Split de Pagamento: o que é, como funciona e quais os benefícios

Atualizado: 28 de mar.

O split de pagamento é um conjunto de API’s (Application Programming Interface), que permitem a gestão unificada de pagamentos para negócios que recebem e dividem um ou mais valores durante o processamento da venda.


Imagine que você trabalhe com um ou mais profissionais comissionados e quando um paciente realiza o pagamento por um procedimento, esse valor precise ser dividido entre a sua clínica e os profissionais envolvidos no atendimento.


Realizar todo esse processo manualmente pode ser complexo e demorado, considerando a quantidade de pagamentos processados diariamente. Além disso, perde-se muito dinheiro devido a bitributação, visto que impostos são pagos no momento da venda e no posterior repasse ao profissional.


Nesse sentido, o split de pagamento é a solução que realiza de forma automática essa divisão, no exato momento da venda. Basicamente, essa ferramenta é uma inteligência de distribuição de pagamentos automatizada.


Ficou interessado e quer saber mais sobre o Split de Pagamento? Então, vem entender melhor como esse recurso pode contribuir para a sua clínica ou consultório, tornando a gestão de pagamentos mais segura e ágil.


Acompanhe!


Leia também: Precificação de Serviços: como fazer de maneira correta?

 

Quer receber conteúdos exclusivos, diretamente na sua caixa de e-mails? Inscreva-se na Newsletter da Clinicorp. É gratuito!

 

O que é Split de Pagamento?


Antes de falarmos sobre o split de pagamento, quero mencionar um fato importante sobre o comércio eletrônico de modo geral. Segundo um estudo do Market Review da Bornlogic e Opinion Box, 71% das pessoas entrevistadas afirmaram ter comprado mais pela internet do que em lojas físicas em 2021 e 49% das pessoas pretendem comprar ainda mais pela internet em 2022.


cliente pagando com cartão em um terminal eletrônico de pagamento
Split de Pagamento: veja o conceito, funcionamento e vantagens.

O que isso significa para nós? Através desses dados podemos perceber que melhorar a experiência dos clientes em compras digitais está se tornando cada vez mais fundamental para a sobrevivência de um negócio.


Por isso, o split de pagamento aparece como uma solução necessária também para a odontologia e estética, tornando mais natural e agradável à experiência de atendimento e pagamento dos pacientes.


Tendo isso em mente, vamos falar sobre o que é, na prática, um split de pagamento. Ele é um conjunto de API’s (Application Programming Interface), que possibilita, em uma mesma plataforma, a gestão financeira de pagamentos para empresas que necessitam separar um ou mais valores no momento da venda.


Em resumo, ele automatiza e otimiza a divisão de valores entre os vários responsáveis por uma venda. Por isso, é uma solução muito utilizada em negócios que os clientes podem comprar de mais de um vendedor ao mesmo tempo, como marketplaces.


Ainda está confuso? Eu preparei um exemplo: imagine que você tenha comprado dois produtos de vendedores diferentes em um marketplace, por exemplo o Mercado Livre.


Apesar de serem duas compras distintas, você realiza o pagamento em uma única operação. Isso só é possível por conta de um split de pagamento. Uma ferramenta, responsável por dividir e enviar de maneira automática os valores para cada um dos envolvidos na venda.


Na área da odontologia e estética, essa solução é muito útil quando se trabalha com profissionais comissionados por procedimento realizado. Afinal, a ferramenta faz a divisão automática dos valores correspondentes à clínica, profissionais e tributação.