top of page

Como reduzir falta dos pacientes na odontologia

Atualizado: 29 de mai. de 2023

Não há como reduzir falta dos pacientes na odontologia ao nível zero. Mas existem algumas estratégias que você pode executar em seu consultório odontológico que ajudam a diminuir as taxas de absenteísmo.

dentista com luvas e máscara conversa com sua paciente
Veja como reduzir falta dos pacientes na odontologia.

As altas taxas de absenteísmo são um dos principais problemas enfrentados pelos proprietários de clínicas e consultórios odontológicos, seja a especialidade a odontopediatria, ortodontia ou qualquer outra. Afinal, esse é um fator que prejudica muito a rotina de atendimento, diminuindo os lucros e gerando muito tempo ocioso.


Mas como reduzir faltas de pacientes na odontologia? Nós preparamos 9 dicas práticas que podem te ajudar nessa missão.


Neste blog você verá:


Acompanhe!



Confira 9 dicas para reduzir falta dos pacientes


Quer reduzir falta dos pacientes no seu consultório odontológico? Então é hora de fazer algumas mudanças nos seus processos de atendimento. Afinal, essas ausências causam redução no seu faturamento, desconfortos e atrapalham a sua rotina de trabalho.


Veja quais são essas mudanças e como colocá-las em prática!


1. Organize a sua agenda


O primeiro passo para você reduzir falta dos pacientes é organizar sua agenda. Isso porque, quando você não tem organização e controle sobre seus agendamentos, é bem provável que você comece a ter problemas com atrasos, horários sobrepostos ou tempo ocioso.


Nesse sentido, o ideal é que você centralize seus agendamentos em uma única plataforma, integrando as informações e evitando conflitos de horários. Dessa forma, você evita atritos e garante o melhor atendimento aos seus pacientes.


2. Confirme as consultas com antecedência


A confirmação da consulta deve ser feita com antecedência de 24 a 48h, via ligação telefônica, SMS e WhatsApp Business para clínicas. Essa é uma das estratégias que mais contribui para reduzir falta dos pacientes na odontologia.


Esse é um processo que pode ser otimizado através de uma plataforma que faz o envio de mensagens automáticas de lembrete e confirmação de consultas. Além de economizar nos custos com ligações, você poupa o tempo da sua equipe de recepção.



3. Mande uma mensagem no dia da consulta


Outra boa estratégia para reduzir falta dos pacientes, é enviar lembretes no dia da consulta, seja via SMS, WhatsApp e outros canais. Essa é uma forma de lembrar o paciente sobre o agendamento, oferecendo a oportunidade de confirmar ou cancelar a consulta a tempo.


Para essa estratégia, o ideal é que você invista em ferramentas voltadas para a gestão de agendamentos que ofereça a possibilidade de programar o envio automático desses lembretes.


4. Seja pontual


O profissional que irá realizar o atendimento também deve manter seu compromisso, evitando atrasos ou desmarcar suas consultas em cima da hora e sem justificativa.


Lembre-se de que o compromisso precisa ser recíproco. Ou seja, o paciente marca a consulta e se compromete em comparecer no horário agendado, bem como você se compromete em atendê-lo.


5. Evite uma sala de espera cheia


Um consultório odontológico com fama de atender seus pacientes com atrasos, acaba gerando a impressão de não se importar se o paciente também se atrasar. Além disso, a demora para ser atendido pode ocasionar desistências por parte dos pacientes.


Lembre-se de que dentistas que não cumprem seus horários, não geram um sentimento de reciprocidade.


6. Crie uma lista de espera


Uma estratégia interessante para driblar as consequências de um paciente que não compareceu à consulta é criar uma lista. Para isso, você deve ter registrado os dados de todos os pacientes que aguardam por um atendimento, organizando de acordo com a urgência.


Dessa forma, se um paciente avisar, com antecedência, que não vai comparecer à consulta, a sua recepcionista terá tempo hábil para acionar o próximo paciente da lista.


7. Fidelize seus pacientes


Para reduzir falta dos pacientes, mais do que nunca, é essencial que você garanta que o paciente esteja satisfeito em toda a jornada de atendimento, do momento do agendamento ao acompanhamento no pós-consulta.


A excelência nessa jornada, além da fidelização, reduz as faltas de pacientes no seu consultório odontológico. Uma experiência negativa logo no agendamento, resultará em menos empenho do paciente em comparecer à consulta.


8. Entre em contato com os pacientes atrasados


Ao perceber que um paciente vai se atrasar, tenha como processo padrão, entrar em contato para saber o motivo e se ele ainda vai comparecer à consulta. Mas atenção! É importante que a sua secretária questione a justificativa pelo atraso, separando quem realmente teve um imprevisto, dos que sempre se atrasam.


9. Invista em um sistema odontológico eficiente


Com tantas etapas a serem cumpridas para que você consiga reduzir falta dos pacientes, automatizar alguns processos pode otimizar a rotina do seu consultório odontológico.


Automatizando algumas atividades de agendamento e relacionamento com o paciente, você tem mais tempo para se dedicar ao atendimento clínico e melhorar a experiência dos seus pacientes.


Tudo isso é possível utilizando um software odontológico eficiente, que unifique seus agendamentos e os dados de toda sua rede de pacientes em um só lugar, permitindo que você personalize e automatize algumas interações com os pacientes.


O software odontológico Clinicorp, oferece soluções que ajudam você a reduzir falta dos pacientes no seu consultório odontológico. Conte com uma moderna e completa agenda inteligente, sistema de envio de lembretes automatizados para confirmação de consultas e integração nativa com o WhatsApp.


Essas e outras funcionalidades irão melhorar o desempenho do seu consultório odontológico e reduzir falta dos pacientes.


Quer saber mais? Solicite agora mesmo o contato de um de nossos consultores.


Conclusão


Como você pode perceber, com um pouco de investimento em comunicação, organização e automatização de processos é possível reduzir falta dos pacientes no seu consultório odontológico. Além disso, aplicando nossas dicas na sua rotina de trabalho, em pouco tempo, você irá perceber os primeiros resultados positivos.


E se você gostou de saber mais sobre como reduzir falta dos pacientes, leia também nosso artigo sobre: Agendamento de Pacientes Online: como implementar este sistema e suas vantagens!


2.045 visualizações
bottom of page