Como reduzir falta dos pacientes na odontologia

Atualizado: 17 de fev.

Não há como reduzir falta dos pacientes na odontologia ao nível zero. Mas existem algumas estratégias que você pode executar em seu consultório odontológico que ajudam a diminuir as taxas de absenteísmo.


dentista com luvas e máscara conversa com sua paciente
Veja como reduzir falta dos pacientes na odontologia.

As altas taxas de absenteísmo são um dos principais problemas enfrentados pelos proprietários de clínicas e consultórios odontológicos, seja a especialidade a odontopediatria, ortodontia ou qualquer outra. Afinal, esse é um fator que prejudica muito a rotina de atendimento, diminuindo os lucros e gerando muito tempo ocioso.


Mas como reduzir faltas de pacientes na odontologia? Nós preparamos 9 dicas práticas que podem te ajudar nessa missão. Confira!


Leia também: A importância da secretária de dentista na rotina de um consultório odontológico



Confira 9 dicas para reduzir falta dos pacientes


Quer reduzir falta dos pacientes no seu consultório odontológico? Então é hora de fazer algumas mudanças nos seus processos de atendimento. Afinal, essas ausências causam redução no seu faturamento, desconfortos e atrapalham a sua rotina de trabalho.


Veja quais são essas mudanças e como colocá-las em prática!


1. Organize a sua agenda


O primeiro passo para você reduzir falta dos pacientes é organizar sua agenda. Isso porque, quando você não tem organização e controle sobre seus agendamentos, é bem provável que você comece a ter problemas com atrasos, horários sobrepostos ou tempo ocioso.


Nesse sentido, o ideal é que você centralize seus agendamentos em uma única plataforma, integrando as informações e evitando conflitos de horários. Dessa forma, você evita atritos e garante o melhor atendimento aos seus pacientes.


2. Confirme as consultas com antecedência


A confirmação da consulta deve ser feita com antecedência de 24 a 48h, via ligação telefônica, SMS e WhatsApp. Essa é uma das estratégias que mais contribui para reduzir falta dos pacientes na odontologia.


Esse é um processo que pode ser otimizado através de uma plataforma que faz o envio de mensagens automáticas de lembrete e confirmação de consultas. Além de economizar nos custos com ligações, você poupa o tempo da sua equipe de recepção.


Leia também: Atendimento Automatizado: o que é e como aplicá-lo de forma eficiente


3. Mande uma mensagem no dia da consulta


Outra boa estratégia para reduzir falta dos pacientes, é enviar lembretes no dia da consulta, seja via SMS, WhatsApp e outros canais. Essa é uma forma de lembrar o paciente sobre o agendamento, oferecendo a oportunidade de confirmar ou cancelar a consulta a tempo.


Para essa estratégia, o ideal é que você invista em ferramentas voltadas para a gestão de agendamentos que ofereça a possibilidade de programar o envio automático desses lembretes.


4. Seja pontual


O profissional que irá realizar o atendimento também deve manter seu compromisso, evitando atrasos ou desmarcar suas consultas em cima da hora e sem justificativa.


<