top of page

Split de Pagamento: o que é, como funciona e quais os benefícios

Atualizado: 19 de mai. de 2023

O split de pagamento é um conjunto de API’s (Application Programming Interface), que permitem a gestão unificada de pagamentos para negócios que recebem e dividem um ou mais valores durante o processamento da venda.

cliente pagando com cartão em um terminal eletrônico de pagamento
Split de Pagamento: veja o conceito, funcionamento e vantagens.

Imagine que você trabalhe com um ou mais profissionais comissionados e quando um paciente realiza o pagamento por um procedimento, esse valor precise ser dividido entre a sua clínica e os profissionais envolvidos no atendimento.


Realizar todo esse processo manualmente pode ser complexo e demorado, considerando a quantidade de pagamentos processados diariamente. Além disso, perde-se muito dinheiro devido a bitributação, visto que impostos são pagos no momento da venda e no posterior repasse ao profissional.


Nesse sentido, o split de pagamento é a solução que realiza de forma automática essa divisão, no exato momento da venda. Basicamente, essa ferramenta é uma inteligência de distribuição de pagamentos automatizada.


Ficou interessado e quer saber mais sobre o Split de Pagamento? Então, vem entender melhor como esse recurso pode contribuir para a sua clínica ou consultório, tornando a gestão de pagamentos mais segura e ágil.


Neste blog você verá:

Acompanhe!



O que é Split de Pagamento?


Antes de falarmos sobre o split de pagamento, quero mencionar um fato importante sobre o comércio eletrônico de modo geral. Segundo um estudo do Market Review da Bornlogic e Opinion Box, 71% das pessoas entrevistadas afirmaram ter comprado mais pela internet do que em lojas físicas em 2021 e 49% das pessoas pretendem comprar ainda mais pela internet em 2022.


O que isso significa para nós? Através desses dados podemos perceber que melhorar a experiência dos clientes em compras digitais está se tornando cada vez mais fundamental para a sobrevivência de um negócio.


Por isso, o split de pagamento aparece como uma solução necessária também para a odontologia e estética, tornando mais natural e agradável à experiência de atendimento e pagamento dos pacientes.


Tendo isso em mente, vamos falar sobre o que é, na prática, um split de pagamento. Ele é um conjunto de API’s (Application Programming Interface), que possibilita, em uma mesma plataforma, a gestão financeira de pagamentos para empresas que necessitam separar um ou mais valores no momento da venda.


Em resumo, ele automatiza e otimiza a divisão de valores entre os vários responsáveis por uma venda. Por isso, é uma solução muito utilizada em negócios que os clientes podem comprar de mais de um vendedor ao mesmo tempo, como marketplaces.


Ainda está confuso? Eu preparei um exemplo: imagine que você tenha comprado dois produtos de vendedores diferentes em um marketplace, por exemplo o Mercado Livre.


Apesar de serem duas compras distintas, você realiza o pagamento em uma única operação. Isso só é possível por conta de um split de pagamento. Uma ferramenta, responsável por dividir e enviar de maneira automática os valores para cada um dos envolvidos na venda.


Na área da odontologia e estética, essa solução é muito útil quando se trabalha com profissionais comissionados por procedimento realizado. Afinal, a ferramenta faz a divisão automática dos valores correspondentes à clínica, profissionais e tributação.


Split de Pagamento: saiba como funciona


Por mais que agora você já saiba o que é split de pagamento. Acredito que minha explicação sobre o seu funcionamento tenha sido breve e simplificada. Por isso, vou explicá-lo de uma forma mais aprofundada, a seguir.


Como já disse aqui, o split é uma API. Simplificando, uma API é um conjunto de códigos de programação que permitem integrar essa aplicação a outros sistemas de gerenciamento. Assim, adicionam-se suas funcionalidades a essas outras plataformas de maneira prática, barata e ágil.


Com o split de pagamento, é possível criar uma série de regras de divisão de pagamentos. Você pode definir valores ou porcentagens fixas para serem retiradas de cada venda, variáveis de acordo com o método de pagamento, entre outras possibilidades.


representação das etapas de funcionamento de um split de pagamentos
Split de Pagamento: saiba como funciona essa solução.

