INSCREVA-SE PARA RECEBER NOVIDADES E CONTEÚDOS EXCLUSIVOS
arrow&v

ENVIADO!

  • Clinicorp

Sistema Odontológico: Como funciona e qual a melhor opção

Atualizado: Jul 12

O sistema odontológico é uma tecnologia que se tornou essencial na rotina dos dentistas. Afinal, ele permite que o profissional realize atividades como administrar sua agenda, enviar lembretes de consultas, acessar prontuários ou gerar relatórios de forma rápida e fácil.


sistema odontológico, representação de dentes e um computador
Um sistema odontológico une a prática tradicional à inovação tecnológica.

Um sistema odontológico é uma solução tecnológica que tem ajudado cada vez mais dentistas e gestores de clínicas odontológicas a lidar com as inúmeras atividades envolvidas na gestão de um negócio.


O objetivo de um programa para consultório odontológico é otimizar a execução de tarefas como agendamento de consultas, comunicação com os pacientes, controle financeiro, controle de estoque, gestão de marketing, entre outras.


Logo, um sistema odontológico torna a rotina de gerenciamento de uma clínica muito mais fácil e descomplicada, o que fez com que a procura por esse tipo de ferramenta crescesse muito nos últimos anos.


No entanto, para que você consiga desfrutar de todos os benefícios que essa ferramenta tem a oferecer, é preciso saber identificar e escolher a solução mais adequada para as necessidades da sua clínica odontológica.


Neste post, reunimos os principais pontos que você deve avaliar na hora de escolher um sistema odontológico para a sua clínica ou consultório.


Continue a leitura e confira:



Como funciona um sistema odontológico?


Um sistema odontológico é um programa desenvolvido para otimizar os processos envolvidos na gestão de uma clínica ou consultório odontológico, desde o agendamento de consultas, registros de prontuários e até mesmo o controle das finanças.


Atualmente, existem muitos programas para consultório odontológico grátis e pagos disponíveis no mercado, sendo mais comuns aqueles que contam com armazenamento em nuvem, onde todos os dados estão em segurança na internet e você pode acessá-los de qualquer lugar do mundo.


Isso significa que é possível organizar de maneira mais eficiente as informações da sua clínica e os dados de pacientes. Indo além, um sistema odontológico ajuda a eliminar os registros em papel, que tornam o trabalho do dentista mais burocrático, demorado ou mesmo confuso.


Agora, muito além de mover todos os registros para o computador, um sistema odontológico otimiza o fluxo de informações. Ou seja, você pode consultar dados dos pacientes, gerenciar diagnósticos digitais ou conferir a agenda de consultas a qualquer momento e em qualquer lugar.


E o melhor, isso tudo através de uma ferramenta de usabilidade simples, acessível financeiramente e extremamente ágil.



Importância de ter um sistema odontológico


Em sua rotina de trabalho, os profissionais de odontologia têm encontrado cada vez mais dificuldades em estabelecer um equilíbrio entre fornecer o melhor atendimento aos seus pacientes e, ao mesmo tempo, manterem suas clínicas odontológicas lucrativas e eficientes.


Além disso, a exigência dos pacientes em relação à qualidade do atendimento odontológico oferecido, tem sido cada vez maior. Isso porque eles esperam por um consultório moderno, processos descomplicados, tempo de espera zero e acesso fácil às suas informações financeiras.


sistema odontológico, dentista atendendo o paciente
Os pacientes estão mais exigentes com a qualidade do atendimento oferecido.

Logo, é possível perceber a importância em se utilizar um sistema odontológico, que é a ferramenta ideal para manter os seus clientes satisfeitos e, ao mesmo tempo, ter processos otimizados e uma gestão clínica de alta performance.


Agora, vamos entender o que você deve avaliar na hora de escolher um software odontológico e qual a melhor opção para a sua clínica odontológica.



O que é necessário ter em um sistema odontológico para que seja eficiente?


O que se deve avaliar ao procurar um sistema odontológico para o gerenciamento de uma clínica odontológica? Conforme mencionamos acima, existem diversas opções disponíveis no mercado e pode parecer difícil encontrar o ideal.


