Fotodocumentação: como fotografar pacientes de estética e dicas!
top of page

Fotodocumentação: 5 dicas incríveis para fotografar pacientes de estética

Atualizado: 23 de ago. de 2023

A ação de fotografar pacientes de estética é conhecida como fotodocumentação. Ela tem como objetivo demonstrar ao paciente os resultados alcançados em um determinado tratamento, produto ou protocolo.


fotodocumentação, profissional segurando uma câmera fotográfica
A fotodocumentação é um protocolo essencial para quem trabalha com estética.

A fotodocumentação é um protocolo essencial para quem trabalha com estética avançada obter sucesso. É através dela que o profissional poderá fotografar pacientes de estética e documentar os resultados dos procedimentos que realiza em sua clínica.


Esse material poderá ser utilizado na captação de novos pacientes, assim como no planejamento, execução e avaliação da eficácia de um determinado tratamento, produto ou protocolo, como a harmonização facial.


No entanto, muitos profissionais não realizam a fotodocumentação dos seus pacientes, ou quando realizam, não se atentam aos detalhes que podem gerar uma interpretação errada dos resultados.


Por isso, para ajudar profissionais interessados em fotografar pacientes de estética com extrema qualidade e utilizar esse material como ferramenta de atração de novos pacientes, preparamos este conteúdo repleto de dicas especiais.


Veja neste artigo:



O que é fotodocumentação?


A fotodocumentação é um protocolo que consiste em documentar através de fotos, todas as etapas da realização de um tratamento estético.


Essas fotos servem como material de apoio tanto para o planejamento e execução de procedimentos estéticos como a harmonização facial, quanto para as estratégias de marketing de uma clínica de estética.


Além disso, a fotodocumentação ajuda o próprio paciente na percepção dos resultados de um procedimento, seja na hora da compra ou avaliação do seu antes e depois de realizá-lo.



Qual a importância da fotodocumentação na estética avançada


Como vimos, a fotodocumentação tem como objetivo demonstrar aos pacientes os resultados alcançados em um determinado tratamento, produto ou protocolo, assim como facilitar o planejamento e execução dos procedimentos estéticos.


Por isso, é importante que você invista em um protocolo de fotodocumentação bem estruturado e conte com equipamentos fotográficos de qualidade para fazer as fotos e obter materiais que demonstram fielmente todos detalhes.


Afinal, fotografias de qualidade são importantes para que você, profissional, faça um acompanhamento da evolução e dos resultados finais dos procedimentos que realiza.


Já para o paciente, as fotos facilitam a percepção das mudanças que o procedimento ao qual ele se submeteu trouxeram, além de gerar valor na hora da venda dos procedimentos.


As imagens produzidas têm ainda um papel fundamental nas estratégias de marketing de uma clínica de estética, visto que essa área depende muito do visual na hora de demonstrar os benefícios que os procedimentos proporcionam.


Mas, para resultados satisfatórios é essencial dar atenção à qualidade dos registros fotográficos que você faz. A seguir, preparamos algumas dicas de como fotografar pacientes de estética com qualidade profissional.



5 dicas para fotografar pacientes de estética


A qualidade das fotografias interfere diretamente no resultado da fotodocumentação que você realiza. Por isso, é essencial que você tenha um procedimento padrão na hora de realizar os registros fotográficos.


Atente-se à qualidade do seu equipamento e a técnicas básicas de fotografia. Fotos de baixa qualidade, sem enquadramento ou fora de foco, por exemplo, geram distorções e uma interpretação errada dos resultados.


fotodocumentação, infográfico com 5 dicas de como fotografar pacientes de estética
Fotodocumentação: 5 dicas para fotografar pacientes de estética.

Abaixo, separamos mais algumas dicas que você pode seguir e que vão te ajudar na hora de realizar a fotodocumentação na sua clínica de estética:


1. Padronize o cenário:


Utilize sempre o mesmo fundo para fotografar. Dê preferência a paredes lisas e de cores neutras, assim você evita distorções na foto, além de evitar informações em excesso que desviam o foco do objeto principal, que é o paciente.


O ideal é que você escolha um espaço da sua clínica que possa ser utilizado como cenário padrão para fotografar pacientes de estética. Se possível, você pode até produzir um pequeno estúdio fotográfico.


2. Invista na iluminação:


fotodocumentação, imagem de fontes de luz em um estúdio fotográfico.
A iluminação é um fator determinante na qualidade das suas fotos.

Ao fotografar pacientes de estética é muito importante que você tenha controle da luz, para que ela tenha sempre a mesma intensidade em todos os seus cliques e não crie alterações nas suas fotografias.


Além disso, evite a luz natural, justamente pelo controle de intensidade, ou melhor, a falta dele. O ideal é utilizar equipamentos de iluminação, como um ring light ou um ambiente que possua sempre a mesma iluminação.


3. Atente-se a distância:


Em fotos de Antes e Depois é fundamental que você realize cliques a mesma distância, porque qualquer variação pode apresentar um falso resultado em cliques de culotes, papadas e nasogenianos, por exemplo.


Para que isso não ocorra, é indicado recorrer a uma marcação no chão, além do uso de um tripé. Essa padronização irá evitar a interpretação errada de resultados e vai trazer muito mais credibilidade para o seu trabalho.


4. Foque no enquadramento:


Ao fotografar pacientes de estética, é preciso mantê-los sempre no centro da imagem e utilizar os mesmos ângulos e poses. Assim, será possível comparar os resultados em cada etapa do tratamento.


