top of page

Odontologia Humanizada: o conceito de atendimento centrado no paciente

Atualizado: 4 de jul. de 2023

A odontologia humanizada é uma tendência emergente, entendida como um método distinto da anamnese tradicional e capaz de detectar o universo do paciente na sua totalidade, base do processo de humanização do atendimento odontológico.

Uma dentista conversa com uma paciente em consultório
Conheça o conceito de atendimento humanizado centrado no paciente.

Para compreendermos o conceito da odontologia humanizada, quero propor uma visão diferente do seu papel como profissional de odontologia. A proposta é a seguinte, hoje você é o paciente e chegou a hora de visitar um dentista.


Neste momento, você faz muita pesquisa, conversa com colegas e pede indicações de profissionais com os quais eles já fizeram algum tipo de tratamento. Para muitos pacientes, este é um momento de extrema ansiedade, medo e curiosidade. Acredite, esses sentimentos em pacientes odontológicos, são muito mais frequentes do que imaginamos.


Foi a partir da percepção desse sentimento de aflição por parte dos pacientes, que surgiu o conceito da odontologia humanizada, o tema central deste artigo.


Neste blog você verá:

Continue a leitura e confira tudo o que você precisa saber sobre ela.



O que é a odontologia humanizada?


Durante anos, o atendimento odontológico sempre foi muito “engessado”. O paciente apenas procurava o dentista quando sentia algum desconforto, dor, ou em casos mais graves, somente quando surgiam sinais de complicações em sua saúde bucal.


No que diz respeito à relação entre profissional e paciente, não havia muito diálogo e as relações interpessoais não recebiam muita atenção. Logo, o dentista não tinha uma percepção dos sentimentos do paciente naquele momento e não havia nenhuma conversa para entender como era o cotidiano do paciente, o que poderia contribuir em um diagnóstico e plano de tratamento mais preciso.


Vamos exemplificar? Pense em como era realizado o atendimento odontopediátrico alguns anos atrás. O uso de técnicas para controle de comportamento restritivo eram muito comuns. Algo que explica aqueles sentimentos do paciente que citei lá no início.


Entretanto, atualmente existe um conceito de atendimento chamado odontologia humanizada, onde existe uma integração com outras áreas da saúde que visa o bem-estar completo do paciente em todas as suas esferas.


Na odontologia humanizada, cada paciente é visto de forma única, com comportamentos únicos, dificuldades e necessidades únicas. Portanto, o dentista busca, durante toda a jornada de atendimento, individualizar cada um deles em sua essência, respeitando seus limites e dificuldades.


Em resumo, na odontologia humanizada, o profissional se preocupa, acima de tudo, em se reinventar em cada consulta para poder acolher o paciente, criando um vínculo e proporcionando uma experiência única de atendimento.


Qual a importância da odontologia humanizada?


A odontologia humanizada propõe ao profissional oferecer um atendimento diferenciado, com foco no paciente, gerando acolhimento, aliado a uma prática clínica embasada em evidências científicas.

dentista realizando diagnostico paciente
Entenda a importância da odontologia humanizada.

Mas por que isso é importante? Para responder a esta pergunta, vamos voltar naquela parte em que propus que você se visse como o paciente.


Você sentiu um desconforto em um ou mais dentes e precisa procurar um dentista. Onde você se sentiria mais confortável em realizar uma consulta?


Com o profissional que mal se preocupa em entender a sua dor, suas expectativas em relação ao tratamento e possíveis traumas ou com quem dá atenção para cada um desses fatores, explicando como tudo funciona e fazendo com que você se sinta tranquilo e acolhido?


Muito provavelmente você tenha escolhido a segunda opção e a partir dela, podemos entender a importância da odontologia humanizada. Esse tipo de atendimento facilita o relacionamento entre profissional e paciente, gerando confiança e beneficiando todas as etapas da jornada de realização do tratamento.


Por fim, a odontologia humanizada é uma importante ferramenta de fidelização de pacientes. Afinal, esse tipo de atendimento gera uma experiência positiva ao paciente, que se sente confortável em procurar seus serviços e recomendá-los a outras pessoas.



5 exemplos de odontologia humanizada na prática


Como mudar o modelo de atendimento tradicional e adotar uma postura mais humanizada ao atender os pacientes odontológicos? Essa é a resposta que eu venho trazer neste tópico.


Confira 5 exemplos práticos de como fazer um atendimento com base na odontologia humanizada:


1. Explicar como funcionam os procedimentos


O paciente, em geral, tem pouco conhecimento sobre os tratamentos odontológicos que você oferece, o que pode gerar desconfiança e até mesmo medo por parte dele. Por isso, uma das bases da odontologia humanizada, é a preocupação em explicar como funcionam os procedimentos.


