinicorp

Estética Avançada: Como aumentar o faturamento com a venda de planos de tratamentos recorrentes

Atualizado: Jul 19

Você sabia que o Brasil é o 2º maior consumidor de serviços estéticos no mundo? Mas a maioria das clínicas ainda encontra certa dificuldade em manter a frequência necessária de pacientes e ter uma receita mensal de forma recorrente.

Muitos profissionais e gestores de clínicas de estética encontram grande dificuldade em fazer com que seus pacientes retornem à clínica ou tenham a frequência necessária para que os procedimentos alcancem um resultado ideal a longo prazo. Isso acontece porque muitos pacientes fazem a compra única de um procedimento. Assim, a clínica precisa entrar em contato com esse paciente para retorno e fazer uma nova venda para a continuação do tratamento.

Porém, realizar uma nova venda com todos os pacientes de retorno é algo incerto, por isso, muitos profissionais e gestores não conseguem fidelizar os pacientes. Com a falta de frequência dos pacientes, os tratamentos não têm o resultado ideal e o faturamento das clínicas de estética sofrem grandes oscilações. Mas, você sabia que existe uma forma de venda diferenciada para esses procedimentos estéticos, que facilita a gestão, melhora os resultados dos tratamentos e aumenta o seu faturamento? A grande aposta do momento é a venda de planos de tratamentos recorrentes.


Continue com a leitura e saiba mais sobre o que são Planos Recorrentes e qual a importância da venda desses planos para sua clínica de estética. Veja também algumas dicas incríveis que preparamos para ajudar você a começar a vender planos recorrentes e turbinar seu faturamento. Confira!


Neste artigo você verá:


  1. O que são Planos Recorrentes?

  2. Qual a importância da venda de Planos Recorrentes para sua Clínica de Estética?

  3. Os benefícios dos Planos Recorrentes para sua Clínica de Estética

  4. Como criar Planos Recorrentes para sua Clínica de Estética?


O que são Planos Recorrentes?

Os Planos Recorrentes são uma modalidade de venda para produtos ou serviços através de uma assinatura, com cobrança automática e recorrente, sem necessidade de uma autorização mensal constante. Ao contrário do parcelamento, essa cobrança é definida como compra única, mas com valor dividido em várias vezes.


Os planos recorrentes têm o pagamento assegurado através de um contrato, com período pré-determinado, onde o cliente realiza o pagamento, podendo ser cartão ou boleto, e utiliza os produtos ou serviços.

Para uma clínica de estética, por exemplo, os Planos Recorrentes são uma forma de estabelecer uma relação de longo prazo com o paciente. Fazendo com que ele adquira seus serviços de maneira recorrente e não apenas em uma única vez.



Qual a importância da venda de Planos Recorrentes para sua Clínica de Estética?


Se você busca fidelizar os seus pacientes, aumentar a performance das suas vendas e assim alavancar o seu faturamento, os Planos Recorrentes são uma grande aposta para você. Eles permitem maior controle sobre os retornos, automatizam as cobranças, estimulam a frequência dos pacientes na sua clínica, e garantem maior receita de forma recorrente. Vale ressaltar que os planos recorrentes possuem uma mensalidade que não compromete o limite de crédito do cartão do paciente e com a análise certa de crédito, podem ser realizados no boleto também, facilitando e estimulando a venda.



Os benefícios dos Planos Recorrentes para sua Clínica de Estética

Os benefícios de quem decide adotar a oferta de Planos Recorrentes aos pacientes são inúmeros, mas alguns têm maior destaque, como:

  • Fidelização de pacientes:


O plano recorrente é a oferta ideal para fidelizar pacientes que realizam procedimentos estéticos contínuos. Você oferece uma experiência diferente de compra e estimula a frequência deles, na sua clínica. A fidelização do seu paciente deve começar na recepção e continuar durante toda a jornada dele, na sua clínica, melhorando a experiência e satisfação do seu cliente e aumentando a indicação dos seus serviços a potenciais clientes.