No entanto, existem alguns fatores a serem considerados na hora da escolha do sistema odontológico que atenda as necessidades da sua clínica odontológica. Eles são:


Agendamento online integrado ao sistema:


Na era do digital, onde é possível fazer quase tudo de forma online, muitos pacientes esperam poder marcar suas consultas rapidamente pelo próprio smartphone. Tudo sem a necessidade de ligações ou ter de se dirigir até a sua clínica.


sistema odontológico, computador mostrando agenda online na tela
Opte por um sistema odontológico que facilite os agendamentos da sua clínica odontológica.

Por isso, você deve optar por um sistema odontológico que tenha a funcionalidade de agenda eletrônica para consultório odontológico, pois assim seus pacientes podem marcar consultas de forma rápida e você pode organizar e mapear esses agendamentos com mais facilidade.


Dessa forma, você e sua equipe gastam menos tempo ao telefone, otimizam o processo de agendamento de consultas e podem se dedicar a outras atividades que demandam mais atenção.



Prontuário eletrônico completo capaz de registrar o histórico do paciente:


Outro grande diferencial que você deve considerar na hora de adquirir um sistema odontológico é se ele conta com o armazenamento de prontuários eletrônicos.


Essa é uma ferramenta que permite que você armazene, organize e acesse de forma online todas as informações dos seus pacientes, como o plano de tratamento, ficha clínica ou de anamnese e odontograma, por exemplo.


O interessante é que o sistema odontológico com o qual você irá trabalhar ofereça um prontuário eletrônico, capaz de registrar todo o histórico do seu paciente e manter essas informações armazenadas com segurança e organização.


Além disso, muitos softwares odontológicos integrados já oferecem a funcionalidade de assinatura eletrônica, o que facilita muito o processo de validação desses documentos.


Veja também: Prontuário Eletrônico: Como funciona e qual a melhor opção para a sua clínica odontológica?


Ferramentas de diagnóstico digital:


As ferramentas de diagnóstico digital disponíveis em um sistema odontológico, ajudam você a realizar de forma muito mais eficiente as fases iniciais de um tratamento odontológico.


sistema odontológico, dentista atende paciente com imagem de diagnóstico digital ao fundo
As ferramentas de diagnóstico digital ajudam a realizar de forma mais eficiente as fases iniciais de um tratamento.

O objetivo dessa funcionalidade é fazer o armazenamento de todos os diagnósticos de tratamentos realizados no seu consultório odontológico, como escaneamentos 3D, raio-x digitais, tomografias, entre outros.


Dessa forma, em uma única plataforma você pode acessar fotografias e diagnósticos por imagem, proporcionando um planejamento mais preciso e eficiente.


Plataforma financeira robusta e integrada:


A ideia por trás de um sistema odontológico é digitalizar todos os processos da rotina de atendimento e gestão de uma clínica odontológica. Isso inclui ferramentas que facilitem o registro de todas as informações financeiras, por exemplo.


Por isso, ao escolher um software odontológico, avalie se ele tem uma plataforma financeira completa. Ela deve ter integração aos principais meios de pagamento, relatórios de fluxo de caixa, dashboards com dados das contas a pagar e receber, orçamentos abertos e demais ferramentas de controle financeiro.


Esse tipo de ferramenta dá todo suporte a gestão financeira da sua clínica odontológica, integrando os dados e gerando insights que permitem que você tenha muito mais previsibilidade financeira.


Integração aos serviços de proteção de crédito:


A inadimplência pode ser uma baita dor de cabeça para o gestor de qualquer tipo de negócio, ocasionando perda de dinheiro e desgaste no relacionamento com os clientes.


Nesse sentido, opte por um sistema odontológico com integração aos serviços de proteção de crédito, ela é uma excelente ferramenta no combate à inadimplência.


Esse tipo de integração, possibilita que você consulte ou registre os CPF’s dos pacientes junto aos órgãos de proteção de crédito, tudo de forma rápida e fácil, verificando se eles possuem pendências ou notificar algum problema financeiro com a sua clínica.