Essa prática serve para que o paciente entenda ao que ele será submetido, a dinâmica do procedimento e os resultados que serão obtidos. Neste momento de explicação, é importante que você evite ser técnico demais.


Nós sabemos que em sua rotina de trabalho, e por muito tempo de estudo também, suas conversas são extremamente técnicas. Entretanto, lembre-se: seu paciente não tem esse mesmo entendimento.


Aqui vai uma boa dica: seja lúdico, utilize palavras simples e de conhecimento geral para facilitar esse processo de comunicação.


Se o seu paciente não entender como funciona o procedimento que você apresentou, ele tende a ficar preocupado, podendo optar por não dar continuidade ao tratamento, ou ainda, se frustrar com os resultados por ter uma expectativa totalmente diferente.


2. Respeitar nome social do paciente


Você está na recepção aguardando para ser atendido, quando você é chamado o profissional tem o cuidado de usar o seu nome, ao invés do tradicional “próximo”. Pode parecer algo simples, mas que faz toda diferença no sentimento de satisfação do paciente.


Essa ação simples, faz com que ele se sinta valorizado como uma pessoa com necessidades únicas e buscou atendimento por uma situação muito pessoal.


Além disso, chamar o paciente pelo nome, demonstra respeito e contribui para a construção da confiança do paciente no seu trabalho como profissional de odontologia.


3. Escuta atenta às queixas do paciente


Com a rotina agitada e vários pacientes para atender em um único dia, o dentista evita prolongar o diálogo com seus pacientes, algo contraindicado na odontologia humanizada.


Para tornar o atendimento mais humanizado, o profissional precisa compreender que a saúde bucal está diretamente relacionada à rotina de hábitos do paciente. Por exemplo, se ele tem o hábito de fumar, é preciso considerar isso no planejamento odontológico.


Por isso, uma das práticas adotadas na odontologia humanizada é a escuta atenta às queixas do paciente, assim como a tudo que envolve os cuidados, ou falta deles, com a saúde bucal. Só assim será possível compreender a causa principal do problema e oferecer a melhor solução.


4. Estar disponível em momentos de dúvida


Mesmo após você ter se preocupado em responder a todas as perguntas do paciente no momento da consulta, é provável que, no decorrer do tratamento, surjam novos questionamentos.


Esses questionamentos, em hipótese alguma, devem ser ignorados. Por isso, ao aplicar a odontologia humanizada no atendimento aos pacientes, é importante demonstrar que você está à disposição para respondê-los.



5. Cuidado no pós-consulta


Nossa última dica prática, envolve o cuidado no pós-consulta. Se coloque no lugar de um paciente que acabou de realizar um procedimento mais invasivo, que pode gerar algum tipo de dor ou desconforto no pós-consulta.


Ao chegar em casa e alguns dias depois da consulta, você recebe uma mensagem ou ligação da equipe do seu dentista para saber como você se sente. Como você se sentiria? Valorizado? Acolhido? Cuidado!


Esse cuidado é algo que estreita o relacionamento com o paciente e mostra em detalhes a face humanizada do atendimento odontológico. Por isso, é essencial que você tenha esse processo implementado na rotina da sua clínica odontológica, fazendo esse acompanhamento com seus pacientes


Odontologia Humanizada: quais os benefícios?


Conquistar novos pacientes é muito importante para manter uma clínica odontológica em funcionamento, mas por si só, não é garantia de sucesso.

dentista explicando procedimento para paciente
A odontologia humanizada confere benefícios para profissionais e pacientes.

Fidelizar de maneira orgânica seus pacientes é o que fornece suporte para o crescimento do negócio. Esse é, inclusive, um dos benefícios da odontologia humanizada. Vejamos, a seguir, outras vantagens que ela proporciona:


Benefícios para o profissional


A humanização da odontologia permite ao profissional compreender seus pacientes como entidades únicas, com desejos e necessidades únicas e, dessa forma, ele pode oferecer um atendimento personalizado para cada um deles.


Essa preocupação no tratamento individualizado, potencializa entre outros fatores, a fidelização de pacientes, pois é possível gerar o encantamento nos pacientes e aumentando consideravelmente a sua base de clientes, garantindo uma rentabilidade maior.


Outro benefício é o aumento da visibilidade, ao passo que você estabelece uma reputação com seus pacientes atuais, eles passam a transmiti-la por meio de indicações.


A odontologia humanizada funciona ainda como um diferencial competitivo, visto que a maioria dos consultórios aposta apenas em um atendimento quase robotizado.


