top of page

Gestão e Marketing: entenda a sua importância para uma clínica odontológica

Atualizado: 16 de fev. de 2023

No acirrado mercado da odontologia, para que você consiga obter bons resultados e promover seus serviços oferecendo diferenciais competitivos, duas coisas são essenciais: uma boa gestão estratégica e um marketing odontológico bem estruturado.


A gestão e o marketing odontológico são duas coisas que, pelo fato da rotina sempre agitada dos profissionais de odontologia, que se dividem entre atender os pacientes e inúmeras outras tarefas, recebem pouquíssima atenção.


Entretanto, o que poucos dentistas sabem, é que esse pode ser um dos principais fatores impeditivos para o crescimento do negócio, pois são essenciais para definir as melhores estratégias, seja para vender mais, diminuir os índices de inadimplência ou de faltas em consultas, por exemplo.


Esses são pontos cruciais para garantir bons resultados ao negócio e são trabalhados exclusivamente através de uma boa gestão e marketing odontológico assertivo.




Gestão e Marketing: por que são tão importantes?


Equipe de odontologia no escritório
Gestão e Marketing: entenda a sua importância na odontologia.

Antes de nos aprofundarmos no porque a gestão e o marketing odontológico são tão importantes para uma clínica odontológica, precisamos entender o que é cada um desses conceitos. Sobre o que cada um deles diz respeito e como fazem parte da rotina de um dentista, por exemplo.


Vamos entender melhor, a seguir.



O que é gestão?


No campo do empreendedorismo, o termo é amplamente utilizado, e nesse sentido, a gestão define o ato de administrar pessoas, recursos, estratégias e ativos de modo eficaz para que determinadas metas possam ser alcançadas.


Para isso, são empregados o uso de um planejamento de gestão e outras ferramentas que guiam a tomada de decisões e o controle de recursos, para que cada tarefa e processo seja executado da maneira mais assertiva possível.



A importância de uma boa gestão na odontologia


A gestão dentro de uma clínica odontológica, é uma atividade muito importante, cujo objetivo é ajudar o dentista a definir e organizar a execução das estratégias de crescimento do negócio, Além disso, com uma boa gestão é possível reunir dados para avaliar se os resultados obtidos condizem com o planejado.


Em síntese, para se ter sucesso em um mercado tão competitivo, o dentista precisa estar sempre a par do que acontece dentro da sua clínica, tendo total controle de todos os processos que envolvem o gerenciamento da sua clínica odontológica.


Para facilitar esse processo, existem algumas ações básicas, mas que melhoram significativamente a gestão de qualquer negócio. Listei elas logo abaixo, confira.


Crie e padronize os processos gerenciais


Os processos gerenciais são de suma importância para uma boa gestão estratégica em qualquer modelo de negócio. Isso se dá porque eles ajudam a organizar, controlar e padronizar a execução de todas as atividades, otimizando o uso do tempo e demais recursos.


Portanto, você deve avaliar se a sua clínica possui processos bem definidos, desde o agendamento de uma consulta, passando pelo controle de pagamentos e inadimplência, se estendendo até o controle de estoque e demais setores.


Tendo processos organizados e documentados, fica mais fácil ter controle sobre a gestão do negócio e gerar dados que ofereçam mais segurança na hora de tomar decisões que impactem no seu crescimento. Você passa a fazer um gerenciamento baseado em dados concretos e livre de achismos.


Dessa forma, é possível garantir que os resultados alcançados sejam os pretendidos no seu planejamento de gestão estratégica. Assim, você consegue estabelecer e controlar metas e planos de ação para o curto, médio e longo prazo.


Além disso, com processos gerenciais bem definidos é possível antecipar cenários, ajustar estratégias e tomar decisões de forma mais rápida, evitando imprevistos. Algo que aumenta significativamente as suas chances de sucesso.


Otimize e automatize todos os processos possíveis


Assim como uma boa gestão estratégica ajuda a criar e gerenciar processos de forma mais fácil, ela auxilia também a otimizar a execução deles. Uma forma de se fazer isso, é recorrendo às ferramentas que permitem automatizar grande parte deles.


Afinal, como citei acima, um dos principais motivos de o profissional de odontologia não conseguir demandar a atenção necessária na gestão da sua clínica odontológica, é o tempo, ou melhor, a falta dele. Automatizando processos, parte desse problema é solucionado.


Um software odontológico com ferramentas que facilitem a gestão de pacientes e consultas, armazenamento e organização de documentos, e principalmente de controle financeiro, permite criar um fluxo digitalizado de trabalho, uma excelente alternativa para quem precisa de agilidade e economia de tempo.


