• Suporte 3
  • Comercial
  • whatsapp2
INSCREVA-SE PARA RECEBER NOVIDADES E CONTEÚDOS EXCLUSIVOS
  • Clinicorp

Marketing Digital para clínicas odontológicas: 7 estratégias para crescer na Internet

A busca por tratamentos odontológicos, seja pela saúde, autoestima ou qualidade de vida proporcionada, é crescente em todo o país. No entanto, com a pandemia do Coronavírus, o atendimento presencial foi extremamente prejudicado e gerou prejuízos para o setor da odontologia.


Nesta época de distanciamento, para que os profissionais continuem atraindo clientes para o seu negócio, é essencial que as clínicas odontológicas aumentem e fortaleçam sua presença digital. Na maioria das vezes, é por lá que o paciente terá o primeiro contato com a sua clínica e poderá conhecer todos os serviços oferecidos.


Atingindo o público pela Internet, as chances de você expandir a rede de clientes e se tornar referência na área da odontologia são bem maiores. Com algumas ações práticas e planejamento, esse processo ficará ainda mais rápido e eficiente.


Veja algumas dicas de como aumentar e fortalecer a presença digital da sua clínica odontológica.



1) Faça sua clínica aparecer no Google


A internet conta com uma gama de ferramentas que podem ser usadas ao seu favor e entre as principais, está o Google. O serviço de buscas é quase sempre o primeiro recurso a ser utilizado quando uma pessoa está procurando por profissionais e tratamentos odontológicos qualificados. Certifique-se de que sua clínica odontológica consta nos resultados de pesquisa e que dados como telefone e endereço estejam atualizados.


Também é fundamental ter um site responsivo para que os possíveis clientes tenham acesso ao seu trabalho. Existem plataformas gratuitas que podem suprir essa necessidade, mas caso a clínica já seja reconhecida no mercado, você pode contratar uma agência ou profissional para desenvolver um site personalizado.


Nos sites e blogs, utilize a estratégia de SEO (Search Engine Optimization) nos artigos, com palavras-chave, intertítulos, destaques em negrito e imagens de qualidade, por exemplo. Desta forma, as publicações vão conquistar um melhor ranqueamento no sistema de buscas do Google e sua clínica vai aparecer para mais pessoas.



2) Esteja presente nas redes sociais


Os brasileiros amam as redes sociais e não é à toa que estão em segundo lugar no ranking dos países que mais passam tempo neste tipo de site. Para se ter uma ideia, no Brasil, são cerca de 130 milhões de contas cadastradas no Facebook. Neste ano, o Instagram chegou aos cerca de 80 milhões de usuários no país e em 2019, foi considerada a rede social mais querida e com melhor engajamento entre o público.


Cada uma dessas e outras redes, como YouTube, Twitter e Tik Tok, têm um perfil de usuário. Por isso, conheça cada plataforma e descubra qual se encaixa melhor na sua área de atuação e no público que deseja atingir.


Sua clínica odontológica não precisa estar presente em todas as redes sociais, mas deve manter atualizadas aquelas que escolher, postando conteúdo e interagindo com os seguidores.



3) Produza conteúdo de qualidade


Estar no Instagram, Facebook, YouTube e outras redes sociais não vai adiantar se você não produzir um conteúdo de qualidade.


Busque descobrir quais são as maiores curiosidades acerca dos procedimentos que você realiza. Pergunte para os seguidores quais são as dúvidas deles e depois transforme isso em conteúdo.


Outra dica é manter o público atualizado sobre as novas tecnologias e tratamentos odontológicos. Não se esqueça de utilizar uma linguagem simples para que todos consigam compreender.


Na hora de produzir vídeos e fotos, a qualidade do material é outro elemento fundamental, principalmente nas redes sociais. Será com eles que você apresentará ao público o resultado do seu trabalho. Hoje em dia, com as câmeras dos smartphones e aplicativos de edição, já é possível obter bons resultados.


Para não se esquecer de produzir conteúdo e alcançar bons números com as postagens, faça um planejamento. Com uma frequência de posts, o algoritmo (regras e dados que selecionam os conteúdos mais relevantes para deixar visível ao usuário) das redes sociais entregará seu conteúdo para mais pessoas.



4) Invista no relacionamento com o cliente


Não deixe os usuários falando sozinhos nas suas redes sociais. Responda prontamente as perguntas e comentários feitos e seja atencioso. Muitos clientes podem ser atraídos assim.


Interaja com os pacientes e torne a presença digital da clínica mais humana. Faça lives, enquetes, use gifs e emojis, publique Stories com a rotina do espaço e mostre um perfil dos profissionais que fazem o atendimento. Tudo isso fará com que o público se sinta mais próximo e confortável para marcar uma sessão.



