
Como melhorar a retenção de pacientes odontológicos no pós-pandemia
De acordo com o senso comum, um aumento no número de novos pacientes é igual ao crescimento de uma clínica odontológica. No entanto, isso é apenas uma parte da equação. Afinal, se você está perdendo tantos pacientes quanto ganha, então sua clínica não está crescendo.

Nunca subestime a importância da retenção de pacientes. Se você concentrar todos os seus esforços em novos pacientes, estará perdendo uma oportunidade valiosa por vários motivos:
A aquisição de novos pacientes pode custar até 25 vezes mais do que a retenção de pacientes;
Clientes fiéis aumentam o LTV (tempo de vida do consumidor) da sua clínica;
A maioria das pessoas consultas avaliações e feedbacks antes de escolher um consultório odontológico. O feedback positivo de pacientes de longo prazo é mais impactante porque indica um padrão de tratamento consistentemente.
Pacientes leais falam muito bem da sua clínica, o que ajuda a construir sua reputação profissional. Uma boa reputação é valiosa para sua posição no mercado e para a marca de sua clínica.
Confira a seguir, como melhorar a retenção de pacientes na odontologia:
A sua clínica odontológica tem espaço para melhorar?
Você se esforça para deixar seus pacientes felizes e fazê-los voltar. No entanto, você sabe que nem sempre é possível. Isso indica haver quase sempre espaço para melhorias no atendimento que você oferece.
Como? Veja a seguir:
Sucesso em uma nova era da odontologia
Períodos prolongados de paralisação das atividades durante a pandemia de COVID-19 e o medo contínuo do contato humano tiveram um impacto negativo na maioria dos consultórios odontológicos.
No entanto, à medida que nos adaptamos ao “novo normal”, é hora de sua clínica não apenas se recuperar dos efeitos da pandemia, mas planejar o crescimento futuro e melhorar o desempenho. Isso inclui:
Preparar-se antecipadamente: com certeza você está tomando todas as precauções possíveis para proteger sua equipe e pacientes. Isso é ótimo para evitar a propagação de variantes do vírus, mas não ajuda seus negócios a menos que os pacientes saibam. Divulgue seus protocolos de segurança em seu site e redes sociais;
Responda às perguntas: quando os pacientes perguntam sobre os riscos de contaminação, não apenas responda com garantias generalizadas. Seja específico e dê respostas detalhadas;
Crie uma atmosfera segura: não diga apenas aos pacientes que eles estão seguros, mostre isso a eles. Quando as pessoas visitarem seu consultório, mostre tudo o que for possível para que eles se sintam seguros;
Invista em relacionamento: lembretes de consulta, telefonemas ou mensagens de acompanhamento, boletins informativos nas redes sociais e outros métodos de manter contato com os pacientes são mais importantes do que nunca.
Criar uma experiência positiva para o paciente
Uma das melhores maneiras de alavancar sua taxa de retenção de pacientes é deixar os pacientes felizes e isso requer mais do que bons resultados.
Certamente, um trabalho clínico de baixa qualidade impedirá a maioria dos pacientes de retornar. No entanto, boa qualidade não é suficiente para fidelizar um paciente.
Muitas pessoas têm medo de visitar seu consultório e não se preocupam com a duração dos resultados de um tratamento. Eles estão preocupados com a dor, em se sentirem intimidados e em serem tratados como uma máquina em uma oficina, e não como um humano.
Uma maneira de melhorar o índice de satisfação do paciente e, por sua vez, a taxa de retenção é fornecer sempre uma ótima experiência. Aqui estão algumas dicas para que isso aconteça: