INSCREVA-SE PARA RECEBER NOVIDADES E CONTEÚDOS EXCLUSIVOS
arrow&v

ENVIADO!

  • Clinicorp

Meios de Pagamento para Dentistas: como cobrar pacientes na odontologia?

O segmento da odontologia tem se modernizado a cada dia que passa. Logo, surgiram novos meios de pagamento para dentistas que permitem que os profissionais possam atrair ainda mais pacientes.


meios de pagamentos para dentistas, paciente realizando pagamento na maquininha de cartão
Meios de Pagamento para Dentistas: veja como cobrar pacientes na odontologia.

Os meios de pagamento para dentistas vão muito além do dinheiro ou cheque, que eram as principais formas de pagamento usados no passado. Hoje, a tecnologia permite que o dentista receba pagamentos com cartões de crédito ou débito, boleto bancários e muitos outros.


Esse aumento na diversidade nos meios de pagamentos oferecidas nos consultórios e clínicas odontológicas, ocorreu muito pela transformação digital na odontologia.


Entretanto, houve um fator ainda mais importante, a mudança no comportamento do consumidor. Afinal, muitos deles têm optado por desistir de uma compra, por não terem à disposição o meio de pagamento que mais utilizam.


Logo, estar preparado para atender a essa demanda dos pacientes é primordial para quem deseja continuar sendo competitivo no mercado.


Você verá a seguir:



Quais as vantagens em disponibilizar diferentes meios de pagamentos aos pacientes?


Pensando na sua clínica odontológica, você sabe quantos pacientes optam pelo pagamento com dinheiro em espécie, cartão de crédito ou usando apenas um link de pagamento pelo smartphone?


meios de pagamentos para dentistas, homem realizando pagamento com cartão de crédito pelo celular
É importante oferecer comodidade na hora de o paciente pagar pelos seus serviços.

Agora, pense em como você pode converter muito mais vendas se trabalhar com os meios de pagamento para dentistas que atendam a todas essas demandas.


Para que você execute uma boa estratégia de vendas, é essencial conhecer seus pacientes e como eles preferem pagar suas contas. Assim, você se adapta a uma nova realidade de preferência pelo digital, converte mais orçamentos e aumenta o faturamento da sua clínica odontológica.


Veja outras vantagens da diversificação dos meios de pagamento para dentistas:


Mais segurança para você:


Oferecendo formas de pagamentos mais seguras, como cartões de crédito ou débito, boletos bancários ou outros meios digitais, as garantias de recebimento são muito maiores e as chances de você cair em golpes diminuem.


Outro fator importante é a substituição do dinheiro em espécie, visto que em grandes centros urbanos, por exemplo, tem se tornado cada vez mais arriscado a utilização dele em decorrência de assaltos.


Mais comodidade para seus pacientes:


Com diversos meios de pagamento para dentistas à disposição, o paciente se sente muito mais confortável em fechar um orçamento, pois tem a opção de pagar como achar mais cômodo para ele. Por exemplo, se o valor do tratamento for muito elevado, ele pode parcelar no cartão ou boleto.


Consequentemente, a inadimplência dos pacientes será menor, visto que ele pode escolher a forma de pagamento que mais se adequa a sua realidade financeira e de compra.


Agrega mais valor aos seus serviços:


Com clientes mais satisfeitos por terem os melhores meios de pagamento para dentistas à sua disposição na hora de contratar um tratamento odontológico, você agrega muito mais valor aos seus serviços.


Pois você oferece a possibilidade de que ele tenha acesso facilitado a tratamentos de cuidado e reparação da saúde bucal.



Os meios de pagamento para dentistas venderem mais


Atualmente, existem diversas formas de pagamento que você pode aceitar. Por isso, vamos conhecer agora, cada um dos principais meios de pagamento para dentistas que você precisa aceitar em sua clínica odontológica:


1. Boleto:


O boleto bancário é uma ótima opção para converter vendas para clientes que ainda não estão habituados a outras formas de pagamentos como cartão e meios digitais.


meios de pagamento para dentistas, homem pagando boleto com o celular
O boleto bancário pode alavancar suas vendas.

De fácil emissão e envio para o cliente, pode ser usado estrategicamente para estimular pagamentos à vista. Uma ótima dica é oferecer desconto quando ocorrer o pagamento até a data do vencimento.


E se você pensa que pagamentos via boleto podem ser uma dor de cabeça, fique tranquilo! Existem ferramentas, como a régua de cobrança, que irão auxiliar você a trabalhar com este meio de pagamento de forma segura e a driblar a inadimplência.