Por fim, ela contribui com o aumento da confiança, afinal a relação entre paciente e dentista não é apenas comercial. Como qualquer outro profissional de saúde, o dentista tem a responsabilidade de facilitar tratamentos, assim como acompanhar e entender melhor o paciente.


Benefícios para o paciente


Se submeter a um tratamento odontológico pode ser um processo difícil para alguns pacientes e até mesmo um tanto desconfortável. Alguns exemplos são os tratamentos de canal e aparelhos ortodônticos fixos, onde o paciente pode sentir dores e incômodos que não são nada agradáveis.


A odontologia humanizada permite melhorar a experiência desse paciente, fazendo ele se sentir mais seguro e confiante em relação aos resultados. Além disso, um atendimento humanizado ajuda a diminuir pontos de fricção nessa jornada para que ele se sinta confortável em voltar para sua clínica.


Outro benefício sentido pelos pacientes é o aumento da satisfação, fortemente impulsionado pelo sentimento de se sentir único ao receber um atendimento personalizado, considerando suas necessidades e desejos específicos.


Um atendimento humanizado confere diversos benefícios que contribuem para pacientes mais felizes e dispostos a recomendar os seus serviços.


Humanização em saúde na prática: um grande diferencial


Agora que você já conhece a odontologia humanizada e todos os benefícios que ela entrega, tanto para os profissionais quanto para seus pacientes. É hora de colocá-la em prática.


Inicialmente pode parecer trabalhoso aplicar a odontologia humanizada em todas as etapas do atendimento. Entretanto, o importante aqui é começar! Comece pequeno, mas comece!


Avalie a jornada do paciente dentro da sua clínica, liste todos os momentos de contato com ele, o que pode ser otimizado e como a odontologia humanizada pode ser introduzida nos processos.


É importante que você envolva toda sua equipe, para que todos se esforcem e o atendimento humanizado se torne padrão, tornando-se algo natural ao passar do tempo.


Gradualmente, você irá perceber como tudo se torna muito mais simples, os pacientes estarão muito mais satisfeitos e a odontologia humanizada estará na essência do seu atendimento. Com isso, você terá um grande diferencial a oferecer: o atendimento personalizado, centrado no paciente e suas necessidades individuais.


Como se especializar em odontologia humanizada


Na odontologia humanizada um fato é constante, se ela for aplicada de maneira correta, as chances dos pacientes se fidelizarem é grande, pois os eles se sentem acolhidos e veem o valor agregado em seu trabalho.

profissional de odontologia feliz sorrindo ao lado de paciente
Veja como você pode se especializar em odontologia humanizada.

E se você ficou interessado neste conceito, saiba que se especializar no atendimento humanizado pode ser uma tarefa simples, pois é possível encontrar diversos conteúdos online abordando essa prática.


Existem ainda ações que não exigem cursos, que dependem apenas da mudança de processos de comunicação e interação com os pacientes. Entretanto, para ajudar você a dar o primeiro passo rumo à humanização da sua jornada de atendimento, você pode investir em treinamentos para você e sua equipe.


Cursos em odontologia humanizada


Os cursos voltados para a odontologia humanizada abordam técnicas modernas e inovadoras, fazendo você crescer em sua carreira profissional, mas tudo sem fugir do básico que a humanização pede: empatia e respeito ao paciente.


Logo, um bom curso traz detalhes de como oferecer um atendimento humanizado de qualidade somado a bons conhecimentos técnicos, que irão te ajudar a ter pacientes felizes, satisfeitos e fidelizados.


Existem ainda cursos que não estão ligados diretamente à odontologia, mas que ajudam a otimizar a jornada de atendimento, como é o caso da Metodologia de Encantamento do Cliente da Disney, que você encontra disponível em diversas plataformas online.


Conclusão


Como você pode perceber, a odontologia humanizada consiste em “desrobotizar” o atendimento ao paciente, ainda que seja um atendimento automatizado. Ela prioriza o acolhimento e a empatia. Ela vai contra o processo de mecanização, muito influenciado pelos avanços tecnológicos no setor da saúde.


Portanto, o dentista que opta por um atendimento humanizado larga na frente da concorrência, ao oferecer uma melhor experiência ao paciente. O profissional tem ainda, consciência de que a saúde bucal integra a saúde geral de seu paciente.


O dentista humanizado conversa com seu paciente, escutando suas queixas e buscando conhecê-lo profundamente, para, então, ter condições de oferecer o melhor plano de tratamento.


Para mais dicas e conteúdos que vão ajudar você na gestão da sua clínica odontológica, continue acompanhando o Blog do da Clinicorp e não deixe de conferir este artigo: Clínica Odontológica: guia para montar a sua e ter sucesso.


1.466 visualizações

Yorumlar


bottom of page