Vou utilizar novamente a compra em um marketplace como exemplo. Esse tipo de negócio precisa definir regras de divisão que possibilitem diferentes lojistas receberem pagamentos juntos em uma única transação de venda, dividindo ainda o percentual ao qual a plataforma de marketplace tem direito.


Com todas essas regras definidas, os consumidores farão suas compras normalmente na plataforma. Quando o pagamento da compra é confirmado, o split de pagamento automaticamente divide os valores conforme as regras estabelecidas.


Benefícios do Split de Pagamento


Agora, você já sabe o que é e como funciona essa solução. Mas quais são os benefícios em utilizar um split de pagamento e por que adicioná-lo ao sistema de gestão da sua clínica?


A seguir, listei as principais respostas para essas dúvidas:


Praticidade para clientes e fornecedores


Uma das principais vantagens em utilizar o split de pagamento é, sem dúvidas, a praticidade que ele proporciona aos consumidores e fornecedores de produtos ou serviços.


Os clientes compram normalmente, não há interferência no processo de pagamento. Além disso, é essa ferramenta que viabiliza pagar diferentes fornecedores em uma única transação de compra. Isso proporciona uma experiência fluida e satisfatória aos consumidores.


Na outra ponta, os fornecedores também ganham em praticidade. O valor correto referente à compra é enviado de forma automática para as suas contas. Dessa forma, ninguém precisa interferir no processo ou realizar algo manualmente. O dinheiro é recebido e enviado automaticamente.


Maior controle dos pedidos e pagamentos


O split faz lançamentos automáticos nos sistemas de gerenciamento de pagamentos, permitindo que todos acompanhem as compras em processamento, andamento e canceladas.


Assim, é possível que haja uma gestão mais assertiva dos pedidos e pagamentos por parte do vendedor, evitando imprevistos.


Automação de processos


Eu comentei anteriormente que a automação dos processos de pagamentos proporciona muita praticidade tanto aos consumidores quanto aos fornecedores de produtos e serviços.


Contudo, essa vantagem vai muito além, porque contribui para o aumento da produtividade da equipe responsável pela gestão financeira do negócio. Afinal, as únicas atividades que precisam ser realizadas é a integração da API, configuração das regras e supervisão do funcionamento.


Eficiência tributária


As empresas que adotam o split de pagamento conseguem uma maior eficiência tributária, já que é possível fazer a gestão dos pagamentos sem que os valores passem primeiro pelas contas da empresa, eliminando a bitributação e garantindo eficiência no pagamento de tributos.


Aumento da taxa de conversão


O split de pagamento torna todo o processo de compra mais natural e intuitivo, aumentando a probabilidade de fechamento.


Apenas escolhendo a forma de pagamento que mais lhe agrada, como cartão de crédito ou boleto bancário, o paciente finaliza o pagamento sem burocracia. Esse é o tipo de facilidade que aumenta a taxa de conversão e sua lucratividade.


Processos mais transparentes


O split de pagamento possibilita que todos os envolvidos estejam plenamente cientes dos detalhes da transação.


Após a efetivação do pagamento pelo paciente, tanto a clínica, como os profissionais envolvidos ficam sabendo do valor pago e da divisão feita. Para o paciente a transparência está em saber quanto pagou por cada procedimento.


Lançamentos automáticos


Com o split de pagamento, os lançamentos não precisam ser feitos um a um. Tudo é feito de maneira automática, evitando qualquer tipo de erro na divisão dos pagamentos.


Split de Pagamento: quem pode utilizá-lo?


Por mais que o split de pagamentos seja uma solução constantemente associada com marketplaces, essa ferramenta pode ser muito bem aproveitada em diversos segmentos de negócio, inclusive odontologia e estética.


Abaixo, eu listei alguns exemplos de negócios em que essa ferramenta pode ser facilmente utilizada! Confira:

  • Marketplaces;

  • Mercados;

  • Apps de delivery;

  • Empresas de turismo, com foco em pacotes;

  • Centros veterinários;

  • Salões de beleza;

  • Produtoras de shows e eventos;

  • Clínicas médicas, hospitalares e odontológicas;

  • Clínicas de estética;

  • Bares e restaurantes;

  • Entre outros.

