Como melhorar a retenção de pacientes odontológicos no pós-pandemia

De acordo com o senso comum, um aumento no número de novos pacientes é igual ao crescimento de uma clínica odontológica. No entanto, isso é apenas uma parte da equação. Afinal, se você está perdendo tantos pacientes quanto ganha, então sua clínica não está crescendo.


retenção de pacientes na odontologia, dentista realizando procedimento em uma paciente satisfeita com o atendimento
Como melhorar a retenção de pacientes odontológicos?

Nunca subestime a importância da retenção de pacientes. Se você concentrar todos os seus esforços em novos pacientes, estará perdendo uma oportunidade valiosa por vários motivos:


  • A aquisição de novos pacientes pode custar até 25 vezes mais do que a retenção de pacientes;

  • Clientes fiéis aumentam o LTV (tempo de vida do consumidor) da sua clínica;

  • A maioria das pessoas consultas avaliações e feedbacks antes de escolher um consultório odontológico. O feedback positivo de pacientes de longo prazo é mais impactante porque indica um padrão de tratamento consistentemente.

  • Pacientes leais falam muito bem da sua clínica, o que ajuda a construir sua reputação profissional. Uma boa reputação é valiosa para sua posição no mercado e para a marca de sua clínica.

Confira a seguir, como melhorar a retenção de pacientes na odontologia:


A sua clínica odontológica tem espaço para melhorar?


Você se esforça para deixar seus pacientes felizes e fazê-los voltar. No entanto, você sabe que nem sempre é possível. Isso indica haver quase sempre espaço para melhorias no atendimento que você oferece.


Como? Veja a seguir:


Sucesso em uma nova era da odontologia


Períodos prolongados de paralisação das atividades durante a pandemia de COVID-19 e o medo contínuo do contato humano tiveram um impacto negativo na maioria dos consultórios odontológicos.


No entanto, à medida que nos adaptamos ao “novo normal”, é hora de sua clínica não apenas se recuperar dos efeitos da pandemia, mas planejar o crescimento futuro e melhorar o desempenho. Isso inclui:


  • Preparar-se antecipadamente: com certeza você está tomando todas as precauções possíveis para proteger sua equipe e pacientes. Isso é ótimo para evitar a propagação de variantes do vírus, mas não ajuda seus negócios a menos que os pacientes saibam. Divulgue seus protocolos de segurança em seu site e redes sociais;

  • Responda às perguntas: quando os pacientes perguntam sobre os riscos de contaminação, não apenas responda com garantias generalizadas. Seja específico e dê respostas detalhadas;

  • Crie uma atmosfera segura: não diga apenas aos pacientes que eles estão seguros, mostre isso a eles. Quando as pessoas visitarem seu consultório, mostre tudo o que for possível para que eles se sintam seguros;

  • Invista em relacionamento: lembretes de consulta, telefonemas ou mensagens de acompanhamento, boletins informativos nas redes sociais e outros métodos de manter contato com os pacientes são mais importantes do que nunca.


Criar uma experiência positiva para o paciente


Uma das melhores maneiras de alavancar sua taxa de retenção de pacientes é deixar os pacientes felizes e isso requer mais do que bons resultados.


Certamente, um trabalho clínico de baixa qualidade impedirá a maioria dos pacientes de retornar. No entanto, boa qualidade não é suficiente para fidelizar um paciente.


Muitas pessoas têm medo de visitar seu consultório e não se preocupam com a duração dos resultados de um tratamento. Eles estão preocupados com a dor, em se sentirem intimidados e em serem tratados como uma máquina em uma oficina, e não como um humano.


Uma maneira de melhorar o índice de satisfação do paciente e, por sua vez, a taxa de retenção é fornecer sempre uma ótima experiência. Aqui estão algumas dicas para que isso aconteça: