top of page

Marketing Digital para Clínicas de Estética: 7 estratégias para se destacar na Internet

Atualizado: 15 de mai.

Conhecer as melhores estratégias de marketing digital para clínicas de estética é essencial para quem deseja conquistar novos pacientes, principalmente se o objetivo é acelerar o crescimento do seu negócio.

celular em destaque com ícones de redes sociais saindo da sua tela
Conheça as melhores estratégias para se destacar na internet.

Quer saber como conquistar mais pacientes na sua clínica de estética? Os números revelam que este é um dos segmentos que mais cresce no Brasil, sendo resiliente a crises e altamente competitivo.


Segundo dados do Grand View Research, o tamanho do mercado global de estética deve chegar a US$ 124,7 bilhões até 2028 e se expandir a uma taxa de crescimento anual de 9,8%.


Quando falamos em Brasil, nosso país se tornou o terceiro maior mercado consumidor de serviços e produtos ligados aos cuidados com a saúde estética, no mundo, ficando atrás, apenas, de Estados Unidos e China.


Para fechar as estatísticas, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria Brasileira de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos - ABIHPEC, o setor movimentou mais de R$ 47,5 bilhões com perspectivas otimistas para os próximos anos.


Por tudo isso, é essencial que você aumente e fortaleça as estratégias de marketing digital para clínicas de estética. Afinal, na maioria das vezes, é pela internet que os seus pacientes têm o primeiro contato com sua clínica e conhecem melhor os serviços que você oferece.


Com isso, o marketing digital para clínicas de estética aumenta as chances de você expandir sua rede de clientes e se tornar referência na área de estética.


Neste blog você verá:


7 estratégias de marketing digital para clínicas de estética se destacarem na internet


Como vimos, as perspectivas de crescimento para o mercado de estética são animadoras, e seguir investindo no marketing digital para clínicas de estética pode ser a chave para o sucesso da sua clínica.


E para ajudar você, nós preparamos algumas dicas de como criar uma presença digital forte na internet. Acompanhe!


1. Conheça o seu público


Para construir uma presença digital sólida, é imprescindível saber qual o perfil da sua audiência. Afinal, somente com essa informação, você poderá criar conteúdos relevantes e campanhas de publicidade paga que chamem a atenção das pessoas certas.


Quem você deseja atender e o que você tem a oferecer para eles? Por exemplo, digamos que sua clínica de estética é focada em atender um público de classe média que busca retardar os sinais do envelhecimento.


Em quais canais esses públicos estão presentes? Que tipo de conteúdo eles consomem? Como você pode chamar a atenção deles para o seu negócio?


Isso só é possível de se determinar se você conhecer a fundo quem é seu público e o que eles esperam do seu negócio.


2. Faça sua clínica aparecer no Google


A internet conta com uma gama de ferramentas que podem ser usadas ao seu favor e entre as principais, está o Google. O serviço de buscas é quase sempre o primeiro recurso a ser utilizado quando uma pessoa está procurando por profissionais e tratamentos estéticos de qualidade.


Certifique-se de que sua estratégia de marketing digital para clínicas de estética inclua ações para fortalecer a sua presença nos resultados de pesquisa e que dados de contato e endereço estejam sempre atualizados.


Se você possui um site exclusivo para sua clínica, garanta que ele seja responsivo para que os possíveis clientes tenham acesso, sem dificuldades, ao seu trabalho a partir de qualquer dispositivo.


Existem plataformas gratuitas que podem suprir essa necessidade, mas caso caiba no seu orçamento, você pode contratar uma agência ou profissional especializado para desenvolver um site personalizado e de qualidade.


Além disso, nesse tipo de canal, é importante que você aplique uma boa estratégia de SEO (Search Engine Optimization), otimizando o uso de palavras-chave, a construção do conteúdo intertítulos e imagens de qualidade.



3. Esteja presente nas redes sociais


Os brasileiros amam as redes sociais e não é à toa que estamos entre os países que mais passam tempo neste tipo de plataforma.


Em uma pesquisa realizada em janeiro de 2021, foi revelado que 70,3% da população brasileira utilizava alguma rede social no seu dia a dia. Segundo o Relatório Digital 2021, existiam cerca de 150 milhões de usuários de redes sociais no Brasil, já nessa época.


Entre as redes mais utilizadas no Brasil hoje, estão o Tik Tok, Instagram, YouTube, WhatsApp e o Facebook.


Cada uma dessas e outras redes sociais, tem um perfil de usuário específico, que pode ou não, corresponder com o público que você deseja alcançar. Por isso, busque entender um pouco de cada plataforma e qual se encaixa melhor na sua estratégia de captação de novos pacientes.


Aqui vai uma observação importante: você não precisa estar presente em todas as redes sociais, mas deve manter sempre atualizadas aquelas em que estiver ativo, postando conteúdo regularmente e interagindo com os seguidores.



4. Produza conteúdo de qualidade


Estar presente nas redes sociais não vai trazer resultados satisfatórios se você não produzir conteúdo de qualidade para atrair seguidores.


Busque entender quais são as maiores curiosidades que o seu público tem, seja sobre os procedimentos estéticos que você oferece, curiosidades da sua área de atuação ou até mesmo sua rotina.