Novamente o uso de uma marcação no chão é um recurso que pode ajudar e muito nesta etapa, já que indica a postura que o paciente deve permanecer. Assim, os resultados dos seus tratamentos ficam mais visíveis e padronizados.


5. Evite realizar manipulações:


fotodocumentação, imagem de um homem manipulando uma fotografia no computador
Não utilize filtros, foque na qualidade visual da imagem.

Conseguir demonstrar o resultado do seu trabalho com veracidade é tão importante quanto realizar tratamentos de qualidade. Por isso, não utilize filtros, edições no Photoshop ou outros métodos de manipulação, isso pode distorcer as fotos e seus resultados serão prejudicados.


Em vez de utilizar filtros, foque na qualidade visual da imagem e na alta resolução para obter sucesso na fotodocumentação dos seus procedimentos.



Como otimizar o processo de fotodocumentação: confira 4 dicas especiais da Clinicorp


Além dos fatores técnicos que contribuem para que você tenha fotos de qualidade é importante que você documente todas as etapas da fotodocumentação.


Ter um protocolo com todos os processos envolvidos na fotodocumentação, otimiza a realização dessa tarefa, evita erros que possam interferir no resultado e agiliza a produção das fotografias.


Afinal, se não houver organização na hora de arquivar todos esses dados, ao realizar uma consulta você irá gastar tempo procurando, outro fator importante é que sem um protocolo a ser seguido, seus resultados nunca terão um padrão, o que afeta na qualidade do processo.


Aqui, citamos mais algumas etapas que você deve seguir para otimizar o processo e obter bons resultados:


Estabeleça uma padronização:


Como vimos, a fotodocumentação auxilia no planejamento do tratamento e nas comparações Antes e Depois dos procedimentos.


O objetivo não é simplesmente documentar, mas fazê-lo da maneira certa e garantir que a fotografia reproduza a realidade. Pois, mesmo pequenas variações podem causar mudanças drásticas nas fotos, diminuindo a relevância das fotos ou até mesmo reproduzindo resultados irreais.


Considerando esses aspectos, o profissional esteta deve definir um protocolo de como ele e a sua equipe irão se organizar para fotografar os pacientes no dia a dia da clínica. Isso inclui a tomada de decisões como:


  • Quem vai fotografar o paciente;

  • Configurações dos equipamentos;

  • Consentimento do paciente;

  • Preparação do paciente;

  • Posicionamento do paciente;

  • Captura das imagens;

  • Seleção das fotos;

  • Recorte das fotos;

  • Armazenamento das fotos.


A padronização é a chave para fotografias de qualidade e que reproduzam a realidade com o máximo de fidelização.


Não apenas os profissionais, mas também os pacientes acreditam que a fotografia melhora a qualidade do atendimento. Além disso, com um protocolo padrão bem definido, é possível fotografar o paciente em pouco tempo com resultados satisfatórios.


Invista em equipamentos de qualidade:


A qualidade dos equipamentos que você utiliza, influencia diretamente nos resultados das suas fotos.


O ideal é investir em uma câmera digital do tipo D-SLR, elas permitem a configuração manual de parâmetros como abertura, velocidade do obturador e exposição, sendo as três variáveis ​​mais importantes na fotografia.


fotodocumentação, imagem de uma camera fotográfica sobre um mesa
Investir em equipamentos de qualidade faz total diferença nos registros.

Outro grande diferencial das câmeras desse modelo é a qualidade das fotos com boa resolução e que se mantém, mesmo após o recorte das imagens.


O uso de smartphones não é aconselhável para fazer fotos de pacientes. Apesar de muitos aparelhos terem ótimas câmeras, elas possuem deficiências técnicas, como baixa resolução, por exemplo, e geralmente não permitem a configuração de parâmetros de isometria e exposição.


Se você tiver espaço e quiser oferecer um diferencial ainda maior, pode investir em equipamentos para montar um pequeno estúdio com recursos de luz mais avançados, como soft boxes.


Atualmente, existem vários cursos ensinando técnicas básicas de utilização desses equipamentos, que podem suprir muito bem a sua necessidade.


Solicite sempre a autorização de uso de imagens ao paciente:


Para usufruir dos benefícios da sua fotografia, como em estratégias de marketing, a sua clínica precisa redigir um termo para que o seu cliente autorize o uso de sua imagem, protegendo o seu negócio e os seus pacientes.


Nele, você deve deixar claro a finalidade do uso das imagens e também o livre consentimento do paciente quanto a isso. O ideal é anexá-lo junto ao material de fotodocumentação no prontuário do paciente.


Assim, você evita problemas judiciais relacionados à exposição indevida da imagem dos seus pacientes.


Arquive todos os registros no prontuário do paciente:


Muitos profissionais não dão a devida importância para este aspecto. Mas, fotografar sem arquivar e classificar as fotos não é fotodocumentação, é apenas um ensaio fotográfico.


Sem um arquivamento organizado fica muito mais difícil encontrar as fotografias para comparações.


O mais indicado é que você arquive todas as imagens junto do prontuário do paciente. Um sistema com prontuário digital que permite o arquivamento de fotos em nuvem e acesso remoto.


Esse processo pode ser facilitado com o uso de um sistema de gestão para clínicas de estética, como o da Clinicorp. Através da nossa plataforma é possível armazenar fotos junto ao prontuário do paciente, fazer o comparativo do antes e depois, e acessar rapidamente as fotos do paciente em qualquer dispositivo.




Você vai gostar de ler também:





8.657 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page