Como atrair mais pacientes para o consultório odontológico?

Atualizado: 18 de out. de 2021

O maior desejo de todo profissional de odontologia é descobrir como atrair pacientes para o consultório odontológico de forma prática, eficiente e que caiba no seu orçamento. Confira nesse artigo, algumas dicas incríveis para te ajudar nesta missão.


Dentista barbudo em uniforme branco, sentado no consultório odontológico
Confira nossas dicas incríveis para atrair mais pacientes odontológicos.

Para se manter competitivo no mercado e sustentar o crescimento do negócio, é essencial que você saiba como atrair pacientes para o consultório odontológico.


Você deve definir boas estratégias para driblar sazonalidades, períodos de férias escolares ou carnaval, onde o fluxo de pacientes diminui consideravelmente.


É preciso estar sempre atento e conhecer os melhores atalhos para manter a sua agenda sempre lotada. Com isso, você evita tempo ocioso, aumenta o faturamento e pode pensar até mesmo em expandir sua área de atuação.


Tudo isso pode parecer uma tarefa impossível, entretanto com foco nos objetivos e seguindo as dicas que preparamos, você irá atrair muito mais pacientes para a sua clínica odontológica.


Leia também: Marketing para Dentistas: 7 dicas para crescer na Internet



10 dicas de como atrair pacientes para o consultório odontológico


Para atrair pacientes e conquistar o sucesso em meio a um mercado tão competitivo, é necessário mais do que qualidade de serviços. É importante contar, também, com estratégias estruturadas de gestão e marketing.


Dentista feminina e uma enfermeira em máscaras e óculos de proteção tratar os dentes do paciente
Confira algumas dicas práticas para atrair mais pacientes odontológicos.

Confira as dicas que separamos de como atrair pacientes para o consultório odontológico de maneira simples, eficaz e de baixo custo!


1. Descubra a sua persona


A estratégia número um de como atrair pacientes para o consultório odontológico é tirar um tempo para conhecê-los melhor! Um método simples de conhecer o seu público é através da criação de uma ou mais personas. A persona, em resumo, é uma personificação detalhada do seu cliente ideal.


Baseando-se em seus serviços, sua missão e seus objetivos, qual seria aquele cliente modelo, que viria sempre ao seu consultório odontológico e não seria atraído pela concorrência?


É importante ser bem específico e detalhista na hora de criar uma persona, definindo personalidade, gostos, ocupação e até mesmo um nome para ela.


Isso tudo irá te ajudar a ser mais assertivo ao criar ações de como atrair pacientes. Focar no consumidor ideal, usando sua linguagem e falando sobre seus interesses, trará pacientes fiéis à sua clínica odontológica.


2. Use as redes sociais de forma estratégica


Se você deseja saber como atrair pacientes para o consultório odontológico, as redes sociais são algo que você vai querer experimentar. Ter uma presença em plataformas como Facebook, Instagram, LinkedIn e muito mais ajuda a dar à sua marca um elemento humano.


As redes sociais são uma ferramenta extremamente poderosa para o marketing digital. No entanto, m