8 dicas para administrar uma clínica odontológica de sucesso

Atualizado: 2 de dez. de 2021

A maneira como você gerencia seu consultório odontológico afeta as taxas de retenção de pacientes.


clínica odontológica, desenho de várias setas em preto e uma destacada em laranja
Confira dicas para se destacar e reter muito mais pacientes.

Possuir um consultório odontológico não é uma tarefa fácil. Embora você se destaque em fornecer a seus pacientes cuidados de saúde bucal de extrema qualidade, é fácil ficar tão envolvido nas operações do dia a dia que você se esquece do outro elemento vital de uma clínica odontológica de sucesso: uma experiência excepcional para o paciente.


O fato é que a maneira como você gerencia seu consultório odontológico deixa impressões duradouras em seus pacientes e impacta significativamente suas taxas de retenção.


É fundamental que você permaneça organizado, fique por dentro das melhores práticas e aprenda como administrar um consultório odontológico tendo a experiência do paciente sempre em mente.


Aqui estão 8 dicas para ajudá-lo a melhorar a experiência dos seus pacientes:



1. O que torna sua clínica odontológica única?


Todas as campanhas de marketing odontológico de sucesso compartilham componentes consistentes, mas para realmente estabelecer sua clínica como o provedor líder de saúde bucal em sua área, você também deve identificar, comercializar e proteger suas vantagens competitivas exclusivas.


Quer você ofereça uma ampla gama de serviços de saúde bucal ou enfatize uma determinada especialidade, sua perspectiva distinta consegue atrair e reter um grande volume de pacientes.


Para aproveitar ao máximo esses atributos, você precisa promovê-los de forma consistente em todas as suas campanhas de publicidade odontológica e interações com os pacientes.


Portanto, em vez de depender de canais de publicidade tradicionais, que geralmente são únicos, você deve considerar métodos comprovados que destacam o que diferencia sua clínica.


Boletins informativos odontológicos personalizados, cartões postais odontológicos, brochuras e conteúdo de mídia social são apenas algumas das maneiras pelas quais você pode se envolver com os pacientes, aumentar a conscientização sobre sua clínica e o que você oferece.



2. Crie uma cultura de identidade


Após descobrir o que diferencia sua clínica odontológica, é hora de mergulhar um pouco mais fundo e descobrir sua cultura de identidade. Detalhes como a decoração do seu consultório e o ambiente físico desempenham um papel na cultura.


Sim, descubra. A cultura de identidade já existe, você só precisa encontrá-la. Está na sua personalidade, no seu estilo de liderança, nos seus valores, nos seus sistemas, nos seus comportamentos, nas suas expectativas e na forma como os membros da equipe se comunicam entre si e com os pacientes.


Essencialmente, é como você dirige sua clínica odontológica. Quando ajustada, sua maneira única de fazer as coisas consegue aumentar a produtividade, atrair uma equipe de qualidade e fazer com que os pacientes voltem.


Para desenvolver e fortalecer a sua cultura, reúna todos os membros da sua equipe e tenha uma discussão aprofundada sobre as operações diárias do seu consultório odontológico, bem como seus objetivos de longo prazo.


Peça a todos que escrevam o que acreditam ser os fatores de identificação e, em seguida, trabalhe com eles para que todos os funcionários estejam na mesma página. Quando cada funcionário está trabalhando para o mesmo objetivo, eles ficam mais felizes e mais cuidadosos e seu consultório prosperará!