Veja esse vídeo e entenda como a régua de cobrança funciona:



2. Cartão de Crédito/Débito:


Um dos meios de pagamento mais utilizados atualmente, são os cartões de crédito ou débito:


  • Débito: utilizado para pagamentos à vista, garante o recebimento dos valores na mesma hora da compra, é uma opção ao dinheiro em espécie, oferecendo segurança e comodidade na hora do pagamento de procedimentos de menor valor.


  • Crédito: é um dos meios de pagamentos mais utilizados atualmente, possibilita a realização de vendas parceladas com a garantia de recebimento, diminuindo seus problemas com inadimplência.

Apesar de operar com taxas de administração, tem como principal vantagem a garantia de recebimento dos pagamentos, diminuindo as taxas de inadimplência dos pacientes e gerando uma melhor previsibilidade financeira para sua clínica odontológica.


Em vendas de tratamentos com valores elevados, como na implantodontia e ortodontia, por exemplo, oferecer a possibilidade de compra parcelada com cartão de crédito pode fazer toda diferença na decisão de compra do cliente.


Eles oferecem benefícios, como: garantia do recebimento do valor total, redução na taxa de inadimplência e maior praticidade em suas transações.


3. Link de Pagamento:


O link de pagamento é uma ferramenta que facilita a venda, oferecendo a possibilidade do paciente realizar o pagamento de qualquer lugar, sem precisar se deslocar até a sua clínica apenas para isso.


meios de pagamento, mulher realizando o pagamento pelo celular
Com link de pagamento o paciente realiza a compra de qualquer lugar.

Você não precisa ter um site ou uma maquininha de cartões, basta gerar o link através da plataforma da sua fornecedora de meios de pagamentos e compartilhar pelo WhatsApp ou como preferir.


Cadastrando o produto ou serviço que foi vendido, o link é gerado e pronto! É só enviar para o paciente realizar o pagamento diretamente pelo smartphone no app do banco o qual ele utiliza.


4. Pagamento Recorrente:


O pagamento recorrente é ideal para a contratação de procedimentos em que há recorrência, como em tratamentos ortodônticos. É uma forma de pagamento muito parecida com a assinatura da Netflix.


O pagamento é feito de forma automática por cartão de crédito em um período pré estabelecido, podendo ser quinzenal, mensal, ou conforme acordado pelas partes.


Ao concordar com a recorrência na primeira consulta, o paciente não precisa se preocupar em fazer o pagamento periodicamente, pois a cobrança já acontece de forma automática no cartão de crédito.


Para uma clínica odontológica, há uma série de benefícios que esse modelo de pagamento recorrente traz. Como exemplo:


  • Possibilidade de cobrança por cartão de crédito ou débito;

  • Controle de pagamentos mais simples, assim como a realização de cobranças;

  • Redução da inadimplência, afinal, o paciente saberá quando deverá pagar cada mensalidade. Pelo cartão de crédito, o pagamento é realizado de forma automática.


Já para seus pacientes, o maior benefício do pagamento recorrente é que ele toma somente o limite do valor da parcela, e não o total do cartão de crédito do cliente.



Como gerenciar os principais meios de pagamento para dentistas na sua clínica odontológica:


Para gerenciar os principais meios de pagamento para dentistas na sua clínica odontológica, contar com uma plataforma de pagamentos completa é essencial.


Ela será responsável por organizar e automatizar os processos que envolvem qualquer transação de cobrança da sua clínica odontológica. Além disso, você pode vender como preferir, seja por cartão de crédito, boleto ou débito em conta.


Outro benefício desta ferramenta é a facilidade de controlar o faturamento da sua clínica de forma simples e eficaz, além de executar e acompanhar todas as tarefas em tempo real.


Com uma plataforma de pagamentos, como do software odontológico da Clinicorp, é possível integrar e gerenciar todos os pagamentos em um único lugar.


Nossa plataforma conta com todas as ferramentas necessárias para realizar a gestão dos principais meios de pagamento para dentistas. Você tem acesso a funcionalidades, como:


  • Geração de boletos com conciliação automática;

  • Régua de cobrança para boletos com envio de alertas automáticos;

  • Gateway de cobranças por cartão sem necessidade de maquininha;

  • Links de pagamento para enviar por WhatsApp, SMS ou no exclusivo app Clini.me;

  • Criação e gerenciamento de planos recorrentes;

  • E muito mais.


Se você ainda não conhece o software odontológico da Clinicorp, solicite o contato de um de nossos consultores e descubra como auxiliamos você a gerenciar de forma descomplicada, todos os meios de pagamento para dentistas.

254 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
  • Suporte 3
  • Comercial
  • whatsapp2