Esses são apenas alguns exemplos, mas ainda neste artigo, irei mostrar as principais formas de aplicação do split de pagamento na rotina de vendas desses negócios.


Quem precisa dividir o pagamento entre dois ou mais profissionais


O split de pagamento é indicado para clínicas e consultórios cujas transações de vendas envolvem mais de um recebedor. Simples assim. Essa solução é feita para quem atua com profissionais comissionados e precisa otimizar a divisão de valores com eles.


Ao contratar uma plataforma de gestão de pagamentos que ofereça split, sua clínica ou consultório fica isento de uma série de obrigações perante o Banco Central e as operadoras de cartão. Esse tipo de fluxo financeiro exige uma regulamentação que apenas instituições financeiras ou de pagamento têm e elimina a bitributação.


O split de pagamentos é indicado para você, que quer otimizar o gerenciamento financeiro, comissionamento dos seus profissionais ou quaisquer outros repasses relacionados a vendas dos seus serviços.


Conheça as principais formas de usar o Split de Pagamento


O split de pagamento é uma solução que pode e deve ser adotada por qualquer empresa que tenha a necessidade de dividir pagamentos de uma mesma transação para diferentes recebedores.


pagamento sem contato e através de banco digital e QR Code
Conheça as principais formas de usar o Split de Pagamento.

Abaixo, listei algumas situações específicas para as quais ele pode ser empregado:


Marketplace de Serviços


Um marketplace de serviços é um modelo de negócios cujo objetivo é reunir diversos fornecedores de serviços em um mesmo ambiente online.


Um dos exemplos mais famosos é o GetNinjas, que oferece acesso a fornecedores de serviços como limpeza, manutenção, assistência técnica e reformas.


Nesses casos, tanto o intermediador, no caso o GetNinjas, quanto os profissionais recebem seus pagamentos de forma automática, confiável e segura, através do split de pagamento.


Compras que envolvem mais de um vendedor


Uma situação comum, principalmente em marketplaces, é quando o cliente coloca diversos produtos e serviços de vendedores diferentes em um mesmo carrinho.


Com o split de pagamento, para o consumidor, a compra continua a mesma, enquanto para os vendedores o processo se torna mais dinâmico e organizado, já que as mesmas recebem os valores de forma automatizada direto da transação, sem a necessidade de repasse ao marketplace.


Uso de dois cartões pelo cliente


O split de pagamento é extremamente útil quando o cliente utiliza dois cartões diferentes para realizar uma compra. Isso pode ocorrer quando o limite de um único cartão é insuficiente ou para prazos de pagamentos diferentes.


Ao contar com essa comodidade, caem as chances de um potencial cliente desistir de adquirir aquilo que precisa ou ir para a concorrência.


Comissionamento


Outra forma de utilizar o split de pagamento é para otimizar o pagamento de profissionais comissionados.


Imagine um cirurgião-dentista que trabalha em uma clínica odontológica, na qual ele é remunerado com um percentual de comissão por procedimento ou consulta realizada.


Com o split, no momento em que o paciente acertar seus débitos, a clínica e o profissional recebem seus respectivos valores, repassados na hora da transação, sem necessidade de ir primeiro para a conta da clínica e, depois, para o comissionado.


Lojas físicas


Por fim, em lojas físicas, o split de pagamento pode ser integrado ao sistema de gerenciamento das máquinas digitais de cartão, sendo perfeito para quem tem um bar, restaurante, salão de beleza, clínicas de estética e dentárias, ou academia.


Afinal, nesses tipos de negócio, os empreendedores costumam dividir os valores de seus serviços e vendas entre comissões ou gorjetas. Com o split de pagamento, integrado às maquininhas de cartão, a divisão desses valores é feita automaticamente no momento em que o cliente paga.


Split de Pagamento: é seguro?