Automatizando as tarefas, elas não dependem mais exclusivamente de intervenção manual para ocorrerem normalmente, aumentando tanto a sua produtividade, quanto da sua equipe, sem perder a qualidade no atendimento aos pacientes e gestão do negócio.


Tudo isso garante uma gestão mais organizada, estratégica e inteligente, de modo que o seu tempo é melhor aproveitado.


Cuide com atenção do controle financeiro


A falta de controle financeiro adequado é outro fator que impacta diretamente o desempenho da sua clínica odontológica. Contas físicas e jurídicas misturadas e retiradas de caixa sem registro adequado, por exemplo, podem atrapalhar e muito, a gestão do negócio.


É importante que você cuide com atenção do controle financeiro, separando suas contas pessoais das contas do negócio, definindo um pró-labore e registrando qualquer movimentação financeira feita nas contas da clínica.


Assim, você garante saúde financeira para o seu negócio, garantindo que ele consiga gerar bons lucros e seja economicamente sustentável. Para isso, é essencial que você esteja atento a indicadores como:


  • Fluxo de caixa;

  • Contas a pagar e receber;

  • Taxa de inadimplência dos pacientes;

  • Orçamentos em aberto.


Esses são indicadores-chave para que você tenha perfeita noção de como anda a receita da sua clínica odontológica, quanto ela tem consumido em gastos e o potencial de lucratividade dela, entre outros fatores.


Gerencie os insumos e recursos


Para que sua clínica odontológica funcione de forma correta, ela demanda alguns recursos essenciais, e uma boa gestão garante que você tenha um perfeito controle de estoque, defina estratégias de reposição e se mantenha em dia com os fornecedores.


Lembrando a definição de processos, é importante que você a faça também no controle de estoque, registrando a quantidade de recursos disponíveis, as datas de reposição e retiradas e todos os dados relevantes para que você realize esse controle. Um software odontológico pode ser extremamente útil nessa tarefa.




O que é o marketing odontológico?


O marketing é o processo de planejamento e execução da concepção, preço, promoção e distribuição de ideias, bens ou serviços, cujo objetivo é satisfazer as necessidades dos consumidores.


Em resumo, toda empresa precisa comercializar com sucesso seus produtos ou serviços, assim o marketing é uma ferramenta essencial para estabelecer consciência, atrair novos clientes e construir relacionamentos duradouros.


Quando aplicado de forma eficaz, o marketing pode ajudá-lo a aumentar as vendas e estabelecer sua vantagem competitiva. E no caso da odontologia, o marketing para dentistas, auxilia o profissional a divulgar seus serviços e atrair novos pacientes para sua clínica odontológica.


Como os pacientes de hoje têm muitas opções, o marketing odontológico aborda táticas de comunicação e publicidade para persuadi-los de que sua clínica é exatamente o que eles precisam.



A importância do marketing para a sua clínica odontológica


Sem trabalhar corretamente o marketing odontológico, você estará contando com a sorte para conquistar novos pacientes, além do fato de que cria uma grande lacuna no plano de gestão da sua clínica. Pense bem, você não trataria seus pacientes sem um plano de tratamento bem definido, então por que você tentaria conduzir sua clínica dessa forma?


Logo, contar com uma estratégia de marketing odontológico alinhada aos objetivos de negócio da sua clínica, além de ser um diferencial competitivo importante, permite estabelecer uma comunicação capaz de engajar com eficácia o seu público-alvo.


E o que muitos dentistas não sabem é que, através de pequenas ações, já é possível gerar excelentes resultados de marketing odontológico. Listei algumas delas abaixo:


Conheça o seu público


O ponto de partida para que você estabeleça uma boa estratégia de marketing odontológico é conhecer o seu público-alvo. Só assim você poderá criar comunicação eficiente, gerar conteúdos atrativos e, consequentemente, conquistar novos pacientes.


É importante que você defina isso baseado em dados reais. Por isso, estude quais são os interesses do seu público, quais necessidades eles têm, além de dados relevantes, como: localização, cargo, renda, hobbies, objetivos e desafios.


Com esses dados em mãos, ficará mais fácil direcionar seus esforços de marketing em canais e estratégias mais assertivas para os seus objetivos.


Faça sua clínica aparecer no Google


O serviço de buscas do Google é quase sempre o primeiro recurso a ser utilizado quando uma pessoa está procurando por profissionais e tratamentos odontológicos qualificados.


Por isso, certifique-se de que sua clínica odontológica aparece lá e que dados como telefone e endereço estejam atualizados no Google Meu Negócio. Você pode inclusive, disponibilizar botões convidando as pessoas para acessarem seu site ou enviar uma mensagem e conhecer sua clínica.


