top of page

Como atrair mais pacientes para o consultório odontológico?

Atualizado: 4 de jul. de 2023

O maior desejo de todo profissional de odontologia é descobrir como atrair pacientes para o consultório odontológico de forma prática, eficiente e que caiba no seu orçamento. Confira nesse artigo, algumas dicas incríveis para te ajudar nesta missão.

Dentista barbudo em uniforme branco, sentado no consultório odontológico
Confira nossas dicas incríveis para atrair mais pacientes odontológicos.

Para se manter competitivo no mercado e sustentar o crescimento do negócio, é essencial que você saiba como atrair pacientes para o consultório odontológico.


Você deve definir boas estratégias para driblar sazonalidades, períodos de férias escolares ou carnaval, onde o fluxo de pacientes diminui consideravelmente.


É preciso estar sempre atento e conhecer os melhores atalhos para manter a sua agenda sempre lotada. Com isso, você evita tempo ocioso, aumenta o faturamento e pode pensar até mesmo em expandir sua área de atuação.


Tudo isso pode parecer uma tarefa impossível, entretanto com foco nos objetivos e seguindo as dicas que preparamos, você irá atrair muito mais pacientes para a sua clínica odontológica.


Neste blog você verá:


10 dicas de como atrair pacientes para o consultório odontológico


Para atrair pacientes e conquistar o sucesso em meio a um mercado tão competitivo, é necessário mais do que qualidade de serviços. É importante contar, também, com estratégias estruturadas de gestão e marketing.

Dentista feminina e uma enfermeira em máscaras e óculos de proteção tratar os dentes do paciente
Confira algumas dicas práticas para atrair mais pacientes odontológicos.

Confira as dicas que separamos de como atrair pacientes para o consultório odontológico de maneira simples, eficaz e de baixo custo!


1. Descubra a sua persona


A estratégia número um de como atrair pacientes para o consultório odontológico é tirar um tempo para conhecê-los melhor! Um método simples de conhecer o seu público é através da criação de uma ou mais personas. A persona, em resumo, é uma personificação detalhada do seu cliente ideal.


Baseando-se em seus serviços, sua missão e seus objetivos, qual seria aquele cliente modelo, que viria sempre ao seu consultório odontológico e não seria atraído pela concorrência?


É importante ser bem específico e detalhista na hora de criar uma persona, definindo personalidade, gostos, ocupação e até mesmo um nome para ela.


Isso tudo irá te ajudar a ser mais assertivo ao criar ações de como atrair pacientes. Focar no consumidor ideal, usando sua linguagem e falando sobre seus interesses, trará pacientes fiéis à sua clínica odontológica.


2. Use as redes sociais de forma estratégica


Se você deseja saber como atrair pacientes para o consultório odontológico, as redes sociais são algo que você vai querer experimentar. Ter uma presença em plataformas como Facebook, Instagram, LinkedIn e muito mais ajuda a dar à sua marca um elemento humano.


As redes sociais são uma ferramenta extremamente poderosa para o marketing digital. No entanto, muitos profissionais estão abordando o marketing social da maneira errada.


É importante que você não seja uma daquelas empresas que definem postagens automáticas sem engajar os leitores dessas postagens. Lembre-se que você não está nas redes sociais somente para anunciar sua clínica odontológica, mas para se envolver com seu público e mostrar como é realmente a rotina em sua clínica odontológica.


Use hashtags relacionadas ao seu setor para começar a participar de conversas mais amplas.


Certifique-se de ter alguém monitorando suas contas de rede social. Instrua sua equipe a entrar em contato com pacientes em potencial. Esta é uma estratégia simples que pode levar a você pacientes que estão com pressa para chegar a um consultório odontológico, mas não têm o conhecimento para escolher um.


Além disso, é importante que você acompanhe as métricas específicas de cada rede social para ajustar suas estratégias e alcançar os melhores resultados.



3. Crie um site otimizado e responsivo


Há um ditado que diz que a primeira impressão é a que fica. O site do seu consultório não pode ser genérico, seguindo um padrão copiado do site de milhares de outras pessoas.


O site de um consultório deve ser envolvente e interativo, mas isso costuma ser esquecido pelos dentistas. Quando alguém visita seu site, você precisa ter tudo em ordem para que possa converter esse visitante em um novo paciente.


Em outras palavras, o objetivo principal do seu site deve ser conduzir os pacientes em potencial à sua clínica. Pense no seu site como um vendedor em tempo integral que trabalha 24 horas por dia, nos 7 dias da semana.


Considere os benefícios de ter um site odontológico profissional, desenvolvido por um profissional que entende conceitos de design, experiência do usuário, indústria odontológica e SEO. Feito corretamente, um site odontológico será uma excelente ferramenta de marketing para você, desde que tenha:

  • Design organizado e otimizado para celular;

  • Navegação simples;

  • Seja completo e informativo;

  • Contenha imagens do seu consultório;

  • Informações de contato;

  • Estratégias de SEO aplicada nas páginas.

