Odontologia Humanizada: o conceito de atendimento centrado no paciente

Atualizado: 11 de nov. de 2021

A odontologia humanizada é uma tendência emergente, entendida como um método distinto da anamnese tradicional e capaz de detectar o universo do paciente na sua totalidade, base do processo de humanização do atendimento odontológico.


Uma dentista conversa com uma paciente em consultório
Conheça o conceito de atendimento humanizado centrado no paciente.

Para compreendermos o conceito da odontologia humanizada, quero propor uma visão diferente do seu papel como profissional de odontologia. A proposta é a seguinte, hoje você é o paciente e chegou a hora de visitar um dentista.


Neste momento, você faz muita pesquisa, conversa com colegas e pede indicações de profissionais com os quais eles já fizeram algum tipo de tratamento. Para muitos pacientes, este é um momento de extrema ansiedade, medo e curiosidade. Acredite, esses sentimentos em pacientes odontológicos, são muito mais frequentes do que imaginamos.


Foi a partir da percepção desse sentimento de aflição por parte dos pacientes, que surgiu o conceito da odontologia humanizada, o tema central deste artigo. Continue a leitura e confira tudo o que você precisa saber sobre ela.


Leia também: Saiba como fazer uma anamnese de forma correta em 7 passos



O que é a odontologia humanizada?


Durante anos, o atendimento odontológico sempre foi muito “engessado”. O paciente apenas procurava o dentista quando sentia algum desconforto, dor, ou em casos mais graves, somente quando surgiam sinais de complicações em sua saúde bucal.


No que diz respeito à relação entre profissional e paciente, não havia muito diálogo e as relações interpessoais não recebiam muita atenção. Logo, o dentista não tinha uma percepção dos sentimentos do paciente naquele momento e não havia nenhuma conversa para entender como era o cotidiano do paciente, o que poderia contribuir em um diagnóstico e plano de tratamento mais preciso.


Vamos exemplificar? Pense em como era realizado o atendimento odontopediátrico alguns anos atrás. O uso de técnicas para controle de comportamento restritivo eram muito comuns. Algo que explica aqueles sentimentos do paciente que citei lá no início.


Entretanto, atualmente existe um conceito de atendimento chamado odontologia humanizada, onde existe uma integração com outras áreas da saúde que visa o bem-estar completo do paciente em todas as suas esferas.


Na odontologia humanizada, cada paciente é visto de forma única, com comportamentos únicos, dificuldades e necessidades únicas. Portanto, o dentista busca, durante toda a jornada de atendimento, individualizar cada um deles em sua essência, respeitando seus limites e dificuldades.


Em resumo, na odontologia humanizada, o profissional se preocupa, acima de tudo, em se reinventar em cada consulta para poder acolher o paciente, criando um vínculo e proporcionando uma experiência única de atendimento.



Qual a importância da odontologia humanizada?


A odontologia humanizada propõe ao profissional oferecer um atendimento diferenciado, com foco no paciente, gerando acolhimento, aliado a uma prática clínica embasada em evidências científicas.


dentista realizando diagnostico paciente
Entenda a importância da odontologia humanizada.

Mas por que isso é importante? Para responder a esta pergunta, vamos voltar naquela parte em que propus que você se visse como o paciente.


Você sentiu um desconforto em um ou mais dentes e precisa procurar um dentista. Onde você se sentiria mais confortável em realizar uma consulta?

<