5) Crie campanhas pagas


Os anúncios são mais uma forma de aumentar a sua presença digital. Com eles, você consegue atingir principalmente as pessoas que já estão procurando na internet pelos serviços oferecidos na sua clínica. As campanhas também podem ser direcionadas para público e região que deseja.


Uma das melhores opções para investir é o Instagram Ads, considerando que a rede social vem se destacando na questão de engajamento. A publicidade pode ser feita tanto nos Stories como no Feed, com fotos e vídeos. Você pode usar a ferramenta para gerar cliques, conversões, vendas, visualizações e muito mais.


O Gerenciador de Anúncios do Instagram Ads é o mesmo utilizado para criação de anúncios no Facebook, que também oferece diferentes formatos publicitários, como o de Reconhecimento de Marca, Alcance, Impulsionamento de publicações e até Venda de catálogos de produtos.


O Google Ads é mais uma opção vantajosa para as clínicas odontológicas que possuem site. Nele, você pode fazer patrocínios para que o site apareça diretamente na página de resultados, em áreas específicas. Para fazer este tipo de campanha, você deve definir um orçamento e o quanto pretende pagar por clique ao Google.


Lembre-se que cada plataforma tem um modo de operar, então veja como cada uma funciona e analise qual delas será mais rentável investir.



6) Avalie os resultados


Assim como é necessário planejar muito bem as estratégias para aumentar e fortalecer a presença digital da sua clínica odontológica, também é preciso avaliar os resultados que as ações estão gerando.


Com isso, será possível identificar quais táticas estão dando certo e o que tem que ser mudado. Às vezes, sua clínica está na rede social errada, focando em um público que não está trazendo lucros ou utilizando uma linguagem ineficaz.


Se a clínica já tem conta comercial nas redes, você terá a sua disposição uma série de relatórios sobre o engajamento do público. No Instagram, por exemplo, é possível avaliar como está o crescimento do perfil, quantas pessoas estão salvando as publicações, compartilhando com outros amigos, de onde são os seguidores e uma série de informações.


Dados como acessos no site, origem do público, tempo de visita e taxa de rejeição também são disponibilizados pelo Google. Presencialmente, você ainda pode perguntar ao paciente como ele conheceu a clínica.



7) Conheça o seu público


Para marcar presença digital, é imprescindível saber qual é o perfil do seu público. Apenas desta forma, você poderá criar campanhas de sucesso, gerar conteúdos que tenham mais alcance e, consequentemente, conquistar mais pacientes. Neste momento, a estratégia CRM (Customer Relationship Management), de gestão do relacionamento com o cliente, faz toda a diferença.


A estratégia reúne práticas, táticas de negócio e tecnologias voltadas especificamente para a fidelização do cliente, gerenciando e analisando as interações. Assim, é possível antecipar necessidades e personalizar campanhas voltadas à captação de novos pacientes.


Com o CRM, sua clínica odontológica terá à disposição um grande banco de dados de clientes atuais e potenciais e suas atividades de contato com a clínica. São informações que preparam e atualizam a sua equipe para fortalecer a presença digital da marca.


Se você ainda não conta com essa estratégia, pode começar utilizando as planilhas do Excel para armazenar e avaliar todos os dados colhidos nos relatórios disponibilizados pelas redes sociais e gerados pela clínica.


Atualmente, existem sistemas de gestão que contam com ferramentas automatizadas para auxiliar nesta tarefa. Com isso, você conseguirá avaliar os resultados, encontrar novos pacientes e fidelizar os que já conquistou. Além disso, poderá usar essas informações para criar conteúdos voltados exatamente para a demanda do seu público e assim, aumentar e fortalecer a presença digital da sua clínica odontológica.


-


Agora que você já sabe como aumentar e fortalecer a presença digital da sua clínica odontológica, basta avaliar e montar um plano estratégico para alcançar os objetivos estabelecidos.


O sistema Clinicorp conta com uma série de ferramentas que auxiliam na gestão da sua clínica odontológica. Confira aqui no site e siga-nos nas nossas redes sociais. Se preferir, contate nosso time pelo Whatsapp clicando aqui.


Instagram

Youtube


163 visualizações
Clinicorp Serviços Ltda

A solução mais completa para sua clínica odontológica ou estética!

Contato Suporte

Fone: (47) 3085-8337

Atendimento: das 8h às 19h (dias úteis)                           das 08h às 12h (sábados)

Contato Comercial

Atendimento: das 8h às 18h (dias úteis)  

Redes Sociais

instagram.png
facebook.png
youtube.png