  • Automatização de cobranças:

A definição da cobrança automática para os planos recorrentes otimiza o tempo da sua recepcionista e/ou setor financeiro, e ainda mantém uma baixa taxa de inadimplência por parte dos pacientes. Opte sempre por tecnologias e plataformas financeiras integradas que ofereçam essa modalidade de cobrança aos seus pacientes e o controle total para você.


  • Maior previsibilidade financeira:


Ao ter uma visão mais clara em relação aos valores a receber, os valores totais das parcelas e que serão recebidos de forma recorrente, existe uma maior previsibilidade financeira para a sua clínica de estética.

Isso torna muito mais fácil o controle de recursos financeiros e a tomada de decisões sobre o futuro do seu negócio de forma mais assertiva.

  • Manutenção do fluxo de caixa:


Outro grande benefício dos planos recorrentes é a manutenção mensal do fluxo de caixa, pois com entradas recorrentes programadas, o fluxo mensal dificilmente terá grandes oscilações e resultados inesperados. Isso, aliado à previsibilidade financeira, garante que você tenha dinheiro suficiente sempre em caixa, seja para investir na sua clínica de estética ou como reserva de emergência para surgimento de imprevistos.

  • Aumento do ticket-médio:


Por fim, com a facilidade no pagamento que os planos recorrentes oferecem, a oportunidade de conversão de vendas de procedimentos com um valor mais elevado ou pacotes de procedimentos é muito maior. Essas conversões potencializam a performance das suas vendas e com certeza é um grande diferencial para o destaque da sua clínica de estética no mercado, afinal seus pacientes estão consumindo mais e consumindo o melhor dos seus serviços.


Como criar Planos Recorrentes para sua Clínica de Estética?


Como pudemos ver até aqui, a venda de planos recorrentes traz muitos benefícios para sua clínica de estética, principalmente se você busca aumentar o seu faturamento e ter um crescimento exponencial em 2021.

Por isso, invista na criação e implementação de planos de tratamentos recorrentes na sua clínica e para te ajudar, trouxemos aqui os exemplos mais comuns utilizados no mercado:


Assinatura:


O modelo mais queridinho do mercado atualmente é o plano recorrente por assinatura, muito utilizado por serviços de streaming, como Netflix, Spotify e Amazon, por exemplo. Nesse modelo os dados pessoais e os dados de pagamento do cliente são cadastrados uma única vez e a cobrança é feita de forma automática todos os meses até que ele opte pelo cancelamento do plano.


Na área estética, o modelo de assinatura pode ser utilizado para procedimentos como Botox, preenchimentos, limpeza de pele e depilação, por exemplo, onde o pagamento é feito antecipadamente e a frequência das sessões é com período pré-definido.


Contrato:


Outro tipo de plano recorrente muito utilizado é o modelo de contrato, onde a empresa presta os serviços através de um contrato pré-determinado, garantindo assim, dinheiro em caixa sempre.


Na estética, esse modelo é ideal para procedimentos que necessitam de um número específico de sessões para um bom resultado, como pacotes de depilação a laser, pacotes de emagrecimento e lipo enzimática, por exemplo. Vale ressaltar que esses são os modelos de planos recorrentes mais utilizados, porém você pode usar a criatividade para adaptar e criar modelos de acordo com o seu tipo de clínica e os procedimentos estéticos que você oferece.


Invista em uma boa ferramenta para o controle dos seus planos recorrentes:


Por fim, é necessário que, além da criatividade, você busque ferramentas que facilitem a implementação dos planos de tratamentos recorrentes na sua clínica de estética.

Invista em uma solução completa que te permita criar e gerenciar todos os seus planos recorrentes, e que forneça relatórios completos para que possa analisá-los e avaliar de perto a performance das vendas da sua clínica de estética.

Se você ainda não conhece o Plano de Recorrência da Clinicorp, clique aqui e saiba mais sobre esse super lançamento que vai ajudar você a turbinar o faturamento da sua clínica de estética.



Você vai gostar de ler também:


Top 5 Meios de Pagamento para Clínicas de Estética

Assinatura Eletrônica: Descubra como utilizar essa tecnologia na sua Clínica de Estética

Marketing Digital para clínicas de estética: 7 estratégias para crescer na Internet


320 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
  • Suporte 3
  • Comercial
  • whatsapp2