Seu site deve funcionar 24 horas por dia, 7 dias por semana, ajudando você a atrair mais pacientes. Dessa forma, todo o investimento inicial será facilmente recuperado, desde que você esteja promovendo o seu site de maneira eficaz.


4. Destaque-se da concorrência


Atrair pacientes para o consultório odontológico pode ser difícil se você não se destacar da concorrência. Dependendo de onde você está localizado, pode haver vários consultórios odontológicos para escolher em sua área.


Um dos problemas é que a maioria das pessoas já tem um dentista que consulta regularmente. Eles já conhecem o profissional e confiam nos serviços dele. Então, por que mudar?


Você pode se diferenciar desenvolvendo uma proposta de venda exclusiva para sua marca como parte de sua estratégia de marketing odontológico. Uma alternativa é você mergulhar em suas especialidades, como aparelhos orais para dormir, alinhadores ortodônticos invisíveis e implantes, por exemplo.


É uma ótima ideia concentrar-se em serviços exclusivos e outras coisas que o diferenciam. Torne a sua especialidade algo proeminente em seus materiais de marketing odontológico, incluindo redes sociais e seu site.


Manter as tecnologias do seu consultório atualizadas também ajuda a atrair novos pacientes e mantém os pacientes atuais fidelizados. As pessoas gostam de ir a um dentista que se mantenha atualizado porque, convenhamos, a tecnologia se destina a tornar a experiência do paciente melhor.


5. Pergunte a opinião dos seus pacientes


Se você deseja obter novos pacientes odontológicos aparecendo nos resultados de pesquisas online, coletar feedbacks e avaliações positivas são essenciais. A verdade é que, atualmente, as avaliações online são o fator número um que as pessoas consideram ao tomar uma decisão de compra.


Pense, ninguém vai escolher um dentista sem avaliações ou então que tenha dezenas de avaliações negativas na internet. Sua reputação online é tão crítica e primordial quando se trata de sua presença digital, que pode levá-lo do volume médio de produção para o volume que você deseja.


Incentive que seus pacientes escrevam avaliações no Facebook e no Google Avaliações, ferramentas essenciais no marketing online e local. Se alguém usar a pesquisa do Google ou o Google Maps para encontrar seu consultório dentário, essa pessoa poderá facilmente ver as avaliações junto do seu endereço.

 

Inscreva-se no Clinicorp Summit 2023!

Banner de inscrições para o Clinicorp Summit: Gestão Fora da Caixa
 

6. Invista na publicidade Custo por Clique (CPC)


Os anúncios do tipo CPC são uma das ideias de marketing mais comuns para dentistas de que você vai ouvir falar.


O Google Ads é a maior plataforma de pagamento por clique (CPC). Com o Google, os anúncios CPC aparecem acima dos resultados de pesquisa orgânica, facilitando para o seu público-alvo vê-los.


Eles funcionam bem porque você segmenta palavras-chave específicas com SEO. Isso garante que os anúncios sejam relevantes para tudo o que as pessoas procuram.


É importante que você não escolha imediatamente as palavras-chave com mais concorrência, pois você consumirá seu orçamento rapidamente. Além disso, considere o dia da semana em que seus anúncios são exibidos.


Alguns dias têm uma taxa de cliques mais alta do que outros. Por fim, restrinja o público-alvo para ser específico em sua área e os dados demográficos que você atende em sua clínica odontológica.


A boa notícia dos anúncios CPC é que você não precisa pagar para exibir os anúncios, você só paga quando as pessoas clicam neles. Cada vez que alguém clica neste anúncio, você paga ao Google uma pequena quantia.


Embora esse valor varie de acordo com a competitividade do seu setor e do mercado local, uma boa agência pode conseguir uma taxa mais baixa combinada com conversões mais altas.


7. Comece um blog sobre odontologia


Você sabia que o blog é uma das melhores maneiras de se conectar com seu público-alvo e atrair pacientes para o consultório odontológico? As empresas que incorporam o blog em suas estratégias de marketing atraem, em média, 67% mais leads do que as empresas que não têm blogs.


Produzir conteúdos para blog é eficaz! O Google e outros mecanismos de pesquisa priorizam sites com conteúdo novo. Cada vez que você adiciona uma postagem de blog ao seu site, você adiciona uma nova página para o Google indexar.


Você pode otimizar cada postagem para uma palavra-chave diferente, responder a perguntas comuns e, em geral, tornar mais fácil para novos pacientes encontrarem seu site.


Além de ajudar com o SEO, adicionar um blog odontológico ao seu site é a oportunidade perfeita para se destacar da concorrência, explicar procedimentos e aliviar a ansiedade dos pacientes em relação ao atendimento odontológico.


A melhor parte é que você não precisa produzir conteúdos de blog todos os dias para obter ótimos resultados. Publicar novos artigos apenas duas vezes por mês já é suficiente para ajudá-lo a aumentar a classificação do seu site e a responder às perguntas dos pacientes.