Você tem um site próprio? Garanta que ele seja responsivo para que seus clientes consigam acessá-lo de qualquer dispositivo. Existem plataformas gratuitas que podem suprir essa necessidade, ou se você puder, contrate uma agência ou profissional especializado para desenvolver um site personalizado.


Esteja presente nas redes sociais


No Brasil, são cerca de 130 milhões de contas cadastradas no Facebook. Em 2020, o Instagram chegou aos cerca de 110 milhões de usuários no país, sendo considerada a rede social mais querida e com melhor engajamento entre o público.


Cada uma dessas e outras redes, como YouTube, Twitter e Tik Tok, apresentam diversas oportunidades para que você conquiste novos clientes. Para aproveitá-las, você deve apenas entender qual plataforma se encaixa melhor na sua área de atuação e no público que deseja alcançar.


Atente-se a uma coisa: sua clínica odontológica não precisa estar presente em todas as redes sociais, mas deve manter atualizadas aquelas que escolher, postando conteúdo e interagindo com os seguidores. Invista na construção de relacionamento com seu público, isso aumenta consideravelmente as chances de eles se tornarem seus pacientes.


Produza conteúdo de qualidade


Estar no Instagram, Facebook, YouTube e outras redes sociais não é suficiente se você não produzir um conteúdo de qualidade. Descubra quais são os interesses e curiosidades do seu público acerca dos procedimentos que você realiza e transforme isso em conteúdo relevante, oferecendo respostas.


Outra dica é manter o público atualizado sobre as novas tecnologias e tratamentos odontológicos. É importante que você utilize uma linguagem simples para que todos consigam compreender.


Na hora de produzir vídeos e fotos, a qualidade do material é outro elemento fundamental, principalmente nas redes sociais. Será com eles que você apresentará ao público o resultado do seu trabalho. Hoje em dia, com as câmeras dos smartphones e aplicativos de edição, já é possível obter bons resultados.


Para não se esquecer de produzir conteúdo e alcançar bons números com as postagens, faça um planejamento e conteúdo. Com uma frequência de posts, o algoritmo (regras e dados que selecionam os conteúdos mais relevantes para deixar visível ao usuário) das redes sociais entregará seu conteúdo para mais pessoas.


Invista no relacionamento com o cliente


Se estiver presente nas redes sociais, jamais deixe seus seguidores falando sozinhos ou sem respostas. Interaja prontamente às perguntas e comentários feitos em suas publicações e seja atencioso. Muitos clientes podem ser atraídos por isso.


Investir nesse relacionamento com os pacientes, torna sua presença digital muito mais humana. Uma boa dica para fortalecer esse relacionamento é a realização de lives, enquetes em stories, uso de gifs e emojis nas interações, além de compartilhar detalhes da rotina do seu consultório.


Avalie os resultados


Assim como é necessário planejar muito bem as estratégias de marketing odontológico para aumentar e fortalecer a presença digital da sua clínica, também é preciso avaliar os resultados que essas ações estão gerando.


Com isso, será possível identificar quais táticas estão dando certo e o que tem que ser melhorado. Às vezes, sua clínica está na rede social errada, focando em um público que não está trazendo lucros ou utilizando uma linguagem ineficaz.


Se a sua clínica já possui uma conta comercial nas redes, você terá à sua disposição uma série de relatórios sobre o engajamento do público.


No Instagram, por exemplo, é possível avaliar como está o crescimento do perfil, quantas pessoas estão salvando as publicações, compartilhando com outros amigos, de onde são os seguidores e uma série de informações.



A relação entre Gestão e Marketing e como ela pode ajudar sua clínica odontológica a crescer


Quando trabalhados em conjunto, a gestão estratégica e o marketing odontológico possibilitam definir processos mais assertivos para planejar, executar e mensurar o desempenho das campanhas de marketing e como elas impactam os demais setores de uma clínica.


Além disso, eles ajudam a manter a sustentabilidade do negócio, facilitando a gestão de recursos, análise de dados e definição das melhores estratégias para manter a qualidade dos serviços, atrair novos pacientes e, principalmente, aumentar o faturamento.


Para que você não cometa erros ou deixe a desejar em qualquer um dos campos citados neste artigo, busque por ferramentas que auxiliem na otimização de processos, tanto nas etapas de planejamento, execução e acompanhamento das estratégias de gestão e marketing da sua clínica odontológica.


E não deixe de acompanhar o Blog da Clinicorp para ter acesso a conteúdos exclusivos sobre gestão, marketing, vendas e muito mais.



1.255 visualizações
bottom of page