Em resumo, a ideia é a seguinte: pesquise e documente os principais interesses dos seus seguidores, e depois transforme isso em um planejamento para produção de conteúdo.


O planejamento garante que você mantenha uma frequência de publicações e dessa forma o algoritmo das redes sociais (base de análise que determina os conteúdos mais relevantes a serem apresentados para o usuário) entregará seu conteúdo para mais pessoas.


E na hora de produzir os conteúdos, principalmente fotos e vídeos, a qualidade do material deve receber muita atenção. Afinal, será através deles que você irá se comunicar com o seu público.


5. Invista no relacionamento com o cliente


Não deixe seus seguidores falando sozinhos nas suas redes sociais. Responda prontamente às perguntas e comentários, sendo atencioso e utilizando um tom de voz que remete aos valores da sua marca. Muitos clientes podem ser atraídos assim.


Interagir com o público torna sua presença digital mais humana. Para isso, você pode fazer lives, enquetes, usar gifs e emojis ou ainda, publicar stories mostrando a rotina de atendimento na sua clínica de estética.


Tudo isso fará com que o público se sinta mais próximo de você e confortável para marcar uma consulta.


6. Invista em publicidade paga


A publicidade paga, os famosos anúncios da internet, é mais um recurso que contribui para fortalecer sua estratégia de marketing digital para clínicas de estética.


Com esses anúncios, você consegue alcançar, principalmente, pessoas que já tem interesse pelos serviços oferecidos na sua clínica. As campanhas podem ser segmentadas para esses públicos específicos ou ainda, direcionados para pessoas próximas de regiões em que você atua.


Uma das melhores opções para investir nesse tipo de anúncio é o Instagram Ads, plataforma de publicidade da rede social com uma das maiores taxas de engajamento. A publicidade pode ser feita tanto nos Stories como no Feed, por fotos e vídeos.


O Google Ads é outra opção muito vantajosa para as clínicas de estética que possuem um site próprio. Nele, você pode investir para que seu site apareça diretamente na página de resultados, em áreas específicas.


Lembre-se que cada plataforma tem um modo de operar, então busque conhecer como cada uma delas funciona e analise qual delas será mais vantajosa para sua estratégia de marketing digital para clínicas de estética.


7. Avalie os resultados


Assim como é necessário planejar muito bem as estratégias de marketing digital para clínicas de estética para aumentar e fortalecer a sua presença digital, também é preciso avaliar os resultados que essas ações estão gerando.


Com isso, será possível identificar quais ações estão dando certo e o que tem que ser otimizado. Fazendo uma análise detalhada dos resultados, você pode ainda, avaliar se está na rede social ideal para sua estratégia e se o conteúdo produzido tem sido relevante para o público.


Se você já possui uma conta comercial nas redes sociais, terá à sua disposição uma série de relatórios sobre o engajamento com o público. No Instagram, por exemplo, é possível avaliar como está o crescimento do perfil, quantas pessoas estão salvando as publicações, compartilhando com amigos, de onde são e uma série de informações importantes para sua estratégia.


Já dados como números de acessos ao site da sua clínica, origem do público, tempo de permanência e rejeição dos conteúdos, podem ser encontrados no Google Analytics.


Por fim, se você utilizar um software para clínicas de estética, como o Clinicorp, você conta com uma das mais completas ferramentas de gestão de marketing para clínicas de estética.


Seja para criar, gerenciar e mensurar os resultados das suas estratégias de marketing digital para clínicas de estética, nosso CRM (Central de Relacionamento com o Cliente), conta com todas as funcionalidades que você precisa para captar, converter e fidelizar ainda mais pacientes.


Conheça melhor essa solução exclusiva, conversando com um de nossos especialistas e solicite uma demonstração.


Você ainda pode ter mais outro benefício: desconto Clinicorp com indicação de amigos!


Conclusão


Agora que você já conhece as melhores estratégias de marketing digital para clínicas de estética e o que fazer para fortalecer sua presença na internet. Basta avaliar e montar um plano estratégico sólido para alcançar seus objetivos.


Por fim, destacamos que o objetivo deste texto é fornecer conteúdo de qualidade para os nossos leitores. Contudo, não prestamos consultoria sobre marketing digital para clínicas de estética e nem nos responsabilizamos por decisões tomadas por terceiros.


E se você gostou desse conteúdo, saib que vem muito mais por aí. Para esse mês de Março, a Clinicorp está preparando um super evento para ajudar profissionais de saúde, beleza e bem-estar a alavancarem o marketing da clínica.


O Meeting de Marketing e Vendas da Clinicorp aconteceu no dia 04 de março de 2023 e contou com diversos especialistas da área trazendo muita informação relevante para você começar uma transformação na sua clínica. Clique no link e confira tudo que rolou.

13.970 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

2 Comments


Guest
Apr 08, 2022

Conteúdo genérico demais

Like
Guest
Apr 18, 2023
Replying to

Se vc pagar é mais fácil ter algo personalizado, q seja só pra vc. Graças a Deus esse conteúdo aqui, ainda está aí e de GRAÇA pra quem quiser e tenho certeza, q a Pessoa investiu/gastou tempo para fazê-lo. Parabéns a quem produziu... Gratidão!

Like
bottom of page