Gestão e Marketing: entenda a sua importância para uma clínica odontológica

Atualizado: 17 de fev.

No acirrado mercado da odontologia, para que você consiga obter bons resultados e promover seus serviços oferecendo diferenciais competitivos, duas coisas são essenciais: uma boa gestão estratégica e um marketing odontológico bem estruturado.


A gestão e o marketing odontológico são duas coisas que, pelo fato da rotina sempre agitada dos profissionais de odontologia, que se dividem entre atender os pacientes e inúmeras outras tarefas, recebem pouquíssima atenção.


Entretanto, o que poucos dentistas sabem, é que esse pode ser um dos principais fatores impeditivos para o crescimento do negócio, pois são essenciais para definir as melhores estratégias, seja para vender mais, diminuir os índices de inadimplência ou de faltas em consultas, por exemplo.


Esses são pontos cruciais para garantir bons resultados ao negócio e são trabalhados exclusivamente através de uma boa gestão e marketing odontológico assertivo.


Leia também: Como atrair mais pacientes para o consultório odontológico?



Gestão e Marketing: por que são tão importantes?


Equipe de odontologia no escritório
Gestão e Marketing: entenda a sua importância na odontologia.

Antes de nos aprofundarmos no porque a gestão e o marketing odontológico são tão importantes para uma clínica odontológica, precisamos entender o que é cada um desses conceitos. Sobre o que cada um deles diz respeito e como fazem parte da rotina de um dentista, por exemplo.


Vamos entender melhor, a seguir.



O que é gestão?


No campo do empreendedorismo, o termo é amplamente utilizado, e nesse sentido, a gestão define o ato de administrar pessoas, recursos, estratégias e ativos de modo eficaz para que determinadas metas possam ser alcançadas.


Para isso, são empregados o uso de um planejamento de gestão e outras ferramentas que guiam a tomada de decisões e o controle de recursos, para que cada tarefa e processo seja executado da maneira mais assertiva possível.



A importância de uma boa gestão na odontologia


A gestão dentro de uma clínica odontológica, é uma atividade muito importante, cujo objetivo é ajudar o dentista a definir e organizar a execução das estratégias de crescimento do negócio, Além disso, com uma boa gestão é possível reunir dados para avaliar se os resultados obtidos condizem com o planejado.


Em síntese, para se ter sucesso em um mercado tão competitivo, o dentista precisa estar sempre a par do que acontece dentro da sua clínica, tendo total controle de todos os processos que envolvem o gerenciamento da sua clínica odontológica.


Para facilitar esse processo, existem algumas ações básicas, mas que melhoram significativamente a gestão de qualquer negócio. Listei elas logo abaixo, confira.


Crie e padronize os processos gerenciais


Os processos gerenciais são de suma importância para uma boa gestão estratégica em qualquer modelo de negócio. Isso se dá porque eles ajudam a organizar, controlar e padronizar a execução de todas as atividades, otimizando o uso do tempo e demais recursos.