Veja também: 10 dicas infalíveis para evitar a inadimplência na sua clínica odontológica


Ferramentas de apoio ao marketing:


Um dos fatores determinantes para o crescimento da sua clínica odontológica é a forma como você trabalha o marketing. Nesse aspecto, gerenciar e analisar as campanhas de é essencial para que você atinja o seu público-alvo.


Essa pode ser uma tarefa muito mais simples se você utiliza um sistema odontológico que ofereça boas ferramentas de apoio ao marketing, para que você gerencie estratégias de marketing, a captação de leads e o relacionamento com os seus clientes.


E não é difícil encontrar disponível no mercado, sistemas que contem com funcionalidades como um CRM, relatórios de captação e conversão e dashboard de metas para que você consiga analisar cada etapa do funil de marketing e vendas.


Ferramentas de apoio à gestão:


Por fim, opte por um sistema odontológico que te possibilite fazer a análise correta dos processos e dados gerenciais da sua clínica odontológica.


sistema odontológico, imagem de um computador exibindo relatórios financeiros
Um bom software odontológico deve oferecer suporte a gestão da sua clínica.

Um bom software odontológico deve gerar relatórios financeiros detalhados, apresentar indicadores de desempenho de forma descomplicada, além de outras ferramentas de apoio à gestão e tomada de decisões estratégicas.


Todas essas ferramentas são capazes de auxiliá-lo na gestão de dados do seu consultório, com uma melhor experiência na captação, organização, tratamento e análise dos dados importantes para planejar o crescimento do negócio.


Além disso, ele oferece todos os recursos de segurança das informações, sejam eles do seu consultório ou de seus pacientes. Outra vantagem é que ele mantém os registros sempre disponíveis, independentemente da demanda dos usuários.


Assim, sua equipe trabalha e toma decisões de forma mais rápida e com maior tendência a alcançarem resultados positivos para o seu consultório odontológico.



Qual o melhor software para consultório odontológico?


Ao selecionar um sistema odontológico para sua clínica, além de avaliar os recursos apontados acima, é importante considerar as suas necessidades. Afinal, cada clínica tem carências que diferem, seja na gestão do faturamento, agendamento, planejamento de tratamentos ou armazenamento de imagens.


Por isso, o melhor software odontológico é aquele que concentra todas as ferramentas necessárias para que você consiga gerenciar a sua clínica com facilidade, contando com todos os recursos de otimização dos processos.


Opte por uma plataforma que tenha uma interface amigável e intuitiva, com controle total das informações importantes para que você tenha alta performance e consiga atender seus pacientes e gerir sem negócio com mais qualidade.


Conheça o sistema Clinicorp!


A Clinicorp possui um dos melhores sistemas para consultórios odontológicos do mercado, com funcionalidades que dão todo o suporte necessário à rotina de uma clínica odontológica, do atendimento aos pacientes à gestão financeira.


Desenvolvemos ferramentas de transformação digital, automatização de processos e otimização do tempo, para que você tome decisões assertivas, conquiste mais pacientes e projete cada passo do crescimento do seu negócio.


Qual é o diferencial do sistema odontológico Clinicorp?


O sistema Clinicorp integra todos os processos gerenciais de uma clínica odontológica em um ecossistema único de funcionalidades que otimizam a realização de tarefas da recepção ao controle de estoque ou do financeiro à sala clínica.


Com uma interface pensada na facilidade de uso e organização das informações, você acessa em poucos cliques a agenda inteligente para controle das consultas, prontuários eletrônicos completos ou a área com todos os dados do financeiro da sua clínica.


E o melhor, nosso sistema odontológico armazena todos os dados em nuvem. Basta você estar conectado à internet para acessar as informações a qualquer momento, do seu computador ou smartphone.


Solicite o contato de um de nossos especialistas e descubra porque mais de 20 mil profissionais já escolheram o sistema odontológico da Clinicorp como ferramenta de potencialização do crescimento de suas clínicas odontológicas.



Você vai gostar de ler também:


Sistema para consultório odontológico: 15 motivos para investir


Odontologia Digital: veja o conceito da inovação tecnológica aplicada ao dia-a-dia do dentista


Software Odontológico: como escolher o ideal para a gestão da sua clínica


162 visualizações
  • Suporte 3
  • Comercial
  • whatsapp2