8. Ofereça agendamento online de consulta


Um dos maiores erros que os profissionais de odontologia cometem é colocar obstáculos no caminho de novos visitantes que queiram marcar uma consulta.


Mesmo quando o seu consultório está fechado, você deve fornecer um excelente atendimento, possibilitando que os pacientes marquem uma consulta a qualquer hora.


A boa notícia é que essa é uma solução fácil. Afinal, um software odontológico de gestão, quase sempre, inclui uma opção de agendamento online de consultas que você pode adicionar ao site do seu consultório. Com alguns cliques, os pacientes podem marcar uma consulta sem a necessidade de uma equipe para atendê-los.


É provável que até as avaliações dos pacientes melhorem se você oferecer uma experiência positiva na primeira vez que ele procura seu consultório para marcar uma consulta.



9. Seja o mais flexível possível com o pagamento


A capacidade de pagar pelos serviços e tratamentos odontológicos necessários é uma preocupação para muitas pessoas. Existem até mesmo pacientes que evitam o atendimento odontológico por não poderem pagar, o que faz a ideia de marcar uma consulta ser, na melhor das hipóteses, perturbadora.


Logo, uma maneira de atrair pacientes para o consultório odontológico é estar disposto a ser o mais flexível possível com o pagamento.


Obviamente, você precisará pesar a flexibilidade de pagamento em relação ao potencial de inadimplência contínua. Sua equipe pode ter um pouco mais de trabalho para acompanhar os pagamentos programados.


No entanto, existem soluções. Por exemplo, você pode utilizar uma ferramenta para enviar lembretes de pagamento automatizadas para pacientes que concordaram com um plano de pagamento.


É mais provável que você tenha pacientes felizes se estiver disposto a flexibilizar os pagamentos e demonstrar empatia por suas necessidades.


10. Expanda seus serviços


Aqui vai mais uma dica de marketing odontológico, expandir seus serviços para conseguir atrair pacientes para o consultório odontológico. Muitos dentistas se especializam e isso pode ser benéfico, mas se você se limitar demais, isso pode se tornar um problema.


Por exemplo, se você nunca considerou oferecer odontologia estética, você pode querer considerar a adição de serviços de clareamento e outras opções de tratamentos para ajudar os pacientes a obterem o sorriso que merecem.


Outra maneira que os dentistas estão utilizando para atrair novos pacientes é adotar novas tecnologias. Por exemplo, investir em lasers e outras opções de tratamento de alta tecnologia permite que seus pacientes saibam que sua clínica se mantém atualizada das tendências odontológicas e prioriza o conforto do paciente.


Você não precisa oferecer todos os serviços possíveis, mas expandir um pouco os serviços disponíveis pode ajudá-lo a atrair pacientes para o consultório odontológico.


DICA BÔNUS: Invista em ferramentas que facilitem o relacionamento com seus pacientes

Mulher de negócios bem-sucedida trabalhando em um laptop e pensa em novas idéias em seu escritório vestida com roupas brancas
Invista em ferramentas que facilitem a gestão de relacionamento com os pacientes.

As pessoas tendem a gostar de serem reconhecidas. Então, é fundamental que você reserve um tempo para alimentar o bom relacionamento com os seus pacientes. Envie mensagens de aniversário, dia das mães e natal, por exemplo.


Personalize cada mensagem enviada, a fim de fazer todos os seus pacientes se sentirem especiais. Dessa forma, eles passam a se sentir valorizados e gratos, o que aumenta a taxa de indicação da sua clínica.


Essa é uma tarefa que demanda tempo e organização. Entretanto, utilizando um software de gestão para clínicas odontológicas, você pode automatizar diversas etapas, otimizando a rotina da sua equipe e assegurando o relacionamento com os clientes.


O software odontológico da Clinicorp é referência quando o assunto é relacionamento com pacientes odontológicos. Nossa plataforma de gestão possui ferramentas que permitem a você:

  • Enviar lembretes de consultas por e-mail, SMS ou WhatsApp;

  • Enviar mensagens no dia do aniversário e demais datas comemorativas;

  • Alertar sobre o retorno à consulta para a manutenção preventiva;

  • Entrar em contato após um procedimento para saber do estado do paciente;

  • Enviar lembretes automáticos de cobrança;

  • E muito mais!

Solicite uma demonstração, conheça o software odontológico Clinicorp e todos os benefícios que nossas ferramentas tem a oferecer para a sua clínica ou consultório odontológico.


Conclusão


Uma coisa é certa: em se tratando de como atrair pacientes para o consultório odontológico, existem diversos métodos comprovadamente eficazes. Mas é importante entender que existem diversas variáveis envolvidas e que toda clínica odontológica tem suas particularidades. Sendo assim, só você poderá decidir, através da experiência, qual é o método mais adequado para a sua.


1.595 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page