Assim como qualquer ferramenta de gestão de pagamentos, um split de pagamento conta com diversos mecanismos de segurança. Desse modo, todas as transações realizadas são protegidas e dificilmente ocorrem problemas relacionados a vulnerabilidades dos dados.


Além disso, o split de pagamento traz garantia de recebimento para sua clínica, seus profissionais e demais envolvidos no processo de pagamento, garantindo que todas as regras de processamento sejam seguidas à risca na divisão dos valores.


Essa maior segurança e confiabilidade que a ferramenta proporciona, impacta diretamente no crescimento e atração de mais clientes para a sua clínica, passando credibilidade nas operações de cobranças e pagamentos.



Afinal, vale a pena usar Split de Pagamento?


Se você trabalha com comissionamento de profissionais e não possui uma ferramenta capaz de automatizar ou, ao menos, otimizar a divisão de valores no momento da venda, sabe o quão trabalhoso esse processo pode ser.


Agora, quando você conta com um split de pagamento que faz a divisão automática dos valores, eliminando a bitributação e eventuais erros de registro, tudo fica mais fácil.


Você tem acesso a relatórios detalhados e transparentes para evitar discussões e mal-entendidos com seus parceiros, entre outras vantagens já pontuadas neste artigo.


Isso tudo, mostra que investir em uma ferramenta como o split de pagamento, é essencial para quem busca otimizar o gerenciamento de pagamentos e dar mais consistência à saúde financeira do negócio.


Entretanto, para aproveitar todos os benefícios dessa ferramenta, sua implantação e controle vão muito além da definição de regras de processamento e precisam do suporte de uma plataforma de gestão para clínicas, encorpada e preparada para integrar esse tipo de solução.


Split de pagamentos: perguntas frequentes


Por ser uma ferramenta ainda considerada nova no mercado, existem muitas dúvidas sobre o split de pagamento. Então, pensando que você ainda possa ter alguma dúvida que não foi respondida neste artigo, vamos analisar algumas perguntas frequentes sobre esse tema.


O que é split fiscal?


Quando um profissional da clínica realiza um tratamento e inclui a venda de um produto no orçamento, como deve acontecer a emissão de notas fiscais?


O split de notas vai acontecer exatamente nesse cenário. Para concluir uma transação como essa, o profissional precisará emitir notas fiscais separadas de acordo com a categoria do item: uma de serviço para o tratamento e uma de produto para o produto vendido.

A ferramenta faz com que esse processo ocorra automaticamente, e, desta forma, o profissional não necessita realizar a divisão de forma manual.


Como automatizar processos financeiros além do split de pagamento?


É possível automatizar processos financeiros sem um split de pagamentos? A resposta é sim, com uma plataforma financeira!

Esse tipo de ferramenta ajuda a registrar diversas informações em poucos minutos, além de automatizar facilmente a gestão de pagamentos. Assim, o que antes tomava horas do seu dia, poderá ser executado com muito mais velocidade.

Se você deseja utilizar a tecnologia a seu favor, dispondo de ferramentas que otimizam a gestão financeira do seu negócio, permitindo que você e seu contador tenham acesso, de forma organizada e eficiente, aos principais dados contábeis do seu negócio, não deixe de conhecer o software odontológico Clinicorp.

Além disso, para saber mais sobre como automatizar a gestão financeira da sua clínica, leia este artigo Contabilidade para Dentistas: organizando a gestão financeira da sua clínica.


Conclusão


O split de pagamento é, sem dúvidas, uma das ferramentas mais eficientes e seguras para automatizar o processo de divisão de valores e otimizar o gerenciamento financeiro de uma clínica ou consultório com diversos profissionais comissionados.


As funcionalidades dessa ferramenta, quando agregadas à rotina do seu negócio, agilizam o trabalho de todos os envolvidos no processo de gerenciamento de pagamentos. Dessa forma, eles podem focar em tarefas de maior complexidade e valor agregado.


Além disso, aqui no blog da Clinicorp, você encontra diversos conteúdos relevantes para a gestão da sua clínica odontológica!


E se você gostou de conhecer o funcionamento do split de pagamento, confira este outro artigo e veja como diferentes meios de pagamento podem impulsionar suas vendas!




486 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page